A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

A história da Matra em sete carros

Tem gente que não entende o valor de provas tradicionais como as 24 horas de Le Mans. Arquivam ela na pasta de “frivolidades de gente ligada a competição com automóvel”, e ignora totalmente o assunto. Mas a importância dela vai muito adiante de apenas ser uma corrida que dura 24 horas. Para nós, que amamos automóveis, sua importância é clara: Bentley e Alfa Romeo se tornaram famosas por vencer a prova nos anos 1920 e 1930. A Jaguar, antes desprezada por fazer carros bonitos, mas lerdos no pré-guerra, provou seu sangue puro com cinco vitórias nos anos 1950. Porsche, quando ganhou a categoria até 1.100 cm³ em 1950, era uma pequena empresa desprezada por fazer carros derivados de VW. O respeito por ganhar a prova, ainda que na categoria, foi o impulso para que perseguisse mais; o início de uma história que lhe daria um total de 19 vitórias na prova, começando com o 917 em 1970. Ford, todos sabemos, provou ser maior que Ferrari não por produzir mais carros, mas por quebrar a série de vit

Matérias relacionadas

Ford Fairlane Thunderbolt: quando a Ford fez um carro de arrancada com motor da Nascar

Dalmo Hernandes

Isto é um Mazda RX-7 com quatro rotores, turbo, 1.200 cv e tração integral, e seus argumentos são inválidos

Dalmo Hernandes

O que significa o emblema “HF” nos clássicos da Lancia? E o elefante?

Dalmo Hernandes