no começo da semana contamos a historia de como uma preparaçao para interpretar um piloto de formula 1 transformou o ator james garner em um gearhead e grande piloto de corridas ele talvez tenha sido o primeiro mas logicamente nao foi o unico depois dele varios outros atores com um pouco de gasolina nas veias se aventuraram nas pistas sem fazer feio aqui estao os dez mais famosos deles paul newman assim como james garner paul newman pegou gosto pelo automobilismo quando se preparava para um filme — nesse caso 500 milhas de indianapolis winning 1969 newman foi para a escola de pilotagem de watkins glen e conta que o automobilismo foi a primeira coisa que ele achou que tinha jeito para fazer e tinha mesmo paul newman foi o mais bem sucedido dos atores pilotos em 1972 ele participou de sua primeira corrida profissional do scca e ate o fim da decada venceu quatro titulos do campeonato enquanto isso ele tambem disputou as corridas da trans am pela equipe do piloto bob sharp que nao e o jornalista brasileiro a bordo dos z cars da datsun e em 1979 newman disputou as 24 horas de le mans com o porsche 935 de dick barbour e chegou em segundo lugar geral ainda nos anos 1970 ele fundou a newman freeman racing sua primeira equipe de corridas e se tornou chefe de equipe conseguindo bons resultados com seus esporte prototipos na can am chegando ao titulo da categoria em 1979 pela equipe passaram nomes como keke rosberg teo fabi patrick depailler e bobby rahal [youtube id= 7nzhyskurhu width= 620 height= 350 ] mais tarde em 1983 ele juntou se ao campeao da champ car/cart carl hass para criar sua segunda equipe que tambem se tornou a mais famosa a newman/haas racing sob o controle da dupla a equipe faturou quatro titulos de pilotos com mario andretti michael andretti nigel mansell e cristiano da matta em 1995 aos 70 anos e oito dias ele se tornou o piloto mais velho a vencer uma corrida de categoria profissional nas 24 horas de daytona daquele ano e continuou ativo nas pistas ate o começo da decada passada em 2006 aos 81 anos newman alinhou no grid pela ultima vez nas 24 horas de daytona daquele ano menos de dois anos antes de sua morte james garner o inspirador desta lista aprendeu a pilotar durante os preparativos para as gravaçoes de grand prix ele frequentou a escola de carroll shelby e gravou as cenas de açao com os carros de f3 usados no filme depois criou uma equipe de corridas chamada american international racers em 1967 e com ela disputou as 24 horas de daytona de 1969 a equipe de garner ainda inscreveu carros em le mans daytona e sebring entre 1967 e 1969 e tambem fez um acordo com a amc para preparar sc/ramblers para a baja 500 o proprio garner disputou o rali mexicano em 1969 e 1970 com um oldsmobile 442 depois de abandonar as competiçoes garner ainda pilotou o pace car da indy 500 em 1975 1977 e 1985 e nao largou as pistas ele tinha ate mesmo um indycar com tres lugares construido especialmente para levar seus amigos em suas voltas rapidas pelos circuitos americanos nas telas alem de grand prix garner tambem gravava as cenas de perseguiçao na serie arquivo confidencial rockford files na qual fazia o papel de um detetive chamado jim rockford que dirigia um pontiac firebird esprit steve mcqueen steve mcqueen era um gearhead nato sempre que tinha a oportunidade de pilotar em seus filmes ele dispensava os dubles e fazia tudo por conta propria — ao menos o que a seguradora do estudio o deixasse fazer entre suas cenas mais famosas estao a fuga da prisao nazista de fugindo do inferno the great escape 1962 e partes da perseguiçao de bullitt 1968 ele ainda atuou em 24 horas de le mans le mans 1971 pilotando pra valer um dos porsche 917 vistos no filme mas nao disputou a corrida por ter sua inscriçao recusada fora das telas mcqueen era um colecionador de carros tendo algumas ferrari — a mais famosa era a 250 lusso marrom que ganhou de presente de aniversario de sua esposa — e um jaguar d type 1958 de le mans adaptado para as ruas o gosto pelos carros era tanto que ele chegou a considerar uma carreira paralela como piloto mcqueen participou de uma etapa do btcc em brands hattch em 1961 com um mini chegando em terceiro lugar em 1970 ele dividiu um porsche 908/2 com peter revson nas 12 horas de sebring de 1970 e mesmo usando uma tala no pe esquerdo venceu a categoria de tres litros e chegou em segundo lugar geral apenas 23 segundos atras da ferrari 512 s de cinco litros de mario andretti ignazio giunti e nino vaccarella mcqueen ainda competiu em eventos de motociclismo off road sua primeira moto foi uma triumph 500 e com ela participou do baja 1000 em 1964 ele representou os eua com uma triumph tr6 trophy no international six days trial desafio internacional de seis dias james dean repetindo um cliche james dean viveu rapido e morreu jovem ele tinha apenas 24 anos quando sofreu um acidente fatal com seu porsche 550 little bastard a caminho de um evento em salinas na california a corrida seria apenas mais uma de uma curta carreira que durou menos de um ano [youtube id= cfwlz5xmtmi width= 620 height= 350 ] em 1954 um ano antes de sua morte james dean comprou um mg td e pegou gosto pelos esportivos em 1955 ele trocou o mg por um porsche super speedster e disputou um evento de dois dias em palm springs acima com o carro em março daquele ano vencendo a classe de novatos no sabado e chegando em segundo na corrida principal realizada no domingo [youtube id= sstgzx2_5uy width= 620 height= 350 ] ele ainda correu com o speedster em bakersfield dois meses mais tarde chegando em terceiro lugar geral e vencendo sua categoria a ultima corrida disputada por dean foi em santa barbara no dia 30 de maio de 1955 ele largou na 18ª posiçao e chegou a ficar em quarto mas uma troca de marcha errada fritou um pistao a warner bros solicitou que dean nao disputasse corridas durante a produçao de assim caminha a humanidade giant 1955 obviamente temendo um acidente com o astro apos as gravaçoes dean voltaria a correr mas a caminho do evento sofreu o acidente que o matou aos 24 anos patrick dempsey voce deve te lo conhecido como um entregador de pizzas que fazia a festa das/nas mulheres solitarias ou talvez como um nerd que tentou alugar uma namorada mas patrick dempsey faz questao de dizer que sua carreira nas pistas e tao importante para ele quanto sua carreira no cinema ele começou aos 2004 aos 38 anos em eventos amadores nos eua e depois tornou se socio da equipe vision racing na indy em 2009 ja estava alinhando uma ferrari f430 gt nas classe gt2 das 24 horas de le mans prova que terminou em nono na categoria em 2011 dempsey participou das 24 horas de daytona com um mazda rx 8 e chegou em terceiro lugar na classe gt [youtube id= z3pqmktp_ a width= 620 height= 350 ] desde entao dempsey criou sua propria equipe a dempsey racing e sempre que pode participa das 24 horas de le mans como fez nas ultimas duas ediçoes em 2013 ele pilotou um 997 gt3 rsr e chegou em quarto lugar na gte am e em 2014 ele foi com um 911 rsr chegando em quinto na gte am tim allen [youtube id= vxvakuupnkw width= 620 height= 350 ] aposto que voce nunca imaginou que tim allen fosse um cara ligado aos carros mas ele na verdade e um grande gearhead do tipo que coleciona carros e assiste a corridas no paddock na verdade ele e tao fanatico que em 1995 ele decidiu ir alem do culto aos carros e entrou na escola de pilotagem de skip barber e de bob bondurant e depois juntou se a steve saleen para formar a saleen/allen speedlab racing [youtube id= oc9ywrhqnc8 width= 620 height= 350 ] pela equipe allen disputou o scca world challenges e as 24 horas de daytona de 1997 — esta com dois mustang saleen diferentes — e terminou em 58º e 60º depois disso ele parece ter desistido das pistas mas a paixao por carros continua firme como sempe eric bana eric bana e um gearhead e piloto desde antes de se tornar um ator famoso mundialmente aos 14 anos ele tentou deixar a escola para trabalhar como mecanico de carros mas foi convencido por seu pai a terminar os estudos no ano seguinte ele comprou seu primeiro carro o ford falcon xb ou felcon como ele fala e o preparou para competir na targa tasmania de 1996 mais recentemente ja famoso ele comprou um porsche 944 para competir no porsche challenge australiano evento que participa com frequencia atualmente com um 911 em 2007 ele decidiu restaurar seu falcon xb para voltar ao targa tasmania mas acabou batendo o carro a historia e contada no documentario love the beast obrigatorio para os leitores do flatout depois do targa tasmania bana ainda disputou duas ediçoes das 12 horas de bathurst com um lancer evo em 2009 e 2010 em 2014 ele tentou participar da prova novamente mas nao conseguiu devido aos seus compromissos profissionais gene hackman [youtube id= izeloj5venk width= 620 height= 350 ] hackman foi mais um dos atores que dispensou dubles em cenas de açao em operaçao frança the french connection 1971 por exemplo foi possivel gravar varios takes da perseguiçao de dentro do carro sem a necessidade de esconder o rosto do motorista ainda que as manobras mais perigosas tenham sido gravadas pelo duble bill hickman mais tarde no fim dos anos 1970 hackman chegou a competir na formula ford americana e em 1983 ele participou de algumas etapas do campeonato da imsa incluindo as 24 horas de daytona pela equipe de dan gurney com um toyota celica jason priestley depois do fim de barrados no baile jason priestley decidiu ocupar seu tempo pilotando carros ele começou com um toyota celica all trac st 185 na pro rally do scca e foi comentarista da indy no canal de tv abc ainda durante os anos 1990 ele disputou outras categorias da scca com um mustang cobra r que era vendido apenas a pilotos profissionais e participou do primeiro gumball 3000 com um lotus esprit v8 priestley estava tentando ingressar na indy quando sofreu um gravissimo acidente em 2002 batendo de frente com um muro de concreto a mais de 290 km/h ele precisou de varias cirurgias de reconstruçao facial e embora tenha se recuperado perfeitamente o acidente acabou com sua carreira de piloto ele ainda foi socio proprietario de uma equipe da indy a rubicon race team que mais tarde tornou se a fazzt e indiretamente a sam schmidt motorsports tom cruise antes de se tornar cole trickle em dias de trovao days of thunder 1990 tentou se aventurar nas pistas inspirado em paul newman foi o proprio newman que o colocou nas pistas a bordo de um nissan 300zx na categoria gt3 da scca em 1988 cruise tinha talento ao volante tanto que chegou a vencer uma corrida em road america naquela temporada [youtube id= 4foc0tw8qys width= 620 height= 350 ] apesar disso a carreira de cruise nas pistas foi curta devido ao seu estilo agressivo de pilotagem segundo conta seu instrutor de pilotagem na epoca roger french cruise nao era muito afeito as dicas de french e tambem nao era muito bom em conservar o carro ao longo das corridas pilotando sempre como se pudesse definir as corridas nas primeiras voltas uma amostra disso esta em sua volta cronometrada com o kia c eed em top gear [youtube id= eqb1rhs2hlc width= 620 height= 350 ] paul walker depois de ser alçado a fama mundial no papel de brian o conner em velozes e furiosos fast & furious 2001 paul walker tornou se um fa de carros a ponto de abrir uma oficina de preparaçao — a always evolving — e passou a participar de provas de time attack na california a bordo de um bmw m3 e92 [youtube id= tcjqcfadkde width= 620 height= 350 ] alem do redline time attack walker tambem disputava o pirelli world challenge series — categoria na qual tambem corria roger rodas seu socio na always evolving a dupla mantinha uma bela coleçao de esportivos na oficina/preparadora dentre os quais estava o porsche carrera gt em que walker e rodas morreram
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.