hoje com quase 60 anos o ford mustang esta mais que sacramentado como um dos automoveis mais importantes da historia nascido como resposta ao fenomeno chamado chevrolet corvette que ganhou sua segunda geraçao em 1963 e assumiu de vez o papel de esportivo das massas o mustang foi concebido como um esportivo compacto bom de guiar e ainda mais acessivel que o corvette e diretamente oposto ao corvair monza da mesma marca em tamanho preço e mercado alvo foi desenvolvido em tempo recorde apenas 18 meses entre setembro de 1962 e abril de 1964 de conceito ao inicio da produçao em serie ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] fruto da mente visionaria de lee iacocca o mustang foi de roadster de motor v4 central traseiro o conceito mustang i ao arquetipo de pony car o termo foi cunhado logo apos o lançamento pela revista car life para definir um carro compacto ao menos para os padroes americanos com proposta esportiva motor seis em linha ou v8 e um grande catalogo de acessorios e componentes de preparaçao e acabou criando uma categoria a parte dos muscle cars a ford nao podia se dar ao luxo de cometer erros com o mustang e por isso fez diversas experiencias com seu estilo e uma boa quantidade de prototipos antes de chegar ao design e ao acerto definitivo mas deu resultado com uma campanha de marketing agressiva com direito a comerciais de tv no horario nobre apariçoes no cinema e anuncios impressos em 2 600 jornais e 24 revistas totalizando uma circulaçao de 68 milhoes as concessionarias da ford ficaram inundadas de encomendas no dia do lançamento https //www youtube com/watch v=rn4mj9yf_lq documentos da epoca dizem que a ford vendeu no primeiro dia 20% dos carros que esperava vender pelo resto do ano eventualmente doze meses depois do lançamento a ford ja havia recebido 417 000 encomendas do mustang quatro vezes mais que o esperado na verdade o sucesso do mustang foi tao grande que o primeiro exemplar de vin #001 foi vendido tres dias antes do lançamento oficial em 17 de abril de 1964 quem comprou foi um piloto comercial de avioes ele gostou tanto do carro que conseguiu convencer a ford a quebrar o protocolo mas como para entender esta historia e preciso entender como foi o processo de lançamento do mustang no dia 17 de abril uma sexta feira ocorreu o lançamento oficial com o pony car apresentado por iacocca em pessoa durante o fim de semana seguinte 22 000 exemplares foram encomendados a ford ja havia começado a fabricar o mustang meses antes segundo os registros da propria fabricante que ainda assim nao sao 100% confiaveis entre agosto e dezembro de 1963 fora feitos cerca de 15 exemplares piloto esses carros foram usados para testar o ferramental da linha de produçao e realizar os ultimos ajustes finos no processo depois veio uma serie de pre produçao com algo entre 180 a 200 automoveis que seriam utilizados para fins promocionais e testes de colisao alem de servirem como base para os primeiros mustang de corrida a produçao em serie de fato começou em 9 de março de 1964 na fabrica da ford em dearborn para garantir que todas as concessionarias da america do norte eua e canada tivessem ao menos um exemplar do mustang pronto para visitaçao na epoca do lançamento e as concessionarias mais distantes receberam os primeiros carros por questao de logica e logistica e foi assim que a pequena concessionaria george parsons ford da cidadezinha de st john na provincia canadense de terra nova e labrador recebeu o primeiro mustang fabricado era o dia 14 de abril de 1964 terra nova e salvador e a provincia mais a leste do canada na borda do continente nao tao longe assim da groenlandia a concessionaria ficava a exatos 3 500 km da fabrica da ford em dearborn no michigan o numero completo do chassi era 5f08f100001 e correspondia a um mustang conversivel branco wimbledon white com interior preto o motor era o v8 small block 260 da ford com 164 cv ligado a uma caixa automatica de tres marchas a capota de lona tambem era branca e o carro tinha calotas raiadas e pneus com banda branca classico estacionado no patio da george parsons ford o carro chamou a atençao de uma pequena multidao stanley tucker piloto comercial da eastern provincial airlines passava em frente ao predio e decidiu ver o que era toda aquela comoçao naquele dia o vendedor harry phillips estava de plantao e empolgado com o novo modelo foi mostra lo a tucker os pormenores do encontro entre ambos se perderam no tempo e a propria ford ja contou duas versoes uma diz que phillips nao sabia o destino do carro como unidade de pre produçao ele ainda nao havia sido homologado e tecnicamente nao estava apto a circular nas ruas e muito menos a ser vendido a um cliente a outra diz o contrario phillips sabia muito bem que aquele exemplar era puramente para demonstraçao que o lançamento so aconteceria dali a tres dias e que o carro nao poderia ser entregue mas ignorou todos os procedimentos para garantir que seria o primeiro vendedor a negociar um mustang o dono da concessionaria george parsons relutou em permitir a venda mas no final acabou cedendo o carro so nao podia ser entregue naquele dia novamente ha mais de uma versao da historia uma diz que tucker so precisou esperar ate o dia seguinte para ir buscar o carro outra afirma que na verdade ele teve de aguardar pelo menos uma semana ate o fim do periodo de exposiçao e o inicio das vendas de fato de todo modo por algum tempo o capitao tucker foi o unico dono de mustang em toda a provincia de terra nova e labrador e ele aproveitou cada minuto mais tarde ele disse que seu carro nunca havia lhe dado problemas apenas alegria e que era muito bacana ver as crianças gritando mustang quando ele passava mas que as vezes era pego de surpresa por algum curioso que o fazia parar na beira da pista para perguntar sobre o entao recem lançado pony car acontece que nao demorou muito para que a ford percebesse o engano passados alguns meses ao reunir todos os carros da primeira leva para encaminha los ao ferro velho a fabricante sentiu falta de um deles e justo o primeiro nao foi dificil localizar a concessionaria responsavel pela venda nem encontrar o capitao tucker dificil foi convence lo a devolver o carro primeiro a fabricante tentou compra lo de volta porque apesar de ter comprado um mustang que nao deveria ter sido vendido tucker era o dono legitimo do carro mas ele recusou pois simplesmente gostava muito do carro e rodou mais de de 10 000 milhas com ele cerca de 16 000 km tucker so mudou de ideia dois anos depois quando a ford lhe fez uma proposta tentadora em troca do mustang numero 1 ele receberia o mustang numero 1 000 0001 sim em apenas dois anos a ford produziu 1 milhao de unidades um atestado incontestavel do sucesso do pony car o carro era um mustang prata tambem conversivel mas com motor v8 289 de 225 cv o cambio tambem era automatico e o carro veio equipado com todos os opcionais possiveis ar condicionado toca fitas estereo freios a disco na dianteira e o chamado rally pac que era nada mais que um conta giros e um relogio instalados na coluna de direçao antes de entregar o mustang tucker foi fotografado com o carro e acabou fazendo parte de mais uma campanha publicitaria apesar disso oficialmente ele nao e considerado o primeiro comprador do mustang mas sim uma mulher chamada gail wise que comprou seu mustang azul em 15 de abril de 1964 e ficou com ele desde entao ate ja contamos a historia dela por aqui https //flatout com br/esta senhorinha comprou foi a primeira pessoa que comprou um ford mustang em 1964 e esta com ele ate hoje/ o carro do capitao tucker foi levado direto para o museu henry ford em dearborn michigan o mustang esta la ate hoje e e uma das atraçoes favoritas do publico o capitao tucker morreu em 2008 mas o homem que vendeu a ele o mustang continua vivo harry phillips tem hoje 85 anos e em 2019 teve a chance de encontrar o carro novamente sua neta stephanie mealey fez uma campanha na internet para ajuda lo a viajar ate o museu henry ford la o ex vendedor ficou maravilhado ao ver que o mustang estava exatamente igual ao dia em que chegou a concessionaria 57 anos atras
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.