bons projetos duram muitos anos isto vale para praticamente tudo o que e industrializado mas e especialmente verdade para os motores se um motor e bom ele e flexivel o bastante para que decadas depois de sua criaçao ainda tenha eficiencia o bastante para equipar automoveis modernos o engenheiro italiano aurelio lampredi sabia como poucos criar motores assim hoje vamos dar um passeio por seus maiores feitos lampredi nasceu em livorno na italia no dia 16 de junho de 1917 em sua juventude o automovel estava se popularizando e ele como quase todo mundo na epoca era fascinado por aquelas maquinas autonomas que queimavam combustivel para se mover mas nem todo mundo tinha o talento para a engenharia que este homem tinha talento que de fato o levou a ir trabalhar na fabricante de motocicletas piaggio antes mesmo de concluir seu curso de mecanica em 1937 aurelio lampredi e gioachinno colombo apos um breve periodo trabalhando na isotta fraschini e em seguida na fabricante de avioes reggianne durante a segunda guerra em 1946 lampredi foi trabalhar na ferrari a convite do proprio commendatore — contudo apesar de enzo querer o engenheiro junto de sua equipe o chefe de design da ferrari giuseppe busso nao tinha a mesma opiniao ele e lampredi tiveram uma serie de discussoes acaloradas que culminaram com sua saida da ferrari no ano seguinte apenas sete meses depois com a saida de busso — o designer voltou para a alfa romeo onde havia trabalhado de 1939 a 1946 — lampredi retorna a ferrari era inicio de 1948 e enzo ainda nao sabia mas a contrataçao de aurelio lampredi seria essencial para transformar a ferrari em uma gigante do automobilismo a ferrari usava motores v12 projetados por gioachinno colombo desde 1947 — na verdade colombo foi quem projetou o primeiro motor ferrari um v12 de apenas 1 5 litro com comando simples nos cabeçotes que na versao usada na ferrari 125 f1 entregava 230 cv com a ajuda de um compressor mecanico os motores v12 projetados por colombo continuaram sendo desenvolvidos pela ferrari mesmo depois que o engenheiro deixou a companhia em 1950 para ir trabalhar na alfa romeo e foram a principal força motriz dos carros de rua da marca nas decadas de 50 e 60 a ultima ferrari a usar um motor colombo foi a 412i fabricada entre 1986 e 1988 carreira solo contudo esta e a historia de lampredi o outro engenheiro de motores da ferrari durante o periodo em que os dois engenheiros trabalharam juntos lampredi era encarregado dos projetos experimentais como motores de dois e quatro cilindros em linha e colombo ficava com os projetos principais quando colombo saiu lampredi ficou sozinho enzo ferrari o nomeou como diretor tecnico da divisao de corrida de maranello e seu primeiro trabalho solo foi a ferrari f340 f1 que usava um v12 de 3 3 litros com tres carburadores weber 42dcf comando simples em cada um dos cabeçotes e duas valvulas por cilindro o motor produzia 300 cv a 7 200 rpm o carro foi pilotado por alberto ascari no gp da belgica no dia 18 de junho de 1950 e chegou em quinto lugar nao era um mau resultado mas enzo queria vencer depois de experimentar uma versao de 4 1 litros no grande premio das naçoes em genebra no dia 30 de julho que acabou abandonando a corrida por problemas mecanicos lampredi apresentou a versao final com 4 5 litros e cerca de 340 cv que garantiu que o carro agora batizado de 375 f1 chegasse em segundo lugar no gp da italia em monza no dia 3 de setembro de 1950 motor bicampeao no ano seguinte o motor foi aperfeiçoado e a ferrari venceu sua primeira corrida de formula 1 com um motor lampredi em silverstone com ascari ao volante vencendo as duas corridas seguintes a ferrari foi a responsavel por fazer com que aquele ano fosse o ultimo em que a alfa romeo competia — a equipe retirou se da formula 1 na temporada seguinte em 1952 com a ferrari tipo 500 projetada por lampredi originalmente para competir na formula 2 a ferrari venceu sete das oito corridas e alberto ascari ficou com o titulo de campeao no ano seguinte a situaçao foi a mesma — ascari venceu cinco das nove corridas e se tornou bicampeao mas na historia que estamos contando corridas e resultados sao meros detalhes o que importa aqui e o motor usado na ferrari tipo 500 um quatro cilindros feito todo em aluminio que deslocava dois litros com diametro de 90 mm e curso de 78 mm alimentado por dois carburadores weber 45doe o motor entregava 165 cv e sua maior novidade era o comando duplo no cabeçote que ainda tinha duas valvulas por cilindro para 1953 foram adotados cilindros com diametro de 93 mm de diametro e 73 5 mm de curso alem de novos carburadores weber a potencia aumentava para 190 cv o projeto do motor da ferrari tipo 500 era uma amostra do que seria o projeto mais famoso de aurelio lampredi anos mais tarde na fiat mudança de ares em 1955 a ferrari comprou a equipe de formula 1 da lancia e com ela os serviços do designer de motores vittorio jano a aquisiçao faria com que os motores lampredi deixassem de ser usados em favor dos v6 lancia embora os carros de rua da ferrari continuassem com os motores v12 de colombo e lampredi depois de um um desentendimento com enzo ferrari lampredi achou por bem sair da ferrari em 1955 no ano seguinte recebeu um convite de outra grande fabricante italiana a fiat o convite era improvavel porque a fiat estava em outro extremo enquanto a ferrari fazia carros e motores de corrida a fabbrica italiana automobili torino era famosa por seus carros compactos e economicos essenciais na italia pos guerra foi la porem que lampredi entrou em sua fase mais produtiva e gravou seu nome na historia automotiva mundial obra prima a primeira versao do motor twin cam com duplo comando mas ainda oito valvulas seu projeto mais famoso na fiat foi justamente um motor de quatro cilindros e comando duplo no cabeçote acionado por correia dentada ainda com oito valvulas o motor de 1 438 cm³ rendia 90 cv — cerca de 20 cv a mais do que qualquer motor 2 0 da epoca o chamado fiat twin cam duplo comando era derivado do motor do fiat 124 lançado em 1966 sua primeira configuraçao ainda tinha comando simples no bloco e deslocava 1 2 litro com as modificaçoes realizadas por lampredi o motor twin cam podia ser facilmente considerado o mais moderno a equipar um carro de rua na epoca o cabeçote era de aluminio e as valvulas de admissao e escape eram inclinadas melhorando o fluxo do ar no motor alem disso o acionamento por correia dentada garantia um funcionamento mais suave e silencioso alem de facilitar o ajuste fino do tempo de valvulas um ponto fraco na epoca admitido pela propria fiat era a curta durabilidade da correia que precisava ser trocada a cada 36 000 km contudo o motor apresentado no salao de turim de 1966 estava obviamente muito a frente daquele no qual fora baseado enquanto o motor ohv entregava 65 cv a 5 600 rpm o motor twin cam que ficou conhecido como lampredi entregava 96 cv a 6 500 rpm longevidade twin cam 16v em versao turbinada da lancia com diferentes configuraçoes de deslocamento o motor lampredi foi usado em varios automoveis do grupo fiat ao longo de mais de 30 anos como projeto basico praticamente inalterado porem com obvias atualizaçoes em varios componentes houve versoes que variavam de 1 297 cm³ 1 3 usada no fiat 131 ate 1 995 cm³ 2 0 que equipou entre outros modelos fiat 124 coupe e spider tipo tempra e coupe — isto so para ficar nos fiat como destaques o fiat tipo sedicivalvole usava uma versao de aspiraçao natural de 148 cv enquanto o coupe 2 0 16v turbo entregava 193 cv isto sem citar todos os modelos da lancia e da alfa romeo que tambem usaram versoes de 8 e 16 valvulas do motor twin cam como o beta montecarlo e o lancia 037 de rali com seu motor turbo de ate 350 cv alem dos alfa romeo 164 e 155 — estes com cabeçote proprio da alfa o ultimo modelo a usar o fiat twin cam na europa foi o lancia delta mk2 descontinuado em 1999 fiasa o motor de lampredi no brasil o motor twin cam chegou a ser utilizado no brasil nos ja citados tipo tempra e coupe contudo outro motor projetado por ele fez fama no brasil o fiasa para criar um motor mais moderno para seu primeiro modelo no brasil o 147 a fiat contratou aurelio lampredi que seria encarregado de desenhar o propulsor que substituiria o ohv usado no fiat 127 italiano no qual o 147 era baseado lampredi criou um motor de 1 049 cm³ feito sob medida para equipar o 147 lançado em 1976 alimentado com um carburador de corpo simples rendia 48 cv ao longo dos anos o motor fiasa passou por diversas transformaçoes e mudanças de cilindrada — aumentando para 1 3 e 1 5 litro e equipou versoes esportivas do fiat 147 alem de uno e palio no começo da decada de 1990 uma versao com cilindrada reduzida para 994 cm³ foi criada para se adequar ao novo programa do governo que concedia reduçao de impostos a carros de motores com menos de 1 000 cm³ com 48 5 cv e debaixo do capo do fiat uno mille o motor fiasa deu origem ao carro popular por outro lado a versao de 1 5 litro multiponto lançada em 1996 para equipar o palio el tinha 76 cv a versatilidade do motor fiasa era marca registrada dos projetos de aurelio lampredi ele criava motores feitos para rodar com suavidade e eficiencia ao mesmo tempo em que explorava ao maximo sua capacidade de rendimento lampredi costumava dizer que motores devem respirar e nao beber — por isto ele dava muita importancia a admissao de ar nos cilindros tomando ate mesmo o cuidado de projetar coletores de admissao aerodinamicos e calcular com precisao a inclinaçao das valvulas o motor fiasa chegou a ser exportado para a italia onde equipou varios modelos fiat e lancia e ficou conhecido como brasiliano se a ferrari e hoje talvez a mais iconica equipe de automobilismo do mundo parte disto se deve aos motores de lampredi se mundialmente a fiat e conhecida como uma marca que sabe fazer carros pequenos e ageis adivinhem ha o dedo de lampredi nisto tambem aurelio lampredi se aposentou em 1982 e morreu sete anos depois no dia 1 de junho de 1989 aos 72 anos ps para quem quiser ler mais sobre o motor fiasa recomendamos este excelente artigo do autoentusiastas que se aventura por todos aspectos tecnicos do motor brasileiro projetado por lampredi
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