crossover e a palavra inglesa para definir em seu sentido mais basico o local em que ocorre um cruzamento ou o resultado de um cruzamento por associaçao ela tambem indica uma mudança de uma atividade para outra ou de uma finalidade para outra e dai que vem a ideia de batizar um utilitario feito sobre a plataforma de um carro de passeio com essa palavra mas voltando ao significado basico da palavra decidimos dar uma olhada em um outro tipo de crossover os carros que sao fruto do cruzamento de duas marcas feitos com motor de uma e chassi de outra ou carros de uma marca que foram desenvolvidos por outra a primeira parte da lista e essa aqui citroen sm no inicio dos anos 1960 a citroen começou a trabalhar em uma variaçao esportiva para o seu ds como ja contamos por aqui antes o ds deveria ter recebido um motor de seis cilindros mas no fim das contas ganhou uma versao evoluida do quatro cilindros do traction avant assim ele era confortavel espaçoso e seguro mas nao muito rapido para resolver este problema a citroen começou a desenvolver o projeto s que deveria dar ao ds o motor mais potente que ele nunca recebeu mas o negocio evoluiu tanto que depois de oito anos ele ja havia se tornado um carro completamente diferente so faltava o motor que estava sendo desenvolvido desde o lançamento do ds em 1955 mas um importante acontecimento em 1968 mudou essa historia voce sabe do que estamos falando a compra da maserati pela citroen os franceses queriam justamente o know how em motores de alto desempenho dos italianos porque para eles seria uma tacada de mestre fazer um carro que tivesse sua suspensao hidropneumatica e um motor esportivo da maserati nesse caso seria o primeiro v6 da maserati que precisou atender algumas exigencias do projeto ele teria que ser um motor compacto e nao poderia ter mais de 2 8 litros pois acima disso os impostos seriam muito maiores o resultado foi um v6 de 2 7 litros que alimentado por tres carburadores weber de corpo duplo produzia 170 cv [youtube id= nkh6qh4xa9k width= 620 height= 350 ] a suspensao era basicamente a mesma do ds porem refinada para ficar mais adequada a proposta esportiva do sm os freios usavam discos nas quatro rodas e faziam parte do sistema hidraulico que tambem integrava a suspensao farois direcionais e direçao assistida a carroceria tinha a tipica excentricidade francesa da epoca com as rodas traseiras parcialmente cobertas uma dianteira longa e a traseira tipo kamm que ajudava na aerodinamica do grand routier o que por sua vez o ajudava a ultrapassar os 225 km/h parece pouco mas era o mais rapido de sua epoca superando rivais como o bmw 3 0 cs o mercedes 450slc e o jaguar e type serie 3 mesmo assim ele nao encontrou muitos clientes na europa embora tenha sido razoavelmente bem sucedido nos eua para piorar em 1974 a citroen faliu e foi comprada pela peugeot que diante do baixissimo numero de vendas do sm decidiu tira lo de linha em 1975 mercedes benz 500e w124 na metade dos anos 1980 a mercedes ainda nao usava seu atual sistema de classes e dividia as categorias basicamente pela motorizaçao de seus carros o modelo compacto usava o motor de quatro cilindros o modelo medio usava motores de seis cilindros e o modelo grande usava motores de seis e oito cilindros enquanto isso nao muito longe de stuttgart hans werner aufrecht e erhard melcher donos da amg faziam umas combinaçoes que a mercedes nao estava muito disposta a fazer como por exemplo cabeçotes de quatro valvulas por cilindro para o motor m117 personalizaçoes esportivas e acima de tudo engine swaps entre estes swaps estava a instalaçao do v8 m117 do classe s da epoca no 300e a amg pegava o motor 5 4 da versao 560sel ampliava diametro e curso com componentes dos motores a diesel o que resultava em 6 litros de deslocamento e 385 cv para completar o pacote ele ganhava novos para lamas mais largos e um spoiler traseiro para reduzir o arrasto aerodinamico era o 300e 6 0 amg que acabou conhecido como hammer por seu porte robusto e desempenho brutal para a epoca a aceleraçao de zero a 100 km/h era cumprida na casa dos 5 segundos e a velocidade maxima beliscava os 300 km/h o carro foi bem aceito mesmo sendo uma versao aftermarket especialmente porque era garantido pela mercedes benz que tinha uma parceria com a amg para atender os carros o sucesso do amg era otimo para a mercedes mas tambem era uma mensagem dupla a primeira e que havia demanda para um 300e com motor v8 a segunda e que a mercedes poderia faturar mais dinheiro se fizesse esse swap por conta propria o problema e que a mercedes nao tinha espaço em suas linhas de produçao para fazer seu proprio hammer a soluçao foi chamar os vizinhos da porsche a mercedes tambem fica em stuttgart que tinham um cantinho sobrando em sua fabrica de zuffenhausen e nao se importaram em fechar um contrato para produzir o 500e para a mercedes na verdade a porsche tambem deu uma força no desenvolvimento do seda foram eles que afinaram o v8 m119 de cinco litros e comando duplo para produzir 325 cv foram eles que acertaram a suspensao e tambem as relaçoes do cambio automatico de quatro marchas o processo de fabricaçao levava 18 dias e envolvia um vai e volta constante entre as duas fabricas por esse motivo ele custava o dobro do preço da versao 3 0 com o motor m103 seis em linha [youtube id= aqavlhh80b0 width= 600 height= 350 ] o valor compensava no desempenho zero a 100 km/h em 5 5 segundos e velocidade maxima de 260 km/h com essas e outras qualidades o 500e vendeu bem com 10 500 unidades produzidas entre 1991 e 1995 e so saiu de linha quando a nova geraçao chegou com versoes produzidas pela amg ja a porsche engatilhou um contrato antes mesmo de terminar a produçao do merc o carro a primeira super perua da historia audi rs2 o audi rs2 ou a audi rs2 se preferir e o carro mais lembrado quando falamos em crossovers de marcas a perua foi na pratica a primeira wagon feita pela porsche e como o mercedes alem da mera fabricaçao ela tambem teve o toque da marca de esportivos em seu desenvolvimento um toque muito mais extenso alias o motor 2 2 turbo foi todo recalibrado pela porsche para produzir os 315 cv que levam a perua de traçao integral aos 100 km/h em 4 8 segundos e a velocidade maxima de 262 km/h — 2 km/h a mais que o mercedes v8 [youtube id= ndvq_pnv67w width= 620 height= 350 ] o visual como ja cansamos de ver no flatout tem a lanterna traseira integral como o 993 os piscas e retrovisores do 993 e as rodas porsche cup do 964 necessarias para abrigar os discos de freio de 322 mm ate mesmo o emblema da perua tem o logotipo da porsche combinado ao da audi deixando claro que a rs2 e um filho legitimo do cruzamento das duas marcas pagani zonda e huayra o nome e italiano o design tambem assim como o local de fabricaçao dos supercarros e ele ate ronca como um supercarro italiano mas o que esta embaixo da carroceria de fibra de carbono de todo pagani e um legitimo panzer v12 da mercedes amg — o m120 atmosferico de 6 a 7 3 litros no zonda e o m158 biturbo de seis litros no huayra o cruzamento de motor alemao com origem italiana e culpa dos argentinos quando horacio pagani decidiu criar seu proprio carro depois de ser ignorado pela lamborghini ao pedir uma autoclave para fibra de carbono seu amigo juan manuel fangio que manteve relaçoes com a mercedes benz ate o fim de sua vida como representante da marca na argentina recomendou que o jovem pagani procurasse os alemaes para encontrar um motor e encontrou mclaren f1 hoje a mclaren tem seus proprios motores um par de v8 derivados do mesmo projeto com 3 8 e 4 litros dois turbos e potencia variando entre 570 cv e 720 cv mas na virada dos anos 1980 para os anos 1990 quando eles decidiram produzir o f1 eles tiveram que procurar um fornecedor para desenvolver a usina de força daquele que se tornaria o maior icone de sua epoca o mclaren f1 o desenvolvimento começou ainda nos anos 1980 quando a honda fornecia os motores para a equipe de formula 1 da mclaren por isso depois de conhecer o nsx — que influenciou profundamente o acerto dinamico do f1 — gordon murray perguntou aos japoneses se eles nao desenvolveriam um v12 atmosferico para seu supercarro provavelmente afetados pela crise financeira que acometeu a asia na epoca eles recusaram murray entao perguntou a bmw com quem ja havia trabalhado no inicio dos anos 1980 na brabham e os alemaes toparam o desafio ele precisava ter 12 cilindros e 600 cv a bmw chamou o mago dos motores paul rosche e ele entregou o s70/2 com 627 cv o negocio saiu melhor que a encomenda o resto da historia voce ja conhece muito bem
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