foto arrancadashow com br ola novamente galera estou aqui para continuar a contar a saga da preparaçao do meu carro um opala comodoro 1989 que possuo ja faz 13 anos pois bem depois do carro ter recebido preparaçao turbo depois quatro polegadas e mais tarde quatro polegadas + nitro resolvi investir apenas no pulmao sempre acompanhei as categorias de carros aspirados na arrancada aqui em curitiba/pr e meu sonho sempre foi montar um opala para competir na stt street traçao traseira categoria dominada pelos seis cilindros de pneus de rua como as condiçoes financeiras permitiram parti para a atualizaçao ja que muitos componentes seriam reaproveitados do motor aqui começa o sexto capitulo da historia fase 6 naturally aspirated no final de 2009 inicio de 2010 resolvi avançar mais um pouco e deixar o carro mais proximo pelo menos ate onde o bolso permitia de uma preparaçao similar a utilizada pela stt street traçao traseira categoria dominada por opalas na arrancada mais taxa comando maior e um diferencial mais curto pegamos o bloco que ja era 4 363 cm³ e desmontamos completamente apesar de estar perfeito o motor todo foi remontado inclusive com algumas peças novas apesar de manter as bielas originais 5 7 polegadas os pistoes foram retrabalhados e receberam um dome cabeça para poder entrar na camara de combustao e desse modo aumentar a taxa de compressao ao redor de 13 5 1 o serviço e relativamente simples e um bom torneiro mecanico o executa sem mais problemas o pistao e fresado em sua face superior deixando uma cabeça bem evidente que ira entrar no cabeçote e necessario realizar tambem o rebaixamento do bloco para que as coisas se encaixem as valvulas de admissao foram substituidas por valvulas de inox de 1 9 polegadas balanceiros roletados scorpions e molas isky 8005 fizeram parte do pacote alem de todos os ajustes necessarios ao cabeçote que continuava a ser um modelo final 831 que possui melhores dutos mas permite menor rebaixo e portanto menos taxa o comando escolhido foi um crane 310x320 muito utilizado ate cinco ou seis anos atras na stt o cambio continuaria sendo o original do carro isso mesmo sempre o original tanto que nem o console central do carro foi retirado foto abaixo foi comprada uma nova embreagem tambem original o diferencial foi substituido por um dana 44 com relaçao inicial 3 90 que apesar de bem mais curto que o anterior 3 54 1 se mostrou ainda muito longo pra se ter uma ideia girando 6 500 rpm essa relaçao com pneus 205x60r15 permitia 197 3km/h de velocidade real a troca do diferencial foi realizada exclusivamente em razao de que o dana 44 oferece multiplas opçoes de relaçoes o famoso daninha estava em perfeitas condiçoes e nunca apresentou problema ah aqui vai uma dica importante pra quem quer colocar um dana 44 no opala existem pelo menos duas medidas diferentes de bitola largura do diferencial do maverick opte por colocar a mais estreita a diferença e pequena 3 a 4 cm mas limita muito as opçoes de off set de rodas que podem ser utilizados voce fica praticamente com a opçao de rodas originais todas as outras pegam no para lama no mais estreito nao existe esse problema o primeiro teste do novo motor foi novamente no desafio 201 metros prova organizada em curitiba para carros de rua o carro se comportou muito bem largando sempre de 2 1 e virando constante na casa de 8 5 s mesmo pesando mais de 1 300 kg e andando de pneus sulcados goodyear excellence no video da pra ver a suspensao original traseira que nao trava o carro [youtube id= iwlfui_w1e width= 620 height= 350 ] o carro teve pouquissimos itens retirados como o sistema de ar quente bomba hidraulica da direçao e banco dianteiro do passageiro e mais nada ainda tem vidros retrovisores travas e porta malas eletrico assim como toda a forraçao interna original e banco traseiro como a intençao sempre foi andar na rua nunca tive coragem de fazer o que e necessario para ter um carro de pista e se engana quem acha que um stt de ponta ainda tem algo de rua no seu dna hoje nessa categoria de rua so a aparencia mesmo depois de todas essas mudanças e do primeiro teste na pista ainda usando alcool de posto levamos o carro para o dinamometro aqui faço um parenteses cuidado com resultados de dinamometro principalmente no que diz respeito a potencia o mesmo carro passado em tres ou quatro lugares diferentes provavelmente vai apresentar tres ou quatro valores de potencia diferentes alem disso tenho visto algumas pessoas citando potencias extremamente superestimadas e que nao condizem com a performance do carro coisas do tipo troca admissao comando e escape e ganha 120 cv por favor nao sejam enganados bom a ideia foi passar o carro primeiro no alcool e depois no metanol com alcool rendeu 298 48cv no motor 261 52cv nas rodas a 6 087 rpm com pico de torque de 36 88 mkgf a 3 744 rpm foto acima com metanol os valores foram bem melhores 334 29cv no motor 305 23cv nas rodas a 5 730 rpm com pico de torque de 40 67 mkgf a 3 889 rpm foto abaixo e impressionante a diferença que o combustivel gera principalmente tratando de um aspirado sao quase 36 cv que simplesmente aparecem a unica modificaçao adotada quando passamos o carro pro metanol foi a adoçao de placas no carburador essa peça lilas entre o corpo e a cuba que permitissem o uso de tal tipo de combustivel lembrem que esse e um carburador feito para uso de gasolina com o carro ok levei ele para a pista do aic autodromo internacional de curitiba para uma prova de 402 metros agora pela stt apos a primeira pegada a bomba de combustivel tambem se mostrou insuficiente utilizava uma eletrica do gti e que foi substituida por uma holley especifica pra tal aplicaçao no dinamometro esse problema nao apareceu pois o carro ficava parado com o carro acelerando forte pra frente faltou força e volume na bomba quando passamos o carro no dinamometro ainda estava com a bomba eletrica comum por isso acredito que a potencia real fosse ate um pouquinho maior outra coisa para os opaleiros que pretendem fazer uma preparaçao similar no seu carro cuidado na escolha das varetas as minhas eram as mais comuns com as pontas arredondadas tanto em cima balanceiro quanto embaixo tuchos elas simplesmente desintegraram no ponto de contato com o balanceiro em apenas oito ou dez puxadas foto abaixo existem opçoes importadas excelentes e as nacionais que possuem uma bolinha na ponta nao sei dizer em que anos foram fabricadas resolvem o problema sao as que eu uso agora na pista o melhor tempo em 402m foram excelentes 13 1s ainda com cambio original e saindo de 2 4s nos 60 pes so pra se ter uma ideia hoje um stt de ponta larga de 1 7s de 60 pes e faz 11 1s nos 402m tudo bem que e um carro de mais de r$100 000 no video aparece que o motor e 4 200 cm³ mas na verdade e 4 363 cm³ [youtube id= zql skidowo width= 620 height= 350 ] com o problema da bomba e das varetas resolvidos e a primeira pegada dos 402m ja realizada no inicio de 2011 fui ate florianopolis participar da primeira etapa do campeonato catarinense de arrancada ja que iria ate la resolvi rachar a tocada com meu irmao que andou na to traseira original com pneus hoorsier drag dot 225x50r15 sendo que eu andei em duas categorias stt com pneus radiais e na ts traseira super com os mesmos drag dot apesar de slicks serem permitidos o carro se comportou muito bem na to a melhor puxada do carro foi na primeira bateria de sabado com 1 9 de 60pes e 8 0 de 201m na ts a melhor foi no treino com 1 8 de 60 pes e 7 7 de 201m na stt a melhor foi na ultima de sabado com 2 0 de 60 pes e 8 3 de 201m depois de uma bela balançada de 3ª cheia la pelos 190m de pista na stt conseguimos ficar em 3º lugar nesta etapa essa diferença de 8 5 em curitiba para 8 3 em floripa era esperada tendo em vista que em floripa a pista e no nivel do mar e em curitiba ela esta a 900m de altitude no aspirado a influencia e grande no domingo tivemos um problema com o distribuidor do carro e uma peça de r$3 00 nos tirou da competiçao heheheheh [youtube id= rux2kvz8288 width= 620 height= 350 ] [youtube id= k0dovg4r0gm width= 620 height= 350 ] voltando para curitiba um mes depois levei novamente o carro para a pista mais uma vez no desafio 201m queria ver como ele se sairia com metanol numa pista com melhor grip floripa nao e la essas coisas infelizmente na primeira passada fiz o burn out e dei marcha a re quando fui alinhar o carro simplesmente apagou e nao ligou mais tiramos a tampa de valvulas pensando que fosse um balanceiro e nada tudo normal deixamos para ver o que rolou na segunda na oficina fase 7 frustraçao total na segunda feira recebi um telefonema do andrey meu preparador dizendo acho melhor voce vir aqui na oficina dar uma olhada no que aconteceu acho que ninguem que tem carro preparado gosta de ouvir seu mecanico dizendo isso e tipo um medico nao da noticia ruim por telefone respirei fundo e fui ate la o cabeçote tinha sido retirado e quando olhei o motor pensei que fosse de um marea pois so existiam cinco cilindros o ultimo simplesmente desintegrou assim como o pistao que deveria estar la lembra da foto la de cima so com cinco unidades mas o problema foi bem maior a ultima biela do sexto cilindro virou um s o cabeçote quebrou e as valvulas entortaram assim como o virabrequim partiu em tres pedaços perda total nunca descobrimos o que realmente aconteceu mas verificamos uma parte da camisa do ultimo cilindro um pouco mais fina que o restante lembrando que o bloco foi aberto para usar pistoes de quatro polegadas alguns vao dizer quatro polegadas deixa o motor fragil esse motor fragil foi montado com os pistoes de quatro polegadas em 2005 e durou ate 2011 sendo utilizado com oxido nitroso por pelo menos uns tres anos eu fiz alguns milhares de quilometros com ele ate mesmo viajando com certa frequencia foram varias dezenas de puxadas na pista e mais algumas dezenas de brincadeiras na rua acho que durou muito pois bem hora de juntar os cacos e decidir o que fazer bom pessoal esse post fica por aqui neste momento provavelmente o carro esta na oficina recebendo os acertos finais do que eu considero o projeto de uma vida e ai as coisas ficaram mais serias miolo forjado cambio relacionado de engate rapido suspensao modificada e um trio de webber 44 por ricardo souza project cars #154
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