bastaram apenas duas das 78 voltas do gp de monaco deste final de semana para espalhar o caos naquilo que estava se desenhando como uma corrida previsivel estamos falando da volta 54 quando a garoa leve e indecisa que caia somente na descida do cassino decidiu engrossar e forçar os pilotos a uma decisao dificil sobre trocar ou nao os tipos de pneus e da volta 55 quando o ceu desabou de uma vez so em todo o perimetro do circuito e pegou muita gente desprevenida que insistia em sobreviver com os slicks na volta 53 quando a garoa ainda estava bem fina e valia a pena sobreviver de slicks no trecho umido da descida do cassino o lider verstappen tinha uma margem confortavel de 12 4 segundos sobre alonso nada exceto um acidente ou quebra tiraria a vitoria das maos de max mas a volta seguinte deu a fernando uma bala de prata que poderia lhe render a vitoria em monte carlo essa vitoria foi perdida por uma decisao equivocada por apenas alguns segundos https //www youtube com/watch v=qfkwoh9rnws no exato instante da volta 54 em que alonso passava pelo s da piscina e decidia pela arriscada aposta de trocar seus pneus duros por medios quando sete pilotos ja tinham feito a troca por intermediarios o ceu desabou atras dele no cassino de fato quando seu aston amr23 voltava para a pista a chuva se espalhava por todo o principado o forçando a parar novamente nos boxes na volta seguinte para instalar pneus intermediarios poucos notaram isso na transmissao quando alonso parou nos boxes verstappen ja tinha passado da entrada dos boxes e teve de encarar a fatidica volta 55 inteira de slicks com toda a pista em especial a descida do cassino encharcada realizando o seu pit stop somente na passagem para a 56 caso tivesse decidido pelos intermediarios naquela troca fernando conseguiria engolir aquela diferença de 12 4 segundos em apenas uma volta pois quem estava deslizando de slicks naquela volta contornava o grande hotel a quase 20 km/h o undercut dos sonhos de qualquer piloto a aston e alonso apostaram deu errado o prejuizo foi ate baixo o amr23 estava com uma performance tal que o espanhol sequer perdeu a sua posiçao e manteve o segundo posto no podio uma pena pois se havia uma prova que fernando teve chances reais de vitoria foi este gp de monaco nao teria possibilidade em condiçoes normais mas uma simples decisao diferente de pneus no caos das voltas 54 e 55 o colocaria no topo ocon e sainz quando opostos se colidem ocon teve uma prova dos sonhos neste final de semana sim seu terceiro posto no grid foi beneficiado pelo erro de sergio perez no q1 e pela penalizaçao no q3 de leclerc mas a terceira posiçao no podio apenas consolidou o merecimento da classificaçao final corrida solida com boas defesas e sem nenhum erro ja carlos sainz que largou imediatamente atras de esteban parece estar sofrendo do mesmo mal de leclerc uma baixa estabilidade emocional temperada por overdriving a tentativa de se correr mais rapido que o carro pela frustraçao do desempenho do sf 23 na volta 11 sua tentativa de ultrapassagem sobre ocon na freada da chicane do porto foi infantil e otimista quase levando os dois ao abandono a quebra do aileron dianteiro foi puro lucro conseguiu se manter na prova sem uma perda tao grande de performance https //www youtube com/watch v=aokyapyjol8 na volta 34 esbravejou para a equipe por nao ter conseguido ultrapassar ocon nos boxes nao fez o menor sentido talvez a estrategia fosse bem sucedida caso ele nao tivesse quebrado seu aileron em primeiro lugar para piorar na volta 55 ele insistiu em ficar de slicks e rodou na entrada da mirabeau alta a curva que antecede a grande hotel terminou em oitavo como consequencia de seus erros sera que e cedo para falar sobre a performance da evoluçao b do mercedes benz amg w14 hamilton terminou em uma otima quarta colocaçao e por dois segundos nao foi uma ameaça maior a ocon; e mesmo com a rodada na mirabeau alta russell conseguiu a quinta posiçao se esse ritmo se consolidar em autodromos convencionais a ferrari pode se preparar para ficar de vez embaixo da mercedes que podera passar a disputar com a amr23 de alonso ja que stroll cada vez mais esta se mostrando como um segundo piloto a se descartar em termos competitivos como a segunda força a ver https //www youtube com/watch v=fdmj98j4npo seria o rb19 o carro mais fantastico da historia da f1 adrian newey conseguiu desenvolver um carro que possui um assoalho tao absurdamente eficiente em geraçao de downforce que a red bull pode se dar ao luxo de usar muito mais angulo de ataque de asas sem perder tanta velocidade final com isso o rb19 tambem consegue uma boa rampa de aquecimento e desgasta menos pneus que seus concorrentes e nao sendo esses pontos suficientes ele ainda apresenta a melhor relaçao de perda de arrasto aerodinamico com o drs ativado o erro de perez no q1 expos ao mundo o complexo assoalho da red bull formas organicas e um difusor bastante elevado na seçao central graças ao cambio compacto tudo isso ja era sabido mas apos a classificaçao alem da maior velocidade de todas ser da red bull 290 km/h pude espiar as velocidades minimas e o carro de max verstappen era o mais veloz em quase todos os trechos o que me deixou completamente indignado isso quer dizer que a red bull tambem e fantastica em grip mecanico e que consegue ter um arranjo de suspensao bom de complacencia com o piso mesmo com a necessidade de se controlar o fluxo aerodinamico no assoalho em jogos de videogame geralmente o carrinho mais rapido de reta e o mais lento de curvas isso reflete de forma ludica um aspecto real da engenharia o famoso cobertor curto o rb19 parece conseguir assumir todos os compromissos de uma so vez nao tenho duvidas de que estamos diante de um carro do nivel do williams fw14b cuja aerodinamica foi desenvolvida pelo proprio adrian newey do mclaren mp4/4 e do lotus 72 proxima corrida gp da espanha em 4 de junho proximo final de semana nos vemos la
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.