ha mais de um seculo o ser humano e fascinado pela sensaçao de velocidade que os veiculos sobre rodas proporcionam decada apos decada recordes de velocidade foram sendo quebrados e barreiras emblematicas de quilometros por hora foram sendo superadas hoje em dia muitos automoveis produzidos em serie conseguem passar dos 300 km/h e muitos outros nao podem porque um limitador eletronico impede que alcancem todo seu potencial mas a humanidade nao quebrou recorde atras de recorde a toa por isso vamos revisitar brevemente a historia dos 300 km/h e ensinar algumas maneiras relativamente acessiveis para que voce tambem possa chegar la — sem precisar de um supercarro por que 300 km/h ja existem varios carros que passam dos 400 km/h sem duvida o bugatti veyron e o koenigsegg agera so para ficar nos mais lembrados sao obras primas da engenharia que dadas as condiçoes ideais conseguem ultrapassar os 400 km/h mas estes numeros servem mais para benchmarks do que para a pratica em si a primeira versao do veyron ja chegava a 408 km/h e o carro precisa de pneus especiais que suportem sua velocidade maxima e custam us$ 25 mil cerca de r$ 54 mil embora ainda seja uma velocidade muito alta os 300 km/h ja sao uma barreira muito mais mundana aceita se que o primeiro carro de produçao a atingir os 300 km/h foi a ferrari 288 gto que tinha uma velocidade maxima de 303 km/h — aferidos pela revista alema auto motor und sport em 1985 no mais nao e muito facil encontrar dados sobre veiculos que ultrapassem os 300 km/h provavelmente por causa do sistema de medidas dos eua la as marcas costumam ser os 60 mph 100 km/h 160 mph 260 km/h e 200 mph 320 km/h mas qual foi o primeiro carro a atingir os 300 km/h se voce imagina que algum bolido alemao da decada de 30 foi o primeiro carro do mundo a atingir os 300 km/h voce esta enganado o sunbeam 1000 hp mystery era ingles e usava dois motores de aviao para gerar cerca de 900 cv — o 1000 hp do nome era uma licença poetica o sunbeam 1000 hp tinha dois motores v12 de 22 4 litros um em cada ponta do carro com o piloto no meio em sua primeira tentativa de quebrar um recorde em daytona beach — e a primeira de um carro de fora dos eua naquele lugar — o mystery atingiu 327 97 km/h isto aconteceu em 1927 e a primeira moto curiosamente a primeira moto a superar os 300 km/h so surgiu em 1956 — uma triumph com motor de 650 cm³ este mesmo motor deteve o recorde para motos convencionais — sem carenagem aerodinamica — ate 1970 e se eu quiser passar dos 300 km/h como faço decadas depois dos recordes quebrados ficou bem mais facil passar dos 300 km/h quero dizer dificuldades tecnicas como potencia aerodinamica e eficiencia ja foram superadas ha muito tempo e claro porem que nao e todo mundo que tem acesso a um carro muito potente e a um lugar onde seja possivel acelerar ao maximo com segurança e sem transgredir nenhuma lei por isso vamos descartar da lista de opçoes os carros que ultrapassam os 300 km/h — eles ainda sao caros demais para a maioria das pessoas ainda mais no brasil onde ate o aluguel de um supercarro e uma aventura limitada a passeios curtos em rodovias abertas e em comboio nao da para alugar um audi r8 por exemplo e leva lo para um circuito fechado para acelerar entao eu preciso de uma alternativa… se voce quiser ter a chance de pilotar um veiculo que seja seu a 300 km/h um caminho mais rapido e barato e a compra de uma moto esportiva ha alguns anos se alguem te perguntasse qual e moto mais rapida que voce conhecia e bem provavel que a resposta fosse suzuki hayabusa no inicio da decada de 2000 o lançamento da gxs1300r com seu motor de 1 299 cm³ e cerca de 160 cv colocou um fim na guerra pela velocidade maxima entre as motos um acordo de cavalheiros entre todas as fabricantes de motos do mundo estipulou que a partir dali nenhuma moto teria velocidade maxima maior do que 300 km/h por esta razao a hayabusa original tinha velocidade maxima de 312 km/h nos modelos 1999 e 2000 mas de 2000 a 2007 foi limitada a 299 km/h mesmo a segunda e atual geraçao lançada em 2008 manteve o limite — mesmo que a potencia na roda traseira seja 12 cv mais alta uma gsx1300r hayabusa nova custa r$ 56 000 reais ela vai de 0 a 100 km/h em 2 8 segundos — desempenho de nissan gt r por uma fraçao do preço se voce fizer mesmo questao de ultrapassar os 300 km/h em uma moto a soluçao esta na italia a mv agusta f4 r 1000 312 tem este nome porque segundo a fabricante seu motor de 998 cm³ e 186 cv e capaz de leva la a 312 km/h a velocidade maxima aferida pela revista italiana motociclismo foi de 310 99 km/h a mv agusta foi a primeira a quebrar o acordo de cavalheiros uma mv agusta f4 custa r$ 62 500 no brasil [youtube id= wxx8d9cyymu width= 620 height= 350 ] cabem aqui duas observaçoes motos sao veiculos perigosos e requerem muita prudencia no manejo mesmo em velocidades mais baixas imagine entao a 300 km/h alem disso caso voce tenha coragem e capacidade sabemos que testar os limites da sua hayabusa ou f4 ou qualquer outra moto superesportiva em vias publicas e uma pessima ideia e se eu tiver medo de andar de moto voce pode saltar de para quedas ao saltar de para quedas de um aviao a velocidade terminal — o ponto onde a aceleraçao na queda e zero — de um paraquedista e de cerca de 190 km/h caso ele fique com a barriga para baixo se ele mergulhar no ar a velocidade terminal pode chegar aos 320 km/h [youtube id= raifrxbhxv0 width= 620 height= 350 ] o recorde de velocidade em queda livre para saltos nao estratosfericos felix baumgartner saltou do espaço foi quebrado em maio deste ano por marco wiederkehr que atingiu 531 42 km/h em uma competiçao de queda livre e quanto custa saltar de para quedas em um salto com instrutor que custa cerca de r$ 350 dificilmente voce conseguira atingir 300 km/h para se tornar um paraquedista e poder saltar sozinho voce precisa completar um curso que custa a partir de r$ 3 500 sao cerca de dez horas de aulas teoricas e semanas de aulas praticas um para quedas novo completo custa a partir de r$ 6 mil mas eu nao teria coragem de saltar de para quedas… que tal entao um passeio de trem se voce ja ouviu falar dos trens bala saiba que a origem de tudo esta nos shinkansen japoneses — trens eletricos ultrarrapidos que começaram a operar em 1964 o primeiro trem a ultrapassar a barreira dos 300 km/h foi o shinkansen class 961 que atingiu 319 km/h em dezembro de 1979 na pista de testes da cidade de oyama o class 961 nao era um trem comercial e sim uma plataforma de testes com seis vagoes alem de servir como mula para novas tecnologias seus vagoes tambem abrigaram varios tipos de instalaçoes como restaurantes bagageiros e dormitorios o trem convencional com rodas sobre trilhos mais rapido do mundo atualmente e um tgv turbotrain grande vitesse frances que em 2007 atingiu 574 8 km/h para andar em um trem que alcance os 300 km/h voce tera que viajar para fora do brasil — de preferencia para china espanha ou frança que tem as linhas de trem mais rapidas do mundo os tgv franceses e os shinkansen japoneses operam a 320 km/h quanto custa vamos imaginar que voce queira apenas ir para a frança dar um passeio de trem e voltar para o brasil voce ira gastar pelo menos r$ 3 800 com as passagens de ida e volta para paris a proposito aviao nao conta — obviamente eles passam de 300 km/h de paris voce pode escolher entre varias cidades — nao apenas na frança — e comprar os bilhetes que custam a partir de € 45 r$ 134
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