Olá, galera! Meu nome é Henrique Fonseca, tenho 24 anos, moro em Piracicaba/SP e sou fanático por carros antigos, especialmente os gloriosos “muscle cars”.
Descobri a ferrugem no sangue exatamente aos 13 anos de idade assistindo ao seriado “Smokey and the Bandit” junto com meu pai. A paixão por autos antigos veio à tona quando vi aquele carro preto com a fênix monstruosa no capô. Logo pensei: “que animal! Quero um carro parecido!”
Foi assim que minha busca por clássicos V8 começou.
Meu primeiro carro antigo foi um Ford Maverick GT 1974 302 V8 original, que está na família até hoje. Mesmo assim, a busca incansável pelo tão desejado Pontiac Firebird TransAm seguiu firme até o ano passado, quando encontramos um exemplar em Santa Catarina com o motor V8 6.6 e o câmbio TH400 originais e bom de lata.
Melhor ainda: o preço estava muito bom. Tudo o que eu queria em um carro só. Depois de um pouco de conversa conseguimos fechar negócio e, finalmente, meu sonho de moleque estava se tornando realidade.
A restauração começou pela funilaria e pintura. A carroceria será mantida original, mas o objetivo é fazer um “pro-touring” ou algo próximo disso. Como o objetivo era ter um carro como o da TV, ele foi pintado todo de preto. A próxima fase será a instalação dos vidros, tapeçaria e sistema elétrico, e por último — e a melhor parte — vamos trabalhar na mecânica.
Praticamente todas as peças são importadas e muitas vezes são difíceis de encontrar até mesmo nos EUA. Com calma e paciência vamos encontrando. Por enquanto já tenho as rodas da stock car de 18 polegadas com tala 10,5 e os pneus 265/45 na frente e 285/45 atrás. A suspensão usa molas e amortecedores da famosa Hotchkis Sport Suspension.
Quanto ao motor, espero tirar perto de 400 cv do motor usando um carburador Quadrijet, comando e cabeçote trabalhados e coletor dimensionado de 2,5 polegadas e saídas na lateral do carro. Os detalhes da receita, contarei nos próximos posts.
Por enquanto é isso, galera. Até o próximo!
Por Henrique Fonseca, Project Cars #108