os dubles de hollywood talvez sejam os profissionais mais injustiçados da industria cinematografica eles criam e coordenam toda a açao que da autenticidade e dramaticidade que atrai o publico as salas de cinema mas a gloria e a eterna admiraçao vao todas para os atores que nao se arriscaram e ao diretor que quase nao se mete no trabalho desses caras o maior desses herois anonimos foi cary loftin considerado maior piloto duble de todos os tempos esta e sua historia william carey loftin nasceu em 31 de janeiro de 1914 na florida e começou a andar de moto aos 10 anos com uma antiga excelsior emprestada do ferreiro da cidade e apesar dos tombos andava de moto sempre que podia mais tarde ele comprou uma indian monocilindrica de 600 cm³ por us$ 10 na epoca segundo loftin a moto era uma tranqueira e nenhum mecanico topava colocar as maos nela embora fosse um pouco humilhante isso fez com que loftin aprendesse a consertar motores o pistao da moto estava tao desgastado que era possivel ouvir a vibraçao da peça batendo contra as paredes do cilindro quando a moto inevitavelmente quebrou ele nao tinha dinheiro para conserta la e tratou de procurar um pistao de carro que coubesse no motor loftin encontrou um pistao de carro com o diametro adequado mas alto demais para sua moto e por isso ingenuamente cortou a cabeça do pistao mas sem querer deixou um ressalto que aumentou a taxa de compressao e fez sua moto andar mais rapido mas ele nao se contentou em so andar rapido logo ele aprendeu manobras e acrobacias sobre duas rodas e era frequentemente desafiado pelos amigos a fazer manobras cada vez mais dificeis — as quais ele completava com exito quando loftin tinha 19 anos um piloto acrobata chamado skip fordyce levou seu show itinerante a sua cidade no fim da apresentaçao um garoto abusado falou para fordyce que era capaz de fazer qualquer uma daquelas manobras era loftin fordyce pediu para loftin provar o que estava falando em poucos minutos o moleque apareceu com sua velha indian envenenada e começou a repetir a performance do astro impressionado com a habilidade de loftin fordyce o contratou e juntos eles rodaram o pais durante a decada de 30 fazendo suas apresentaçoes de moto no fim da decada loftin se alistou no corpo de fuzileiros navais por um curto tempo e ao deixar o serviço militar mudou se para los angeles e começou a trabalhar como mecanico nao demorou para conhecer pessoas e ficar conhecido por sua habilidade com motos e aquela altura tambem com carros e caminhoes logo ele foi contratado pela warner bros para fazer uma gravaçao de um acidente de moto assim começou a carreira do maior piloto duble da historia de hollywood com seu conhecimento tecnico abrangente ele tornou se piloto e coordenador de cenas de açao com veiculos ao longo de sua carreira ele ajudou a criar algumas das mais famosas perseguiçoes da historia quer nomes entao ai vai se meu fusca falasse/herbie em monte carlo apesar dos truques de ediçao e cenas aceleradas algumas cenas dos filmes do fusca mais famoso do cinema tiveram que ser realmente gravadas em alta velocidade por um piloto competente lembro vagamente de ter lido algo sobre uma carroceria de fusca sobre um chassi mais potente se alguem souber por favor manifeste se nos comentarios mas loftin tambem usou fuscas com motor de porsche 356 super 90 com amortecedores koni e camber plates empi [youtube id= tstvmsf8 de width= 620 height= 350 ] bullitt esqueça o mito de que mcqueen nao usava dubles nenhum estudio e louco o suficiente para colocar uma estrela internacional em risco por isso mcqueen ate guiou em algumas cenas em alta velocidade mas aquelas curvas animais e toda a açao ja na parte rodoviaria da perseguiçao tinham carey loftin ao volante do mustang verde foi durante as filmagens de bullitt que loftin recebeu o apelido de maior duble de hollywood que o acompanhou durante toda a sua vida [youtube id= lbs_nyw3 o width= 620 height= 350 ] corrida contra o destino neste filme loftin foi o coordenador de manobras e pilotou nas cenas mais dificeis ele chegou a ensinar algumas tecnicas ao ator principal barry newman kowalski que fez uma curva de 180 graus por conta propria sem avisar o diretor loftin foi o motorista do challenger na cena final na qual o carro explode nas pas mecanicas so que ao contrario do que voce esta pensando o challenger apenas rebocou o carro duble um camaro 1967 com explosivos no lugar do motor [youtube id= re8u_on4gn4 width= 620 height= 350 ] os diamantes sao eternos e uma tipica perseguiçao de james bond gravada em las vegas com um mustang mach i nessa cena loftin mostra que muito antes de ken block ele ja encaixava muscle cars em espaços improvaveis e fazia drifts por estacionamentos a cena tem um erro de continuidade facil de perceber mas nao minimiza o talento de loftin ao rodar com um mach i sobre duas rodas [youtube id= uakux3uvyhu width= 620 height= 350 ] operaçao frança junto com a perseguiçao de bullitt a cena em que gene hackman persegue um metro com o pontiac le mans 1971 e considerada uma das grandes perseguiçoes da historia do cinema na perseguiçao o pontiac e atingido na lateral por um carro prensado por um caminhao quase atropela um carrinho de bebe e salta por uma calçada ao desviar de um carrinho de bebe e e prensado em uma tela por um trator nas cenas onboard com a camera no bico do carro o carey loftin chegou a velocidades superiores a 150 km/h e apesar de ter coordenado os outros dubles para quase acertar o carro para dar realismo a cena ocorreram alguns erros e algumas das batidas sao bem reais [youtube id= izeloj5venk width= 620 height= 350 ] encurralado voce tambem ficou meio frustrado por nao descobrir quem era o motorista psicopata daquele caminhao pois era o proprio carey loftin como encurralado era um filme de baixissimo orçamento por que gastar dinheiro com um ator conhecido se um vilao sem rosto e muito mais assustador de quebra spielberg manteve um motorista profissional o tempo todo ao volante do monstruoso peterbilt [youtube id= 5mtamc4i8oa width= 620 height= 350 ] paixoes violentas outra perseguiçao tipica de filmes policiais do anos 80 mas merece a inclusao neste post pois loftin estava com 70 anos quando sentou no banco do motorista da ferrari 308 qv e fez tudo aquilo que voce jamais conseguiria fazer [youtube id= bymglo16ul0 width= 620 height= 350 ] ao longo de sua carreira loftin conseguiu evitar acidentes graves e foram raras as vezes em que se machucou depois de criar as perseguiçoes mais emblematicas do cinema ele finalmente se aposentou em 1991 aos 77 anos ele morreu de causas naturais em sua casa na california aos 83 anos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.