o pneu e a fonte das maiores evoluçoes do carro esporte e talvez o maior salto do pneu e do carro esporte por consequencia aconteceu no fim dos anos 1970 quando a pirelli introduziu seu p7 de perfil baixo de aspecto 60 ou menor o aspecto significa a porcentagem da largura da rodagem que e a altura da lateral como sabemos; com o perfil mais baixo no final dos anos 1970 a resposta e aderencia dos pneus começaram a subir sobremaneira apesar de torna los mais desconfortaveis os carros mudaram para se aproveitar disso rapidamente [caption id= attachment_374197 align= aligncenter width= 999 ] pirelli p7 uma revoluçao[/caption] o corvette c3 entao um carro criado nos anos 1960 ficou imediatamente obsoleto frente aos carros do inicio dos anos 1980 nao por causa de desempenho; este ainda era o melhor em sua categoria mas o porsche 924/944 por exemplo ja criado para tirar vantagens dos novos pneus de perfil baixo era incomparavelmente melhor em curvas ainda que menos potente que o corvette mas a gm sabia que o 944 ganharia um turbo em breve; algo precisava ser feito [caption id= attachment_374198 align= aligncenter width= 999 ] corvette c4 1984[/caption] este algo foi finalmente um novo corvette o c4 em 1984 criado pelo sucessor de zora arkus duntov no cargo de engenheiro chefe do corvette dave mclellan era um novo tipo de corvette que ditaria o tom de todos eles ate que o c8 de motor central traseiro apareceu zora aposentou em 1978 uma verdadeira lenda viva um personagem unico e insubstituivel mas substitui lo era necessario e seu substituto nao podia ser uma pessoa mais diferente dave mclellan era um engenheiro que trabalhava desde formado na gm; sua personalidade e historia eram totalmente diferente de zora o segundo engenheiro chefe do corvette era muito mais capaz tecnicamente quase um cientista dedicado a entender exatamente como melhorar o corvette em todas as frentes a partir de principios basicos de engenharia e nao experiencia pratica quieto estudioso e conciliador mas com poder hierarquico para fazer suas vontades era um novo tipo de engenheiro chefe mclallan era um serio engenheiro do michigan uma cria da gm logico puritano e educado frente ao furacao maluco e sem estribeira que era zora arkus duntov o carro que ele cria reflete isso tecnico avançado e tecnologicamente a frente de seu tempo ate no primeiro painel digital validado e eficiente da historia inspirado que foi em caças a jato militares americanos era focado em objetivos claros um deles exceder a aderencia de todo carro esporte de entao medido em g no skidpad todos mesmo ate ferraris porsches e lamborghinis https //www youtube com/watch v=z0oer_0rx_w o c4 quando lançado foi criticado por ser duro como uma pedra de suspensao o que depois foi alterado por isso mas chegava a 0 9 g; algo simplesmente inedito entao alem disso tinha freios e suspensao muito bem projetados o motor era ainda o antigo v8 chevrolet small block; agora apenas com injeçao mas o resto do carro era todo novo e incrivel o c4 so tinha um problema realmente sua estrutura fora planejada para ter como o c3 anterior a configuraçao conhecida como t top onde dois paineis removiveis faziam do carro um quase conversivel mas sem os problemas estruturais dos conversiveis tradicionais por manter uma barra central de ligaçao entre a parte de tras do carro e o topo do para brisa [caption id= attachment_374208 align= aligncenter width= 999 ] o t top da c3[/caption] como o carro tinha que atender novas normas de impacto frontal e proteçao de ocupantes a gm empregou varios entao novos e sofisticados metodos de calculo estrutural computadorizado para o projeto a rigidez do chassi tipo spaceframe prometia ser excepcional mas um executivo importante da gm coloca em duvida o t top segundo ele o mercado entendia o t top como um conceito ultrapassado e que o ideal seria o teto conhecido como targa nome inventado e registrado pela porsche sem a barra central de ligaçao mclellan foi radicalmente contra protestou veementemente mas no fim foi vencido e obrigado a retirar a barra de ligaçao com resultados obvios na rigidez final do carro a estrutura como fora projetada dependia daquele componente e nao permitia ganhos significativos com os reforços inferiores que foram adotados para compensar mas uma coisa boa acabou vindo disso como um targa estruturalmente seria identico a um conversivel o corvette passou a ser oferecido tambem nessa versao apesar de inicialmente nao ter sido considerada nem como opçao e quando criou a base do c5 mclellan o fez de tal forma que toda a rigidez se concentrasse na parte de baixo adotando os dois enormes trilhos de perfil fechado hidroformados que foram a base dos corvettes de motor dianteiro ate o c7 tambem o painel digital moderno foi muito criticado bem como a opçao de cambio manual doug nash 4+3 marchas; tudo isso seria resolvido a tempo durante a vida do carro receberia tambem uma versao twin turbo e uma zr1 com um motor v8 lotus dohc de aluminio a partir de 1985 o carro ja tinha injeçao multiponto; em 1987 cabeçotes de aluminio baixavam consideravelmente o peso do motor; em 1989 um novo cambio de seis marchas manual [caption id= attachment_374199 align= aligncenter width= 999 ] corvette vs porsche[/caption] mas isso foi depois; as credenciais de alto desempenho do corvette c4 apareceram antes disso com capacidade de curvas incrivel desempenho confiavel do v 8 small block e freios excelentes o c4 rapidamente provou seu valor nas corridas de gt do scca showroom stock o corvette dominou completamente o podio do endurance championship de 1985 a 1987 relegando o porsche 944 turbo a um papel de mero coadjuvante na serie vencendo porsche nas pistas de forma absoluta um novo tipo de corvette https //flatout com br/mao drives corvette vs corvette/ o c4 do scca o corvette venceu a porsche por 29 a 0 de 1985 a 1987 diz john powell que dirigiu uma escola de corrida na pista mosport do canada em ontario canada e correu com os corvettes naquela epoca os fas do corvette logico adoraram o desempenho de seus carros no scca mas como sempre dominaçao completa e um problema tambem ameaça o fim da participaçao de outras marcas e torna tudo mais chato como um campeonato monomarca assim apos a serie de 1987 a scca expulsou os corvettes da categoria sim rapido demais para correr com o resto dave mclellan pediu ideias de como prosseguir as equipes que corriam com os corvettes o resultado disso foi um novo campeonato o corvette challenge sim um campeonato de corvettes apenas https //www youtube com/watch v=26zicsfxhb4&t=14s a scca entrou como administradora da categoria grandes patrocinadores incluindo exxon goodyear e o fornecedor de peças e acessorios para corvette mid america entraram na brincadeira mostrando como o sucesso dos corvettes de corrida mexiam com o publico entao as corridas premiavam us$ 10 000 por uma vitoria us$ 7 500 pelo segundo lugar e us$ 5 000 pelo terceiro e o campeao da serie ganhava outros us$ 100 000 muito dinheiro na epoca para este tipo de coisa o corvette challenge foi realizado como uma corrida de apoio para grandes series profissionais incluindo eventos trans am e cart um acordo com a espn para cobertura de tv incluia filmagens de sony handycams instaladas nos carros entao novidade os c4 do corvette challenge todos os carros do corvette challenge deveriam ser iguais; eram preparados de forma identica para corrida antes de serem vendidos aos pilotos assim a competiçao teoricamente se resumia a habilidade do piloto as corridas duravam menos de uma hora como base para os carros corvette challenge a chevrolet criou o codigo opcional rpo b9p que agrupava a transmissao manual 4+3 pacote z51 performance handling banco do motorista eletrico de seis posiçoes aparelho de som delco bose painel de teto removivel de vidro azul e desembaçadores de janelas laterais e espelhos nada de carro super despojado aqui por algum motivo obscuro os motores l98 com injeçao multiponto e 5 7 litros do corvette de corrida seriam todos testados e selecionados em dinamometro eram motores todos originais mas so foram para os carros b9p os motores dentro de uma variaçao de apenas 2 5 % da potencia nominal declarada de 250 cv motores e transmissoes eram entao selados o que significa que certas fixaçoes foram marcadas com uma tinta especial que poderia revelar adulteraçao os carros comprados com o opcional b9p custaram us$ 33 043 em dinheiro de 1987 o comprador tinha que compulsoriamente pagar us$ 15 000 pela instalaçao de um rollcage de proteçao banco e cinto de competiçao sistema de extintor de incendio a bordo amortecedores bilstein rodas de magnesio dymag pastilhas de freio de corrida e outros detalhes a protofab em wixom michigan converteu 48 dos 56 carros b9p construidos 46 correram dois eram carros de reserva o resto foi vendido sem conversao para a rua o kit era tambem uma receita infalivel de como tornar seu carro de rua algo pronto para corridas as rodas dymag hoje sao cobiçadissimas mais leves foram usadas tambem no corvette callaway twin turbo com os amortecedores as rodas e as pastilhas especiais os c4 se tornavam algo realmente especial https //flatout com br/callaway e o corvette c4 twin turbo como tudo aconteceu/ a temporada de 1989 expandiu o campeonato ate entao de 10 corridas por temporada para 12 corridas por temporada mas o grid diminuiu consideravelmente um novo codigo de opcional foi criado para 1989 o pacote r7f agora vinha com a nova transmissao manual de seis velocidades zf lançada no ano/modelo de 1989 e desenvolvida inicialmente para o zr1 vinha com o novo sistema de amortecedores de dureza selecionavel fx3 selective ride and handling para aquela temporada a powell development america cuidou da conversao preparando 29 carros em uma oficina em wixom destes 27 correram e dois eram carros de reserva a conversao de 1989 diferiu em detalhes incluindo um novo sistema de escapamento com saidas instaladas nas laterais traseiras inferiores com um barulho incrivel o grande problema aqui era que por isso os pilotos tinham que comprar outro carro para competir e o carro antigo se tornara inutil o grid diminuiu de tamanho muito por este motivo somente mas a categoria era muito competitiva com pilotos profissionais se dedicando batidas capotamentos incendios e discussoes era sensacional segundo todos que viram ao vivo e em carros que podiam rodar nas ruas praticamente e que voce podia comprar na concessionarias chevrolet a chevrolet que estava focada em lançar o zr 1 em 1990 decidiu nao apoiar uma terceira temporada do corvette challenge pelo seu lado a scca aceitou o corvette em sua nova serie world challenge por isso a gm ofereceu brevemente um novo pacote opcional r9g para potencial preparaçao para corrida mas apenas 23 foram feitos e acredita se que apenas alguns tenham sido convertidos carros antigos do corvette challenge hoje sao muito procurados por alguns colecionadores; reputam se carros sensacionais para dirigir com modificaçoes e ajustes pequenos realizados pelos competidores; ainda sao elegiveis para correr em certas categorias do scca gt ainda por cima eles tambem podem correr no improved touring ou super production que sao classes somente regionais alguns competem em eventos vintage andy pilgrim um piloto da epoca disse para a hagerty os carros realmente gostavam de se mover e derrapar bastante mas de forma controlada; todo mundo se divertia muito e os campeonatos eram acirradissimos o corvette c4 continua hoje com um preço baixo no mercado de classicos americano e mesmo aqui existem bastante deles; e como pudemos ver e na verdade um carro de corrida escondido numa cara de americano pacato hashtag fica a dica
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