se voce nao tem condiçoes de pilotar um carro de corrida de verdade e bem provavel que ja tenha recorrido a um simulador para viver um pouco da experiencia existem diversos simuladores domesticos extremamente realistas no mercado e um bom pc costuma ser consideravelmente mais barato que um bolido de competiçao — sem duvida e uma soluçao razoavel contudo ha quem prefira levar a coisa a outro nivel sao os adeptos dos simuladores de movimento que alem de um bom software para garantir uma experiencia virtual realista empregam amortecedores e sistemas de force feedback para reproduzir os movimentos de um carro de corrida de verdade voce se senta no cockpit aperta o cinto e quando começa a pilotar o assento se move com a ajuda de amortecedores e sistemas eletrohidraulicos te jogando para os lados para cima e vibrando para reproduzir as sensaçoes de frenagem aceleraçao irregularidades na pista e ate claro acidentes [youtube id= 4wdk1ndgwlq width= 620 height= 350 ] sao sistemas carissimos que podem chegar as dezenas de milhares de dolares porem a experiencia de jogar um destes e diferente de qualquer simulador domestico — e valiosa para que pilotos profissionais possam treinar nao apenas para conhecer melhor os circuitos mas preparar se fisicamente para encara las no mundo real sem correr o risco de se ferir ou ate morrer ao menos ate agora no começo deste mes a companhia cxc simulations anunciou uma atualizaçao para seu simulador de movimentos motion pro ii que de acordo com eles traz um nivel de realismo sem precedentes graças a seu inovador sistema de force feedback que e capaz de produzir ate 1 63 mkgf de torque para ter uma ideia do que isto significa basta saber que a maioria dos simuladores de movimento atuais incluindo os sistemas de force feedback anteriores da cxc costumam gerar no maximo 0 2 mkgf e o que oito vezes mais torque em um sistema de force feedback significa um exemplo pratico de acordo com o fundador da cxc simulations chris considine caso voce bata em um muro na formula indy seus pulsos podem quebrar se voce nao largar o volante na hora do impacto o motion pro ii e capaz de reproduzir a consequencia e te machucar de verdade — exceto que o equipamento vem de fabrica regulado para nao chegar a este ponto mas o force feedback do volante e so o começo e o sistema de movimentos do banco que torna o motion pro ii diferente de tudo em vez de movimentar todo o sistema incluindo o monitor o simulador reproduz com fidelidade velocidade e precisao assombrosas movimentos de frequencia rapida — bumps no asfalto ondulaçoes zebras eventuais saidas da pista e ate contato com os outros carros [youtube id= 2bk2rpalmii width= 620 height= 350 ] os movimentos sao curtos rapidos e intensos diferentemente dos sistemas mais comuns que se movem de forma violenta com amortecedores de curso bastante longo quase te jogando para fora do banco basta comparar o video abaixo do mpii com o que colocamos no inicio deste post [youtube id= mla4rr vwok width= 620 height= 350 ] de acordo com a cxc simulations os simuladores de movimento mais comuns sao baseados em simuladores de voo e usam a inclinaçao e os movimentos amplos para reproduzir a atuaçao das forças g sobre o corpo do piloto em tese o curso reduzido dos amortecedores do motion pro ii acabaria comprometendo a simulaçao destas forças porem a cxc garante que a sensaçao em seu equipamento e a mais proxima de um carro de verdade a companhia afirma ter realizado diversos testes e experimentos no desenvolvimento do mpii e atraves destes estudos percebeu que a melhor maneira de emular as forças g atuando sobre o corpo do piloto nao estava nos movimentos mais vigorosos e sim nos movimentos rapidos sentidos pela cabeça e pelo torso — de acordo com os pilotos as regioes do corpo onde eles mais sentiam as forças g ate mesmo os cintos se contraem para simular movimentos a cxc diz ainda que descobriu sem querer uma vantagem do seu sistema como seu simulador preserva as maos e pernas de movimentos mais bruscos a sensibilidade nos membros nao fica comprometida na hora de operar o volante e os pedais [gallery columns= 4 link= file ids= 53890 53889 53877 53876 ] certamente o metodo de simulaçao de movimentos do mpii vai dividir opinioes entre os adeptos dos simuladores mas uma coisa e indiscutivel a qualidade de construçao e acabamento e coisa de alto nivel com estrutura em aluminio aço inox e fibra de carbono tudo usinado em cnc e finalizado de maneira artesanal os comandos tambem usam fibra de carbono e botoes pedais e alavancas encontrados nos carros de competiçao quem ja experimentou e isto inclui pilotos da formula indy campeonatos de turismo nascar e formula 1 que ajudaram no desenvolvimento do mpii garante que a sensaçao de estar em um carro de competiçao e totalmente autentica [youtube id= 6xikeafeah4 width= 620 height= 350 ] para completar a experiencia os sistemas de audio e video tambem sao de alto nivel com uma tela full hd e sistema de som com dolby surround 5 1 com 1500w de potencia com cinco alto falantes e subwoofer garantem que o mpii tenha a capacidade de deliciar ou agredir os sentidos a sua escolha — especialmente se voce optar pela tela tripla que aumenta o angulo de visao de 60° para 180° o modelo basico parte de us$ 54 000 ou cerca de r$ 161 mil em conversao direta — e pode dobrar dependendo das especificaçoes que voce escolher que podem incluir ate uma replica realista de um carro de competiçao em tamanho real [youtube id= ydw53wqghqu width= 620 height= 350 ] sem duvida e um dos mais avançados simuladores do mercado e uma grande evoluçao se o compararmos com o primeiro simulador de movimentos — o sega r 360 uma cabine de arcade que rodava o simulador de voo g loc e era capaz de dar giros de ate 360° e foi lançada no inicio dos anos 90
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.