neste exato momento agosto de 2022 o processo de habilitaçao de condutores no brasil esta sendo discutido em duas frentes simultaneas uma delas e no congresso nacional onde tramita desde 2019 um projeto de lei do senado para acabar com a obrigatoriedade das aulas teoricas e praticas para a realizaçao dos exames praticos e teoricos a outra e uma açao mais rapida por meio de duas resoluçoes do conselho nacional de transito contran que modificam as regras — que sao definidas pelo proprio conselho elas contudo precisam ser discutidas publicamente de forma oficial por meio de consultas publicas para que possam ser eventualmente publicadas e mudem as regras do jogo as resoluçoes sao mais conservadoras na proposta pois mantem a obrigatoriedade de aulas praticas no processo de habilitaçao — o que e necessario pois o codigo de transito brasileiro classifica como infraçao gravissima a entrega da conduçao de veiculo automotor a pessoa nao habilitada sendo a unica exceçao os centros de formaçao de condutores cfc e uma soluçao mais equilibrada no sentido de conservar a formalizaçao do treinamento do motorista e ao mesmo tempo ajudar a reduzir o custo da cnh atualmente o processo de habilitaçao exige 45 horas de aulas teoricas e mais 25 horas de aulas praticas — o que aumenta o preço da habilitaçao devido ao custo de combustivel manutençao dos carros e dos instrutores no estado de sao paulo por exemplo o custo medio do processo de primeira habilitaçao varia entre r$ 1 500 a r$ 2 000 dependendo da categoria ab ou b e pode chegar a r$ 3 000 dependendo do numero de aulas extras necessarias evidentemente uma mudança radical como esta deu inicio a uma discussao calorosa sobre a segurança do transito especialmente por que o brasil e um dos paises com o maior numero de mortes em termos absolutos e relativos para saber se estamos no caminho certo ou se iremos cometer um erro com estas mudanças a melhor saida e observar como exemplos os sistemas ja existentes como e o processo de habilitaçao la fora como se tira a cnh em outros paises quem obriga os candidatos a motorista a frequentar aulas teoricas e praticas quem desobriga e o que veremos a seguir alemanha no pais das autobahnen o processo de habilitaçao preve 14 horas de aulas teoricas para veiculos de passeio e 16 horas de aulas teoricas para a habilitaçao de motocicletas e ciclomotores nao ha exigencia de um numero minimo aulas praticas para estas categorias mas o candidato devera ser declarado apto por seu instrutor se ele der uma volta e o instrutor o considerar apto ele ja podera avançar para o teste pratico os testes contudo nao sao aplicados pela autoridade federal de transito mas por instituiçoes credenciadas por ele https //www youtube com/watch v=xmyb3aowuuw a idade minima para a habilitaçao e 16 anos porem limitada a veiculos com 125 cm³ para dirigir carros e conduzir motos de ate 47 5 cv e preciso ter 18 anos para conduzir motos mais potentes e preciso ter 24 anos a renovaçao do exame medico nao e necessaria para estas categorias em qualquer idade somente motoristas profissionais e habilitados a conduzir veiculos pesados de carga ou de passageiros devem renovar em prazos de cinco anos austria o processo de habilitaçao austriaco nao exige treinamento formal de direçao pratica mas exige aulas teoricas em uma escola credenciada — que no brasil sao os cfc depois das aulas o candidato deve apresentar um atestado de aptidao fisica e se submeter ao teste teorico aprovado ele pode se submeter ao teste pratico a idade minima para habilitaçao e 16 anos mas somente na categoria a1 para veiculos de ate 125 cm³ — motos leves e ciclomotores na pratica para dirigir carros e conduzir motos com ate 47 5 cv e preciso ter 18 anos para conduzir motos com mais potencia e preciso ter 20 anos e dois anos com a categoria anterior ou entao 24 anos nao e necessario renovar o exame medico em nenhuma idade belgica a belgica tem um sistema misto de habilitaçao para automoveis de passeio nao e necessario frequentar aulas teoricas ou praticas para conduzir motos contudo e preciso passar por aulas praticas — 4 horas para motos leves e 9 horas para motos maiores todas as categorias — de carros e de motos — exigem aprovaçao em exames praticos e teoricos a renovaçao da habilitaçao nao exige renovaçao do exame medico em idade alguma canada apesar da ocorrencia de neve em boa parte do ano nas provincias do norte o canada nao exige treinamento formal dos candidatos a habilitaçao eles precisam apenas da nota minima nos testes teoricos e praticos — que sao consideravelmente severos alias a idade minima para a habilitaçao inicial g1 e 16 anos porem com esta categoria o motorista so pode dirigir na cidade e acompanhado de um motorista com habilitaçao ha mais de quatro anos ela e mais uma autorizaçao para aprendizagem do que uma habilitaçao propriamente dita para obte la o candidato so precisa passar pelo teste teorico no momento da solicitaçao https //www youtube com/watch v=7uyfo3oc_ju depois de 12 meses com a g1 o motorista se candidata a g2 mediante exame pratico esta habilitaçao permite que ele dirija na cidade sem supervisao porem exige um motorista habilitado ha mais de quatro anos como supervisor em estradas e rodovias depois de 12 meses com a categoria g2 se nao tiver cometido nenhuma infraçao o motorista pode se candidatar a g passando pelo exame pratico espanha os espanhois tambem podem se submeter aos testes sem a necessidade de treinamento previo em instituiçao credenciada e preciso apenas se aprovado nos exames praticos e teoricos organizados pelo departamento nacional de transito direccion general de trafico a idade minima e 16 anos para motos de ate 125 cm³ 18 para motos de ate 47 5 cv e automoveis de passeio e 20 anos para motos com mais de 47 5 cv o exame medico deve ser renovado a cada 10 anos ate os 65 anos e a cada cinco anos apos essa idade eua nenhum dos 50 estados dos eua exige treinamento formal para a habilitaçao de motoristas e motociclistas contudo o processo de aprendizagem e definido por cada um deles a maioria permite que um motorista habilitado ensine o candidato em um carro particular em vias publicas com uma permissao para aprendizagem mas em alguns estados e preciso ter uma autorizaçao para as aulas e em nova york e preciso ate mesmo ter um pedal de freio no lado do passageiro como os carros das auto escolas brasileiras https //www youtube com/watch v=5wvdzlpqh4s a idade minima para a habilitaçao tambem varia de acordo com o estado a menor idade de todas e 14 anos e tres meses na dakota do sul e a maior e 17 anos em nova jersey evidentemente ha uma serie de restriçoes impostas aos motoristas mais novos nos estados que concedem habilitaçao a menores de 16 anos estes nao podem dirigir entre 22h e 6h alem disso eles tem limitaçoes quanto ao numero de passageiros as relaçoes de parentesco com os passageiros e tambem ao perimetro em que sao autorizados a dirigir finlandia no pais dos campeoes de rali o processo de habilitaçao exige o curso de direçao em uma instituiçao credenciada e tambem o curso teorico de transito o primeiro exige 18 horas de aulas praticas enquanto o segundo exige 19 horas de aulas teoricas https //www youtube com/watch v=wnyghaxbdsm a finlandia tambem tem uma alternativa interessante la existem instrutores credenciados e nao apenas instituiçoes o candidato a habilitaçao pode contratar um coach credenciado e realizar as aulas com o carro da familia ou seu carro pessoal o teste contudo e aplicado apenas pela autoridade de transito a ajovarma oy https //www youtube com/watch v=2bmqdnx5r1u a idade minima para habilitaçao e 16 anos para motocicletas leves de ate 125 cm³ para motos maiores com ate 47 5 cv e automoveis de passeio a idade e 18 anos para motos com mais de 47 5 cv e preciso ter 24 anos ou 20 se o candidato tiver dois anos da licença anterior o exame medico deve ser renovado a cada 15 anos ate os 70 anos depois disso a validade e de cinco anos frança https //www youtube com/watch v=fxfgzf2 suu a frança nao existe treinamento formal dos candidatos a habilitaçao o unico requisito e ter ao menos 18 anos para a categoria b de automoveis de passeio e a aprovaçao nos testes teoricos e praticos aprovado o condutor recebe um certificado antes da permissao que tem validade de 15 anos somente o documento e renovado nao ha necessidade de renovaçao de exame medico holanda outro pais europeu que exige treinamento regulamentado e a holanda voce precisa frequentar as aulas em uma escola credenciada mas nao ha um numero minimo de horas depois e preciso passar por um exame teorico e por um exame pratico ambos organizados pela autoridade nacional de transito a idade minima para dirigir automoveis de passeio e 17 anos mas somente acompanhado de uma pessoa habilitada e com mais de 18 anos para motos leves de ate 125 cm³ e preciso ter 18 anos para conduzir motos de ate 47 5 cv e preciso ter 20 anos para conduzir motos grandes com mais de 47 5 cv e preciso ter 22 anos mas voce precisa ter dois anos com a habilitaçao anterior quanto ao exame medico nao ha necessidade de renovaçao em momento algum hungria a hungria e um dos paises mais burocraticos para habilitar um motorista ou motociclista o candidato precisa passar por uma auto escola credenciada e cumprir um numero minimo de horas de aulas praticas e teoricas que varia de acordo com a categoria desejada para a categoria b que habilita a conduçao de automoveis de passeio sao 29 horas de pratica das quais 14 devem ser em perimetro urbano quatro em rodovias e estradas e duas em periodo noturno alem disso e preciso comprovar que o treinamento teve ao menos 580 quilometros no total as quatro condiçoes sao obrigatorias para todas as categorias variando apenas o numero de horas depois e preciso passar pelo teste teorico por um teste pratico inicial depois por outro teste pratico mais abrangente e ainda por um teste de primeiros socorros os centros de treinamento sao semelhantes as nossas auto escolas ou centros de formaçao de condutores as aulas sao vinculadas ao custo do processo administrativo junto aos orgaos responsaveis a idade minima para se habilitar na hungria e de 14 anos mas somente para a categoria am para ciclomotores de ate 50 cm³ com 16 anos e permitido conduzir motos de 51 a 394 cm³ desde que a potencia nao seja superior a 15 cv para conduzir motos com cilindrada superior a 395 cm³ e automoveis de passeio e preciso ter 18 anos para conduzir motos com potencia superior a 54 cv e preciso ter 24 anos o exame medico para motociclistas e motoristas e renovado a cada dez anos ate os 50 anos de idade depois a cada cinco anos entre 50 e 60 anos a cada tres anos entre 60 e 70 anos e a cada dois anos acima dos 70 anos os motoristas profissionais e motoristas habilitados a conduzir vans caminhoes veiculos leves de carga e caminhoes pesados devem renovar o exame medico a cada cinco anos ate os 60 anos e a cada dois anos a partir desta idade italia a italia exige que o candidato tenha ao menos seis horas de aulas praticas mas nao requer aulas teoricas o exame teorico precede o pratico e ambos sao aplicados pelo ministerio do transporte a idade minima para se candidatar a habilitaçao e 16 anos mas somente para conduzir veiculos de ate 125 cm³ para dirigir carros de passeio ou conduzir motos de ate 47 5 cv e preciso ter 18 anos e para conduzir motos mais potentes e preciso ter 21 anos https //www youtube com/watch v=zgv4smfwega o exame medico destas categorias deve ser renovado a cada 10 anos ate os 50 anos a cada cinco anos entre 50 e 70 anos a cada tres anos entre 70 e 80 anos e a cada dois anos acima dos 80 anos de idade sim acima de 80 anos japao ha duas opçoes para os candidatos a primeira habilitaçao ir a auto escola ou estudar e praticar por conta propria — seja com um parente ou por meio de cursos de direçao https //www youtube com/watch v=e_j7imnff e quem optar pela auto escola tera aulas teoricas e praticas e sera isento do teste pratico — o curso credenciado dispensa o candidato do teste — mas tera de ser aprovado na prova teorica quem optar pelo treinamento por conta propria tera que passar pelos dois testes portugal https //www youtube com/watch v=xme3mabnjbe portugal exige dos candidatos a carta de conduçao a frequencia de pelos menos 28 horas de aulas teoricas e 32 horas de aulas praticas depois disso os motoristas precisam passar por um exame teorico e um exame pratico realizado pelo instituto da mobilidade e dos transportes analogo ao nosso denatran e ao dnit ou por algum centro autorizado por este https //www youtube com/watch v=mp4xsds10vs a renovaçao do exame medico e exigida aos 30 anos para quem se habilitou com idade entre 16 e 24 anos depois aos 50 anos depois novamente aos 60 aos 65 e aos 70 apos os 70 anos o exame tem validade de dois anos sem limite de idade os motoristas que se habilitarem com idade entre 25 e 30 anos so precisam fazer a primeira renovaçao do exame medico aos 50 anos reino unido no reino unido o candidato a habilitaçao nao precisa frequentar nenhum curso embora possa fazer isso mas precisa passar obrigatoriamente pelos dois exames — teorico e pratico — organizados pela driver and vehicle standards agency analogo ao nosso denatran o aprendizado pratico pode ser feito nas ruas e estradas desde que seja supervisionado por um motorista habilitado ha mais de tres anos no banco do carona apesar dessa liberalidade e recomendado fazer o curso pratico pois o exame e extremamente rigoroso https //www youtube com/watch v=fscmy33mibo a idade minima para habilitaçao e de 17 anos mas a categoria de motos a1 e limitada a 125 cm³ para essa idade para conduzir motos mais potentes de ate 47 5 cv e preciso ter 19 anos e para conduzir motos com mais de 47 5 cv e preciso ter 24 anos https //youtu be/izw7znxwkjs o exame medico so precisa ser renovado aos 70 anos e tem validade de tres anos suecia [caption id= attachment_235530 align= aligncenter width= 1280 ] i m the real stig [/caption] em 2014 publicamos um post sobre as medidas de transito tomadas pela suecia que fizeram dela um dos paises com menos acidentes e mortes no planeta entre as medidas estavam a readequaçao de limites de velocidade e de medidas severas para impedir a ultrapassagem em locais de risco com pista simples na epoca nao mencionamos seu processo de habilitaçao porque nao era uma medida incluida no plano vision zero o pais tem um exame pratico severo e um exame teorico bastante abrangente porem nao exige treinamento formal dos motoristas apenas a capacidade de ser aprovado nos testes da agencia sueca de transporte https //www youtube com/watch v=fjupgb2dwna a idade minima para habilitaçao e 16 anos mas somente para a categoria a1 que permite a conduçao de motos com ate 125 cm³ de deslocamento para dirigir carros e motos com ate 47 5 cv e preciso ter 18 anos para conduzir motos mais potentes a idade minima e 20 anos nao ha exigencia de renovaçao do exame medico em nenhuma idade esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.