boa parte dos posts da nossa serie lendas de le mans foram dedicados as vitorias da porsche nao e para menos a equipe alema e a maior vencedora da historia da corrida de 24 horas com nada menos que 16 vitorias entre 1970 e 1998 a maioria delas foi conquistada pela propria porsche com sua equipe de fabrica ou equipes independentes que compravam seus carros em 1994 porem foi o contrario uma equipe independente cedeu seu carro que tecnicamente ja era uma maquina com mais dez anos de idade a porsche que venceu mais uma vez era o dauer 962 o 962c e o maior representante de uma era em que as corridas de prototipos eram quase tao populares quanto a formula 1 os carros com cockpit fechado eram tao velozes quanto os monopostos da f1 e o 962c era o mais rapido de todos oficialmente em 1991 a fia modificou as regras para o grupo c padronizando o deslocamento dos motores em 3 5 litros e proibindo sistemas de induçao forçada para evitar que novos carros superiores demais aparecessem e para baratear o custo de desenvolvimento para as equipes na pratica o custo para desenvolver um motor aspirado realmente competitivo era maior o que afastou as equipes independentes e teve impacto severo na popularidade da categoria como vimos no post anterior desta serie sobre o peugeot 905 as equipes grandes tambem abandonaram a categoria havia uma boa razao a formula 1 parecia bem mais atraente em termos de prestigio e alem disso os antigos motores do grupo c poderiam ser aproveitados nos monopostos isto deixou o grupo c praticament abandonado com um grid cada vez menor a categoria teve seu ultimo campeonato disputado em 1992 em 1993 a temporada foi cancelada antes mesmo do inicio da primeira corrida contudo as 24 horas de le mans ainda foram disputadas e a corrida foi vencida pelo peugeot 905 no ano seguinte a situaçao se repetiu nao da para dizer que a metade da decada de 90 foi a era de ouro das 24 horas de le mans em termos de reconhecimento o grid era uma coleçao de carros antigos de equipes independentes e pequenas fabricantes como a venturi e a de tomaso a toyota era a unica grande fabricante que ainda inscrevia prototipos enquanto as outras como a mazda e a nissan preferiam apostar nos carros de produçao modificados da categoria gt [youtube id= ruxip1zgsqk width= 620 height= 350 ] as 24 horas de le mans de 1994 isto nao acabava com a ambiçao de algumas equipes de vencer a grande corrida de 24 horas no circuito de la sarthe uma destas equipes era a dauer racing que foi fundada em 1987 pelo alemao jochen dauer seus resultados nas corridas de longa duraçao nao foram muito expressivos nos anos 80 em parte graças a concorrencia acirrada levando o fundador da equipe a mudar de foco na decada de 90 aproveitando que a porsche começou a ceder seus antigos 962 de competiçao para empresas que desejassem transforma los em carros de rua a dauer logo tratou de garantir sua parte aproveitando que ja havia corrido com ele o mundial de endurance pra transforma lo em um superesportivo ainda mais rapido que o carro de corrida original [youtube id= vvbqjgh9ti4 width= 620 height= 350 ] o chamado dauer 962 le mans obvia homenagem a corrida que transformou o 962 em um mito foi apresentado no salao de frankfurt de 1993 quase que imediatamente a porsche procurou a dauer a fim de propor uma parceria e colocar o carro de volta as pistas o carro utilizava o mesmo flat 6 de tres litros biturbo que havia ajudado o 962c em suas vitorias os cabeçotes refrigerados a agua estavam la bem como os dois turbocompressores kuhnle a maior diferença era a ausencia dos restritores de potencia que limitavam a potencia do carro de corrida a 650 cv no modelo de rua eram 730 cv a estrutura basica de fibra de carbono tambem era a mesma bem como o sistema de suspensao com braços triangulares sobrepostos a carroceria contudo trazia novos paineis de fibra de carbono e kevlar e para melhorar a estabilidade em alta velocidade o assoalho perdeu os dutos de efeito solo ficando totalmente plano tambem era um desempenho mais do que desejavel para as 24 horas de le mans o 962 de estava habilitado a participar da corrida por causa de uma brecha no novo regulamento da categoria gt nao foram especificadas quantas unidades de rua eram necessarias para homologar a versao de competiçao daria para começar imediatamente e terminar a tempo de participar da corrida de 1994 [youtube id= xwrqdi6fqng width= 620 height= 350 ] para melhorar as coisas o dauer 962 lm ja cumpria parte das regras alem do assoalho plano ele tinha espaço para uma mala no compartimento de carga dianteiro apenas tres modificaçoes obrigatorias ainda precisaram ser realizadas foram instalados pneus mais estreitos um tanque de combustivel de 120 litros e os restritores de ar no motor nao era para menos os 730 cv do carro eram capazes de levar seus 1 080 kg aos 100 km/h em 2 6 segundos com maxima de 404 km/h registrada em ehra lessien o circuito de testes da vw a 20 km da sede em wolfsburg com cerca de 600 cv o dauer 962 modificado para as 24 horas de le mans era um pouco mais lento o 0 100 km/h era cumprido em 3 6 segundos e a velocidade maxima era de 389 km/h na verdade seu desempenho era um pouco inferior ao dos rivais que incluiam ate o bugatti eb110 super sport mas os tanques de combustivel de 120 litros garantiam que o carro perdesse menos tempo em paradas para abastecer apesar de o carro nao carregar o nome da porsche todo o trabalho foi realizado com apoio tecnico e financeiro da companhia de stuttgart o que efetivamente fazia do dauer 962 lm um legitimo porsche em le mans depois de tanto tempo e o resultado da empreitada nao poderia ser melhor dois carros foram inscritos na corrida e o que melhor se classificou largou na setima posiçao apesar de parecer um resultado desanimador era parte do plano enquanto os rivais paravam frequentemente para reabastecere eventualmente sucumbiam a problemas mecanicos o dauer 962 lm de yannick dalmas hurley haywood e mauro baldi escalou rapidamente no grid terminando a corrida em primeiro lugar a frente do toyota 94c v na segunda posiçao uma volta atras vinha o outro 962 lm em terceiro [youtube id= yuyi1lt6gug width= 620 height= 350 ] depois desta corrida a fia finalmente estabeleceu um numero minimo de carros para homologaçao em todo caso a missao estava cumprida e a porsche ja se preparava para desenvolver um novo prototipo para le mans o 911 gt1 sobre o qual falaremos em breve de seu lado a dauer voltou a focar se nos carros de rua produzindo outros 13 exemplares do 962 le mans o negocio deu relativamente certo e permitiu que em 1997 jochen dauer comprasse os direitos sobre o nome e todo o ferramental que restada da bugatti que havia pedido falencia naquele ano com isto em 2001 a dauer apresentou uma versao ligeiramente atualizada do eb110 o antecessor do veyron que teve cinco unidades produzidas
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