pininfarina bertone bizzarrini scaglietti ghia farina vignale manzoni nao foram muitos os designers e carrozzieri que tiveram a honra atemporal de criar e esculpir as linhas de uma ferrari entre berlinetas gts super e hipercarros ao longo destes 70 anos de historia a referencia daquilo que deve ser uma ferrari mudou bastante mas um fato e incontestavel em cada uma destas decadas toda ferrari sempre foi imediatamente reconhecivel pelo canto do motor e pelas suas linhas hoje veremos uma lista das 15 ferrari que em nossa opiniao contam a trajetoria de design da casa da maranello como o foco e relevancia historica no sentido das linhas e compreensivel que nao haja alguns de nossos carros favoritos como a 288 gto cujas linhas derivam da 308 gtb ou a f12 berlinetta que compartilha traços com a ff bem mais disruptiva prepare um macchiato caprichado recline se na poltrona e boa viagem no tempo ferrari 70 anni di emozioni em 2017 a ferrari completa 70 anos de historia esta e a segunda materia veja a primeira aqui de uma serie sobre alguns dos momentos mais marcantes da historia da ferrari um oferecimento relogios scuderia ferrari vendidos no brasil exclusivamente pela vivara em lojas fisicas ou no e commerce abaixo voce conhecera mais dois modelos exclusivos todos com garantia de dois anos dica voce ganha um chaveiro oficial da ferrari na compra de um relogio modelo 830260 | r$ 990 00 acabamento do dial e da pulseira inspirado na estrutura honeycomb favo de mel de nomex ou aluminio usado nos monocoques de formula 1 detalhe no dial entre 7h e 11h inspirado nas pinças brembo que equipam as ferrari de rua dial auxiliar de hora com moldura inspirada no conta giros das ferrari atuais grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari caixa 46 mm | resistencia 5 atm | datador e cronografo [ clique aqui para comprar ] [ ver catalogo relogios scuderia ferrari ] modelo 830262 | r$ 1 150 00 acabamento do dial e da pulseira inspirado na estrutura honeycomb favo de mel de nomex ou aluminio usado nos monocoques de formula 1 detalhe no dial entre 7h e 11h inspirado nas pinças brembo que equipam as ferrari de rua dial auxiliar de hora com moldura inspirada no conta giros das ferrari atuais grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari caixa 44 mm | resistencia 5 atm | datador e cronografo [ clique aqui para comprar ] [ ver catalogo relogios scuderia ferrari ] ferrari 166 inter berlinetta 1948 carrozzeria touring a primeira ferrari de rua fabricada por enzo saiu do forno um ano depois da pioneira 125 s homenageando a vitoriosa scuderia inter sua silhueta nao deixa duvidas de se tratar de uma adaptaçao do roadster de corrida o 166 s note como o habitaculo se projeta como uma bolha quase desajeitada por sobre a linha de cintura baixa e esguia o restante da carroceria foi feito para um carro sem teto a 166 inter touring berlinetta transpira o design verticalizado dos carros da decada de 1940 para brisa bipartido e grade oval bem alta bem como a linha do capo com fechamento de tiras de couro que se projeta num plano mais alto que a linha dos para lamas como era costume na epoca varios carrozzieri fizeram sua interpretaçao da 166 inter pois a ferrari vendia apenas o seu chassi com powertrain a mais usada foi a touring que projetou suas linhas originais mas ghia farina e vignale tambem vestiram o chassis deste belo cupe com suas interpretaçoes ferrari 250 gt boano 1956 pininfarina o legado das ferrari tipo gran turismo com motor v12 colombo leia sua historia aqui de 250 cm³ por cilindro começou com a 250 europa gt em 1954 mas o grande salto de design veio dois anos depois quando o carroziere battista pinin farina apresentou no salao de genebra de 1956 uma proposta de carroceria que foi tao bem recebida que ele precisou recorrer a mario boano ex carrozzeria ghia para atender a demanda eis ai o nome de batismo deste belo cupe note como agora os para lamas ficam mais altos que o capo resultando num ombro muscular que acompanha toda a linha de cintura a grade ficou esguia e a linha de teto baixa a traseira com linha recortada e lanternas verticais acompanhou toda a familia dos 250 gt exceto a ultima da linhagem a maravilhosa 250 gt berlinetta lusso 1962 que ja trazia as lanternas circulares que marcou as ferrari dos anos 1960 ferrari 250 gto 1962 bizzarrini/forghieri/scaglietti aquela que e uma das mais belas e valiosas ferrari de todos os tempos nao teve um unico pai seu projeto foi iniciado pelo engenheiro chefe giotto bizzarrini mas ele e boa parte de sua equipe foi despedida por enzo ferrari apos uma calorosa discussao com o comendador mauro forghieri continuou o trabalho de bizzarrini com a ajuda do carrozziere sergio scaglietti desenvolvida com tunel de vento na universidade de pisa a gto introduziu uma nova escola no design da ferrari mais funcional e que resultou em perfis cada vez mais esguios ela apresenta uma serie de entradas e saidas de ar a grade oval e extremamente pequena para reduzir a pressao no local e facilitar a penetraçao aerodinamica mesmo motivo da bolha nos farois abaixo de cada um deles ha um discreto duto circular para refrigerar os freios proximo ao capo temos tres entradas auxiliares com silhueta de u ha outras tres semelhantes abaixo da grade quase invisiveis que podiam ser fechadas em corridas disputadas com baixa temperatura na parte traseira do capo temos duas entradas com pequenos defletores de acrilico que tinham a funçao de ventilar o piloto como um carro de corrida a gto nao possui nenhuma forraçao termica na cabine cada uma das saidas de ar na lateral dianteira tinha uma funçao a primeira escoa o ar da caixa de roda e dos freios ha um duto similar na traseira a segunda e uma saida de ar quente do cofre do motor ferrari dino 206 gt 1968 pininfarina se a gto introduziu estudos mais avançados de aerodinamica foi a dino que trouxe para as ferrari de rua o motor instalado na posiçao central traseira acompanhando os carros de formula e prototipos de competiçao da equipe essa mudança abriria as portas para a frente em cunha que surgiria alguns anos depois a dino foi uma submarca que a casa de maranello introduziu para carros com menos de doze cilindros com a intençao direta de brigar com a porsche por nao carregar emblemas da ferrari os ortodoxos nao a consideram uma ferrari contudo seu legado e inegavel nos demais modelos da marca capo extremamente baixo cabine no estilo canopy de aviao longas entradas de ar nas laterais coluna c extremamente longa e que se pronuncia sem o vigia note como o vidro traseiro fica recuado e traseira com corte a la coda tronca uma belissima criaçao de leonardo fioravanti para a pininfarina ferrari 365 gtb/4 daytona 1968 pininfarina tecnicamente a primeira ferrari com farois escamoteaveis foi a 365 california spyder mas eram somente nos auxiliares ou seja a dianteira ainda tinha os farois principais redondos e permanentemente expostos foi a daytona que introduziu nos modelos a partir de 1971 o traço mais marcante das ferrari dos anos 70 e que durou ate os anos 90 ao mesmo tempo a daytona foi o canto do cisne da receita tradicional de motor central dianteiro para as ferrari de turismo de extrema performance por quase 30 anos a partir daqui ferrari realmente rapida so com motor central traseiro com dianteira moderna e cabine traseira mais classicas seu design transpira essa transiçao entre o classico e o moderno outro detalhe que marca este rito de passagem e a aposentadoria das rodas raiadas de cubo rapido da borrani cuja instalaçao requeria martelos de couro veja aqui nossa materia embora ela continuasse como opcional ate 1984 ja fazia mais de um ano que ela nao era equipamento de serie nas ferrari ferrari 365 gt4 bb 1973 pininfarina pininfarina foi o responsavel pela ferrari com cara de ferrari como a conhecemos ate hoje com frente em cunha para brisa extremamente inclinado e longo linha da traseira ascendente e para lamas posteriores bem pronunciados e bitolas largas note o legado da dino na coluna c longa mais do que as formas a berlinetta boxer bb refinou o conceito do que e uma ferrari de rua extrema performance e cara de carro de corrida mas com interior luxuoso e equipamentos de conforto como vidros eletricos e ar condicionado de serie apesar do nome seu motor nao e um boxer verdadeiro mas sim um flat 12 ou v12 a 180 graus veja as diferenças entre um e o outro nesta reportagem ; inspirado no motor utilizado pela ferrari em seu programa de formula 1 a ideia era manter o centro de gravidade o mais baixo possivel considerando a questao da marca dino este foi o primeiro carro de rua com a marca ferrari a ter motor central traseiro ferrari 308 gtb 1975 pininfarina em algum momento enzo ferrari teria de abrir mao da obrigaçao de doze cilindros para carregar o logo da ferrari num carro de rua o momento chegou no melhor carro possivel a 308 gtb pininfarina refinou a receita da berlineta boxer ao ponto de criar linhas fluidas tao atemporais que podemos ver toda a base da fabulosa 288 gto em seu corpo carro que surgiu quase dez anos depois e que deu origem a f40 um dos traços mais marcantes da 308 gtb a entrada de ar localizada na linha de cintura veio da dino 206 alem do legado de design a 308 gtb criou um conceito de veiculo muito importante para a ferrari o biposto de motor v8 central traseiro que se tornou a configuraçao mais vendida da marca e essencial para a sua sustentaçao depois dela 328 348 f355 360 f430 458 e 488 seguiram a linhagem sem esse tipo de produto talvez nao houvesse mais ferrari curiosamente a primeira ferrari v8 de rua de motor central traseiro era uma dino a 308 gt4 de 1973 que tinha configuraçao de cabine 2+2 ferrari f40 1987 pininfarina a ferrari das ferrari so poderia ter sido criaçao da pininfarina desde a 250 gto que a casa de maranello nao fazia um carro de rua tao proximo a um veiculo de competiçao alem da total falta de luxo nada de forraçoes cabo de aço para abertura das portas e substituiçao dos vidros das portas por peças de lexan deslizantes apenas nos primeiros modelos a f40 lembra muito a alma da 250 gto em outro aspecto o estudo refinado da aerodinamica e a presença massiva de entradas e saidas de ar espalhadas na carroceria sao nada menos que 8 dutos naca presentes na f40 ventilar o piloto refrigerar freios arrefecer os radiadores de agua oleo e intercooler sao as suas funçoes em varios sentidos de seu design a f40 e unica voce pode reconhecer elementos da 308/328 como a longa entrada de ar nas laterais a silhueta da cabine e o desenho das laterais traseiras e claro o arranjo dos farois que mistura o desenho da berlinetta boxer com a 288 gto mas estes elementos sao apenas temperos de assinatura pois a carroceria da f40 assume um caminho radical jamais visto numa ferrari de rua antes nenhuma outra era tao larga tao baixa ou tinha asa tao imensa na verdade antes da f40 o maximo que uma ferrari tinha na traseira eram spoilers embutidos ferrari f355 1994 pininfarina herdeira do legado iniciado pela 308 a f355 e o melhor exemplo de como uma revoluçao esta nos detalhes embora sua silhueta seja semelhante a 348 ela bebeu na fonte mais classuda da 456 gt 1992 e resolveu tudo aquilo que era um pouco estranho e oitentista demais em sua antecessora todos os elementos que era exagerados com muitos frisos e recortes retos deram lugar a fluidez e resoluçoes mais classudas e discretas alguns destes elementos sao bem visiveis como as entradas de ar laterais e as lanternas traseiras mas ha outros bem sutis como a silhueta da grade e dos para choques sua qualidade de construçao era claramente superior resultando num carro que podia ser usado sem sustos tanto na rua quanto nos custos de revisao e foi assim que a f355 se tornou a ferrari mais vendida da historia ate entao e fundou a base de design que inspiraria toda a linha daquela decada 550 f50 e sua sucessora 360 modena todas possuem o mesmo norte de design cravado pela f355 seu unico elemento ligado aos anos 70 e 80 eram os farois escamoteaveis alem de tudo isso a 355 f1 foi a primeira ferrari de rua a apresentar o cambio com trocas por borboletas atras do volante inspirado no sistema utilizado na formula 1 na epoca chamado de semi automatico e atualmente de automatizado ferrari 550 maranello 1996 pininfarina vinte e tres anos apos o fim da produçao da 365 gtb/4 daytona a ferrari decidiu resgatar suas proprias origens trazendo um belo e elegante cupe biposto com motor v12 central dianteiro e por isso que seu sobrenome de batismo e a cidade natal da fabrica da ferrari as homenagens tambem aparecem em suas linhas sua silhueta traseira e forraçao dos bancos sao uma mençao clara a daytona mas voce vai reconhecer as saidas de ar laterais de outro carro historico a 250 gto o criador de suas linhas e lorenzo ramaciotti pininfarina a sucessora da 550 maranello a 599 gtb fiorano foi a ultima ferrari da historia com cambio manual atualmente a f12 berlinetta leva adiante a tocha das ferrari v12 central dianteiro ferrari f50 1995 pininfarina a sucessora da f40 fez o melhor que pode em vez de um v8 biturbo buscou as raizes e empregou um v12 aspirado do esporte prototipo 333 sp por sua vez derivado do motor de f1 da ferrari 641 de 1990 claro redimensionado para uso urbano e deslocando 4 7 litros em vez de 3 5 a aerodinamica foi um passo alem com direito a escoador aerodinamico na tampa dianteira acelerado pela ventoinha do proprio radiador usou o transeixo como componente estrutural recebendo a ancoragem das peças da suspensao traseira como num carro de corrida eliminou os desconfortos exagerados da f40 e trouxe um minimo de civilidade e por fim seu design foi orientado pelo sucesso da filosofia fluida da f355 indo alem seus farois inspiraram a 360 550 e 575m fechando de vez o ciclo das peças escamoteaveis note como a linha que projeta a asa traseira nasce da linha de cintura que por sua vez se estende ate os farois dianteiros nada mais de incontaveis dutos naca embora seja um veiculo extremamente complexo em suas superficies as transiçoes sao suaves mas a verdade e que a f50 e nisso podemos incluir mesmo a enzo e a laferrari nunca conseguiu ficar no mesmo patamar de importancia historica da f40 a produçao da f50 foi de 349 unidades frente as 1 311 da f40 que foi inicialmente planejada para apenas 400 unidades enzo ferrari 2002 pininfarina em 2002 michael schumacher conquistaria o terceiro dos cinco titulos mundiais que conquistou pela ferrari na formula 1 de um total de sete nesta epoca as carrocerias dos carros de rua da ferrari estavam mais limpas do que nunca mas havia um sentimento de que uma renovaçao era necessaria a enzo ferrari este e o seu nome de batismo mas pode chama la de ferrari enzo foi desenhada por ken okuyama pininfarina e reflete exatamente estes pontos inspiraçao na formula 1 e um concept car que renovaria o estilo de toda a linha ferrari para muitos anos depois dela por isso embora um pouco exagerada sob alguns angulos particularmente o nariz largo e a silhueta das portas sua importancia para o legado de design de maranello e inquestionavel sua traseira com lanternas protuberantes que extravasam o deck foram parar na f430 2004 e na 458 italia 2009 a silhueta da coluna de fechamento da cabine passou a ser curta lembrando um caça f 16 falcon rompendo com a tradiçao da coluna do vigia alongada ate quase a traseira nascida na 206 dino e que atravessou quatro decadas incontestada com essa coluna curta e a ausencia de um aerofolio ha um spoiler movel mas a maior fonte de downforce e o difusor nasceu uma interessante ruptura com a linha do para lama traseiro criando uma linha bastante muscular que foi parar na 458 italia e em quase todos os modelos mais recentes como a laferrari e a 488 gtb ferrari 458 italia 2009 pininfarina em uma era na qual os carros ficam cada vez mais musculares e inchados a cada nova geraçao e curioso ver como a 458 italia e mais esguia que a antecessora f430 da mesma forma que a 308 gtb seu design e tao avançado que tingiu as linhas da laferrari e de sua sucessora 488 embora ela va completar uma decada de aniversario daqui a dois anos seu design e perfeitamente atual a 458 italia traz muitos elementos inspirados na enzo farois dianteiros na vertical lanternas traseiras protuberantes area envidraçada da lateral curta e silhueta da cabine igualmente curta formando um musculo destacado no para lama traseiro sua lateral e extremamente limpa contrastando com todos os seus antecessores de motor central traseiro sempre com ao menos um par de entradas de ar esculpidas nas laterais traseiras nao temos a menor duvida de que a 458 principalmente suas series limitadas como a special edition e speciale sera um serio colecionavel pois alem de toda essa questao do design esta e a ultima ferrari da linhagem v8 central traseiro a ter motor aspirado ferrari ff 2011 pininfarina ferrarifour este e o significado da sigla ff fazendo referencia a traçao nas quatro rodas e aos quatro lugares disponiveis no habitaculo desta bela e controversa shooting brake nao temos duvida de que esta foi uma das criaçoes mais ousadas de maranello quase uma versao oficial de fabrica da classica 250 gt swb breadvan de piero drogo sua dianteira apresenta um mix modernizado do conceito dos farois da 458 italia com o estilo de grade da 612 scaglietti enquanto a traseira apresenta lanternas protuberantes como a 458 e a 599 gtb fiorano o caimento do teto e a silhueta da traseira sao os pontos que dividem opinioes ha um certo consenso de que a gtc4lusso sua herdeira lançada no ano passado resolve estes pontos com mais elegancia mas o fato e apenas um a ff e a grande responsavel por essa disrupçao no design tradicional das ferrari de quatro lugares laferrari 2013 flavio manzoni o salao de genebra de 2013 foi marcado pela apresentaçao quase simultanea de dois enormes rivais que praticamente inauguraram o conceito de hipercarro mclaren p1 e laferrari potencia por volta da casa dos quatro digitos no caso da laferrari 963 cv combinando o v12 aspirado ao motor eletrico aerodinamica ativa sistemas hibridos da mesma forma que a f50 se inspirou no conceito da f40 e inegavel que a laferrari bebeu na fonte da enzo ferrari em uma interpretaçao mais graciosa em alguns locais e bem mais ousado em outros ela foi criaçao do diretor de design da ferrari flavio manzoni quebrando uma tradiçao de decadas com a pininfarina em relaçao aos carros mais importantes da marca a silhueta do cockpit e o recorte das portas com abertura no estilo tesoura sao uma referencia direta a enzo bem como o nariz inspirado na formula 1 mas note como ele ficou mais discreto e fluido resolvendo um dos pontos mais criticados em seu antecessor agora repare na ousadia dos espelhos retrovisores flutuantes e principalmente o recorte extremo na lateral que começa na porçao superior dos para lamas dianteiros cria um imenso recesso na porta e resulta numa monstruosa entrada de ar no para lama traseiro este e um grande canalizador de ar que inclusive se alimenta do escoamento aerodinamico das caixas de roda dianteiras se isso soa como pornografia aerodinamica a parte mais interessante da laferrari neste sentido mal pode ser vista o spoiler traseiro e os difusores ativos na traseira e na dianteira sistemas similares de difusores foram parar na f12 na 458 speciale e em sua sucessora 488 gtb que bebeu bastante na fonte da 458 italia e da laferrari em termos de design exatamente como a enzo o fez com a 458 a fruta nunca cai longe da arvore clique nos modelos para mais detalhes ou aqui para ver o catalogo completo
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