nos ultimos anos o numero de carros que oferecem um estepe de tamanho normal como soluçao para um pneu furado vem diminuindo alguns passaram a vir com aquele estepe de tamanho reduzido para nao ocupar tanto espaço no porta malas e de uso limitado enquanto outros decidiram abolir o estepe de uma vez e adotar pneus run flat que aguentam por mais algumas dezenas de quilometros antes de obrigar o motorista a parar e trocar o pneu furado ha cinco ou seis decadas porem muitos carros nao apenas tinham o estepe identico aos outros pneus ele era orgulhosamente exposto do lado de fora do carro na traseira alguns carros chegavam ao ponto de ter um compartimento especial para o estepe com seu formato que servia de adorno e era quase encarado como simbolo de status era o chamado continental tire pneu continental em traduçao literal embora pareça nada tem a ver com a fabricante de pneus continental tire e acredite pensar em um trocadilho a respeito disto e mais dificil do que parece a relaçao e com o lincoln continental como os admiradores de carros norte americanos classicos certamente ja sabiam o lincoln continental e um dos carros de luxo mais famosos dos eua e em 2019 completa 80 anos foi em 1939 que edsel ford apresentou o conceito lincoln zephyr continental uma proposta para carro de luxo com um capo extremamente longo cabine recuada e a traseira proporcionalmente mais curta era um perfil elegante e o projeto foi aprovado pela ford naquele mesmo ano para a produçao em serie tanto a versao conceitual quanto o lincoln continental produzido em serie traziam o estepe montado na face traseira apoiado no para choque no conceito o pneu ficava exposto mas no carro produzido em serie foi incorporada uma cobertura para o estepe pintada na mesma cor da carroceria nao que colocar o estepe fora do carro fosse novidade em 1939 na verdade era assim que se fazia no inicio do seculo na decada de 1910 quando o automovel em si ainda era algo relativamente novo a maioria dos carros de passeio tinha um rack na traseira onde ficava apoiado um bau de bom tamanho era o porta malas geralmente o estepe ficava junto do bau uma curiosidade em ingles este bau era conhecido como steamer pois seu posicionamento era o mesmo do compartimento de carga de um navio a vapor steamer boat em ingles foi so em meados dos anos 1920 que começaram a ser vendidos os primeiros carros com porta malas de verdade na forma de um compartimento de carga integrado ao carro e a ideia so se tornou frequente no inicio da decada de 1930 nos modelos de motor dianteiro o porta malas ficava atras e vice versa para os carros de motor traseiro o mais logico era que o estepe migrasse para dentro do porta malas o que em 1939 fazia do lincoln continental uma exceçao e nao a regra em termos de posicionamento do estepe por esta razao e tambem pela forma elegante como a soluçao foi executada o estepe na traseira e o compartimento dedicado onde ele ficava começou a ser chamado de continental tire o compartimento dedicado para o estepe na traseira logo se espalhou para outros modelos mais simples da lincoln ate os anos 1960 eles ainda vinham de serie na maioria dos carros da marca ou podiam ser instalados em concessionaria alem disso pouco tempo depois de sua adoçao pela lincoln o elemento foi amplamente adotado por outras fabricantes [caption id= attachment_216338 align= aligncenter width= 1024 ] cadillac eldorado[/caption] sua popularidade atingiu o auge na decada de 1950 quando era muito popular no mercado de acessorios a oferta do kit continental para varios modelos de todas as marcas grandes ou pequenos basicos ou luxuosos geralmente o kit consistia em uma cobertura para o estepe e um suporte mas em alguns casos ate mesmo um para choque traseiro modificado era incluido no pacote um exemplo emblematico de pneu continental e a primeira geraçao do ford thunderbird diz o folclore em torno do carro que em 1955 henry ford ii mostrou se queixou se do porta malas do cupe por conta do estepe nao havia espaço suficiente la dentro para sua bolsa de tacos de golfe [caption id= attachment_216352 align= aligncenter width= 1024 ] o primeiro ford t bird de 1955 [/caption] [caption id= attachment_216354 align= aligncenter width= 1024 ] e seu estepe deitado no porta malas ocupando espaço pra caramba[/caption] assim o modelo 1956 do thunderbird adotou o continental tire para liberar espaço no compartimento de carga contudo no ano seguinte o estepe voltou para dentro do porta malas que foi devidamente reprojetado para permitir que o estepe fosse posicionado na vertical ocupando menos area util [caption id= attachment_216349 align= aligncenter width= 1024 ] thunderbird 1956 com o pneu continental[/caption] [caption id= attachment_216353 align= aligncenter width= 1024 ] thunderbird 1957 com o porta malas redesenhado [/caption] [caption id= attachment_216350 align= aligncenter width= 1024 ] para que o estepe ficasse em pe la dentro[/caption] na virada dos anos 1960 o pneu continental começou a cair em desuso em parte graças a evoluçao natural do design automotivo que trocou as formas extravagantes da decada anterior por desenhos mais limpos e arrojados mas tambem porque surgiram novas possibilidades nos anos 1970 e 1980 por exemplo alguns carros compactos japoneses e europeus traziam o estepe no cofre do motor como forma de liberar espaço no porta malas no brasil esta soluçao foi empregada pela primeira vez no fiat 147 em 1977; mas tambem oi volkswagen gol com motor arrefecido a ar lançado em 1980 e no fiat uno de 1984 ainda que o uno italiano tivesse o estepe no porta malas falando em brasil na decada de 1970 ao menos um fora de serie nacional tinha o estepe continental o avallone replica do mg tf lançada em 1976 com estrutura propria mecanica e suspensao de chevette e carroceria de fibra de vidro era uma soluçao diferente na adotada pelo mais famoso mp lafer que tambem era uma replica do mg tf porem utilizando como base o chassi volkswagen arrefecido a ar o estepe ficava no porta malas dianteiro como no fusca o suposto estepe embutido na tampa traseira era apenas uma carcaça de fibra de vidro com uma roda falsa no centro para preservar o desenho original do mg agora no segmento de luxo nos eua o pneu continental ainda apareceu de forma pontual ate o fim dos anos 1980 em alguns casos o kit vinha na configuraçao classica com um compartimento completamente separado para o estepe em outros era mais um aceno ao passado com uma saliencia na extremidade porta malas que sugeria a presença do pneu reserva la dentro uma das ultimas referencias ao pneu continental em um veiculo produzido em serie veio justamente da lincoln o coupe mark viii grand tourer de luxo fabricado entre 1993 e 1998 tinha apenas um vinco arredondado na tampa do porta malas como um pneu continental vestigial
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