nao existe nada mais emblematico da condiçao humana que o que chamamos de forma coletiva como progresso nao ha duvida que temos que andar adiante sempre e que aceitar a mudança como um fato da vida e necessario afinal de contas sem isso a estagnaçao e o marasmo imperam sem evoluçao ainda estariamos presos geograficamente ao lugar onde nascemos nao aprenderiamos a selar cavalos a construir estradas de ferro e maquinas a vapor para andar nelas e nao teriamos o automovel a cada um desses passos gente lutou contra o progresso existe ato mais revolucionario do que domesticar um cavalo e se aboletar em cima dele para ir a algum lugar mais rapido imagine um mundo onde isso nao existia e como ele muda completamente depois disso claro que muita gente achou o tal cavalo obra do pe preto em pessoa para que andar mais rapido afinal de contas para que tanta pressa mas o cavalo como o automovel e a internet tornou tudo mais facil um progresso inevitavel todo progresso porem vem com perdas como nos explica a historia de pandora nao ha ganho sem algum sofrimento uma vez aberta a caixa de pandora nao se fecha mais tudo escapa para o mundo sem nosso controle o bom que nos fez abrir a caixa mas tambem o ruim o progresso a evoluçao o andar adiante para um futuro diferente e melhor na verdade ao contrario que todo guru de auto ajuda e wise man de plantao vao te dizer e um conceito assustador mudar e dificil as vezes doi se o cavalo o automovel e a internet fizeram tudo mais rapido e facil abriram espaço para mais coisas serem enfiadas num dia; todo mundo esta na correria cada vez mais incapaz de fazer tudo que precisa ou quer nenhum progresso acontece sem dor podemos tambem progredir para um lado errado a melhor frase que ja ouvi a respeito disso foi de c s lewis todos nos queremos progresso mas se voce estiver no caminho errado progresso significa dar meia volta e voltar para o caminho certo; nesse caso o homem que voltar mais cedo e o mais progressista um exemplo claro o progresso alemao de 1933 ate a segunda guerra o preço que pagam por ele e uma vergonha nacional dificil de ser apagada ate hoje inevitavelmente nao ha ganho sem perda e hoje a historia que conto a voces fala exatamente disso o fenomeno moderno ao final dos anos 1980 o brasil finalmente abria as portas de seu mercado para o exterior no inicio começaram a chegar componentes como injeçao eletronica mas quando o ano de 1990 abre a nova decada tudo mudava podiamos ter carros importados de novo para maioria de nos porem pouco mudou os importados eram sobretaxados como ainda sao e atrelados ao dolar eram coisa de gente com dinheiro imediatamente se tornam simbolos de status [caption id= attachment_284007 align= aligncenter width= 999 ] mille pioneiro popular[/caption] a industria nacional morre nao as multinacionais claro as nacionais como gurgel e puma a primeira prestes a lançar um carro popular que apesar de tecnologicamente atrasado seria barato; um incentivo fiscal estranhamente providencial somente a fiat inaugura a legislaçao do carro popular o abaixo de 1 000 cm³ de deslocamento que existe ate hoje o gurgel um carro artesanal querendo ser industrial provavelmente nao ia dar certo de qualquer forma mas foi impedido ate de tentar mas logo existiam concorrentes para o mille a gm faz um chevette de um litro coisa que ninguem em posse de suas faculdades mentais intactas pensaria em fazer mas que aconteceu o gol e depois o escort ganhavam uma versao 1 0 do ford cht outra coisa que preferimos esquecer mas ai começa a temporada zero do seriado walking dead o fusca volta da tumba a pedido de um presidente da republica ein para ganhar o mesmo incentivo dos 1 0 sendo 1 6 a gm usa o precedente para aprovar um chevette 1 6 nos mesmos termos o unico carro ali que realmente se sentia bem com menos de um litro era o mille e seu sucesso refletia isso mas mesmo ali era um carro de dez anos de idade quase; as portas desta faixa de preço estavam abertas para que um produto inovador entrasse e aqui que ao inicio de 1994 entra o corsa o chevette ainda a venda no inicio dos anos 1990 era um opel kadett de terceira geraçao mas em 1989 a quinta geraçao do kadett vem para o brasil como um carro de nivel superior com o original nome kadett tinha crescido de tamanho desde a epoca do chevette e no lugar dele na alemanha aparece um carro menor o corsa em 1982 o nosso corsa seria a segunda geraçao lançada quase simultaneamente aqui e na europa era um carro moderno portanto algo que nao estavamos mais acostumados principalmente porque o corsa chega aqui com injeçao eletronica apenas cinco anos depois do gol gti inaugurar a tecnologia por aqui os importados eram apenas para ricos assim como os gol gti e os santana e monza com o equipamento aqui nao um carro europeu moderno totalmente novo e custando u$7500 00 o carrinho tinha traçao dianteira injeçao e uma versao small block do quatro em linha do monza o interior era chique e bem acabado como o de um importado e por fora parecia um ursinho fofo foi um sucesso estrondoso dois meses depois era capa da revista veja entao a de maior circulaçao nacional fruto de uma procura insana uma lista de espera que ali ja chegava a 130 000 pedidos disse a revista assustados com a corrida as concessionarias os executivos da gm tomaram algumas providencias para tentar conter a mare de compradores primeiro cancelaram a campanha de 10 milhoes de dolares em propaganda aquela em que um velhinho aparecia reclamando que as inovaçoes tecnologicas do carro eram um exagero em seguida o vice presidente da empresa no brasil andre beer ocupou uma rede nacional de televisao em horario nobre para pedir calma aos consumidores no pronunciamento beer sugeria que os clientes da gm adiassem a compra do corsa para nao estimular o agio nos preços que grande jogada de marketing para um empresario pedir aos consumidores que nao comprem seu produto claro os consumidores ficaram com mais vontade ainda de comprar todo mundo adorou o novo corsa o carrinho era extremamente economico silencioso e confortavel a cintura era baixa os bancos tinham boa ergonomia e o interior realmente parecia algo bem mais caro que a norma da categoria pouca gente notou que o uno mesmo dez anos mais velho tinha mais espaço interno andava mais e gastava o mesmo em combustivel que o corsa mesmo usando um carburador que o corsa era um automovel pior que o uno mille no basico apesar de um bem mais civilizado confortavel e desejavel nada de novo aqui ate hoje todo mundo esta pronto para comprar suv enquanto o seda do qual ele deriva tecnicamente superior permanece pegando poeira no showroom no fim hoje sabemos que o interior parecia muito mais sofisticado e caro que dos outros carros da categoria simplesmente porque era mais caro que todos os carros da categoria a gm rapidamente ve que vender o carro a preço de popular nao significa lucro; começa imediatamente o projeto de um carro baseado no corsa mas bem mais simples e barato o celta mais barato para ela nao para voce; o celta efetivamente substitui o corsa basico em 1999 mais barato de fazer mas pelo mesmo preço a gm afinal de contas nao e uma instituiçao filantropica quem comprou um corsa original se deu bem tal coisa nao se repetiria mais seu motor era tao moderno que tem vida longa ate hoje esta debaixo do capo de chevrolet populares muito modificado e agora com 80cv frente aos 50 originais mas ainda com menos de 1000cm3 e o motor do onix joy as viuvas do chevette eu coloco a culpa toda na imprensa aqui depois da morte da motor 3 em 1987 a imprensa especializada nacional estava de volta ao seu procedimento normal achar maravilhoso qualquer coisa nova e moderna alinhadinha com os desejos do fabricante no maximo tirava numeros de teste para comparativos; nunca dizia o que perdemos com o novo carro o novo parece nunca era pior em nada o que nao e so estranho e impossivel educado desta forma o brasileiro ate hoje pensa assim claro quem contou uma historia diferente para ele ninguem falou por exemplo em 1989 que o novo kadett apesar de mais confortavel civilizado e bem acabado que um chevette era dinamicamente muito inferior a ele nem andava mais que um chevette 1 6/s a alcool mesmo o carrinho ali ja pedindo a aposentadoria de seu antigo e ultrapassado propulsor andar num kadett depois de andar num chevette era encontrar duas empresas completamente diferentes o chevette era fruto da fase aurea da opel quando fazia carros esporte disfarçados de sedas mas a um preço bem mais baixo que a alfa romeo e a bmw o kadett e o corsa que viria em seguida tinham claramente objetivos diferentes o corsa era ainda pior nesse sentido porque seu motor de 1 0 litro e mesmo o 1 4 opcional inicial de 60cv era positivamente anemico comparado ao chevette a alcool de 82cv era melhor em tudo que realmente nao interessa para quem gosta de dirigir conforto sofisticaçao barulho acabamento economia de combustivel e era pior em tudo que nos interessa estabilidade em curvas controlabilidade no limite direçao desempenho nao e uma questao de velocidade gente e de controlabilidade e equilibrio; um onix joy 1 0 e mais veloz que um chevette em pista mas mas todo mundo sabe qual e o mais gostoso de dirigir dizer isso nao mudaria nada no grande esquema das coisas eu sei o corsa continuaria o sucesso que foi pois o que agradava nele era o que o povo queria a gm acertando em cheio seu objetivo mas verdades tem que ser ditas o corsa apesar de muito mais moderno que o chevette e superior a ele em um monte de coisas foi um passo para tras para o entusiasta pessoalmente fiquei orfao comprei meu ultimo chevette novo em 1994 uma picape chevy 500 vinho minutos antes de parar de ser fabricada trocada por uma picape derivada do corsa que era muito boa por sinal especialmente com motor 1600 injetado mas que mesmo assim nao trocaria nunca pela minha chevy 500 na verdade nunca fiz de 1994 ate aqui apesar de profissionalmente conhecer todas as variaçoes possiveis do tema corsa celta onix nunca peguei um deles para chamar de meu e porque na verdade a gm resolveu que o tipo de cliente que eu represento nao importava e me abandonou entao abandonei ela mas o dificil de engolir foi ninguem falar nada como disse nao que isso mudasse o sucesso do corsa e o fim do chevette tudo de bom ou ruim um dia acaba e nada e para sempre mas era necessario apenas para registrar uma verdade uma perda e seguir adiante a imprensa nacional nunca falou de verdade ao entusiasta se concentrando em platitudes me fazendo aprender ingles e ir procurar informaçao em outro lugar e e por isso que quando digo ate hoje que prefiro um chevette ate a um onix me acham louco a propaganda de lançamento do velhinho reclamando das inovaçoes do corsa tambem e mais um exemplo de uma estrategia velha dizer que quem e contra qualquer novidade e um velho ultrapassado assim ninguem ouvira criticas o novo e a salvaçao e quem nao enxerga ja era acabar com a dissonancia e imperativo nessas horas algo que nunca morre a bmw reciclou essa estrategia recentemente com resultados da mesma forma tragicos [embed]https //www youtube com/watch v=3qlzv4d4pt0[/embed] algum tempo depois quando eu tambem passei a escrever sobre carros aproveitei para dizer porque achava o chevette especial contando exatamente o que era bom naquele carro lerdo e desconfortavel no fim da reta uma longa curva para a esquerda começava com raio longo para se fechar gradualmente ate se tornar um cotovelo a direita em direçao quase oposta bem na rampa de acesso a rodovia dos imigrantes vinha com o pe em baixo e chegava a essa curva numa velocidade consideravel conforme a curva final progredia ia baixando as marchas entrava em quarta dai terceira ja freando para cutucar uma segundinha no inicio do cotovelo a frente do carro dava uma pequena deslizada na entrada da curva e imediatamente cravava o pe no acelerador jogando o bichinho para dentro dela a direçao ficava leve progressivamente a traseira saia quase ultrapassando a frente e o volante deslizava quase que sozinho para um contra esterço pronunciado e completava a curva de lado atravessado o carrinho continuava gritando forte e ficava atravessado ate quase metade da rampa de acesso mas indo na direçao certa quando a derrapagem começava o carrinho parecia flutuar deslizando suavemente o barulho parece que sumia e tudo acontecia em camera lenta nesse momento unico que so consigo comparar ao que me contam os surfistas ser a sensaçao de pegar um tubo perfeito meu controle do carrinho era absoluto o acelerador e o pequeno volante esportivo dançavam a sinfonia que tocava com as maos e o pe direito jogava a terceira de novo e chegava na estrada bem rapido ja apto a acompanhar o fluxo do transito um largo sorriso impresso em meu rosto ate alcançar novamente a quinta marcha la na frente ninguem nunca poderia contar uma historia dessas sobre um corsa o simples fato de que tinha traçao traseira simbolizava o fim de uma era algo inevitavel mas digno de nota pelo menos nao mais carros baratos existiriam com esta configuraçao depois dele o chevette era um companheiro exigindo determinaçao e um minimo de habilidade mas nos recompensando com diversao perene estava sempre disposto a ser usado com vontade e sem do e nao pedia nem oleo em troca sua personalidade era forte e palpavel no chevette qualquer que fosse o meu estado de espirito no dia uma voltinha naquela estrada pegar aquele tubo perfeito resolveria o corsa se mostraria uma plataforma boa para carros de todo tipo presente em parte ate na montana atual carros como o corsa gsi chegaram a ser divertidos e todo corsa ficaria melhor com o tempo logico o corsa e ainda mais o celta com o tempo fizeram carros de corrida terrivelmente efetivos o tempo nao para para ninguem e o do chevette acabava enquanto o corsa estava so começando no fim lembro me deles assim o corsa era como um eficiente colega de trabalho de quem voce sabe nada mas que certamente sera promovido em breve o chevette um amigo querido que so sabe vagabundear te atrapalhando com conversas engraçadas no trabalho tantos anos depois de quem voce acha que me lembro com carinho
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