FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos História

Continental tire: quando ter o estepe na tampa do porta-malas era chique

Nos últimos anos, o número de carros que oferecem um estepe de tamanho normal como solução para um pneu furado vem diminuindo. Alguns passaram a vir com aquele estepe de tamanho reduzido, para não ocupar tanto espaço no porta-malas (e de uso limitado), enquanto outros decidiram abolir o estepe de uma vez e adotar pneus run-flat, que aguentam por mais algumas dezenas de quilômetros antes de obrigar o motorista a parar e trocar o pneu furado. Há cinco ou seis décadas, porém, muitos carros não apenas tinham o estepe idêntico aos outros pneus – ele era orgulhosamente exposto do lado de fora do carro, na traseira. Alguns carros chegavam ao ponto de ter um compartimento especial para o estepe, com seu formato, que servia de adorno e era quase encarado como símbolo de status. Era o chamado Continental tire – "pneu Continental", em tradução literal. Embora pareça, nada tem a ver com a fabricante de pneus Continental Tire. E, acredite, pensar em um trocadilho a respeito disto é mais difí