e provavel que voce nunca tenha sonhado em ter uma van na garagem da sua casa — a nao ser que trabalhe com uma claro e que tal uma van americana classica com motor v8 preparado e traçao traseira feita especialmente para as pistas se ainda nao se convenceu espere ate conhecer a d van grand prix que começou como uma piada e se tornou uma das mais geniais categorias amadoras do japao o criador da coisa toda se chama takuro abe e ele dedica todo o seu tempo livre a categoria ele conta que tudo aconteceu ha oito anos em uma escola de pilotagem de motocicletas provavelmente onde ele trabalhava como instrutor mas isto nao fica claro na beira da pista ficavam as vans usadas para transportar as motos o que isto significa para seres humanos normais nada para doentes por velocidade que qualquer coisa que tenha quatro rodas motor e volante merece ir para a pista foi o que takuro e alguns colegas fizeram na hora do almoço so por diversao nos boxes disseram para a gente nada de vans na pista mas nos fomos mesmo assim conta ele neste otimo minidocumentario feito pela revista japonesa daytona mag o link esta em japones [youtube id= h j29ozp_ym width= 620 height= 350 ] quando voce e seus amigos fazem alguma loucura voces tiram fotos nao e pois e claro que os caras tiraram fotos e as jogaram na internet nao demorou para que um monte de outros entusiastas quisesse fazer o mesmo nao e para menos como ja contamos aqui as vans tem uma subcultura muito forte no japao — kei vans minivans vans de luxo japonesas e claro vans americanas a coisa e tao seria que existe ate uma subcultura dentro de outra a subcultura das dajjibans o termo e uma corruptela de dodge van e seu significado e literal sao entusiastas da dodge ram van van full size americana equipada com motores v6 e v8 magnum — uma das mais tradicionais familias de motores da chrysler que com versoes de diferentes deslocamentos equipou dezenas de modelos da dodge da plymouth e da propria chrysler — do challenger e do barracuda a ram e ao grand cherokee existem entusiastas que modificam vans de outras fabricantes americanas como a ford transit e a chevrolet econoline contudo na hora de ir para a pista o que se usa e a dajjiban e uma categoria monomarca afinal a ram van destacada no video e a do proprio takuro e serve como template para as outras vans e nos eventos — como este realizado mes passado no circuito japones de ebisu em fukishima no japao — normalmente o grid conta com algo entre 20 e 40 vans alinhadas [youtube id= grvgkg1owla width= 620 height= 350 ] a van de takuro e uma ran van 1994 equipada com o v8 magnum de 5 2 litros com o qual veio ao mundo mas isto nao significa que ela seja toda original muitissimo pelo contrario para começar o capo e a grade sao feitos de fibra de carbono enquanto os para choques sao de fibra de vidro o interior e todo aliviado — so ha um banco concha volante de competiçao com cintos de tres pontos convencionais e muito espaço para as tralhas de pista rodas e pneus extras ferramentas capacetes e macacoes esse tipo de coisa normalmente as pessoas usam vans para transportar pessoas e coisas com espaço para a familia e os amigos se divertirem comenta takuro mas nas nossas vans modificadas voce sofre com a chuva e com o vento e nao ha assentos extras e quase auto tortura para ajudar o motor costuma ser deslocado para tras do eixo dianteiro com o intuito de melhorar a distribuiçao de peso e consequentemente o comportamento dinamico os donos das vans dizem que da certo mas ha um preço o calor dentro da cabine beira o insuportavel agora a parte que interessa a mecanica como dissemos o motor ainda e o magnum de 5 2 litros original as aspas estao ali por um motivo v8 recebeu preparaçao de primeira com cabeçotes de aluminio da edelbrock novos comandos e bielas radiador de oleo ecu reprogramada para remover o limite de rotaçoes e coletores 4x2x1 dimensionados originalmente a potencia do magnum 5 2 fica na casa dos 230 cv e infelizmente takuro nao diz o quanto este numero aumentou talvez porque isto nao importe para ele desde que a van seja rapida e ela e acoplada ao motor esta uma transmissao automatica de quatro marchas reforçada de origem nao especificada acoplada a um diferencial de deslizamento limitado as rodas sao as classicas watanabe rs de 16x8 na dianteira e 16x9 na traseira calçadas com pneus advan a048 de medidas 225/50 nos quatro cantos com a suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira por eixo rigido do tipo four link e amortecedores coilover ajustaveis nas quatro rodas a van tem uma postura sinistra os outros pilotos que correm no d van grand prix tem vans parecidas com variaçoes pessoais na receita da preparaçao e no visual o resultado e uma cena bem interessante em dias de evento boxes cheios de vans que nao estao la como apoio para equipes de corrida elas sao os carros de corrida foto loosen up /takahiro/divulgaçao e ate curioso pensar que tudo surgiu como uma brincadeira porque os caras realmente gastam fortunas e centenas de horas de trabalho para deixar as vans sempre no jeito para correr quando alguem chega para mim e diz que quer participar eu sempre digo que nao a pessoa nao deveria fazer isso talvez porque seja viciante demais e se me perguntam qual sera meu proximo carro eu respondo quando eu morrer minha van sera meu carro funerario e o quanto eu amo fazer isso [fotos loosen up /takahiro/divulgaçao]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.