Geralmente há dois tipos de contenção adotados em estradas e rodovias: os muros e os guard rails. As muretas têm o inconveniente de não serem deformáveis como os guard rails, o que significa que dói mais bater nelas. Nos guard rails, contudo, você precisa bater do jeito certo neles, ou corre o risco de acabar como esse BMW da foto.
Calma, você não verá uma gota de sangue nessa história. Primeiro por que evitamos ao máximo começar o dia com uma notícia ruim, mas também por que o motorista do carro saiu ileso. Sim, nem um arranhão. Inacreditável, não?
Segundo o site de notícias sul-africano Sowetan Life, o motorista era o jogador de futebol Rooi Mahamutsa, do Orlando Pirates. Ele dirigia nos arredores de Marlboro, em Johanesburgo quando passou por uma parte molhada de asfalto e perdeu o controle do carro. Não há muitos detalhes sobre o acidente, mas aparentemente ele foi arremessado de ré contra a ponta do guard rail, que acabou atravessando toda a cabine e saindo pelo para-brisa.
Agradeça à mão inglesa, Rooi.
Acidentes desse tipo são mais comuns do que se pensa — e é por isso também que os guard rails quase sempre têm suas pontas enterradas no chão, o que reduz os riscos de espetar um carro ali. Mesmo assim, é possível que, com o choque, as emendas da lâmina se soltem e agravem o acidente.
Foi exatamente o que aconteceu com o piloto polonês Robert Kubica em seu acidente de rali em 2011 (veja a reconstituição em animação abaixo). Kubica escapou por sorte, mas quase perdeu os movimentos do braço e da mão direita.
[ Fotos: Ryan Braybrooke/Twitter ]