no japao os carros costumam ser pequenos por um bom motivo falta de espaço se voce ja viu fotos do centro de toquio ou ja foi ate la claro sabe do que estamos falando ruas estreitas apartamentos minusculos vagas de garagem carissimas e todo mundo empilhado sao algo a que os residentes das metropoles niponicas ja se acostumaram ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e a legislaçao acompanhou por exemplo no japao os kei cars so existem para incentivar as pessoas a comprar carros pequenos e economicos obedecendo a criterios bastante rigidos para dimensoes deslocamento e potencia entao e compreensivel que da mesma forma que os ocidentais cobiçam alguns carros que so existem no japao alguns entusiastas japoneses sejam doidos pelas maquinas do ocidente case in point a cena das dajiban nao nao tem nada a ver com o jiban classica serie de açao tokusatsu japonesa dajiban e como os japoneses pronunciam dodge van e e exatamente disso que se trata um bando de malucos que fazem de tudo para levar as classicas vans americanas dos eua para o japao fuçam tudo o que podem na mecanica e as colocam na pista para disputar corridas simplesmente porque no japao nao e muito comum ver vans enormes com motor v8 rodando nas ruas na verdade essa logica tambem vale para o brasil mas vamos fingir que nao ok a verdade e que os japoneses sao loucos por vans de forma geral elas existem por la em todos os formatos e tamanhos que vao das kei vans com menos de 3 4 metros de comprimento e motor de ate 60 cv e existem literalmente dezenas delas as luxuosas vans executivas como a toyota alphard muitos transformam suas vans em replicas nao muito fieis e verdade de modelos ocidentais como as pequenas subaru sambar transformadas em imitaçoes em miniatura da kombi e ainda existem as vans bosozoku que levam ao limite os aparatos aerodinamicos para destacar se da multidao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 292463 292464 ] entao no caso das dajiban fica facil entender o apelo alem de a grama do vizinho ser sempre mais verde mesmo que no caso vizinho nao seja uma descriçao muito adequada elas sao simplesmente fodasticas quando falamos de dajiban nos referimos especificamente a dodge ram van fabricada entre 1971 e 2003 apesar de ter uma serie de versoes e configuraçoes mecanicas e de ter passado por atualizaçoes pontuais o projeto basico foi o mesmo ao longo de 32 anos na verdade a plataforma ab sobre a qual a ram van era produzida foi uma das mais longevas da industria americana o apelo da ram van surgida no auge da febre pelas vans nos estados unidos era justamente o de oferecer muito espaço interno e capacidade de carga em um veiculo com acabamento conforto e desempenho de automovel tanto e que em sua primeira fase que durou ate 1978 a dodge ram van usou os mesmos motores que fizeram sucesso em varios modelos do grupo chrysler o seis em linha slant 6 nas versoes basicas e uma seleçao de motores v8 la nos modelos mais caros havia nao so o v8 de 318 pol³ 5 2 litros que e muito conhecido dos brasileiros mas tambem as variantes de 360 pol³ 5 9 litros 400 pol³ 6 8 litros sem falar no v8 da familia rb com seus 7 2 litros em seu auge o motor de 440 pol³ era anunciado com 380 cv ao ser equipado com conjunto six pack de carburaçao tripla era esta a potencia que ele tinha no dodge challenger em 1971 claro que na ram van o acerto do motor era diferente priorizando a entrega de torque em baixas rotaçoes e a economia de combustivel ainda assim era uma van com alma de muscle car tem como nao achar o maximo o mais curioso e que ninguem sabe ninguem viu como a moda das dajiban começou existem poucos artigos artigos em ingles a respeito alguns deles inacessiveis sem algum tipo de truque para recuperar paginas perdidas e todos eles apontam para uma oficina inaugurada em 2016 nos suburbios de toquio a abe chuko kamotsu o que traduzindo livremente quer dizer algo como abe vans de carga usadas o lugar foi aberto por abe takuro hoje com seus 55 anos de idade simplesmente porque ele proprio era fa da dodge havia muito tempo ha mais de duas decadas quando trabalhava em uma importadora de carros americanos abe comprou seu proprio dodge viper e um dia viu que uma dodge ram van 1994 estava ficando para tras ela foi importada para o japao e ninguem se interessou em leva la para casa depois de fazer uma oferta bem baixa com a desculpa de ajudar a desovar o patio ele foi dirigindo a van para casa e ficou encantado em um artigo de 2018 na revista road and track abe compartilhou um pouco da sua filosofia todos os carros que ele teve incluindo o viper foram modificados por ele proprio muitas vezes usando componentes de fabricaçao propria porque as peças eram impossiveis de encontrar no japao pre internet e sem exceçao cada um deles teve sua cota de horas na pista entao foi basicamente uma questao de fazer o de sempre montar o carro e correr com ele a diferença e que mais pessoas começaram a curtir a ideia foi a partir dos anos 2000 que as vans americanas começaram a invadir o japao curiosamente porem apenas as vans da dodge ficaram populares entre os ratos de track day o proprio abe tem sua teoria para explicar o fenomeno para ele o problema das ford e que elas so tinham motores v6 o que obviamente nao satisfaz a vontade de ter um v8 ja as vans da gm ate tinham motores v8 mas suas dimensoes nao eram tao amigaveis as ruas do japao so as dodge ofereciam a combinaçao de motor v8 + entre eixos curto que tanto agradou aos entusiastas outro japones envolvido com a oficina e takahiro okawa que explica um pouco melhor a moda começou pouco depois que abe comprou sua propria dodge ram van alguns motociclistas começaram a utiliza la para levar as motos da oficina ate a pista um deles decidiu colocar a propria van para acelerar no circuito so para ver no que dava e acabou que todo mundo se divertiu bastante entao gradualmente as coisas foram ficando serias e colocar os utilitarios na pista passou a ser a atraçao principal e nao so uma piada em poucos anos formou se uma especie de campeonato exclusivo para as vans da dodge nada oficial nao havia um regulamento nem categorias e nem premios mas sempre que podiam os fas das dodge ram van alugavam um autodromo por um fim de semana ou dois e sentavam a bota a receita para cada dajiban e praticamente a mesma geralmente se utiliza o motor v8 318 simplesmente por ser o mais facil de encontrar com preparaçao aspirada para render pouco mais de 300 cv o peso e aliviado como de costume remove se bancos carpete tapetes e outros itens de acabamento desnecessarios para andar rapido; a suspensao ganha molas e amortecedores mais firmes; freios brembo ou equivalentes sao instalados; as rodas originais dao lugar a peças de 16 ou no maximo 17 polegadas; e o restante fica a criterio do dono cores elementos aerodinamicos que invariavelmente sao apenas decorativos adesivos e outros itens de personalizaçao https //www youtube com/watch v=7u2bc5soltu o mais engraçado e que as vans nunca se tornam canhoes na pista elas ganham potencia claro e qualquer coisa com cambio manual e traçao traseira na pista fica divertida mas continuam pesadas com centro de gravidade alto e por isso meio desajeitadas acontece que dane se o importante e que elas roncam alto bebem bastante combustivel e proporcionam uma enorme quantidade de gargalhadas a cada volta ate pouco tempo atras havia ate um site dedicado as corridas o dodgevanracing com hoje em dia o endereço esta fora do ar o que nos leva pensar duas coisas ou os caras desistiram de correr com as vans ou simplesmente pararam de divulgar as provas para que nos paremos de bisbilhota las
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