voce deve ter notado que estamos falando de motos com mais frequencia nos ultimos dias este foi um dos pedidos que os leitores fizeram ha alguns meses e que como varios outros temos tentado atender da melhor forma possivel e esperamos que estejam curtindo ate porque hoje vamos falar de motos mais uma vez sobre aquela que talvez seja uma das motocicletas mais emblematicas ja feitas no reino unido a triumph bonneville [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ainda que o detetive frank bullitt do classico de hollywood de 1968 bullitt obviamente seja instantaneamente associado a seu ford mustang gt 1968 com motor 390 e carroceria verde highland green o ator por tras do personagem era um cara mais globalizado ele amava o mustang claro tanto que tentou comprar um dos dois carros usados no filme de seu dono em 1977 mas teve a oferta recusada mas um de seus carros favoritos era um porsche 911 turbo 1976 com um mecanismo para levantar a placa traseira durante passeios mais animados uma obra prima da engenharia alema quando se tratava de motos mcqueen preferia as britanicas mais especificamente as motos da triumph e ele tinha bons motivos para isto foi montado em cima de uma triumph bonneville que steve mcqueen gravou o filme que consolidou sua carreira fugindo do inferno the great escape em 1963 o nascimento do icone steve mcqueen começou a atuar no cinema em 1953 primeiro com participaçoes nao creditadas como coadjuvante em 1958 mcqueen estrelou seu primeiro filme a bolha assassina the blob que foi um sucesso e colocou o ator de 28 anos no mapa das grandes produçoes o estrelato veio em 1960 com o faroeste sete homens e um destino the magnificent seven que foi visto como a melhor atuaçao de steve mcqueen ate entao mcqueen foi elogiado por sua atuaçao aplicada adicionando toques pessoais ao papel do pistoleiro vin tanner e de fato tornou se o centro das atençoes os colegas ate o acusaram de tentar roubar a cena [youtube id= v7gp3l5znc8 width= 620 height= 350 ] fugindo do inferno conta a historia de um grupo de prisioneiros de guerra aliados que tentam fugir de um campo de concentraçao alemao durante a segunda guerra mundial o filme e baseado em um livro homonimo escrito por paul brickhill que por sua vez conta a historia real da fuga que aconteceu em um campo de concentraçao chamado stalag luft iii considerado pela luftwaffe a força aerea do exercito alemao na segunda guerra o mais seguro do mundo agora se o livro e um relato fiel a realidade o filme e uma obra de ficçao baseada em fatos reais mudando personagens e eventos para contar uma historia mais atraente e cinematografica em todo caso de volta a steve mcqueen em fugindo do inferno o king of cool interpretou virgil hilts capitao da força aerea norte americana que sempre irrita os guardas da prisao com suas constantes tentativas de fuga perto do fim do filme que foi lançado 55 anos atras entao nao queremos ver ninguem reclamando de spoilers o capitao hilts rouba a moto de um dos guardas de uma unidade da gestapo e tenta saltar sobre a cerca de arame na fronteira entre a alemanha e a suiça [youtube id= 9nj6jiklsuu width= 620 height= 350 ] a moto em questao e uma triumph bonneville e a cena do salto e considerada uma das manobras mais bem executadas do cinema mcqueen pilotou a moto ele mesmo na maioria das tomadas mas o salto em si foi realizado por bud ekins que era duble e amigo pessoal do ator e de longe ate era parecido com steve mcqueen isto porque a seguradora de mcqueen se recusou a deixa lo saltar ele mesmo o salto imortalizou a imagem de steve mcqueen como o heroi de milhoes de motociclistas espalhados pelo mundo e ajudou a aproxima lo da fabricante britanica de motos mais do que isto graças a steve mcqueen a triumph foi uma das poucas fabricantes de motocicletas britanicas que sobreviveram a crise que se abateu sobre a industria das motos nos anos 60 e 70 um pouco sobre a triumph uma moto triumph de 1908 mostrando que naquela epoca as motocicletas eram literalmente bicicletas motorizadas triumph bsa norton e villiers todas fundadas na virada do seculo 20 eram as quatro maiores fabricantes do motos do reino unido ate a crise que eventualmente levou a uma grande aliança entre as rivais para garantir sua sobrevivencia nao deu certo e como efeito colateral da crise do petroleo de 1973 todas estavam liquidadas antes do fim daquela decada a triumph original que foi fundada em 1884 na cidade de coventry no reino unido como importadora de bicicletas e maquinas de costura da alemanha começou a fabricar suas proprias bikes em 1889 migrando para as motocicletas em 1898 no anos seguintes as motos da triumph engineering foram conquistando cada vez mais espaço e na primeira guerra mundial a triumph h roadster fabricada entre 1915 e 1923 tornou se a primeira motocicleta fornecida em grande volume para os exercitos aliados alias foi tambem em 1923 que a triumph comprou uma fabricante de automoveis a hillman e a transformou em sua divisao automotiva a triumph motor company em meados do anos 20 a triumph havia se tornado uma das principais fabricantes de motos e carros do reino unido e ao longo da decada de 30 expandiu sua atuaçao para outros mercados em especial os estados unidos que se tornaram seu mercado mais importante tanto que a triumph mais conhecida de todas tem nome norte americano as planicies de sal de bonneville ficam em utah no oeste dos eua durante a segunda guerra mundial mais precisamente em 1941 a fabrica da triumph foi destruida em um bombardeio sobre coventry forçando a companhia a recuperar todo o maquinario dos destroços e mudar se para outra cidade meriden a 12 km dali depois do conflito a triumph retomou a produçao e passou a enviar 70% das motos fabricadas para os eua como forma de contribuir para o pagamento da divida do reino unido para com os eua que enviaram mais de 31 bilhoes de dolares para os britanicos durante os ultimos anos da segunda guerra mundial nao foi uma coisa ruim os americanos ja eram fas da triumph havia muito tempo e vender motos para jovens veteranos mostrou se um negocio muito rentavel nao por coincidencia foi pouco depois da segunda guerra que a cultura dos outlaw motorcycle clubs popularmente conhecidos como gangues de motoqueiros começou a ganhar força o primeiro idolo marlon brando alguns veteranos com algum dinheiro no bolso e sede por adrenalina compravam carros velhos dos anos 30 e colocavam motores preparados neles os hot rodders sobre os quais falamos aqui outros preferiam as duas rodas e como vimos ha pouco a triumph era muito popular nos estados unidos quase tao popular quanto a harley davidson no fim dos anos 1940 seu modelo mais popular era a speed twin 5t que tinha um motor com dois cilindros em linha parallel twin na nomenclatura motociclistica de 500 cm³ a speed twin foi fabricada entre 1937 e 1940 e depois entre 1947 e 1966 o motor era capaz de entregar 27 cv e a partir de 1946 a speed twin passou a vir com garfos telescopicos na dianteira e com suspensao traseira opcional em pouco tempo porem a triumph percebeu que o consumidor norte americano preferia uma moto mais potente que rendesse melhor em rotaçoes mais baixas e tivesse boa velocidade em linha reta entao aumentando o deslocamento do motor para 650 cm³ a potencia passou a 34 cv triumph thunderbird 1953 a moto equipada com o novo motor lançada em 1949 foi batizada triumph thunderbird 6t e foi apresentada na cidade de montlhery na frança la tres motos de pre produçao foram conduzidas por pilotos profissionais em um circuito a uma velocidade media de 148 km/h por 800 km e depois foram rodando ate a fabrica no reino unido a cerca de 670 km de distancia foi uma excelente forma de conseguir publicidade e garantir boas vendas nos eua nos primeiros anos mas o melhor ainda estava por vir [youtube id= _ttaswqqayi width= 620 height= 350 ] em 1953 o gala marlon brando estrelou o selvagem the wild one no papel de johnny strabler lider da gangue black rebels motorcycle club brmc e bad boy em geral com uma thunderbird 1950 o selvagem e considerado o precursor dos filmes sobre gangues de motociclistas e foi de fato o primeiro a retratar a violencia dos motoclubes fora da lei nos estados unidos strables dirigia uma triumph thunderbird e apesar de nao ser adorado por pais e maes era venerado pelas garotas e imitado pelos rapazes desnecessario dizer que isto ajudou nas vendas da thunderbird e gerou exposiçao da marca triumph por muitos anos a primeira moto de steve mcqueen voce provavelmente lembra em 1953 um jovem steve mcqueen estava começando a carreira de ator e começando a ganhar dinheiro e havia se mudado recentemente para a california ele tinha 23 anos gostava de motos e foi um dos que quiseram comprar uma triumph thunderbird em vez de uma harley davidson talvez depois de ter visto marlon brando em o selvagem ele comprou a moto atraves de don brown representante de vendas da johnson motors concessionaria de motocicletas em pasadena na california que foi a maior revenda da triumph nos estados unidos ate meados dos anos 60 don contou ao the telegraph em 2014 que foi orientado por seu chefe a nao vender motos a tipinhos de hollywood porque algumas pessoas haviam ficado com uma impressao negativa dos motociclistas depois do filme de marlon brando e por causa disso era melhor evitar mas o agente de mcqueen insistiu tanto que don cedeu e levou a moto rodando ate os estudios da universal pictures onde o ator trabalhava na epoca foi a primeira moto zero quilometro comprada por steve mcqueen e o inicio de uma relaçao intima entre ele e a triumph steve mcqueen em uma de suas triumph bonneville 1962 por recomendaçao de don steve mcqueen levava sua moto ate bud ekins que começou a carreira como piloto de motos em em 1949 e em meados dos anos 50 era um dos melhores pilotos de motocross dos eua ele tambem era como ja dissemos piloto duble de cinema e no anos 60 era tambem dono uma revenda/oficina de motocicletas em hollywood o lugar logo se tornou um ponto de encontro para jovens astros do cinema e da tv como o proprio steve mcqueen paul newman e clint eastwood steve mcqueen e bud ekins conversando durante as filmagens de fugindo do inferno a relaçao de steve mcqueen e bud ekins tornou se uma grande amizade ekins tornou se o mentor de steve mcqueen no motociclismo e o ensinou as primeiras tecnicas de pilotagem foi ele quem influenciou mcqueen a pedir ao diretor de fugindo do inferno que incluisse a cena com o salto de motocicleta e ate forneceu dois exemplares da triumph bonneville para a produçao anos mais tarde em 1968 ekins seria o duble de mcqueen em bullitt as motos foram pintadas de verde e receberam carenagens para ficarem mais alemas mas quem conhecia as duas rodas sabia aquela era uma triumph bonneville quem tinha uma moto e nao queria bancar o marlon brando tinha outro destino as planicies de sal de bonneville onde desde o inicio do seculo graças aos quilometros e quilometros de chao plano eram disputados recordes de velocidade em linha reta [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] em 1953 foi lançada a triumph tiger t110 sucessora da thunderbird ela era movida por um motor bicilindrico de 650 cm³ com bloco de aluminio e era capaz de chegar as 110 mph 177 km/h e por recebeu o sufixo t110 no nome no dia 6 de setembro 1956 no deserto de sal em bonneville o piloto johnny allen chegou aos 344 67 km/h em cima de uma triumph tiger t110 a moto havia passado por diversas modificaçoes com componentes internos reforçados comando de valvulas mais agressivo cambio preparado e uma carenagem aerodinamica mais publicidade para a triumph que agora era a fabricante da moto mais rapida do mundo e foi por isto que quando apresentou a sucessora da tiger t110 a triumph batizou a moto de bonneville t120 apresentada em 1959 a bonneville foi anunciada como a melhor moto do mundo o motor era semelhante ao da t110 porem trazia dois carburadores e comando de valvulas mais agressivo para entregar 47 cv foi um sucesso [youtube id= xgl6mk5h0i8 width= 620 height= 350 ] seis dias off road steve mcqueen era cliente assiduo da triumph e depois do sucesso em fugindo do inferno tornou se ainda mais fiel em 1964 ele e bud ekins fizeram parte da equipe que representou os estados unidos na ediçao daquele ano do international six day trial principal evento de off road da federaçao internacional de motociclismo fim que foi disputado pela primeira vez em 1913 o six day trial costuma ser chamado de as olimpiadas do motociclismo e todos os anos pilotos de mais de 30 paises competem por quase 2 000 km de trilhas seguindo um roteiro bastante severo que obriga os participantes a realizar eles mesmos os reparos necessarios nas maquinas com um limite de peças que podem ser substituida e um teste de resistencia para o ser humano e para a moto a prova de 1964 aconteceu em erfurt na antiga alemanha oriental e tanto ekins quanto mcqueen se inscreveram com suas triumph bonneville a equipe norte americana mesmo habituada a corridas no deserto e nao em trilhas pesadas estava liderando a tabela nos dois primeiros dias mas no terceiro dia mcqueen e ekins se acidentaram steve perdeu a moto bud quebrou um tornozelo e os dois precisaram abandonar a competiçao os outros dois membros da equipe cliff coleman e o irmao de bud dave ekins continuaram na competiçao pela medalha de ouro individual e ambos ficaram com elas mais publicidade para a triumph que seguiu fabricando a bonneville ate 1975 graças a seu sucesso a bonneville foi a primeira moto que voltou a ser produzida quando a fabricante entrou em concordata no inicio dos anos 80 mantendo a marca viva ate seu retorno definitivo em 1991 isto aconteceu pelas maos do magnata john bloor que abriu uma nova companhia chamada bonneville coventry ltd que pouco depois foi rebatizada triumph motorcycles a triumph hoje esta em sua melhor fase em 2017 as vendas aumentaram em 22% comparadas ao ano anterior e a bonneville que desde 2016 usa um motor bicilindrico de 1 200 cm³ e seu modelo mais popular em 2011 a moto ganhou uma versao especial chamada steve mcqueen edition extremamente fiel esteticamente ao modelo dos anos 60 e pintada na cor verde em referencia a moto do filme uma homenagem mais do que justa
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