A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novo SUV da Fiat ganha teaser, Murray Walker morre aos 97 anos, Shelby Super Snake Speedster é revelado e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo SUV da Fiat ganha teaser

Previsto para estrear em maio, provavelmente durante a final do BBB 21, o novo SUV da Fiat (também conhecido como Progetto 363 pela fabricante e como “SUV do Argo” pelo público) ganhou um teaser oficial durante o fim de semana, publicado no hotsite oficial do modelo.

O vídeo, que fala sobre o design do veículo, mostra o SUV sob uma capa. Embora seja difícil discenir os detalhes mais finos da carroceria, é possível perceber que ele terá proporções mais robustas que as de um hatchback elevado, com frente alta e vertical e caixas de roda bem marcadas.

O trecho mais revelador, porém, é o que mostra brevemente detalhes do modelo em clay. A escultura de argila deixa à mostra o desenho dos faróis, que serão elevados, como os da Toro, porém não serão divididos em dois níveis. É um estilo diferente das projeções mais recentes, que mostravam algo próximo de Argo, Mobi e Strada.

O teaser também revela o volante do veículo – que, pelo que tudo indica, é o mesmo do Jeep Compass, porém com emblema Fiat. É uma boa forma de aproveitar a peça, já que o Compass ganhará sua reestilização em breve e deverá adotar um novo volante.

Paralelamente a tudo isto, circulou pelas redes sociais na manhã de hoje (15) a foto de um veículo de testes camuflado envolvido em um acidente com um Honda Civic.

De acordo com a publicação da página, trata-se do Progetto 363, em um flagra cujo autor não quis se identificar. Contudo, o que se vê sob o carro lembra muito o Jeep Renegade e a Fiat Toro – o desenho das longarinas, a rota do sistema de escape e, mais importante, a presença de um diferencial traseiro. Das duas umas: o SUV da Fiat terá uma opção com tração nas quatro rodas (o que, considerando seu tamanho e faixa de preço, é menos provável) , ou o veículo capotado é outro modelo prestes a ser lançado. Como Fiat Toro e Jeep Compass serão renovados logo menos, pode ser um dos dois.

 

Murray Walker, “a voz do automobilismo”, morre aos 97 anos

O lendário narrador e comentarista britânico Murray Walker morreu no último sábado, 13 de março, aos 97 anos de idade. A notícia foi dada ontem (14) pelo British Racind Drivers’ Club, mas uma causa não foi divulgada.

Murray Walker começou sua carreira como comentarista em 1948, primeiro no rádio, estreando na TV no ano seguinte. Na década de 1970 Walker começou a comentar corridas de Fórmula 1, tornando-se comentarista fixo da BBC a partir de 1978. Ele ocupou a posição por 23 anos e aposentou-se em 2001, mas continuou fazendo participações especiais até 2020, quando já tinha 96 anos.

Conhecido por sua voz forte e decidida, frequentemente comparada ao ronco de uma moto de 500cc, Murray Walker também tornou-se um ícone por suas tiradas bem humoradas, elaboradíssimas e disparadas no momento exato – que ficaram conhecidas pelos fãs como Murrayisms. Algumas eram simples e rápidas, outras eram complexas e dotadas de imenso lirismo. Walker tinha conhecimento profundo do automobilismo, conseguia ler muito bem o “clima” na pista e evitava criticar pilotos quando cometiam erros, preferindo focar-se nas boas atuações. Um gentleman que fará falta.

 

McLaren 720S GTX3 é revelado

A McLaren apresentou mais uma nova variante do supercarro 720S. Desta vez, trata-se do McLaren 720X GTX3, versão ainda mais extrema do 720S GT3 (o que deve ser o motivo para o uso da letra “X” – Xtreme, sacou?), feita sem levar em conta as restrições do regulamento da FIA.

O superesportivo britânico adota como principal novidade o motor V8 4.0 biturbo de 720 cv – cerca de 200 cv a mais que a versão GT3, obtidos com turbos maiores, coletores retrabalhados e cabeçotes com retrabalho de fluxo.

Também houve modificações aerodinâmicas, com um novo spoiler frontal, um novo difusor traseiro, e uma asa ainda maior. A McLaren diz que o carro é consideravelmente mais veloz que o 720S GT3 “normal”, mas não falou em números. Por enquanto.

 

Mini deve se tornar marca de elétricos em 2030

Adotando o mesmo caminho de boa parte das fabricantes europeias, a Mini deve anunciar nesta semana sua migração para os carros elétricos. De acordo com um o site Automotive News Europe, fontes ligadas à marca confirmaram que o CEO da BMW, Oliver Zipse, irá anunciar os planos ainda nesta semana.

O site vai além e afirma que a Mini deve lançar seu último modelo com motor a combustão em 2025, já com data para acabar.

Embora não exista confirmação oficial, o relato está de acordo com uma nota divulgada pela Mini no fim de 2020, na qual diz que os clientes logo “poderão escolher entre uma família completa de veículos zero-emissão”. Ao mesmo tempo, a fabricante afirmou que não acabaria com os motores a combustão, especialmente porque existem mercados que ainda não estão prontos para sua adoção em massa.

 

Shelby Super Snake Speedster: conversível com mais de 800 cv é anunciado

A Shelby American anunciou hoje (15) uma série limitada do Shelby Super Snake, batizada Speedster. O nome dá a dica: é uma versão conversível do Shelby Super Snake, equipado com o mesmo V8 supercharged de 830 cv do cupê – que é o bastante para ir de zero a 100 km/h em 3,5 segundos.

O carro não é simplesmente um Super Snake com o teto cortado, porém. A carroceria foi toda modificada para tornar o Speedster tão harmônico quanto sua contraparte fechada, incluindo um novo deque traseiro com santo-antônios integrados, que também servem como cobertura para a capota quando esta não está em uso.

Serão feitos 98 exemplares, pois a ideia é celebrar os 98 anos de Carroll Shelby, falecido em 2012. A opção por um conversível não é simplesmente por estilo, mas porque Shelby chegou criar um Mustang Shelby conversível na década de 1970. O carro pode vir equipado tanto com câmbio automático quanto com uma caixa manual. Infelizmente, só está disponível nos Estados Unidos.

 

Honda S660 ganha série especial de despedida

Esta é triste para aqueles que curtem esportivos pequenos e leves – realmente pequenos e leves. O Honda S660, “kei roadster” de motor central-traseiro que é como um Honda Beat moderno, acaba de ganhar sua série especial de despedida. A Honda deixará de fabricá-lo em março de 2022, daqui a exatamente um ano.

Embora a Honda não diga o motivo para acabar com o S660, suspeita-se que a fabricante esteja apenas dançando conforme a música das regulamentações japonesas. As autoridades estão cada vez mais restritas quanto a emissões e tornando a legislação mais rígida para os kei cars, tudo para tentar incentivar a migração para os carros elétricos. Assim, o S660 agora precisa poluir menos e vir equipado com um sistema de frenagem automática de emergência – o que elevaria custos. Em vez disto, a fabricante decidiu simplesmente encerrar o ciclo de vida do S660. Não há confirmação oficial, porém.

Batizada S660 Modulo X Version Z, a variante traz, em essência, apenas pintura exclusiva nas cores cinza “Sonic Grey Pearl” ou branco “Premium Star White Pearl”, além de capota de tecido bordô. Também há emblemas escurecidos e rodas pintadas de preto.

Matérias relacionadas

Os 70 anos da linhagem Aston Martin DB – Parte 1

Leonardo Contesini

Os detalhes do próximo Golf GTI, Hellcat dobra a produção, track days pelo Brasil, série especial do Mitsubishi L200 e mais!

Leonardo Contesini

Toyota apresenta nova geração do RAV4, Jaguar F-Pace agora tem 550 cv e um V8 supercharged, BMW M5 terá pacote Competition e mais!

Leonardo Contesini