a toyota enfim lança no brasil o corolla cross suv herdeiro do nome e da plataforma daquele que ha anos lidera o segmento dos sedas medios mas como este segmento esta cada vez menor no pais toyota precisava mesmo de uma alternativa esta alternativa veio para encarar principalmente o competente e bem sucedido jeep compass para se ter ideia o compass concentrou 75% das vendas de suvs medios no pais em janeiro de 2021 com mais de 5 000 unidades vendidas o hyundai ix35 segundo colocado emplacou 299 unidades entao evidentemente a toyota precisa acertar a mao com o corolla cross logo de cara sera que eles conseguiram o visual do carro para começar e muito bem resolvido a toyota nao e conhecida por grandes ousadias estilisticas e com o corolla cross nao foi aberta uma exceçao isto nao quer dizer que o carro seja antiquado ou sem graça apenas que ele nao abusa de elementos excessivamente complexos ou polemicos para atrair a atençao em vez disso a toyota decidiu dar a ele um estilo proprio com identidade visual mais agressiva quase aventureira que o seda que lhe deu origem os farois sao afilados e sao maiores e mais simples que os do corolla em contorno porem conferem uma expressao mais brava ao cross a grade tem formato trapezoidal com uma moldura bem destacada e e posicionada entre os farois e nao no para choque como no seda a traseira por outro lado tem lanternas que lembram as do corolla e a placa na tampa do porta malas como o seda porem as semelhanças param por ai o corolla cross faz uma linha mais musculosa e agressiva enquanto o corolla e mais milimalista e tem mais superficies limpas de forma geral o corolla cross brasileiro produzido em sorocaba sp e identico ao modelo asiatico apresentado ha alguns meses na tailandia e isto tambem vale para o interior [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 283687 283688 ] o corolla cross tem 4 46 metros de comprimento 1 82 m de largura 1 62 m de altura e 2 64 m de entre eixos assim e 17 cm mais alto que o corolla seda porem tambem e 17 cm mais curto e tem 6 cm a menos no entre eixos em sua avaliaçao do corolla cross publicada no canal do autoline o juliano barata tambem observou que o corolla cross e 4 cm mais longo que o jeep compass e tem o mesmo comprimento que o futuro vw taos o rival que a volkswagen deve lançar em breve no entre eixos porem o corolla cross tem 1 cm a mais que o compass porem 4 cm a menos que o taos o volkswagen taos assim pode ter mais espaço para os ocupantes do banco de tras ja o porta malas do corolla cross acomoda 440 litros de bagagem contra 410 litros do compass e generosos 498 litros do taos se voce ainda nao viu a avaliaçao completa faça o agora mesmo https //www youtube com/watch v=bivaebs5i6e o interior alias e onde fica evidente a origem do corolla cross alem do seu nome claro a parte superior do painel de instrumentos e exatamente a mesma do seda incluindo instrumentaçao central multimidia volante e comandos do ar condicionado no suv porem a porçao inferior e mais volumosa e o console central tambem e mais robusto o revestimento das portas tambem tem outro desenho com mais cara de suv duvidamos que esta escolha va incomodar porem potenciais compradores do corolla cross tanto os que vao trocar seu corolla seda pelo suv ou os que pela primeira vez vao considerar um toyota agora que existe um suv medio em sua linha nesta mesma filosofia o conjunto mecanico e identico em ambos com a seguinte separaçao de versoes uma basica com motor 2 0 aspirado de 177 cv; duas intermediarias uma com o motor 2 0 e outra com o conjunto hibrido 1 8 de 122 cv; e uma de topo apenas com powertrain hibrido elas sao em ordem xr xre xrv e xrx as versoes 2 0 tem 177 cv a 6 600 rpm e 21 4 kgfm a 4 400 rpm ja as hibridas tem 101 cv a 5 200 rpm e 14 5 kgfm de torque a 3 600 rpm no motor 1 8 mais 72 cv e 16 6 kgfm no motor eletrico com potencia combinada de 122 cv todas as versoes tem cambio cvt mas so aquelas com motor 2 0 tem simulaçao de marchas o corolla cross xre ainda tem um modo power para o cambio que torna as respostas as trocas mais imediatas e intensas em busca de comportamento mais empolgante [gallery columns= 2 size= large type= grid ids= 283689 283692 ] o toyota corolla cross xr mais barato da gama ja tem volante multifuncional revestido em couro retrovisores com rebatimento eletrico e indicadores de direçao farois de neblina de led tela de 4 2 polegadas no painel ar condicionado automatico banco do motorista com ajuste de altura farois halogenos com acendimento automatico vidros eletricos com funçao um toque em todas as portas e central multimidia com tela de oito polegadas com apple carplay e android auto e porta usb na traseira em segurança ele tem sete airbags sensor de estacionamento traseiro camera de re e controles eletronicos de traçao e estabilidade a versao xre de r$ 149 990 traz os mesmos itens da xr e acrescenta rodas de 18 polegadas acabamento em couro chave presencial com partida por botao cruise control retrovisor interno fotocromico farois e lanternas de led sensor de chuva e aletas para trocas de marcha alem do modo power para o cambio acima dela apenas versoes hibridas por r$ 172 990 o corolla cross xrv vem com todos os equipamentos da xre mais cruise control adaptativo alerta de ponto cego farol alto automatico alerta de colisao com frenagem automatica sensores de estacionamento dianteiro e traseiro alerta de trafego cruzado e aviso de saida de faixa ja a versao de topo xrx que sai por r$ 179 990 soma interior em couro bege painel de instrumentos com tela de 7 polegadas ar condicionado dual zone banco do motorista com regulagem eletrica iluminaçao ambiente e teto solar eletrico corolla cross vs compass por ora o unico grande rival a ser batido em volume de vendas e o jeep compass com motor a gasolina atualmente oferecido em tres niveis de acabamento sport de r$ 138 320; longitude que custa r$ 153 576; e a topo de linha limited que sai por r$ 175 953 no momentos todas usam o mesmo 2 0 flex de 166 cv e 20 5 kgfm de torque ligado a um cambio automatico aisin de seis marchas com traçao dianteira a traçao integral fica reservada as versoes turbodiesel a rivalidade e bem definida compass sport encara corolla cross xr; compass longitude enfrenta o corolla cross xre; e compass longitude fica bem no meio termo entre as duas versoes hibridas o toyota corolla cross xr traz equipamentos muito semelhantes aos do compass sport mas fica devendo farois de led no toyota eles sao halogenos e apenas os farois de neblina sao de led a tela da central multimidia e maior no corolla cross 8 contra 7 mas fora isto a lista de itens de serie e praticamente igual tornando a briga bem acirrada com uma diferença de menos de r$ 1 700 entre os dois quando o comparativo e entre corolla cross xre e compass longitude a situaçao se repete ambos acrescentam itens como sensor de chuva e retrovisor interno fotocromico mas so na versao longitude o compass recebe farois com acendimento automatico enquanto o corolla cross mais barato ja oferece o item por outro lado so a partir da xre o corolla cross tem sensor de chuva enquanto o equipamento ja esta presente desde o compass de entrada e nas versoes mais caras que outros fatores começam a pesar mais o corolla cross xrv custa pouco menos de r$ 3 000 mais barato que o compass limited ambos oferecem suas suites de assistencias eletronicas mas so o corolla cross tem alerta de trafego cruzado na traseira por exemplo ja o corolla cross xrx que custa r$ 4 000 a mais que o compass limited compensa o maior preço com teto solar eletrico iluminaçao ambiente e regulagem eletrica do banco do motorista ausentes no corolla cross xrv de todo modo nesta faixa de preço o corolla cross tem a seu favor o conjunto hibrido que pode atrair aos early adopters e os que buscam economia de combustivel por outro lado o jeep compass esta prestes a ser atualizado e recebera o novo motor 1 3 turbo gse da fiat que começou a ser produzido no brasil nesta semana uma renovaçao leve no visual e o turbocompressor que devem vir acompanhados de mais uma escalada nos preços certamente afetarao o sucesso de sua defesa contra a investida da toyota claro ainda ha as questoes inerentes ao projeto o corolla cross tem dinamica muito parecida com a de um carro de passeio ate pela relaçao com o seda salvo pelo centro de gravidade mais alto e do maior curso na suspensao que evidentemente o tornam naturalmente menos estavel em curvas de velocidade mais alta ate mesmo o habitaculo e muito parecido com o corolla isto pode ser interessante para quem fica intimidado com a ideia de passar de um seda para um suv pois o jeep compass nasceu como suv neste cenario a toyota espera que cerca de 70% das vendas correspondam as duas versoes com motor 2 0 a paridade entre os preços e pacotes de acabamento mais a fidelidade de marca de que ambas as fabricantes gozam tornam esta disputa acirrada desde ja com o futuro volkswagen taos a caminho e sua abordagem oposta apenas duas versoes comfortline e highline com o mesmo motor 1 4 tsi de 150 cv e foco em acabamentos equipamentos e espaço interno seus preços nao devem se afastar do que temos com o corolla cross e o compass ou seja algo entre r$ 135 000 e r$ 180 000
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.