peguei o del rey ghia/cupe no estacionamento do novo predio de administraçao da ford e o trouxe ao local onde guardamos os carros de avaliaçao da revista subi e perguntei a queima roupa ao pessoal da redaçao voces ja viram um del rey sair de traseira a resposta como nao podia deixar de ser foi de gozaçao ninguem levou a pergunta a serio ja que a imagem de um corcel/del rey e de um carro macio extremamente bem acabado com muita qualidade e confiabilidade mas rebolador emerito saindo sempre de curvas com a dianteira pois e era e preste muita atençao se um del rey novinho todo empetecado comvidros verdes estofamento de luxo e pneus mais largos do que o comum ihe passar passar por fora numa curva apertada nao se assuste o motorista do del rey nao sera um exibicionista qualquer querendo chamar a atençao da sua garota na realidade ele talvez nem esteja percebendo exatamente quantos metros o del rey esta comendo por segundo naquelas condiçoes incomuns para 1986 o carro familia da ford exibe equilfbrio atletico que ate bem pouco tempo era provincia exclusiva de carros esporte de otima categoria se voce estiver como del rey e for bom motorista podera deixar muita gente a seu redor com cara de absoluta incredulidade ao verem seu carro fazer curvas com a traseira descrevendo um arco mais amplo do que a dianteira e se voce estiver em interlagos e vir um del rey chegar a curva um de pe em baixo agulha do velocimetro entre 150 e 155 perceber que o piloto nao levantou o pe em momento algum e simplesmente girou o volante num arco aberto e constante passou por toda a buraqueira entre as curvas um e dois e entrou no retao sem o menor drama nao estranhe e assim mesmo que os novos del rey e corcel se estao comportando jose luis vieira na motor 3 n° 64 de outubro de 1985 uma duvida que apareceu na materia sobre os derivados do renault 12/corcel mais esportivos que fizemos recentemente e sobre o que ha de errado com o comportamento do corcel; sua suspensao e ruim a distribuiçao de peso e menos favoravel qual e o problema exatamente https //flatout com br/as 10 versoes mais bravas do corcel/ era um assunto muito extenso para elaborarmos em comentarios mas hoje e o que vou tentar fazer; explicar a suspensao e o comportamento do corcel e derivados e tentar responder a pergunta do titulo uma missao ingrata um trabalho sujo; mas alguem tem que faze lo corcel faz curva muita gente ate hoje considera um erro a ford nao ter trazido um carro seu como o ingles escort para ser seu carro barato em 1968 aqui no brasil hoje epoca em que compramos carros antigos por suas caracteristicas de dirigibilidade e diversao basicamente pode parecer assim; mas a grande verdade e que o corcel foi um dos raros acertos da ford brasileira ninguem lembra hoje que traçao traseira como do escort mk1 dogbone era o passado e a dianteira futuro o corcel era um renault 12 sim um dos pioneiros da nova leva de carros pequenos com traçao dianteira que varreria o mundo nos anos 1970 podia nao ser perfeito por sua origem e pioneirismo mas era visto como mais moderno que o escort entao mas o principal motivo mesmo do acerto era o fato de que ao comprar a willys a ford comprou tambem a versao willys do renault 12 ja pronta para lançar pronto ferramentado prestes a ser lançado quem acha que foi um erro lançar o corcel esquece este detalhe era um produto moderno contemporaneo no qual a ford tinha gasto exatamente zero; veio junto com a willys nao o lançar seria mais que burrice seria uma irresponsabilidade fiscal com os acionistas da ford nao a ford acertou com o corcel e ainda mais por desenvolve lo diligentemente por decadas tornando o sempre mais do que foi no inicio [caption id= attachment_383748 align= aligncenter width= 999 ] o renault 12[/caption] pouca gente percebe ou comenta e que a decadencia da kaiser/willys americana leva a willys aqui no brasil a operar de uma forma quase totalmente independente a empresa desde o começo vendeu muitas açoes para investidores nacionais desejando ser reconhecida como uma empresa brasileira; o capital brasileiro nela sempre foi importantissimo [caption id= attachment_383734 align= aligncenter width= 999 ] ford corcel[/caption] a willys foi importantissima para a historia de nossa industria a willys brasileira tinha engenharia e vontade de fazer a conexao com a renault aumentou seu know how e quando a ford comprou tudo tinha talvez a mais capaz engenharia brasileira pronta o corcel era um projeto dessa willys; nao se chamava corcel e sim projeto m de medio um carro acima do gordini mas abaixo do aero a base era da renault um carro que ainda nao existia o r12 em projeto dentro da estatal francesa mas o design e uma serie de diferenças eram totalmente nossas a renault estava em boa fase criando inovaçoes importantes como o radiador selado e focando em traçao dianteira ainda uma novidade o projeto m era um carro brasileiro mas em linha com o estado da arte tecnologico mundial o corcel era sim um carro moderno apoiado por uma engenharia brasileira de peso mas nao quer dizer que nao tivesse seus problemas inerentes do projeto original e outros gerados por erros bem brasileiros o primeiro veio logo no inicio segundo reportou o engenheiro meccia ex ford no ae os parametros de alinhamento da dianteira foram traduzidos errados vindos da renault francesa a traduçao equivocada dos desenhos causou erros incriveis nas palavras do meccia o termo convergencia foi o erro no desenho original que ocasionou todo o problema deveria ser divergencia sim isso aconteceu [caption id= attachment_383747 align= aligncenter width= 999 ] o renault 12[/caption] alem disso o valor maximo de divergencia que virou convergencia era de 3 mm por roda com o valor maximo somado das duas rodas tambem 3 mm mas esqueceu se da segunda parte fazendo que carros saissem de fabrica com convergencia total de 6 mm 3 mm por lado [caption id= attachment_383733 align= aligncenter width= 999 ] corcel lost in translation [/caption] o resultado era um consumo absurdo de pneus com a parte externa da banda sendo consumida em carros com apenas 3000 km e nem consigo imaginar o efeito na dirigibilidade do carro de qualquer forma gerou o primeiro recall brasileiro em 1970 a ford inaugurou o processo ao convocar 65 000 proprietarios do corcel a comparecer as concessionarias da marca para o acerto do alinhamento o sistema de suspensao do corcel e um que embora teoricamente ok nao foi repetido; uma serie de dificuldades existem em seu acerto e comportamento como vimos no texto do jlv no inicio o trabalho de melhoria continua da ford e o progresso da tecnologia eventualmente fariam da suspensao do corcel/del rey algo excelente mas e vitoria de desenvolvimento o primeiro problema e o motor pendurado na frente do eixo dianteiro a renault mitigou seu efeito usando um motor compacto leve e baixo o que depois limitaria a cilindrada do carro a 1 6 litro criando um problema diferente para a ford nos anos 1980 e 1990 so resolvido com a adoçao do vw de 1 8 litro a vw resolveu isso motor longitudinal a frente do eixo com uma mcpherson dianteira firme que usava batentes de pu microcelular para impedir impactos secos e raio de rolagem negativo carro frances era confortavel de acerto mole o corcel sofria com suspensao macia mas pouco controlada e muito subesterço [caption id= attachment_383729 align= aligncenter width= 999 ] a suspensao dianteira do r12/corcel[/caption] o desenho dianteiro do corcel/r12 era um duplo a sobreposto com amortecedor e mola concentricos montados em cima do braço superior dando aparencia de mcpherson e muita gente confunde como sendo ate hoje este a superior nao e um a ; e um i para compensar isso e impedir variaçao de caster um tensor de caster e montado nesse braço superior mas como e coxinizado com borracha permite algum movimento nocivo tambem entre os dois braços a da suspensao passam os semi eixos de transmissao ate as rodas a renault chamava a geometria dessa suspensao dianteira de paralela com pouco ou nenhum ganho de camber em compressao tambem [caption id= attachment_383730 align= aligncenter width= 999 ] a traseira do r12/corcel[/caption] atras o eixo rigido estampado relativamente leve nao e ruim teoricamente em desenho basico dois braços inferiores molas helicoidais concentricas aos amortecedores e um braço triangular no centro como nas alfa romeo giulia tipo 105 e derivadas mas segundo um amigo meu especialista em acerto de suspensao que devera permanecer anonimo o eixo e muito mal ancorado com borrachas que se movem para todo lado no geral o carro tinha a segurança e traçao da traçao dianteira; mas em qualquer curva mais animada o comportamento era mistura de balanço traseiro e subesterço acentuado mas era confortavel e com estabilidade direcional impecavel [caption id= attachment_383737 align= aligncenter width= 999 ] 1978 corcel ii[/caption] tudo foi sendo aperfeiçoado incrementalmente durante os anos claro mas foi a melhoria descrita por jose luis vieira nos del rey pos facelift que realmente tornou o carro finalmente excelente as modificaçoes vieram ja em 1984 e foram adotadas para o corcel tambem este carro parando de ser produzido em 1986 mas em 1986 aparecia outra alteraçao que completou o pacote agora so no del rey uma direçao hidraulica de esforço variavel e qual foram essas alteraçoes incrivelmente sao bem simples basicamente acerto e evoluçao tecnologica dos componentes separados [caption id= attachment_383743 align= aligncenter width= 999 ] del rey 1981[/caption] amortecedores e molas foram recalibrados; as barras estabilizadoras aumentaram rigidez a dianteira passou de 19 mm para 21 mm a traseira de 14mm para 16mm nos del rey ghia as rodas passaram a ter tamanho 14 x 6 e os pneus 195/60; nos del rey convencionais e nos corcel continuaram sendo usados rodas 13 x 5 e pneus 195/70 sr 13 o mesmo anterior https //www youtube com/watch v=hxmj8l7tlre mas foi nas fixaçoes e coxins de borracha que muito mudou a fixaçao dos amortecedores mudou em diametro e desenho e diminuiam pre carga no amortecedor as buchas em todos os braços de suspensao dianteiros eram diferentes em tamanho e desenho e se beneficiavam da ultima tecnologia em borracha o braço triangular traseiro que segura a movimentaçao lateral do eixo rigido tambem bem como as buchas de borracha do tirante de caster dianteiro [caption id= attachment_383754 align= aligncenter width= 999 ] ano/modelo 1985 a cara nova[/caption] mas importante tambem foi a direçao hidraulica jlv disse que ela conferia mais agilidade ao caro em manobras de emergencia e que fazia que o motorista conseguisse manobrar o veiculo em quaisquer circunstancias com muito mais precisao e desenvoltura no del rey que sempre foi um carro de manobras menos rapidas a uniao de um sistema de suspensao muito competente com uma direçao hidraulica adequada trouxe caracteristicas de comportamento totalmente inesperadas e ate mesmo entusiasmantes a caixa de direçao era por pinhao e cremalheira como sempre mas modificado e aqui com o sistema de assistencia hidraulica zf 7832 o fluido sob pressao e fornecido por uma bomba de palhetas e o esforço necessario para o giro do volante de direçao e regulado pelo fluxo do fluido do sistema ditado por uma valvula interna da bomba essa valvula trabalha de acordo com a rotaçao do motor variando o fluxo e portanto o esforço quanto mais rapido gira o motor menor o fluxo maior o esforço; quanto mais baixa a rotaçao maior o fluxo menor o esforço a direçao e mais rapida de açao tambem o numero de voltas de batente a batente e de 2 9 voltas ante 3 4 da direçao sem assistencia a auto esporte testando o carro sem direçao hidraulica em 1984 quando ganhou face lift fez coro nos elogios ao retrabalho da suspensao a dirigibilidade melhorou bastante graças as novas soluçoes mais firme do que nos anos anteriores sem no entanto perder o tao comentado conforto de marcha ele ganhou outra aderencia tambem por causa dos novos pneus de perfil mais baixo alem de mais largos que os anteriores e menor rolling melhorou tambem o comportamento nas curvas feitas no limite de aderencia do veiculo de maneira geral a dirigibilidade foi bastante beneficiada o teste da motor 3 de 1985 mostra o problema real do del rey ali o motor pequeno nao podia subir o deslocamento; tanto santana quanto monza concorrentes eram 1 8 ali o corcel fez no teste o 0 100 km/h em 16 segundos e chegou a quase 160 km/h de final os concorrentes estavam na casa dos 11 segundos e 180 km/h era realmente lerdo em comparaçao pelo menos em 1984 em diante podia compensar no braço do piloto mas antes disso tudo e talvez o impulso para a alteraçao do del/rey ja existia um derivado da familia de comportamento exemplar a picape pampa lançada em 1982 primeiro para melhor acomodar os 600 kg de carga util de forma mais bem distribuida para durabilidade e performance dinamica do veiculo o entre eixos foi aumentado de 2438 mm no corcel para 2578 mm na pampa a suspensao traseira do corcel foi para o lixo; uma totalmente nova exclusiva para a picape veio no lugar um eixo rigido tambem mas veja so aqui com os ultrapassados feixes de mola semi elipticos [caption id= attachment_383758 align= aligncenter width= 999 ] face lift em 1986 frente de corcel[/caption] como no caso do corcel que um desenho bom teve execuçao ruim para estabilidade a pampa tinha a traseira ruim em desenho teoricamente pior mas bem acertada e com resultados melhores mostra como em suspensao acerto e tudo lembro aqui por exemplo do velho ditado da industria any suspension will work if you don’ let it a pampa era muito melhor que o corcel em 1982 diz jlv na motor 3 ja no lançamento em maio de 1982 curiosamente a pampa e melhor em curvas muito melhor do que o corcel ii chegando inclusive em determinadas situaçoes a acompanhar com muita facilidade um passat ts o grifo no muito e do jlv e o passat a referencia entao em estabilidade a resposta para a pergunta do titulo desta materia entao como na maioria das vezes e por mais frustrante que seja e depende no caso de qual corcel exatamente estamos falando
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