o desenho do novo ferrari 12cilindri e realmente sensacional o primeiro ferrari em sei la quanto tempo que realmente gosto reinterpretar o passado e dificil pacas a vastissima maioria desses exercicios terminando numa mistura de caricatura e cosplay que seria triste se nao fosse engraçada de fuscas com motor dianteiro ate porsches com motores traseiros e uma cumbuca que devia ter um aviso do lado de fora para ninguem meter a mao [caption id= attachment_362577 align= aligncenter width= 999 ] 12cilindri spyder[/caption] mas bonito o 12cilindri e o motivo disso e facil de ver recria nao somente a iconica frente do ferrari 365 gtb/4 daytona ; recria tambem suas proporçoes e sua cabine recuada o seu jeito de animal de felino grande pronto para dar o bote aqui e onde muitos erram e a marca de maranello acertou a proporçao a posiçao do motor e a contagem de cilindros tudo contribui para uma repetiçao de 1968 o carro e quase tao bonito e evocativo de seu antecessor quanto seu nome e idiota sim o fato de que e um v12 aspirado dianteiro com transeixo traseiro de grande cilindrada e alto giro em um cupe de dois lugares ajuda a manter nos acreditando tambem na volta do daytona mas o 12cilindri e tambem um carro totalmente moderno; o que faz dele uma das experiencias de retrovisao mais bem sucedidas que ja vimos mas e claro que nao e a volta do daytona apesar de todas as semelhanças ja mencionadas sao coisas muito diferentes na verdade cinquenta e seis anos de tecnologia automobilistica separam um do outro e anos de tecnologia automobilistica sao piores que anos de cachorro no moderno carro o motor gira ate 9500 rpm mas e docil em marcha lenta e suave pouco acima dela; tem um desempenho muitas ordens de grandeza superior e tambem mais confiavel e confortavel mais ar condicionado e isolado do exterior podendo fazer uma boa imitaçao de carro de luxo ja o daytona e um bruto sem nenhum polimento social e tao somente um grande v12 antigo num chassi mecanico e seis carburadores duplos um e mais cru que picanha que passou na churrasqueira so para tomar susto o outro mais cozinhado que aquele pernil que passou o dia inteiro no forno a lenha tentar discutir se e melhor ter um ou outro e tao inocuo como inocente qualquer um que tenha dinheiro suficiente para ter um tem suficiente para ter os dois ainda que o daytona claro seja bem mais caro eu sei qual eu particularmente prefiro qualquer carro pre 1970 e melhor que guiar que um moderno mesmo esse sensacional novo ferrari nao nao dirigi nenhum dos dois mas ja andei em carros modernos dct mega potentes o suficiente para perceber ouvindo o novo ferrari acelerar suas rapidas subidas de giro intercaladas por soluços de troca de marcha que nao e a mesma coisa que um ferrari v12 antigo esse ultimo e mais lerdo sim mas o incrivel passeio de subida de giro pode ser apreciado longamente em toda marcha e cada troca de marcha e um evento tao importante quanto esta subida de giro nao ha comparaçao possivel; e como perguntar se voce prefere dirigir ou ser passageiro eu prefiro meu bife bem malpassado; prefiro tambem eu mesmo passa lo ainda que brevemente pela chapa em sua epoca o daytona era o mais rapido e veloz carro do mundo; hoje o atual nao e nao que isso importe algo mas coloca o daytona como o apice real dos carros pre 1970 o que e algo deveras importante para quem entende de verdade o que começou a acontecer depois de 1968 1970 com a maneira que se faz carros mas o que e exatamente esse tal daytona e o que ele tem de tao especial engraçado voce perguntar; ia mesmo contar esta historia o ultimo de seu tipo uma maneira de explicar rapido este carro e dizer que e o ultimo carro esporte da ferrari quando havia so um carro esporte de rua da marca com motor dianteiro mas isso e simplificar demais e na verdade talvez a maxima evoluçao do ferrari original; o apice de um tipo de carro de v12 dianteiro que depois desapareceria [caption id= attachment_362818 align= aligncenter width= 999 ] depois do 250 lusso antes do daytona 275 gtb[/caption] sim voltou depois com os 550 maranello mas so em ideia basica; ande num ferrari v12 dianteiro de 1970 ou antes e um de 1996 e veja que nao sao definitivamente a mesma coisa e como comparar um lince selvagem com o garfield; geneticamente praticamente a mesma coisa mas https //flatout com br/os 20 ferrari que se chamam 250/ por isso começamos esta historia lembrando rapidamente de onde veio este tipo de carro esta materia neste sentido e a continuaçao da materia de terça feira passada onde contamos a historia da ferrari 250 la dissemos que o motor tipo 168 de colombo nascera em competiçao com 1 5 litro mas chegaria ao seu apice na ferrari 250 gt e suas variaçoes com 3 litros nos anos 1950/inicio dos anos 1960 em 1964 o 250 gt lusso e o gto/64 eram suas ultimas variaçoes [caption id= attachment_362819 align= aligncenter width= 999 ] 330 gt 2+2 o colombo cresce[/caption] o carro que veio em seguida muda profundamente o que era o ferrari de rua; o 275 gtb nao pelo seu motor que continuava o colombo v12 sohc ainda que aumentado para 3 3 litros via aumento de diametro de cilindro de 73 para 77 mm totalizando 77 x 58 8 mm e 3286 cm³ usando o mesmo entre eixos curto do 250 gt lusso e do gto de 2400 mm pesava 1100 kg e tinha 260 cv a grande mudança vinha na traseira o 275 gtb tinha o cambio montado atras um transeixo as suspensoes eram independentes atras tambem pela primeira vez num ferrari de rua [caption id= attachment_362820 align= aligncenter width= 960 ] tipo 251 o v12 do daytona[/caption] ao mesmo tempo que este carro era lançado aparece tambem um novo ferrari o 330 gt 2+2 este e o primeiro dos v12 colombo aumentados ; tinha distancia entre centros de cilindros aumentada de 90 mm para 94 mm para permitir cilindradas maiores nessa versao inicial eram 4 litros; estava destinado a ser a base para o motor do daytona em 1966 largamente para nao ficar atras da lamborghini que logo de inicio começou com um v12 dohc de 3 5 litros o 275 gtb/gts recebia um novo cabeçote dohc; era o 275 gtb/4 o /4 aqui significando quatro comandos o primeiro v12 dohc de rua da ferrari https //flatout com br/dez motivos para amar o lamborghini miura/ o novo motor com a mesma taxa com os mesmos seis weber 40dcn duplos dava agora 280 cv a 7700 rpm neste ponto a ferrari sabia que teria que fazer algo ainda mais incrivel 1966 e o ano que os holofotes estavam no lamborghini miura de motor central traseiro a ferrari nao acreditava nesta configuraçao para a rua porem; resolve que conseguiria os holofotes do miura mantendo o chassi equilibradissimo da 275 gtb/4 mas mudando duas coisas primeiro o mais potente v12 que pudesse fazer para criar um carro decididamente mais veloz e rapido que o miura depois um estilo novo impactante diferente que tirasse a atençao do rival e o voltasse para a ferrari o motor chamado tipo 251 era novo o bloco era o v12 colombo com camisas umidas e 94 mm entre centros de cilindro do 330 gtc; mas aqui medindo 81 x 71 mm para 4390 cm³ se voce esta prestando atençao o negocio ficou serio mais de um litro maior quer o 275 gtb/4 que substituiria o cabeçote dohc era tambem novo com 60° entre as duas valvulas por cilindro que mediam 42 mm na admissao e 37 4 mm no escape uma corrente acionava uma engrenagem no cabeçote que por sua vez acionava ambos os comandos os carburadores eram os mesmos do 275 gtb/4 seis gloriosos weber 40 dcn o motor dava 352 cv a 7500 rpm e 43 5 mkgf a 5500 rpm o desenho e de leonardo fioravanti na pininfarina o mesmo designer do dino a versao inicial tinha frente parecida com o 275 gtb mas logo foi mudada em busca de uma quebra com a tradiçao e algo mais moderno e menos derivativo; lembra quando a industria pensava assim [caption id= attachment_362829 align= aligncenter width= 999 ] a frente original[/caption] o resultado tem seus detratores mas certamente e unico a frente influenciaria uma geraçao inteira de designers inclusive os do rover sd1 de 1976 quase um daytona de 4 portas os primeiros daytonas tinham farois fixos atras de uma tampa de vidro acrilico um novo regulamento de segurança dos eua que proibe farois desse tipo resultou em farois duplos retrateis em 1971 o mundo do automovel seria outro dali em diante [caption id= attachment_362827 align= aligncenter width= 999 ] farois retrateis depois de 1971[/caption] o nome do carro e na verdade 365 gtb/4; nada de daytona o nome era o codigo interno do carro; uma comemoraçao do podio completo na corrida de 24 horas de daytona na epoca mas o nome foi vazado para a imprensa antes do lançamento e somando a isso a dominaçao dos ford gt40 de 1966 em diante enzo mandou tirar o nome daytona do carro sim daytona e apelido nao nome de verdade o chassi e tambem todo novo apesar de manter o entre eixos de 2400 mm num comprimento total de 4425 mm e o transeixo traseiro manual de cinco marchas do 275 gtb a embreagem fica na frente junto ao motor a estrutura multitubular e mais rigida e o curvao dianteiro e o assoalho do interior do carro sao em fibra de vidro; primeira vez na ferrari as suspensoes sao parrudos duplo a sobreposto nas quatro rodas com amortecedores koni molas helicoidais e barras estabilizadoras dianteira e traseira tambem tinha freios a disco ventilados nas quatro rodas uma raridade entao a direçao era por setor e sem fim apesar de na epoca a marca usar pneus firestone em competiçao para seu supercarro de rua apenas o melhor disponivel radiais michelin 215/70 vr15 o motor esta praticamente inteiro para dentro da linha do eixo dianteiro; a distribuiçao de peso e reputada como perfeita para seu tamanho e desempenho nao era pesado 1280 kg em ordem de marcha com isso seu desempenho era avassalador 0 100 km/h em 5 3 segundos e 0 160 km/h em 11 4 segundos era tranquilamente o carro mais veloz de sua epoca testes de revistas variavam ao redor de 280 a 290 km/h na epoca inimaginavel; hoje dentro do que percebemos ainda divertido mais que isso sinceramente nunca e usado no mundo real o daytona pode nunca ter roubado os holofotes do miura mas para a maioria dos entusiastas de velocidade de entao era a melhor opçao totalmente estavel e docil mesmo em velocidade maxima nao e a toa que venceu o cannonball run inaugural com dan gurney e brock yates em 1971 https //flatout com br/o cannonball run de dan gurney/ disse o ingles paul harriman em 2000 o motor e surpreendente feroz irrestrito pleno produz um empurrao poderoso que ruge da marcha lenta ate 7 700 rpm um impulso implacavel sem engasgos ou buracos na faixa de potencia fazer isso hoje exigiria enormes truques na caixa preta eletronica ferrari fez isso com quatro comandos 24 valvulas e 12 borboletas de seis webers abrindo juntas incrivel [gallery ids= 362851 362848 362842 362840 362839 362835 ] o grande paul frere andou no carro em 1969 nas montanhas italianas perto da fabrica e ficou impressionadissimo mesmo ele um reporter sempre minucioso mal conseguia criticar o grande daytona adorou o comportamento em curvas incrivel para um carro que servia tambem como gt para autoestradas descobriu que a principal limitaçao era a direçao bastante lenta com seus grandes e largos radiais michelin superpneus que na epoca nao tinham equivalente o grande ferrari podia realmente ser lançado para dentro das curvas independentemente do estado da superficie da estrada sua agilidade desmentia seu peso e mesmo o ride nao era firme demais na verdade se provou alem de mais rapido e veloz que seu sucessor o berlinetta boxer de motor central mesmo sendo um carro mais pratico com espaço para malas e 120 litros de combustivel mais que os mais famosos carros de motor central da epoca ha uma reverencia para com este carro ainda viva; um carro para andar rapido nao para parecer rapido [caption id= attachment_362857 align= aligncenter width= 999 ] 365 gts/4 o raro conversivel[/caption] e na verdade tambem a evoluçao maxima do v12 colombo e ainda hoje algo incrivel de se experimentar; torcudo em toda faixa como um motor americano grande girador como um italiano gosta de ser e com cinco marchas bem espaçadas e um prazer de se curtir sua longa jornada de barulho que muda de um grunhido potente ao se cravar o pe em baixa rotaçao para um grito demente de seda rasgada la em cima e quando se chega a hora de trocar marcha e outro prazer a enorme e fina alavanca cromada com uma bola preta em cima e uma grelha cromada marcando as posiçoes de marcha embaixo se propriamente aquecida troca as marchas com um cle clek metalico tatil e delicioso um tipo de carro perdido no passado que nem a sua volta na forma da carroceria do novo 12cilindri pode realmente emular para conseguir senti lo e necessario desembolsar muito mais dinheiro que no caso do novo ferrari menos de us$ 500 mil nos eua cerca de us$ 700 mil para comprar um dos 1400 carros originais; ou mais de um milhao de dolares pela mais rara 50 unidades versao conversivel a 365 gts/4 o simulacro afinal de contas e sempre mais barato que o original
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