FlatOut!
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Técnica

Como um motor turbo de baixa cilindrada pode ser menos eficiente que um motor maior e mais potente?

Nos últimos cinco dias meu daily driver foi um SUV com motor 2.0 turbo de 300 cv e 1.800 kg. Rodei mais ou menos 500 quilômetros em percurso combinado (cidade, estrada e um pouco de off-road) e consegui uma média de 9 km/l — um número positivo, considerando o peso e a potência do carro. Especialmente porque no final de 2018 também passei uns dias com um SUV 1.5 turbo de 190 cv e, rodando quase 800 km com ele, mal consegui superar os 10 km/l em percurso rodoviário, ainda que ele fosse razoavelmente leve para um SUV (1.600 kg). Como é possível que um motor menor e menos potente tenha uma diferença tão pequena de consumo médio em relação um motor maior e mais potente?   Mais eficiente... em alguns casos Nos últimos anos, as normas de emissões e consumo impostas por governos de todo o mundo — em especial da Califórnia e da União Européia — levaram os fabricantes a abandonar seus motores aspirados e com deslocamento elevado, para adotar motores com menos cilindros, menor desl