ha algum tempo começamos aqui no flatout uma serie de posts sobre as fabricantes de automoveis que nao existem mais entre elas estao a duesenberg e a auburn duas companhias americanas que se tornaram referencia em luxo no inicio do seculo passado em comum alem disso duesenberg e auburn tinham outra coisa a participaçao ativa de e l cord em sua atuaçao cord era jovem arrojado e bom de negocios o que automaticamente lhe tornava um dos melhores empresarios de seu tempo antes dos 30 anos ele ja era praticamente uma celebridade entre os vendedores de automoveis e sua reputaçao lhe rendeu um cargo importantissimo na auburn ele foi o presidente que salvou a companhia da falencia em 1925 naquele ano cord tambem comprou a duesenberg operando o mesmo milagre com eles em 1928 ambas as marcas viveram seus melhores anos sob a batuta de cord que fundou em 1929 a cord corporation a cord corporation era o guarda chuva que abrigava alem de auburn e duesenberg a fabricante de motores lycoming o serviço de taxi checker cab a fabricante de avioes stinson e a companhia aerea american airways mais tarde american airlines o proprio errett lobban cord atribuia seu sucesso nos negocios a sua ousadia ele tinha algumas ideias bastante nao ortodoxas a respeito de como um bom carro deveria ser e por isto em 1929 decidiu criar mais uma marca a cord automobile que trazia seu sobrenome e fabricaria automoveis segundo sua visao sua trajetoria foi breve porem intensa imediatamente cord convocou seu time de engenheiros para trabalhar no primeiro modelo da cord que ja era um carro bastante inovador ainda que nao seja tao famoso quanto o que veio depois o cord l 29 a primeira vista parece so mais um calhambeque tipico da epoca nao demora muito porem para que voce perceba o quanto ele e mais baixo e esguio que o normal isto porque o l 29 foi o primeiro carro americano a oferecer traçao dianteira em vez de traseira o que tornava o conjunto mecanico mais compacto e com isto permitia que o chassi e consequentemente o centro de gravidade do carro fosse mais baixo o cord l 29 foi projetado sob a supervisao de um homem chamado cornelius van ranst um dos poucos engenheiros que apostavam na traçao dianteira naquela epoca ranst determinou que o novo cord usaria um oito em linha de 4 9 litros igual ao dos auburn no entanto o mesmo ficava instalado em posiçao invertida atras do cambio que na verdade era um transeixo dianteiro as varetas do cambio passavam sobre o motor e a alavanca brotava do painel de instrumentos para trocar as marchas era preciso torcer a alavanca e entao fazer movimentos horizontais em h cord teve a ideia mas foi van ranst quem a implementou e nao havia ninguem mais indicado do que ele para executar o projeto ele havia trabalhado na companhia de harry miller que fornecia motores para mais de 80% dos carros que competiam em indianapolis na decada de 1920 na verdade entre 1922 e 1934 em apenas tres anos o vencedor da indy 500 nao usava um motor miller 1924 1925 e 1927 coincidentemente nestes tres anos quem venceu as 500 milhas de indianapolis foi a duesenberg que ja mantinha relaçoes com e l cord a questao e que van ranst ja havia advogado pela traçao dianteira enquanto estava na miller citando como beneficios a melhor distribuiçao de peso pois o motor ficava todo atras do eixo dianteiro quase em posiçao central e o centro de gravidade mais baixo que contribuiam para uma dinamica mais agil e precisa ele convenceu harry miller a deixa lo construir um monoposto de traçao dianteira para a indy e aproveitou o layout basico do carro no cord l 29 incluindo o eixo dedion na traseira e os freios inboard cord segundo consta so se interessava pelo visual esbelto que o chassi proporcionava com entre eixos longo e perfil baixo nao era um carro de luxo e sim um automovel de pretensoes esportivas ainda que fosse oferecido como seda brougham com um compartimento confortavel na traseira isolado dos bancos dianteiros conversivel e roadster e segundo relatos da epoca de fato era muito bom de guiar embora a direçao exigisse cansativas quatro voltas no volante para ir de batente a batente acontece que o conjunto mecanico nao era suficiente para acompanhar esta reputaçao o oito em linha de 4 9 litros entregava 125 cv mas estes nao tinham força para levar os mais de 2 400 kg do l 29 alem dos 80 km/h lento ate para os padroes da epoca [youtube id= fhso74daekg width= 620 height= 350 ] isto nao impediu que o cord l 29 conquistasse alguns fas que tambem eram atraidos pelo preço convidativo do carro us$ 3 000 equivalentes a us$ 42 7 mil em valores atualizados um duesenberg j custava pelo menos us$ 8 500 us$ 121 mil em dinheiro de hoje foram vendidas cerca de 5 000 unidades com carrocerias fabricadas por algumas empresas diferentes ate 31 de dezembro de 1931 quando a produçao do cord l 29 foi encerrada o motivo economia pura a crise de 1929 abaixou muito o interesse das pessoas por automoveis e diferentemente dos carros de altissimo luxo que ja eram fabricados em pequenas quantidades e carissimos de qualquer jeito o cord l 29 era mais voltado as massas que nao tinham dinheiro para compra lo cord decidiu focar se entao na duesenberg e na auburn antes de voltar a brincar com a ideia de construir um carro so seu enquanto esperava a situaçao economica dos estados unidos melhorar assim que isto aconteceu cord voltou a colocar as maos na massa em 1935 um novo cord foi apresentado ao mundo durante o salao de nova york realizado em novembro o cord 810 era um carro completamente diferente de tudo o que rodava nas ruas ate entao a carroceria projetada por gordon m buehrig trazia componentes como o teto e os para lamas mais integrados dando ao automovel uma aparencia muito mais solida os farois veja so nao ficavam destacados da carroceria entre o cofre do motor e os para lamas eles ficavam escondidos dentro dos para lamas sob coberturas na cor da carroceria que denunciavam sua localizaçao as coberturas se abriam feito palpebras revelando as lentes circulares dos farois o capo era longo e tinha uma grade cromada que tomava todo seu perimetro por causa do formato rendeu ao automovel o apelido de coffin nose algo como nariz de caixao mas nao se tratava de uma ofensa e sim de uma comparaçao inofensiva ate porque debaio do capo que abria para tras e nao para os lados como era costume na epoca estava um motor bem vivo um v8 lycoming de 4 7 litros e 125 cv que novamente eram levados para as rodas dianteiras desta vez porem o cambio era semi automatico com acionamento eletrico das marchas que podiam ser pre selecionadas atraves de um comando no painel os cromados se limitavam mesmo aos para choques e a grade pois no resto do carro a ordem era a elegancia as dobradiças eram ocultas algo raro nos rivais e os farois eram acionados atraves de alavancas abaixo do painel de instrumentos a suspensao era independente nas quatro rodas com braços semi arrastados na dianteira e feixes de molas semi elipticas na traseira e junto com o peso mais baixo do 810 1 860 kg quase 600 kg a menos que o l 29 garantia uma conduçao bem mais empolgante antes mesmo de testar o carro porem dezenas de clientes mostraram interesse no cord 810 o que levou e l cord a prometer que as entregas aconteceriam no natal e que a produçao seria de ate 1 000 carros por mes naturalmente foi uma declaraçao ousada pois os automoveis so começaram a ficar prontos em abril de 1936 e o 810 so teve 1 174 unidades vendidas em seu primeiro ano de qualquer forma quem tinha um cord estava empolgado com seu moderno automovel que tinha ate radio como equipamento de serie algo que so foi se tornar comum na decada de 1950 que andava bem e impressionava nas ruas ate que alguns problemas cronicos começaram a se manifestar as marchas escapavam constantemente e o motor sofria com vapor lock quando formam se bolhas de vapor nas linhas de combustivel comprometendo muito a alimentaçao isto nao impediu que e l cord passasse a oferecer a opçao por um supercharger da schwitzer cummins que levava a potencia do v8 a 170 cv os carros com motor sobrealimentado eram chamados cord 812 e e possivel distingui los pelos dutos cromados que despejavam os gases de escape para a parte de dentro dos para lamas dianteiros cord apostava no visual e na inovaçao de seu novo automovel para conquistar clientes mas descobriu que antes disto precisava oferecer um carro confiavel ele acabou obrigado a equipar exemplares do 810 que haviam sobrado do ano modelo anterior com superchargers para remarca los como 812 e vende los no total a produçao de ambos os modelos passou um pouco das 3 000 unidades financeiramente a empreitada do cord foi um fracasso duas vezes duesenberg e auburn tambem nao iam muito bem das pernas e as tres marcas acabaram entrando em colapso ao mesmo tempo o que aconteceu depois ja foi dito aqui e l cord transformou os restos mortais das companhias na acd ou auburn cord duesenberg que a fabricar peças de reposiçao para os carros das tres fabricantes ate meados dos anos 1960 a importancia dos automoveis da cord porem e de valor inestimavel antes mesmo do citroen traction avant e l cord previu o tipo de traçao que a maioria dos automoveis do planeta passaria a usar decadas depois [youtube id= yimae 4wt6w width= 620 height= 350 ] quer conhecer toda a historia de e l cord da duesenberg da auburn e da cord leia tambem duesenberg a historia da fabricante de alguns dos carros mais luxuosos do planeta o começo de tudo a historia da duesenberg a quase falencia o auge dos carros de luxo e a queda da fabricante americana das carruagens aos superchargers a historia da auburn automobile company
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