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Zero a 300

Corvette C9 terá V8 | O novo Alpina B5 GT | Renault Espace vira SUV e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Próximo Corvette, o C9, deve ter V8 a gasolina

Já conhecemos o C8 “básico”, com um small-block OHV de 500 cv; o fabuloso Z06, com seu V8 aspirado único que gira até 8700 rpm e dá 679 cv; semana passada vimos o híbrido E-Ray, que usa um motor elétrico dianteiro para ter 4×4 e potência próxima ao Z06. Falta só o über-vette, o comentado Corvette Zora, que supostamente teria dois turbos.

Z06: como está sendo avaliado o Corvette que gira a 8600 rpm

Mas também é hora de começar a especulação sobre como será o próximo Corvette, o C9. De acordo com a maior fonte de fofocas da empresa, o site GM Authority, as notícias são boas. O novo Corvette supostamente não será exclusivamente elétrico, usará uma versão revisada da plataforma C8, e não deve ter relação nenhuma com os reportados sedã e SUV do Corvette.

O V8 do Z06

Ainda ontem reportamos que a General Motors está se preparando um novo V8 de bloco pequeno, o que seria sua sexta geração. É mais do que provável que o próximo Corvette seja recipiente deste motor. Vai continuar central-traseiro, claro, como o santo russo patrono de todo Corvette, São Zora de Arkus-Duntov, sempre quis.

Teremos um SUV e um sedã elétricos com o logotipo do Corvette, algo sobre a qual já mencionada divindade russa deve estar despejando todo tipo de azar, bem como versões híbridas e totalmente elétricas do Corvette C9, pode-se imaginar. Mas a boa notícia continua: em 2028, será lançado uma nova geração de Corvette ainda V8 a gasolina.

O C9 ainda será construído na fábrica da GM em Bowling Green, Kentucky, que desde sua inauguração em 1981 é a casa do carro; já produziu mais de 1,1 milhão de Corvettes. E ainda continuará contando, aparentemente. (MAO)

 

Este é o Alpina B5 GT

O Alpina B5 GT é um novo modelo baseado no BMW série 5 da famosa marca de Buchloe, que agora é parte integrante da BMW. Será disponível como sedã ou perua, é um modelo de série limitada, e carrega o motor mais potente já colocado num Alpina.

Este motor é o conhecido V8 biturbo de 4,4 litros da BMW, mas aqui produzindo 643 cv e 86,7 mkgf de torque. A Alpina adicionou um duto de entrada de ar otimizado, realizou nova calibração do motor, e aumentou a pressão dos turbos.

O carro agora faz o 0-100 km/h em menos de 3,4 segundos, e a velocidade máxima, sem limitador como é tradição na Alpina, é de 330 km/h. A perua, um pouco mais pesada, precisa de 3,6 segundos para fazer o 0-100 km/h, e chega a 322 km/h. A transmissão é automática de oito marchas, com programação da Alpina, e os freios são Brembo de quatro pistões, e os rotores dianteiros medem 15,5 polegadas de diâmetro, e os traseiros, 15,7 polegadas.

O destaque externo, como sempre, além das faixas da marca, são as famosas rodas da Alpina. Aqui elas medem 20 polegadas, tem 20 raios, e tem o exclusivo acabamento Marron Volciano. Além disso, duas saídas de escape duplas estão na traseira.

No interior, o couro Nappa é padrão, e existe opção de couro Merino, juntamente com várias opções de acabamento e outras atualizações internas, como o acabamento em madeira nobre. Os Alpina são na verdade mísseis para Autobahn; ou uma opção mais confortável e silenciosa para os BMW M. Uma tradição que continua agora que é parte da BMW. E não esqueça: é um Alpina, não um BMW.

O carro já está disponível para encomenda na Alemanha, com entregas previstas para julho deste ano. O sedã custa a partir de €145.500 (R$ 823.530), enquanto a perua custa €148.500 (R$ 840.510). (MAO)

 

Wells Vertige começa a produção na Inglaterra

Mostrado pela primeira vez em Goodwood 2021, a produção do Wells Vertige, um novo carro esporte britânico, começará em breve em uma nova fábrica em Bishop’s Itchington, Warwickshire, com os primeiros carros previstos para serem entregues em meados deste ano.

O preço declarado é de redondos £ 50.000 (R$ 320.500) na Inglaterra, e com a produção do primeiro ano (25 carros) já vendida, o fundador e CEO Robin Wells começou a tomar pedidos para o próximo lote anual de 25 carros. Um negócio que parece tão gostoso em seu futuro previsível que chega dar inveja.

Robin Wells

Anos de teste fizeram algumas mudanças na especificação original: uma direção um pouco mais lenta (2,8 voltas de batente à batente em vez de 2,5) e pneus dianteiros de seção ligeiramente menor (195 em vez de 205) para melhorar a sensação de direção. Os pneus Michelin Pilot Sport 4 substituem os Avon originais.

Mas o Vertige continua o que foi apresentado: um bonito coupé de dois lugares, extremamente rígido e de tamanho de um hatch pequeno. O chassi é próprio, assim como são as suspensões independentes nas quatro rodas. O motor é central-traseiro, um Ford Duratec de dois litros aspirado e 208 cv. O carro pesa apenas 850 kg, e, graças a Deus, o câmbio é manual de cinco marchas, um transeixo Ford.

Wells diz que sente que o nível de potência é adequado:  o 0-100 km/h é ao redor de 4,6 segundos, e a máxima é de 225 km/h.  Disse à revista inglesa Autocar: “O carro é feito para ser rápido, mas não assustadoramente rápido.”

Wells tem grandes objetivos para a fábrica. Deseja que ela se torne uma espécie de mini McLaren: moderna, bem organizada, eficiente em termos de energia, extremamente limpa e capaz de entregar carros de alta qualidade.

“Quero que o Vertige seja uma espécie de Volkswagen Golf GTI de carros de baixo volume: esportivo e ótimo para dirigir, mas com a solidez e o refinamento de um carro produzido em massa por um grande fabricante”- diz o dono da empresa. O carro parece realmente ser exatamente o que gostamos, e não é caro para os dias de hoje. Desejamos toda a sorte do mundo à companhia, e que expanda para mercados menos nobres, como o nosso. (MAO)

 

O Renault Espace também vai virar SUV

Por essa você não esperava. Fãs da inventividade e originalidade francesas, segurem firme em suas baguettes, pois esta vai doer: O Renault Espace, pioneiro francês no segmento de minivan desde 1983, terá um modelo totalmente novo de sexta geração com estreia prevista para a primavera europeia de 2023. E ele será um SUV.

A empresa francesa publicou o primeiro teaser do Espace 2023 mostrando uma parte de sua traseira com lanternas LED. A Renault disse que o novo Espace é um SUV projetado para viagens longas, com cinco ou sete lugares. O fabricante descreveu o novo modelo como “confortável, inovador e topo de linha”, seguindo os passos das gerações anteriores.

Será baseado na arquitetura CMF-CD, que também estava por baixo da geração anterior. A mesma plataforma é usada no Renault Austral, Nissan X-Trail e Mitsubishi Outlander. provavelmente as opções de motor serão transportadas do Austral, incluindo configurações híbridas leves e híbridas completas, enquanto um híbrido plug-in também pode se juntar à gama posteriormente.

O Renault Espace atual

Flagras de carros camuflados em testes ano passado mostraram que o modelo será muito semelhante ao Renault Austral, embora com maior distância entre eixos e balanço traseiro, resultando em uma cabine mais espaçosa. O modelo provavelmente servirá como um substituto para o Espace de quinta geração (2015-2022) e o Koleos de segunda geração (2016-2022).

A história da Matra em sete carros

A Renault celebrará o 40º aniversário do Espace em novembro de 2023. O Espace original nasceu na Matra, como sabemos, um inovador conceito de spaceframe com exterior em plástico e toda sua sombra usada como área de passageiros e carga, e com configurações de banco variáveis. Um conceito lógico e sensacional. Mas sem lugar no mundo de hoje, e até o Espace vai virar um SUV. Quem diria. (MAO)