antes da segunda guerra o jovem renzo rivolta compra uma pequena empresa de 20 funcionarios localizada perto de genova chamada isothermos a iso fabricava geladeiras e aquecedores em pouco tempo cresceria o negocio exponencialmente [caption id= attachment_384890 align= aligncenter width= 942 ] renzo rivolta saindo do isetta[/caption] quando a guerra acaba renzo e sua iso tinham progredido de forma visivel apesar da epoca dificil compra um enorme castelo abandonado em bresso onde constroi uma nova fabrica e faz sua villa rivolta em 1948 ja esta investido em um novo e lucrativo negocio o de scooters motorizados o primeiro e o iso furetto de dois tempos e 50 cm³ de produçao e projeto proprios https //flatout com br/a fantastica melancia do eng preti como nasceu a isetta/ renzo rivolta entra no negocio de automoveis quase por acidente bate a sua porta um professor de engenharia da politecnica de milao um dia com o que sua secretaria lhe disse ser uma melancia debaixo do braço era um modelo do que conhecemos como isetta carrinho minusculo que depois seria licenciado para a bmw na alemanha e para a romi no brasil [caption id= attachment_384893 align= aligncenter width= 999 ] gordon gt[/caption] mas uma vez produzindo carros renzo rivolta imaginou que poderia faze los melhor que gente como enzo ferrari e os orsi da maserati o isetta parou de ser produzido e renzo sabia que havia dinheiro a ser ganho nos gt de alto preço grande mania italiana entao para projetar seus novos carros contrata um especialista nada menos que giotto bizzarrini recem saido da ferrari e do fracasso da ats [caption id= attachment_384891 align= aligncenter width= 962 ] bizzarrini e o chevrolet v8 amor a primeira vista[/caption] bertone leva ate bresso uma ideia sua do tipo de carro que rivolta deveria fazer o gordon gt um cupe com o v8 327 do corvette chassi tubular e suspensao traseira de dion renzo gostou da ideia era um seda duas portas mais do que um cupe e com um maravilhoso desenho do jovem giugiaro que bertone venderia tambem para a bmw 3200 cs e alfa romeo giulia sprint/gtv um carro de luxo para empresarios bem sucedidos como ele mesmo; renzo rivolta adorou [caption id= attachment_384895 align= aligncenter width= 999 ] o chassi plataforma dos iso[/caption] giotto sai para uma volta e quando volta usa de sua conhecida falta de tato toscana dizendo a um pasmo rivolta o chassi tubular e como se fosse uma mola e a suspensao dianteira so ajuda a piorar as coisas o carro nao pode competir com a ferrari mas nem tudo era ma noticia primeiro adorou a suspensao traseira de dion mas o motor foi o que mais lhe surpreendeu foi minha primeira vez com um chevrolet v8 e eu fiquei simplesmente estupefato era superior ao ferrari v12 com a mesma potencia mas resposta incomparavelmente melhor o gordon parecia andar mais que os ferrari depois o engenheiro descobriria que tambem pesava o mesmo que o ferrari de aluminio mas tinha centro de gravidade mais baixo e era mais curto em comprimento e era muito mais barato para produzir e era extremamente parrudo decidiram jogar tudo fora e manter apenas motor e suspensao traseira o resultado foi o iso rivolta usava o chassi plataforma de aço estampado criado por bizzarrini com ajuda do engenheiro da iso pierluigi raggi raggi ensinou bizzarrini como projetar peças estampadas e giotto o ensinou a testar carros como um profissional; ambos se tornaram amigos para uma vida toda a plataforma monobloco em aço estampado e um metodo moderno mas bom mesmo para altissima produçao; seria um problema para a iso que acabou usando este chassi basico de bizzarrini ate seu fim [caption id= attachment_384896 align= aligncenter width= 999 ] iso rivolta ir300[/caption] mas por mais que o iso rivolta fosse sensacional a epoca era do carro esporte italiano da berlinetta di alte prestazioni bertone esta pronto para fazer uma para a iso com entre eixos reduzido de 2700 mm no rivolta para 2500 mm na nova berlinetta [caption id= attachment_384897 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro grifo[/caption] o resultado e o mais famoso dos iso o grifo desenhado tambem por giugiaro na bertone mas como sua historia e confusa e causa o aparecimento da marca separada chamada bizzarrini ela pode ficar confusa as vezes por isso vamos metodicamente uma versao de cada vez iso grifo prototipo 1963 a criaçao do chassi de entre eixos curto na prototipi bizzarrini em livorno dividiu imediatamente a empresa em duas renzo rivolta queria um carro de rua confortavel enquanto bizzarrini insistia que para bater a ferrari em vendas deveriam bater ela tambem nas pistas a briga foi temporariamente apaziguada com a decisao de se fazer dois carros ao inves de um o grifo a3/l de rua e alta produçao e o a3/c de competiçao criado por bizzarrini totalmente em sua empresa [gallery ids= 384900 384903 384913 384902 ] no salao de torino de 1963 aparece o a3/l criado por giugiaro na bertone o prototipo era belissimo e parou o evento vinha com mesma mecanica do iso rivolta motor corvette de 340 cv e cambio manual de quatro marchas tambem do corvette as suspensoes era as mesmas do iso rivolta mas o novo e belissimo grifo era 150 kg mais leve aos 1400 kg e portanto mais veloz iso grifo a3/c 1963 no mesmo salao de torino estreia tambem a versao de competiçao o iso grifo a3/c era na verdade um carro bem diferente apesar do nome proximo bizzarrini pai do ferrari 250 gto o chamava o a3/c de gto melhorado a carroceria era muito mais baixa em aluminio e 1700 rebites o motor foi movido radicalmente para baixo e para tras cerca de 40 mm tornando o a3/c um carro com motor central dianteiro para acessar o distribuidor para se ter uma ideia o acesso era dentro do carro via uma tampa no painel de instrumentos pesando proximo dos 1000 kg e com quatro webers duplos no v8 chevrolet para quase 400 cv o carro de bizzarrini era realmente uma fera [caption id= attachment_384901 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro a3/c[/caption] em 1964 o prototipo a3/c correu em le mans pilotado por edgar berney e pierre noblet com um bom desempenho ate que problemas nos freios exigiram uma parada nos boxes de duas horas o carro retomou a corrida terminando em 14º lugar em 1965 teve um desempenho melhor terminando em 9º lugar em le mans [gallery ids= 384904 384879 384853 384907 384854 384859 ] mas a iso quase nem participou disso; estava ocupada tentando transformar o a3/l prototipo em um carro de produçao a produçao do iso grifo a3/l renomeado grifo gl finalmente começa em 1965 mas a parceria entre bizzarrini e rivolta rapidamente se desfez acordaram com uma produçao separada dos dois carros grifo gl e grifo a3/c bizzarrini refinou seu a3/c e criou versoes de rua o a3/c stradale o que acaba de uma vez com a parceria; vira depois disso o bizzarrini 5300gt em versoes strada e corsa apenas 22 exemplares do grifo a3/c foram produzidos antes da separaçao de rivolta e bizzarrini mesmo depois da separaçao a iso continuava vendendo chassi plataforma completos com suspensoes freios e tudo na especificaçao de bizzarrini mas eram carros e empresas separadas dali em diante e agora bizzarrini nao podia mais usar o nome grifo iso grifo spider 1964 enquanto a empresa se degladiava para tentar colocar o novo iso em produçao a bertone resolve criar mais interesse no carro de uma maneira facil e pragmatica um conversivel a iniciativa e toda de nuccio bertone e alem de fornecer o chassi nr 002 para o carro a iso teve zero participaçao foi mostrado em saloes em 1964/1965 no estande da bertone mas permaneceu um carro unico iso grifo gl 1965 o grifo de produçao era bem menos radical nos detalhes comparado ao carro do salao de 1963 mas ainda assim continuava belo e com a intençao do designer intacta [gallery ids= 384909 384910 384911 ] o motor era ainda o chevrolet small block 327 v8 de 5 4 litros em duas versoes de 300 e 350 cv e acoplado a uma transmissao manual borg warner de 4 marchas os motores eram fabricados nos estados unidos; depois enviados para a italia o chassi basicamente o de suspensao traseira de dion do rivolta recalibrado apenas; com o motor de 350 cv reporta se que chegava a 275 km/h iso grifo targa 1966 quando chega 1966 renzo rivolta falece de uma hora para outra aparentemente depois de anos e anos de fluxo de caixa negativo e nao sobrava nada a nao ser uma divida debilitante na empresa e ao esconder tudo da familia morre subitamente no momento exato em que renzo rivolta faleceu a iso suas varias centenas de funcionarios rede mundial de revendedores e sua enorme divida debilitante que nao parava de aumentar foram instantaneamente transplantados para novos ombros aos 25 anos pronto ou nao piero rivolta seu filho era agora o fabricante automotivo mais jovem do mundo mas piero era um entusiasta e pegou a responsabilidade com vontade a primeira coisa que fez foi criar um outro carro especial para chamar atençao o targa executado agora por marcello gandini na bertone tinha painel duplo no teto removivel o primeiro grifo com capota targa carro nº 97 foi exibido no salao do automovel de torino de 1966 tambem daquele ano em diante havia opçao de transmissao manual zf de 5 marchas apenas quatorze targas serie i e quatro targas serie ii foram construidos iso grifo 7 litri 1968 a segunda açao de piero e classica mais potencia em 1968 o grifo 7 litri foi lançado equipado com um v8 big block chevrolet l71 uma versao tri power do motor 427 de sete litros que lhe deu o nome [gallery ids= 384923 384922 384920 384918 384919 384921 ] o enorme motor exigiu diversas mudanças mecanicas no carro para se adaptar como componentes do chassi reforçados e um compartimento do motor ampliado com coxins reforçados uma grande entrada de ar no capo apelidada de penthouse devido ao seu tamanho foi adicionada para compensar a altura do compartimento do motor eram 435 cv a 5 800 rpm anunciados pela gm; provavelmente na real era mais que isso a iso afirmava que o 7 litri poderia atingir uma velocidade maxima de 300 km/h; o que seria comprovado por diversas publicaçoes italianas da epoca era noticia de verdade entao 300km/h iso grifo series ii e can am 1970 [caption id= attachment_384924 align= aligncenter width= 999 ] iso grifo can am[/caption] em 1970 o grifo serie ii recebeu uma mudança de estilo na parte dianteira do carro que ganhou um visual mais elegante e farois embutidos com uma tampa escamoteaavel que deu nova cara aos grifo o 7 litri passa a se chamar can am em vista de seu novo motor a evoluçao do 427 o v8 454 ls6 de 7 4 litros um motor que a gm declarava ter 450 cv mas se sabe que estava mais proximo dos 500 cv existem can ams com o motor 427 tambem aparece em 1971 uma opçao para o grifo com v8 small block tambem o novo 350 lt1 do corvette com 5 7 litros e 370 cv a 6000 rpm o lt1 e um dos mais amados dos motores small block originais; o grifo equipado com ele e a transmissao de 5 marchas zf rarissimo talvez o melhor de todos eles iso grifo ir8 1972 em 1972 a general motors começou a pedir dinheiro a vista adiantado pelos motores que vendia para a iso piero entrou num acordo com a ford para trocar o v8 chevrolet pelo novo motor ford de alta potencia o 351 cleveland mesmo motor que era usado nos de tomaso pantera o motor tinha 5 8 litros a partir de 101 6 x 88 9 mm valvulas em angulo um carburador motorcraft de quatro corpos e a taxa reduzida que os tempos pediam 8 6 1 mesmo assim dava 325 cv a 5800 rpm e girava como os antigos chevrolet ate 6000 rpm mas era mais pesado em cerca de 150 kg de qualquer forma em 1972 aparece o iso grifo ir8 agora com motor ford boss 351 ; o can am desaparece claro com o fim da possibilidade de se comprar motores chevrolet o ir8 seria o ultimo grifo a jovem empresa incapaz de se manter ativa em meio a crises de petroleo e o crescimento das normas de homologaçao para veiculos fecha as portas em 1974 apenas 330 carros serie i e 83 serie ii totalizando 413 carros 90 dos quais eram versoes de 7 litros foram feitos em toda esta historia mesmo se a gente somar os 133 bizzarrini 5300gt construidos grifos em espirito se nao em nome e uma quantidade infima hoje mal podemos acreditar um dia existiram empresas disposta a fazer so isso por tanto tempo um mundo diferente definitivamente
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