A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Técnica

Como um carburador consegue controlar o combustível que entra no motor?

O que te parece mais complicado de se produzir em grande escala: dois pares de bicos injetores, uma flauta e uma placa de comando eletrônica, ou um carburador? Os carburadores, embora pareçam máquinas primitivas, eram razoavelmente complexos para o trabalho simples que realizavam — eu diria que até foi surpreendente que os automóveis tenham evoluído tanto contando apenas com eles para gerenciar a alimentação do motor. Mais impressionante é que a defasagem do carburador não aconteceu por que a injeção mecânica/eletrônica era significativamente melhor, mas por uma questão de controle de emissões. Como isso aconteceu no fim dos anos 1980 — não apenas no Brasil, mas em todo o mundo — os automóveis e seus motores de combustão interna dependeram desta máquina fascinante por cem anos. O pioneiro da carburação foi um inventor americano chamado Samuel Morey, que dedicou boa parte de sua vida à pesquisa e desenvolvimento de motores a vapor e de combustão interna. Em 1826 (há quase 200

Matérias relacionadas

Como o Ariel Fan Car Aero-P resgatou uma tecnologia proibida dos anos 60 para gerar downforce

Juliano Barata

Como funciona o sistema Twin Spark da Alfa Romeo?

Leonardo Contesini

Racespec Wiring: tudo o que você precisa saber sobre chicotes elétricos

Rodrigo Passos