para mim ao menos e automatico se entro em um carro minha primeira açao e afivelar o cinto de segurança e eu sempre instruo todos os passageiros a fazer o mesmo quando sou eu o motorista ou mesmo quando quem vai dirigir e outra pessoa este habito me foi ensinado desde que me entendo por gente e eu nunca fiz diferente nao consigo deixar de me incomodar quando vejo alguem colocando o cinto de segurança com o carro ja em movimento e colocando se em risco mesmo que por alguns poucos instantes de sofrer um acidente com o corpo totalmente solto dentro do carro serio nao façam isso especialmente porque em 2019 completam se 60 anos desde que começou a ser usado o cinto de segurança moderno de tres pontos que hoje em dia e item obrigatorio em 100% dos carros fabricados no mundo e ate estranho pensar que antes deles os carros sequer eram obrigados a vir de fabrica equipados com cintos de segurança e importante frisar que a volvo nao inventou os cintos o credito por eles e atribuido a um homem chamado george cayley engenheiro britanico que desenvolveu os cintos de segurança para uso em seu planador ainda em meados do seculo 19 seu uso em automoveis ocorreu de forma extremamente esporadica ate o fim da decada de 1940 quando fabricantes norte americanas como a nash e a ford começaram a oferecer cintos de segurança como opcionais eles ainda eram simples de dois pontos geralmente do tipo abdominal a funçao do cinto de segurança e segurar o corpo de uma pessoa em caso de colisao e uma lei basica da fisica um corpo em movimento tende a permanecer em movimento assim quando o carro sofre uma desaceleraçao repentina seja por uma frenagem brusca ou uma colisao a inercia trata de arremessar as pessoas contra o painel pelo para brisa em direçao a qualquer obstaculo que esteja no caminho o dever do cinto de segurança e evitar que isto ocorra com os cintos abdominais o corpo ja nao fica solto mas os ocupantes ainda estao sujeitos a sofrer danos na cabeça e no pescoço com a violencia do impacto alem disso como concentrava se sobre uma area menor do corpo o cinto abdominal tambem tinha mais chances de machucar os tecidos moles do abdome e era este o problema que a volvo queria resolver para isto a fabricante sueca que e uma das referencias da industria em segurança convocou o engenheiro nils bohlin nascido em 1920 na cidade de harnosand ele formou se em 1939 tres anos depois em 1942 ele começou a trabalhar na divisao aeronautica da saab onde permaneceu ate 1957 entre suas criaçoes no periodo estao os assentos ejetaveis em 1958 bohlin foi contratado pela volvo como engenheiro chefe do departamento de segurança da fabricante e uma de suas primeiras tarefas foi desenvolver uma alternativa melhor aos cintos abdominais [caption id= attachment_237565 align= aligncenter width= 1300 ] nils bohlin foto volvo[/caption] na epoca ja existiam cintos de segurança diagonais no entanto eles tambem tinham uma desvantagem em determinadas situaçoes o passageiro podia escorregar por baixo do cinto agravando sua situaçao em caso de acidente ainda mais porque diferentemente de hoje os automoveis nao possuiam zonas de deformaçao programada e seus interiores eram cheios de metal descoberto e peças pontiagudas que se tornavam letais em um acidente verdade seja dita ja havia um tipo de cinto que ficou conhecido como y sua proposta era juntar os cintos diagonal e abdominal em uma unica peça mas ele tinha problemas as tiras do cinto encontravam se sobre a barriga do passageiro aumentando a possibilidade de ferimentos internos nas visceras alem disso sua operaçao nao era das mais simples a volvo reconhecia porem que aquela soluçao estava no caminho certo e encarregou bohlin de aperfeiçoa la o engenheiro entao percebeu que era importante apoiar o cinto nas partes mais resistentes do corpo os ombros a caixa toracica e o osso pelvico para tornar a operaçao mais simples e intuitiva bohlin desenvolveu um cinto em formato de v que permitia que usando apenas uma mao o passageiro pudesse alcançar o cinto de segurança puxa lo por sobre seu corpo e afivela lo em um encaixe ao lado do banco apos um periodo de testes a ideia foi aprovada e colocada a venda ja em 1959 os primeiros carros a vir de fabrica com cintos de segurança de tres pontos foram o compacto p120 seda de duas ou quatro portas; e o pv544 seda dois volumes maior e mais luxuoso isto posto ambos ainda usavam os cintos de tres pontos apenas nos bancos dianteiro enquanto os bancos de tras ainda tinham cintos abdominais alem disso estes modelos so receberam cintos de tres pontos nos paises escandinavos no restante da europa os carros da volvo continuaram usando cintos abdominais isto posto a partir daquele momento a volvo dedicou se a provar para a industria que havia bom motivos para a adoçao dos cintos de tres pontos talvez ate mesmo uma eventual padronizaçao para isto a fabricante realizou um estudo muito abrangente coletando dados de todos os acidentes de transito ocorridos na suecia ao longo de um ano resultado em 28 000 colisoes registradas os cintos de segurança de tres pontos de fato evitaram fatalidades alem de reduzir a incidencia de ferimentos graves de 50 a 60% eram dados incontestaveis o passo seguinte foi tornar aberta a patente dos cintos de tres pontos criados por nils desta forma alem de adotar a inovaçao da volvo em seus proprios modelos as demais fabricantes de automoveis poderiam dar a sua contribuiçao para melhorar sua eficacia foi graças a esta atitude da volvo que os cintos de tres pontos foram adotados em massa passando a equipar tambem os bancos traseiros de seus carros no final da decada de 1960 e nos anos seguintes tornando se a norma na industria automotiva e foi tambem graças a isto que eles continuaram evoluindo ganhando recursos como carreteis de inercia que travam o cinto quando o carro e submetido a uma força de desaceleraçao repentina; pre tensionadores que puxam os cintos em caso de colisao iminente e deixam o passageiro mais seguro; e mais recentemente airbags que aumentam a area de contato do cinto com o corpo do ocupante melhoram a distribuiçao de energia e tornam a experiencia de um acidente menos dolorosa nils continuou trabalhando com a volvo ate sua aposentadoria em 1985 e suas contribuiçoes com a segurança automotiva continuaram na decada de 1970 por exemplo ele coemeçou o desenvolvimento do sistema de proteçao contra impactos laterais que consistia em barras diagonais na parte interna das portas alem de estruturas em forma de favo de mel que absorviam a energia dos impactos e impediam que esta energia chegasse aos passageiros o sistema no entanto so foi adotado em 1991 o engenheiro nils bohlins morreu em 2002 aos 82 anos apos sofrer um avc no mesmo ano ele ganhou uma indicaçao postuma ao hall da fama nacional dos inventores dos estados unidos
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