either you were a hot rodder or you were a candy ass dick guldstrand sobre sua juventude na california [caption id= attachment_363920 align= aligncenter width= 999 ] dick guldstrand e o corvette gs 1965[/caption] dick guldstrand era um dos hot rodders originais andava com seu ford 1927 com chassi e motor v8 de 1932 nas famosas corridas em lagos secos da california nos anos 1950 em 1957 quando descobriu um carro chamado chevrolet corvette e sua vida mudou completamente https //flatout com br/a origem do hot rod americano/ no inicio dos anos 60 ja estava pilotando corvettes em daytona sebring e le mans sua carreira de piloto decolou e inclusive tentou entrar na indy 500 em 1966; mas e dirigindo carros esporte especialmente corvettes que conseguiu fama no meio [caption id= attachment_363921 align= aligncenter width= 999 ] o corvette gran sport original[/caption] guldstrand levou os corvettes a vitoria em toda a costa oeste bem como em daytona e na trans am e um dos poucos que dirigiu um dos infames corvette gran sport de zora em corrida; monstros de sete litros e fibra de vidro tao fina que sem pintura seria transparente mas como sabemos os gs tiveram vida curta e sumiram tao rapido quanto apareceram [caption id= attachment_363919 align= aligncenter width= 999 ] le mans 1967[/caption] guldstrand foi contratado por zora arkus duntov para dirigir um corvette cupe de sete litros big block l88 de 560 cv em le mans junto com bob bondurant em 1967 ao contrario do verdadeiro exercito que uma equipe assim e hoje o time era minusculo e nao havia trailer para levar o carro guldstrand e bondurant pegaram o corvette de corrida no aeroporto em paris e foram dirigindo ate le mans a maldita coisa nao conseguia andar abaixo de 70 mph ou 112 km/h por causa do cambio longo e o motor regulado para alta rotaçao alem disso tinha escapamento totalmente aberto disse guldstrand em retrospectiva entao a noticia desse carro maluco nas ruas se espalhou e a medida que avançavamos mais e mais pessoas estavam na beira da estrada olhando rindo acenando quando chegamos a chartres havia um policial em cima de um caixote eu pude ver seus olhos bem abertos; quase o derrubamos de sua caixa mas ele bateu continencia para nos o corvette se mostrou extremamente rapido nas retas do circuito sendo cronometrado acima dos 300 km/h guldstrand estava la pela primeira vez e bondurant lhe avisou que no meio da reta de mullsane existia um kink guldstrand descobriu na sua primeira volta que o tal kink nao era um buraco ou ondulaçao era uma chicane da qual se aproximou a mais de 260 km/h sem saber parou no box depois disso e quando perguntaram qual o problema disse parei para trocar a cueca o cara realmente conhece o corvette de perto como se pode ver depois de sua carreira nas pistas inclusive formando uma equipe com o ator de grand prix james gardner voltou para a california onde abriu uma oficina de preparaçao de corvettes o gs90 o aparecimento do corvette c4 em 1984 trouxe o comportamento do carro para um patamar muito superior que antes como sabemos de repente o corvette nao era apenas um motorzao num carro leve; em termos de limites de aderencia era o melhor carro esporte da decada de 1980 graças a uma suspensao sofisticada com braços de aluminio forjado e enormes pneus de perfil baixo desenvolvidos em conjunto com a goodyear [caption id= attachment_363926 align= aligncenter width= 999 ] o gs80[/caption] em 1985 guldstrand retornou as corridas com o corvette no ano seguinte ele desenvolveu o guldstrand 86 vette que conquistou o campeonato nacional solo da scca pouco tempo depois ele fez parceria com o amigo de longa data e vizinho em culver city jim jones e a sua traco engineering para desenvolver um corvette de rua chamado de grand sport 80 basicamente aumentava a cilindrada do motor small block original de 5 7 litros para 6 1 litros via um virabrequim forjado de maior curso bielas carrilo pistoes je e trabalho no cabeçote o motor dava nada menos que 370 cv um atestado da capacidade de preparaçao da traco; o carro original tinha 240 cv outras opçoes eram freios maiores cintos de segurança de competiçao e ate mesmo uma gaiola de proteçao estava disponivel https //flatout com br/lotus corvette o c4 zr1/ mas a disponibilidade do zr1 em 1990 mudaria tudo guldstrand acreditava em mudanças baratas ate ali pois o corvette sempre fora barato por seu desempenho mas o zr1 com seu v8 de aluminio dohc/4 valvulas por cilindro de projeto lotus mostrava que havia gente disposta a gastar muito dinheiro em um corvette ainda mais especial que o normal callaway tambem cobrava o dobro do preço de um corvette normal para fazer o seu twin turbo precedentes existiam https //flatout com br/callaway e o corvette c4 twin turbo como tudo aconteceu/ resolveu fazer um carro baseado agora no corvette c4 zr1 mas ainda melhor com um motor preparado e principalmente uma aparencia diferente o zr1 era conhecido por ser quase indistinguivel de um corvette normal apesar de custar quase o dobro; algo que precisava mudar achou guldstrand [caption id= attachment_363931 align= aligncenter width= 999 ] guldstrand gs90[/caption] o carro de dick guldstrand provaria ser o corvette especial mais elaborado especial detalhado e caro ja construido como algo tao especial foi criado por um garagista da california bem teve alguma ajuda da genaral motors pelo menos no pontape inicial guldstrand apresentou o conceito de um zr 1 radicalmente reestilizado e aprimorado para seus amigos da chevrolet pediu para realizar seus planos 15 zr 1 zero km e alguns milhoes de dolares ele ganhou um carro e uma bençao nascia de qualquer forma em 1995 o guldstrand gs90 um corvette que nao parecia corvette nao so em aparencia mas tambem no jeito que rodava e na ferocidade de seu motor de aluminio dohc nao da para subestimar o gasto que o piloto teve em ferramentar esta carroceria e pacote de engenharia planejava fabricar e vender 200 carros e o que era o gs90 partia do zr1 com seu motor de aluminio dohc mas o carro era primeiro totalmente desmontado e o motor enviado para a doug rippie motorsports especializada neste motor lt5 a preparaçao era artesanal antiga cara mas que nao so melhora a saida mensuravel de potencia mas a personalidade de qualquer motor todos os dutos de cabeçote e admissao sao trabalhados novos comandos mais bravos instalados todas as partes moveis eram balanceadas era instalado escapamento menos restritivo e reprogramaçao de injeçao o resultado era nada menos que 475 cv a 7500 rpm e 57 mkgf a 5200 rpm na suspensao muito muda as molas de fibra de vidro transversais e os amortecedores originais eram trocados por coilovers especificados por guldstrand todas as buchas de borracha tambem sao substituidas por peças novas os amortecedores sao bilstein regulaveis e era totalmente diferente alem de mais precisa a suspensao tambem era mais confortavel a road & track disse que nada debaixo de nenhum chevrolet na historia da chevrolet funcionou tao bem a carroceria tambem so mantinha os vidros originais todos os outros paineis eram novos e diferentes em fibra de carbono num estilo criado sob encomenda pelo designer steve winter ingles winter tinha trabalhado anteriormente na porsche onde ajudou a criar o 924 e mais tarde na bmw volvo mazda e ford na australia era entao instrutor no famoso art center college of design o resultado e uma carroceria marcante de estilo europeu que deixou todo mundo bobo na epoca; principalmente por nao parecer um c4 lembra os grand sports de 63 que guldstrand pilotou em azul com faixas brancas tinha tambem uma duzia de lanternas traseiras pequenas mesmo tratamento usado nos grand sports originais de 1963 outros elementos de competiçao incluiam aberturas funcionais alem de uma janela traseira de plastico que economizava peso e fluia bem com o novo formato do carro segundo a road & track nao apenas desperta um interesse satisfatorio dos transeuntes mas a carroceria de fibra de carbono produz surpreendentemente pouco ruido do vento os pneus eram tambem maiores em rodas especiais oz italianas de 18 polegadas 285/35 zr18 na frente 335/35 zr18 atras era tambem graças a suspensao e carroceria mais leves bem mais magrinha que o carro original pesava 1406 kg; o zr1 original da chevrolet pesava 1570 kg como o gs original de 1963 reduzir peso era um objetivo importante o resultado era um carro macio e confortavel mas com mais precisao e capacidade dinamica que o corvette original com mais potencia e menos peso tambem era mais veloz 0 96 km/h ao redor de 4 segundos contra 4 7 segundos do carro original e velocidade final acima dos 300 km/h o carro todo parecia mais coeso que o corvette e principalmente mais bravo o ja excepcionalmente liso lt5 aqui brilhava com um funcionamento que nao o deixava atras de nenhuma ferrari ou lamborghini guldstrand fez tambem uma versao conversivel teoricamente eraq ainda mais dificil de se fazer pois eram necessarios dois carros da gm para fazer um um conversivel basico e um cupe zr1 que depois seriam juntos nas oficinas de guldstrand ao inves disso o conversivel era entao baseado no lt1 normal com o v8 chevrolet ohv normal de 330 cv chamava se gs90 nassau o nome do lugar onde o grand sport original correu pela ultima vez com guldstrand ao volante claro o grande problema dos grand sport de guldstrand como voces podem imaginar era o preço desmontar e remontar um carro afinal de contas raramente e um bom negocio pois encarece muito a coisa toda nao e a toa que restomods como o singer sao tao caros o unico problema do gs90 era realmente o preço o gs90 custava us$ 134 500 sobre o preço de um zr 1 zero km que custava us$ 72 208 o total us$ 206 208 era praticamente o preço de um lamborghini diablo ou de dois porsche 911 turbo 3 6 964 como resultado apenas seis gs90 foram construidos e vendidos [caption id= attachment_363943 align= aligncenter width= 999 ] o c4 gran sport agora da chevrolet[/caption] mas o carro marcou tanto os entusiastas do corvette que quando a geraçao c4 do corvette chegava ao fim de sua jornada em 1996 a chevrolet chamou a sua a versao de despedida de grand sport dali em diante o nom de guerre gran sport voltou ao vernaculo corvetteiro para nunca mais ir embora mas isso e historia para outro dia
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