com 70 anos de historia 226 vitorias e 16 titulos mundiais de pilotos na formula 1 oito vitorias na mille miglia sete na targa florio e nove nas 24 horas de le mans e quase impossivel atender ao titulo desta materia sem cometer injustiças como eleger apenas dez alonso barrichello massa raikkonen mansell regazzoni bandini prost vettel von trips taruffi e o pouco conhecido clemente biondetti que entre 1948 e 1949 venceu nada menos que quatro ediçoes da mille miglia e duas da targa florio sao apenas alguns dos nomes que nos sentimos penalizados ao deixar de fora ao mesmo tempo ficamos com a sensaçao de que este panteao que formamos representa a sintese dos pilotos mais importantes da historia da scuderia ferrari nove pilotos miticos e um que foi essencial para que a ferrari se sustentasse como ela e hoje o ranking esta disposto em ordem alfabetica do sobrenome recline sua poltrona e acelere conosco nessa viagem ferrari 70 anni di emozioni esta e a terceira materia veja a primeira aqui e a segunda aqui de uma serie sobre alguns dos momentos mais marcantes dos 70 anos da ferrari um oferecimento relogios scuderia ferrari vendidos no brasil exclusivamente pela vivara em lojas fisicas ou no e commerce dica comprando um relogio scuderia ferrari voce ganha um chaveiro oficial confira as regras da promoçao no site da vivara modelo 830358 | r$ 790 00 modelo batizado em tributo a serie limitada speciale presente em modelos como 458 e 275 gtb/c acabamento do dial em nero raggrinzante wrinkle igual ao utilizado nos coletores das ferrari atuais ou nos cabeçotes das antigas grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari caixa e pulseira em aço inoxidavel com logotipo no dial cromado remetendo ao estilo do cavallino usado nas grades caixa 44 mm | resistencia 5 atm | datador [ clique aqui para comprar ] [ ver catalogo relogios scuderia ferrari ] modelo 830356 | r$ 690 00 modelo batizado em tributo a serie limitada speciale presente em modelos como 458 e 275 gtb/c acabamento do dial em nero raggrinzante wrinkle igual ao utilizado nos coletores das ferrari atuais ou nos cabeçotes das antigas grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari caixa em aço inoxidavel com acabamento grafite e pulseira em borracha com acabamento nero raggrinzante logotipo no dial com as cores classicas caixa 44 mm | resistencia 5 atm | datador [ clique aqui para comprar ] [ ver catalogo relogios scuderia ferrari ] alberto ascari preciso veloz e suave considerado por alguns como o melhor piloto italiano de todos os tempos nos preferimos atribuir este titulo para tazio nuvolari mais abaixo nesta materia e um dos maiores rivais de juan manuel fangio bicampeao na formula 1 1952 e 1953 e vencedor da mille miglia em 1954 possui alguns recordes cravados em 1952 e que sao ate hoje imbativeis tais como 75% das vitorias possiveis 75% das voltas mais rapidas e 5 hat tricks pole volta mais rapida e vitoria tudo em uma mesma temporada alberto faleceu em 26 de maio de 1955 exatamente com a mesma idade de seu pai antonio no dia ascari sequer iria pilotar ele iria assistir o teste de seu companheiro eugenio castellotti na ferrari 750 monza na qual ambos disputariam os 1000 km de monza tentado pela vontade de experimentar o carro pegou emprestado o capacete de castellotti e partiu pra pista de terno e gravata uma possivel falha mecanica numa curva extremamente velocissima a esquerda curva del vialone fez o carro sair da pista e capotar duas vezes ascari faleceu no local em 1972 a curva foi redesenhada para um s de media velocidade e rebatizada de variante ascari em tributo ao grandioso e ultimo campeao italiano da formula 1 luigi chinetti sem luigi chinetti ha chances de a ferrari como conhecemos hoje nunca ter florescido a tal ponto nascido italiano o mecanico piloto vendedor e expert em marketing chinetti se mudou para os eua durante a ii guerra e adquiriu a cidadania norte americana apaixonado por corridas de gran turismo ganhou tres ediçoes das 24 horas de le mans a ultima delas 1949 foi a primeira vitoria da ferrari na prova a bordo do roadster 166mm com motor v12 colombo de dois litros leia aqui os detalhes do motor mais longevo da historia da marca mais do que isso foi a north american racing team equipe oficial ferrari de chinetti que conquistou a ultima vitoria da ferrari na prova a ediçao de 1965 com o trio jochen rindt masten gregory e ed hugus a bordo de uma ferrari 250 lm e esta sigla de quatro letras nart e que conta parte do grande legado de luigi em 1954 chinetti a esquerda na foto acima foi encarregado por enzo de ser o primeiro e por muito tempo o unico representante ferrari na america do norte e preciso lembrar que no pos guerra a economia em grande parte da europa estava em serias dificuldades situaçao diametralmente oposta a dos eua e sua geraçao baby boomer mais do que isso o que queria dizer ferrari nos estados unidos nesta epoca quase nada sabendo dessa missao chinetti recriou os mesmos passos de enzo fundou uma equipe com apoio oficial de maranello a nart e inscreveu os carros da ferrari em toda prova de elite que havia principalmente nas provas norte americanas de sebring e daytona sempre que possivel dando preferencia a pilotos norte americanos para gerar midia chinetti conseguiu tudo os clientes mais abastados dos eua fazer da ferrari uma marca extremamente desejavel por la ajudou enzo a desenvolver carros que agradassem ao mercado local e com tudo isso assegurou a sustentaçao da casa de maranello em tempos muito dificeis de quebra sempre beliscando um lugar no cockpit juan manuel fangio quando o assunto e o mecanico e piloto el maestro revertemos a honra foi a ferrari que teve a honra de ter fangio como um de seus pilotos com a rara combinaçao de arrojo extremo sensibilidade mecanica e precisao cirurgica conquistou cinco titulos mundiais marca batida somente por michael schumacher em 2003 em quatro equipes diferentes e obteve uma media de vitorias insolita 46 15% ou 24 das 52 corridas de sua carreira no meio de lendas como stirling moss alberto ascari hans stuck e giuseppe farina [youtube id= k9 bz0nbrii width= 620 height= 365 ] seu quarto titulo mundial foi conquistado pela ferrari em 1956 vencendo as provas da argentina inglaterra e alemanha o campeonato tinha oito corridas nesta conquista contudo quem brilhou foi a nobreza de seu companheiro de equipe peter collins na prova final disputada em monza fangio tinha uma vantagem de oito pontos so perderia o titulo para collins se este vencesse e fangio nao marcasse nenhum ponto eis que fangio e obrigado a abandonar com uma falha na suspensao collins entao disputando a liderança com stirling moss decide ceder o seu carro para fangio em um pit stop de rotina um ato de nobreza que permitiu a fangio o seu quarto titulo consecutivo peter faleceu num acidente durante o gp de nurburgring de 1958 mike hawthorn a gra bretanha produziu dez campeoes mundiais da formula 1 somando um total de 16 titulos e essa historia começou em 1958 com o titulo de mike hawthorn e sua gravata borboleta a bordo da ferrari 246 f1 apesar de sorridente e carismatico a carreira de hawthorn foi marcada por tres tragedias ter sido o catalisador ainda que sem culpa direta do tragico acidente das 24 horas de le mans de 1955 e ter testemunhado duas fatalidades de seus companheiros de equipe no ano em que foi campeao seu amigo peter collins em nurburgring e seu rival luigi musso em reims abalado com tantos acontecimentos hawthorn anunciou sua aposentadoria na categoria imediatamente apos a conquista do titulo mas o destino reserva suas tragicas ironias poucos meses apos ele faleceu em um acidente de estrada a caminho de londres a bordo de seu jaguar 3 4 mk1 hawthorn e bastante homenageado na comunidade automobilistica britanica seu nome batiza uma curva no circuito de brands hatch e no de croft ha uma avenida com o seu nome a cinco km do autodromo de silverstone e uma estatua de hawthorn no circuito de goodwood phil hill nascido em miami hill foi o primeiro e unico piloto nascido nos eua a ser campeao na formula 1 lembrando que mario andretti e cidadao americano mas nasceu no entao reino de italia embora muito veloz sua pilotagem era extremamente suave talvez em parte pelas suas habilidades como mecanico de forma a sempre preservar o equipamento caracteristica que fez de phil um grande vencedor em provas de longa duraçao foram tres vitorias em le mans 1958 1961 e 1962 e tres vitorias nas 12 horas de sebring 1958 1959 e 1961 todas a bordo de ferrari proximo a luigi chinetti phil foi personagem muito importante para o florescimento da ferrari nos eua de forma que chinetti emprestou seus proprios carros para ele competir antes de assumir um posto na equipe italiana hill conquistou o seu titulo mundial na formula 1 pela ferrari em 1961 no gp de monza que infelizmente foi marcado por outro evento o falecimento de wolfgang von trips e de quinze espectadores em um tragico acidente niki lauda um dos pilotos mais completos e importantes da historia da formula 1 e considerado por alguns como professor do fabuloso alain prost capaz de extrair o maximo de performance do equipamento com pilotagem suave como phil hill e jackie stewart era tambem um grande testador e desenvolvedor de carros pacote que e o sonho de qualquer equipe no ano de seu primeiro titulo 1975 foi o primeiro piloto da historia a completar uma volta no nurburgring nordschleife abaixo dos sete minutos lembrando que o autodromo era cerca de 3 km mais longo que atualmente e foi exatamente ali que ele sofreu um dos acidentes mais impressionantes da formula 1 em 1976 uma quebra de suspensao na curva de alta que antecede a bergwerk o levou a um forte acidente a mais de 200 km/h acompanhado de incendio com o agravante de que seu capacete foi arrancado no impacto expondo a sua cabeça a combustao direta por 45 segundos em uma das demonstraçoes mais impressionantes de determinaçao apenas seis semanas depois ele estava de volta para competir em monza ainda com alguns ferimentos de pele em carne viva com cicatrizaçao incompleta a reconstituiçao abaixo e do filme rush 2013 [youtube id= izrfenzwuh8 width= 620 height= 349 ] no ano seguinte foi campeao novamente pela ferrari depois de dois anos de aposentadoria voltou as pistas pela mclaren e ainda conquistou um ultimo titulo em 1984 por misero meio ponto em cima de seu entao companheiro de equipe alain prost a curva onde ele sofreu o acidente em nurburgring e atualmente conhecida como lauda s corner tazio nuvolari mitologico piloto da era dos grands prix epoca anterior ao nascimento formula 1 sua lista de vitorias e faraonica dentre as 150 de sua carreira destacamos 24 grands prix cinco coppa ciano duas targa florio e a ediçao de 1933 das 24 horas de le mans nao a toa ferdinand porsche o chamou de o maior piloto do passado do presente e do futuro enzo ferrari atribui a nuvolari a tecnica de pilotagem de derrapagem controlada sbandata controllata carregue no sotaque com capricho tao conhecida posteriormente nas maos de stirling moss e ronnie peterson nivola como era chamado competiu para enzo ferrari quando a scuderia ainda era literalmente uma equipe e nao um construtor e usava veiculos da alfa romeo sua maior conquista para enzo e tambem considerada a maior da historia do automobilismo batizada de vitoria impossivel foi quando ele venceu o grand prix da alemanha nurburgring de 1935 com um carro datado e de categoria inferior com o seu alfa romeo p3 3 2 de 265 hp nivola derrotou os monstros alemaes da auto union b 5 0 375 hp e da mercedes benz w25 4 0 e 375 hp em pleno terceiro reich na frente de um publico de 300 000 pessoas hans stuck o terceiro colocado a bordo de um auto union b chegou mais de dois minutos atras [youtube id= l2bqxuxxld4 width= 620 height= 349 ] michael schumacher sete titulos mundiais 77 voltas mais rapidas 91 vitorias com direito a 17 das 30 que disputou sob chuva 68 pole positions schumacher destruiu todos os principais recordes da historia da formula 1 mais do que isso foi o responsavel por trazer a ferrari de volta ao mundo dos campeoes do mundial de pilotos depois de um jejum de 21 anos e duas traves didier pironi em 1982 e alain prost em 1990 foi um dos maiores representantes da tecnica de pilotagem de elite da atual formula 1 para cada setor e dependendo da pista por curva ajustava o bloqueio do diferencial distribuiçao de freios e carga das barras estabilizadoras seus carros eram sempre regulados de forma a serem neutros com sutil tendencia sobre esterçante schumacher foi um mestre no uso dos dois pedais simultaneos mesmo em freadas fortes era comum que o alemao mantivesse cerca de 10% a 15% de carga de aceleraçao para controle dinamico do freio motor isso sem falar na progressividade e balanço entre o acelerador e o freio em trechos sinuosos como os esses de suzuka infelizmente muito da admiraçao tecnica a schumacher se perde em ruido trazido por fanatismos de ambos os lados muitas das qualidades tecnicas de michael podem ser vistas atualmente em fernando alonso ou ao menos podiam visto que alonso tem sofrido com a falta de competitividade de sua equipe john surtees john surtees tinha a velocidade em seu sangue piloto de motociclismo extremamente habilidoso entre 1952 e 1960 conquistou nada menos que sete titulos mundiais com direito a tres vitorias sucessivas no tt da ilha de man 1958 a 1960 de la partiu para a formula 1 logo em sua segunda corrida conquistou um 2º lugar na terceira cravou uma pole position sua primeira vitoria nada menos que em nurburgring nordschleife 1963 deixando para tras dois dos maiores mitos da categoria jim clark e graham hill em 1964 conquistou o titulo mundial da formula 1 pela casa de maranello e e quase certo de que seria bicampeao pela ferrari em 1966 nao fosse um choque de temperamentos entre ele o diretor de equipe eugenio dragoni e enzo ferrari em setembro de 1965 surtees havia sofrido um acidente grave com um prototipo lola t70 no autodromo canadense de mosport e graças a isso dragoni e enzo o impediram de competir nas 24 horas de le mans de 1966 pela ferrari de temperamento forte surtees respondeu pedindo demissao imediata e terminou a temporada de formula 1 pela nao tao competitiva cooper o que o deixou como vice de jack brabham na temporada surtees nos deixou em 10 de março deste ano aos 83 anos de idade gilles villeneuve o coraçao de enzo ferrari sempre bateu forte pelos pilotos de sangue quente como nuvolari e bandini ou numa licença postuma enzo faleceu em 1988 mansell e alesi uma das estrelas a brilhar mais forte neste sentido foi gilles villeneuve frequentemente colocado ao lado de stirling moss como um dos grandes pilotos da historia a nao ter conquistado um titulo mundial ainda que seus numeros nao sejam exatamente impressionantes 6 vitorias 13 podios 2 poles isso porque gilles conquistou enzo e fas em todo o mundo nao pela tabela mas pela sua permanente combatividade e busca do limite nao importando quais as condiçoes do carro da pista ou de seu equipamento frequentemente esta pilotagem com o coraçao lhe custou quebras erros e abandonos penaltis que custaram caro demais para uma disputa de titulo mundial ainda mais em uma epoca tao cheia de talentos mas ao mesmo tempo renderam algumas das demonstraçoes mais impressionantes de controle determinaçao e emoçao [youtube id= 8nxwn3ohkew width= 620 height= 465 ] seria uma questao de tempo e amadurecimento para que villeneuve tivesse melhores condiçoes para talvez ser campeao e 1982 estava se desenhando como uma temporada propicia para isso pois a ferrari 126c2 era uma das favoritas ao titulo com seu motor turbo bastante aprimorado em relaçao a temporada anterior e construçao tipo monocoque com paineis estruturados em honeycomb favos de mel mas o arrojo de gilles acabou custando caro quando uma precipitaçao o fez assumir um risco impossivel numa ultrapassagem em cima de jochen mass durante a disputa pela pole com seu rival e companheiro de equipe didier pironi na classificaçao do gp de zolder de 1982 ao tocar as rodas de mass sua ferrari decolou capotou varias vezes e arremessou o canadense para fora do carro o circuito canadense ile notre dame circuit foi rebatizado para circuit gilles villeneuve apos a sua partida clique nos modelos para mais detalhes ou aqui para ver o catalogo completo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.