FlatOut!
Image default
Trânsito & Infraestrutura

Como se tira a CNH em outros países?

Neste exato momento, agosto de 2022, o processo de habilitação de condutores no Brasil está sendo discutido em duas frentes simultâneas. Uma delas é no Congresso Nacional, onde tramita desde 2019 um projeto de lei do Senado para acabar com a obrigatoriedade das aulas teóricas e práticas para a realização dos exames práticos e teóricos

A outra é uma ação mais rápida, por meio de duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que modificam as regras — que são definidas pelo próprio conselho. Elas, contudo, precisam ser discutidas publicamente de forma oficial, por meio de consultas públicas, para que possam ser eventualmente publicadas e mudem as regras do jogo.

As resoluções são mais conservadoras na proposta, pois mantêm a obrigatoriedade de aulas práticas no processo de habilitação — o que é necessário, pois o Código de Trânsito Brasileiro classifica como infração gravíssima a entrega da condução de veículo automotor a pessoa não-habilitada, sendo a única exceção os Centros de Formação de Condutores (CFC). É uma solução mais equilibrada no sentido de conservar a formalização do treinamento do motorista e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir o custo da CNH.

Atualmente o processo de habilitação exige 45 horas de aulas teóricas e mais 25 horas de aulas práticas — o que aumenta o preço da habilitação devido ao custo de combustível, manutenção dos carros e dos instrutores. No estado de São Paulo, por exemplo, o custo médio do processo de primeira habilitação varia entre R$ 1.500 a R$ 2.000, dependendo da categoria (AB ou B) e pode chegar a R$ 3.000, dependendo do número de aulas extras necessárias.

Evidentemente uma mudança radical como esta deu início a uma discussão calorosa sobre a segurança do trânsito, especialmente por que o Brasil é um dos países com o maior número de mortes em termos absolutos e relativos.

Para saber se estamos no caminho certo ou se iremos cometer um erro com estas mudanças, a melhor saída é observar como exemplos os sistemas já existentes. Como é o processo de habilitação lá fora? Como se “tira a CNH em outros países”? Quem obriga os candidatos a motorista a frequentar aulas teóricas e práticas? Quem desobriga? É o que veremos a seguir.

 

Alemanha

cnh em outros países

No país das autobahnen o processo de habilitação prevê 14 horas de aulas teóricas para veículos de passeio e 16 horas de aulas teóricas para a habilitação de motocicletas e ciclomotores.

Não há exigência de um número mínimo aulas práticas para estas categorias, mas o candidato deverá ser declarado apto por seu instrutor. Se ele der uma volta e o instrutor o considerar apto, ele já poderá avançar para o teste prático. Os testes, contudo, não são aplicados pela autoridade federal de trânsito, mas por instituições credenciadas por ele.

A idade mínima para a habilitação é 16 anos, porém limitada a veículos com 125 cm³. Para dirigir carros e conduzir motos de até 47,5 cv é preciso ter 18 anos. Para conduzir motos mais potentes, é preciso ter 24 anos.

A renovação do exame médico não é necessária para estas categorias em qualquer idade. Somente motoristas profissionais e habilitados a conduzir veículos pesados, de carga, ou de passageiros devem renovar em prazos de cinco anos.

 

Áustria

O processo de habilitação austríaco não exige treinamento formal de direção prática, mas exige aulas teóricas em uma escola credenciada — que, no Brasil, são os CFC. Depois das aulas, o candidato deve apresentar um atestado de aptidão física e se submeter ao teste teórico. Aprovado, ele pode se submeter ao teste prático.

A idade mínima para habilitação é 16 anos, mas somente na categoria A1, para veículos de até 125 cm³ — motos leves e ciclomotores, na prática. Para dirigir carros e conduzir motos com até 47,5 cv é preciso ter 18 anos. Para conduzir motos com mais potência é preciso ter 20 anos e dois anos com a categoria anterior, ou então 24 anos. Não é necessário renovar o exame médico em nenhuma idade.

 

Bélgica

A Bélgica tem um sistema misto de habilitação. Para automóveis de passeio não é necessário frequentar aulas teóricas ou práticas. Para conduzir motos, contudo, é preciso passar por aulas práticas — 4 horas para motos leves, e 9 horas para motos maiores. Todas as categorias — de carros e de motos — exigem aprovação em exames práticos e teóricos. A renovação da habilitação não exige renovação do exame médico em idade alguma.

 

Canadá

Apesar da ocorrência de neve em boa parte do ano nas províncias do norte, o Canadá não exige treinamento formal dos candidatos à habilitação. Eles precisam apenas da nota mínima nos testes teóricos e práticos — que são consideravelmente severos, aliás.

A idade mínima para a habilitação inicial (G1) é 16 anos. Porém com esta categoria o motorista só pode dirigir na cidade e acompanhado de um motorista com habilitação há mais de quatro anos. Ela é mais uma autorização para aprendizagem do que uma habilitação propriamente dita. Para obtê-la, o candidato só precisa passar pelo teste teórico no momento da solicitação.

Depois de 12 meses com a G1, o motorista se candidata à G2 mediante exame prático. Esta habilitação permite que ele dirija na cidade sem supervisão, porém exige um motorista habilitado há mais de quatro anos como supervisor em estradas e rodovias. Depois de 12 meses com a categoria G2, se não tiver cometido nenhuma infração, o motorista pode se candidatar à G, passando pelo exame prático.

 

Espanha

Os espanhóis também podem se submeter aos testes sem a necessidade de treinamento prévio em instituição credenciada. É preciso apenas se aprovado nos exames práticos e teóricos organizados pelo departamento nacional de trânsito (Dirección General de Tráfico).

A idade mínima é 16 anos para motos de até 125 cm³, 18 para motos de até 47,5 cv e automóveis de passeio, e 20 anos para motos com mais de 47,5 cv. O exame médico deve ser renovado a cada 10 anos até os 65 anos, e a cada cinco anos após essa idade.

 

EUA

Nenhum dos 50 estados dos EUA exige treinamento formal para a habilitação de motoristas e motociclistas, contudo, o processo de aprendizagem é definido por cada um deles.

A maioria permite que um motorista habilitado ensine o candidato em um carro particular em vias públicas com uma permissão para aprendizagem, mas em alguns estados é preciso ter uma autorização para as aulas e, em Nova York, é preciso até mesmo ter um pedal de freio no lado do passageiro, como os carros das auto escolas brasileiras.

A idade mínima para a habilitação também varia de acordo com o estado. A menor idade de todas é 14 anos e três meses, na Dakota do Sul, e a maior é 17 anos em Nova Jersey. Evidentemente há uma série de restrições impostas aos motoristas mais novos. Nos estados que concedem habilitação a menores de 16 anos, estes não podem dirigir entre 22h e 6h. Além disso, eles têm limitações quanto ao número de passageiros, às relações de parentesco com os passageiros, e também ao perímetro em que são autorizados a dirigir.

 

Finlândia

No país dos campeões de rali o processo de habilitação exige o curso de direção em uma instituição credenciada e também o curso teórico de trânsito. O primeiro exige 18 horas de aulas práticas, enquanto o segundo exige 19 horas de aulas teóricas.

A Finlândia também tem uma alternativa interessante: lá existem instrutores credenciados, e não apenas instituições. O candidato à habilitação pode contratar um “coach” credenciado e realizar as aulas com o carro da família (ou seu carro pessoal). O teste, contudo, é aplicado apenas pela autoridade de trânsito, a Ajovarma Oy.

A idade mínima para habilitação é 16 anos para motocicletas leves, de até 125 cm³. Para motos maiores, com até 47,5 cv e automóveis de passeio, a idade é 18 anos. Para motos com mais de 47,5 cv é preciso ter 24 anos ou 20 se o candidato tiver dois anos da licença anterior.

O exame médico deve ser renovado a cada 15 anos até os 70 anos. Depois disso a validade é de cinco anos.

 

França

A França não existe treinamento formal dos candidatos à habilitação. O único requisito é ter ao menos 18 anos para a categoria B, de automóveis de passeio, e a aprovação nos testes teóricos e práticos. Aprovado, o condutor recebe um certificado antes da permissão, que tem validade de 15 anos. Somente o documento é renovado. Não há necessidade de renovação de exame médico.

 

Holanda

Outro país europeu que exige treinamento regulamentado é a Holanda. Você precisa frequentar as aulas em uma escola credenciada, mas não há um número mínimo de horas. Depois, é preciso passar por um exame teórico e por um exame prático, ambos organizados pela autoridade nacional de trânsito.

A idade mínima para dirigir automóveis de passeio é 17 anos, mas somente acompanhado de uma pessoa habilitada e com mais de 18 anos. Para motos leves, de até 125 cm³, é preciso ter 18 anos. Para conduzir motos de até  47,5 cv é preciso ter 20 anos. Para conduzir motos grandes, com mais de 47,5 cv, é preciso ter 22 anos, mas você precisa ter dois anos com a habilitação anterior.

Quanto ao exame médico, não há necessidade de renovação em momento algum.

 

Hungria

A Hungria é um dos países mais burocráticos para habilitar um motorista ou motociclista. O candidato precisa passar por uma auto escola credenciada e cumprir um número mínimo de horas de aulas práticas e teóricas, que varia de acordo com a categoria desejada.

Para a categoria B, que habilita à condução de automóveis de passeio, são 29 horas de prática, das quais 14 devem ser em perímetro urbano, quatro em rodovias e estradas e duas em período noturno. Além disso, é preciso comprovar que o treinamento teve ao menos 580 quilômetros no total. As quatro condições são obrigatórias para todas as categorias, variando apenas o número de horas.

Depois, é preciso passar pelo teste teórico, por um teste prático inicial, depois por outro teste prático mais abrangente, e ainda por um teste de primeiros-socorros.

Os centros de treinamento são semelhantes às nossas auto escolas (ou centros de formação de condutores): as aulas são vinculadas ao custo do processo administrativo junto aos órgãos responsáveis.

A idade mínima para se habilitar na Hungria é de 14 anos, mas somente para a categoria AM, para ciclomotores de até 50 cm³. Com 16 anos é permitido conduzir motos de 51 a 394 cm³, desde que a potência não seja superior a 15 cv. Para conduzir motos com cilindrada superior a 395 cm³ e automóveis de passeio é preciso ter 18 anos. Para conduzir motos com potência superior a 54 cv é preciso ter 24 anos.

O exame médico para motociclistas e motoristas é renovado a cada dez anos até os 50 anos de idade, depois a cada cinco anos entre 50 e 60 anos, a cada três anos entre 60 e 70 anos e a cada dois anos acima dos 70 anos. Os motoristas profissionais e motoristas habilitados a conduzir vans, caminhões, veículos leves de carga e caminhões pesados devem renovar o exame médico a cada cinco anos até os 60 anos, e a cada dois anos a partir desta idade.

 

Itália

A Itália exige que o candidato tenha ao menos seis horas de aulas práticas, mas não requer aulas teóricas. O exame teórico precede o prático e ambos são aplicados pelo Ministério do Transporte.

A idade mínima para se candidatar à habilitação é 16 anos, mas somente para conduzir veículos de até 125 cm³. Para dirigir carros de passeio ou conduzir motos de até 47,5 cv é preciso ter 18 anos, e para conduzir motos mais potentes é preciso ter 21 anos.

O exame médico destas categorias deve ser renovado a cada 10 anos até os 50 anos, a cada cinco anos entre 50 e 70 anos, a cada três anos entre 70 e 80 anos, e a cada dois anos acima dos 80 anos de idade. Sim: acima de 80 anos.

 

Japão

Há duas opções para os candidatos à primeira habilitação: ir à auto escola ou estudar e praticar por conta própria — seja com um parente ou por meio de cursos de direção.

Quem optar pela auto escola terá aulas teóricas e práticas e será isento do teste prático — o curso credenciado dispensa o candidato do teste —, mas terá de ser aprovado na prova teórica. Quem optar pelo treinamento por conta própria terá que passar pelos dois testes.

 

Portugal

Portugal exige dos candidatos à “carta de condução” a frequência de pelos menos 28 horas de aulas teóricas e 32 horas de aulas práticas. Depois disso, os motoristas precisam passar por um exame teórico e um exame prático realizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (análogo ao nosso Denatran e ao DNIT) ou por algum centro autorizado por este.

A renovação do exame médico é exigida aos 30 anos para quem se habilitou com idade entre 16 e 24 anos, depois aos 50 anos, depois novamente aos 60, aos 65 e aos 70. Após os 70 anos, o exame tem validade de dois anos sem limite de idade. Os motoristas que se habilitarem com idade entre 25 e 30 anos só precisam fazer a primeira renovação do exame médico aos 50 anos.

 

Reino Unido

No Reino Unido o candidato à habilitação não precisa frequentar nenhum curso (embora possa fazer isso) mas precisa passar obrigatoriamente pelos dois exames — teórico e prático — organizados pela Driver and Vehicle Standards Agency (análogo ao nosso Denatran). O aprendizado prático pode ser feito nas ruas e estradas, desde que seja supervisionado por um motorista habilitado há mais de três anos no banco do carona. Apesar dessa liberalidade, é recomendado fazer o curso prático pois o exame é extremamente rigoroso.

A idade mínima para habilitação é de 17 anos, mas a categoria de motos (A1) é limitada a 125 cm³ para essa idade. Para conduzir motos mais potentes, de até 47,5 cv é preciso ter 19 anos, e para conduzir motos com mais de 47,5 cv é preciso ter 24 anos.

O exame médico só precisa ser renovado aos 70 anos e tem validade de três anos.

 

Suécia

“I’m the real Stig”

Em 2014 publicamos um post sobre as medidas de trânsito tomadas pela Suécia que fizeram dela um dos países com menos acidentes e mortes no planeta. Entre as medidas estavam a readequação de limites de velocidade e de medidas severas para impedir a ultrapassagem em locais de risco com pista simples.

Na época, não mencionamos seu processo de habilitação porque não era uma medida incluída no plano “Vision Zero”. O país tem um exame prático severo, e um exame teórico bastante abrangente, porém não exige treinamento formal dos motoristas, apenas a capacidade de ser aprovado nos testes da Agência Sueca de Transporte.

A idade mínima para habilitação é 16 anos, mas somente para a categoria A1, que permite a condução de motos com até 125 cm³ de deslocamento. Para dirigir carros e motos com até 47,5 cv é preciso ter 18 anos. Para conduzir motos mais potentes a idade mínima é 20 anos. Não há exigência de renovação do exame médico em nenhuma idade.


Esta matéria é uma amostra do nosso conteúdo exclusivo, que foi publicada aberta como um presente, para você provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e FlatOuters.

Se você gostou da leitura, escolha seu plano e torne-se um assinante! Além das matérias exclusivas, você também tem acesso ao grupo secreto (plano FlatOuter), descontos com empresas parceiras para detailing, compras de peças e acessórios, acesso exclusivo aos eventos para FlatOuters.

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.