1994 apenas quatro anos apos a abertura do mercado as importaçoes de veiculos collor protocolou a mp 158 em março de 1990 que foi ratificada pelo congresso nacional e convertida na lei 8 032 em abril do mesmo ano com isso toda uma miriade de marcas e modelos começou a brotar nas ruas uma das mais prestigiosas a mercedes benz tambem aproveitou dessa onda e abriu sua representaçao oficial de automoveis ja que no segmento de caminhoes e onibus ela ja dominava o mercado porem em brasilia elas nao eram exatamente novidade por conta das embaixadas eles podiam importar os proprios carros e por isso as mercedes eram frequentemente vistas nas ruas da capital era comum que em brasilia um homem explicasse a seu filho que aquela mercedinha era um carro alemao muito bom coisa de gente gra fina ao ver uma na rua normalmente essas rapidas explicaçoes eram temperadas com um ar contemplativo como quem diz mesmo sem dizer um dia vou ter uma dessa meu filho sendo assim um adolescente imberbe de certa forma acostumado a ver os imponentes sedas flutuando silenciosamente guiados por um chauffeur a conduzir embaixadores oficiais de chancelaria e adidos militares jamais imaginaria que aqueles carros poderiam ser utilizados para corridas ate que esse mesmo jovem resolve ligar a tv em um domingo qualquer e por algum motivo que foge a razao sintonizar na hoje extinta tv manchete aquele mesmo jovem que fez isso em meados dos anos 90 deu de cara com a transmissao de alguma etapa do dtm deutschland tourenwagen meisterschaft sendo narrada pelo edgard mello filho um alfista incorrigivel o que deixava a narraçao ainda mais divertida e qual foi a surpresa dele ao ver toda uma divisao panzer de mercedinhas inclusive com direito a mira no capo lutando bravamente contra as alfa romeo 155 enquanto os amigos desse menino assim que tomaram conhecimento desse campeonato torceram pelas alfa ele ficou com os teutonicos bern schneider a nicola larini pronto a paixao pela estrela de tres pontas estava plantada e criando raizes profundas https //www youtube com/watch v=z15xndi7doq aquele adolescente era eu e o pai era o meu velho o tempo passa e aquela mistura de paixao e assombro naturalmente arrefecem o adolescente cresce se torna um homem e o seu pai para de comentar sobre as mercedinhas por elas terem se tornado uma visao ainda mais corriqueira na cidade nada fora do normal apenas a vida seguindo seu curso assim como a vida segue inexoravelmente seu curso eu segui o meu mas meu gosto por carros mais antigos em especial das decadas de 90 e 2000 so aumentou desde entao talvez pelas memorias afetivas por esse periodo de adolescencia misturado a miscelanea de marcas e modelos que inundaram o mercado nessa epoca tal paixao chegou a ponto que o carro mais novo que possuo tem 21 anos de idade porem com projeto lançado em 1996 quer dizer possuia ja que ele um vectra cd plus 2003 completao foi vendido recentemente confesso que estava tranquilo com os carros que sobraram um astra gls 16v 98 e um bmw 325 e36 manual que em breve sera vendido e nao havia pensado em nada para substituir o vectra ate que um amigo me manda um anuncio um mercedes c230 kompressor geraçao w202 1996 pre facelift a venda por um preço dentro do que se pede por um carro desse no mercado atual dois detalhes me chamam atençao versao sport com os opcionais equipment package sport 956 e sport chassis com rodas amg 654 visiveis nas fotos de interior e altura do carro mesma altura da c36 amg mais baixo e firme que as elegance e avantgarde ; e o principal cambio manual as rodas ja nao eram mais as originais mas tudo bem alem disso o carro parecia em um estado bem acima da media de conservaçao dada a idade de repente aquele rapazote despertou do coma caramba e o carro que ele via nas corridas com um edgard mello filho berrando em tom quase histrionico mas absolutamente hilario vai larini segura a divisao panzer e agora o que fazer como bem disse meu amigo felipe bitu falarei dele mais abaixo carro velho e igual vira latas ele olha para voce e quando voce percebe ele esta deitado no seu sofa garagem no caso e ele que escolhe o dono e nao o contrario tudo conspira a favor quando e para ser parece que aquele caramelo preto com interior preto anthracite havia encontrado seu novo dono https //www youtube com/watch v=hfik9glejny começo a trocar mensagens com o vendedor acabo descobrindo que ele morava em brasilia cidade onde resido que comprara o carro aqui e se mudou para florianopolis apos isso pedi para ele me mostrar alguns detalhes do carro por foto e video no que fui prontamente atendido tambem descobri quem fora o dono anterior a ele e coincidentemente era um conhecido levantei as informaçoes do carro e tudo que o conhecido falou que precisava ser feito de manutençao o mailton dono do carro ate entao fez quando eu menos percebi o vira latas ja estava deitado no meu sofa fechamos negocio negociaçao concluida tratei de marcar ferias e comprar passagem so de ida como o mailton me assegurou que o carro estava em ordem acabei pela oitava vez na minha vida comprando um carro em outro estado sem ve lo ao vivo fui busca lo e voltei dirigindo please send help mailton em todo esse processo foi um cara muito legal e foi alem do que eu esperava portanto fique registrado aqui meu agradecimento neste interim entre o acordo fechado e eu desembarcar em florianopolis mailton fez duas gentilezas para mim instalou mais um abafador para eliminar de vez as ressonancias que o escape esportivo emitia e que me causariam dor de cabeça literalmente tambem fez uma troca de oleo com respectivo filtro so restava agora esperar o dia da viagem chegar pegar o aviao resolver os tramites de pagamento e cartorio e pegar estrada e como estava de ferias voltaria sem pressa e aproveitaria todos os 1700 km de volta fazendo desvios e visitando outros amigos tao loucos por carros quanto eu em curitiba e sao paulo dia 2 de maio embarco na aurora para florianopolis chego la 11h em ponto alguns minutos apos sair do aeroporto o mailton chegou ja com o carro e o porta malas cheio de peças sobressalentes como um bom dono de carro antigo que se preze embarco seguimos para o cartorio faço o pix almoço com ele dou uma carona a ele ate em casa no continente ja no caminho de volta calibro os pneus e sigo meu rumo antes porem uma ultima gentileza do mailton ele me entregou o carro com o tanque cheio de gasolina podium nao custa nada agradece lo novamente muito obrigado mailton caiu uma chuva torrencial logo apos deixarmos o aeroporto e a chuva foi minha companheira nesse dia confesso que por varias vezes me distrai vendo o limpador de para brisa de varredura excentrica eccentric sweep na terminologia oficial funcionando o braço estende e retrai a medida que ele percorre o vidro talvez o sistema mais caro desnecessariamente complexo e por essas razoes incrivelmente legal ja feito para esse proposito veja nos videos abaixo entendi o porque do edgard mello filho comentar tanto do limpador das mercedes quando havia alguma etapa na chuva olha o que limpa esse rodo ele costumava dizer eu acho https //www youtube com/shorts/ourraofxe3o https //www youtube com/watch v=zn2ayc7j9ca https //www youtube com/watch v=hcnciutkkgg a meta do dia era vencer os 315 km entre florianopolis e curitiba mas eu acabei rodando mais que isso aproveitei que o leo contesini esta morando blumenau/sc e combinei de encontra lo para tomar um cafe como eu disse nao estava com pressa e esse tipo de desvio nao so era aceitavel como muito bem vindo estava de ferias e mais uma vez curtindo a estrada acabamos nos encontrando ali perto em pomerode e qual foi a surpresa do leo ao me ver aboletado em uma mercedes mostrei o carro a ele que obviamente adorou erika wolverina verdamp lang her da silva sauro foi batizada com o spray d’agua que um caminhao jogou nela no trajeto e uma moça muito carismatica https //www youtube com/watch v=kwp1r4fs_5c a inspiraçao para o sobrenome teutonico ha muito tempo atras em curitiba ja havia uma turma de loucos me esperando dentre eles os irmaos gus e max loeffler figurinhas carimbadas por aqui nos encontramos em uma cervejaria que estava por fechar quando cheguei por consequencia seguimos para um posto de gasolina ali perto onde a gente sempre costuma se encontrar quando vou a curitiba mais uma vez erika mostrou todo seu carisma e simpatia recebendo elogios e quebradas de pescoço com frequencia um dos amigos presentes no posto caue e um mercedeiro mais fanatico do que eu ver a alegria dele guiando a erika a moda da casa nas ruas desertas naquela madrugada curitibana ja havia compensado todo o passeio ele parecia mais feliz ate mesmo do que eu o que me deixou genuinamente feliz pela irresponsabilidade financeira mais ate do que quando a vi pela primeira vez e como voces devem imaginar se tem role com algum dos irmaos loeffler tem encrenca na certa as rodas que estavam na erika eram replicas de amg monoblock aro 17 mas esteticamente eram muito feias e fora de proporçao pense em um chines descrevendo por telefone e com a ligaçao cheia de ruido como era a roda original para que o china que estivesse do outro lado da linha desenhasse e fabricasse uma copia dela era feia nesse nivel os pneus estavam bons ate mas as rodas me incomodavam tanto que acabei dando um jeito nisso em duvida de qual roda colocar o gus augusto loeffler conversando comigo me manda a seguinte mensagem gala achei as rodas para seu carro como elas eram aro 18 eu precisaria comprar um jogo de pneus novos gala tudo resolvido o cara vai deixar as rodas na tireshop na quinta feira e eu ja negociei para voce um jogo pneus excelentes e no precinho sexta feira no primeiro horario esteja sem falta na loja ta bem eu acho montadas as novas rodas e pneus o carro ganhou vida nova as rodas possuem um estilo simples classico mas com a pitada de modernidade na medida certa para se destacar da multidao ficaram realmente sensacionais porem um problema ao subir na mesa de alinhamento o carro precisava de um alinhamento tecnico que nao poderia ser feito em curitiba por conta do meu periodo de estadia la como nao era algo grave o gala ja fez contato com a sede da tireshop em sao paulo para me receberem na segunda feira subsequente dia 6 de maio e a gente faria isso la amigo e tudo nessa vida no sabado dia 4 peguei estrada rumo a sao paulo antes porem fomos em comboio liderado pelo max a campo largo visitar a engemotors la pudemos ver in loco o famoso bianco furia com motor central audi v8 e outras peripecias que eles andam aprontando como uma replica em fibra de vidro de uma mercedes 300sl feita em cima de uma slk 230 kompressor e alguns chassis do zero para receberem carrocerias diversas corvette c1 outros bianco etc [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 365168 365169 365170 365171 365172 365173 365174 365175 365176 365177 ] apos o almoço me despedi da turma e programei o gps para me navegar ate a porta do hotel em sao paulo no caminho parei rapidamente para tirar umas fotos no portal da estrada da graciosa na beira da br 101 e no posto da mesma rede daquele do encontro de quinta feira ja quase na divisa com sp para me despedir do parana com o famoso bolinho de carne ou bolinho de azia para os intimos uma das melhores sensaçoes ao dirigir e exatamente a de guiar um carro com pneus novinhos recem trocados trafeguei dentro do limite de velocidade para uma autobahn e nao precisava nem levantar o pe para tomar as curvas bastava apontar o carro que ele vinha neutro sem nenhum sobressalto e fazia a curva como em trilhos coisa que so um bom jogo de pneus novos para alta performance proporcionam ajudou tambem o fato da suspensao da erika ter um acerto primoroso sendo confortavel mas firme ao mesmo tempo parece paradoxal mas nao e e quem andou no carro consegue confirmar essa percepçao ja em sao paulo duas missoes importantes visitar alguns amigos tanto na capital como no interior e alinhar o carro terça feira encontrei com amigos dos tempos de forum preparados coisa do inicio dos anos 2000 o que eu mais ganhei desse forum nao foi o vasto conhecimento tecnico que circulava por la; indubitavelmente foram os amigos que eu fiz boa parte deles em curitiba e em sao paulo irmaos loeffler inclusos reve los e sempre garantia de resenha cheia de risadas o grupo e infestado de gente tao dodoi da cabeça quanto eu ou ate piores na quarta feira foi a vez de visitar um amigo de infancia com quem mantenho contato ate hoje e sua esposa com esse amigo fiz uma roadtrip epica passando pela estrada da serra da graciosa a travessia de balsa de guarajuba florianopolis a subida da serra do rio do rastro e foz do iguaçu foram aproximadamente 5 000 km ele de moto e eu de carro minha moto na epoca deu problema na saida do df; fiz meia volta consegui chegar em casa joguei a bagagem no carro e fui nao ia ser uma moto com problema que iria me dissuadir de pegar estrada e um cara que sempre faço questao de encontrar e a conversa e sempre animada como se fosse semana passada a ultima vez que nos encontramos e nao ha anos mais uma etapa da missao visita cumprida com sucesso na quinta feira a ja tradicional pizza com graxa na stoich automotive visitar o rafael dellilo na quinta feira e comer a pizza no restaurante na esquina da rua onde a stoich esta instalada e um programa praticamente obrigatorio mais do que trocar ideia o importante e pedir ketchup para por na pizza pelo puro e simples prazer de irritar o italiano a gente nunca efetivamente usa o ketchup mas as reaçoes do dellilo sao hilarias e nunca nos decepcionam eu sempre fico com aquela sensaçao de quase morte por esfaqueamento com uma faquinha de talher mas tudo pela zoeira brincadeiras a parte e sempre um grande aprendizado conversar com essa galera e ver o que o dell anda aprontando dessa vez ate uma prima mais velha da erika wolverina verdamp lang her da silva sauro estava la refazendo a eletronica uma prima mais velha e mais forte e420 w124 com um belissimo v8 4 2 com duplo comando nos cabeçotes e kit esportivo da 500e de mesma geraçao a sexta feira marcou o inicio da volta para casa antes mais duas visitas a fazer que se tornaram tres eu passei uma temporada fora do brasil e durante esse tempo fiz amizade com uma familia de paulistas radicados onde morei neste caso amizade e um eufemismo ja que em plena pandemia eu me vi so trancado em casa enquanto meus familiares e amigos estavam a 10 mil quilometros de distancia eles me salvaram de ficar louco me convidando para conviver com eles nesse periodo sao tres geraçoes dessa familia no exterior sendo a ultima delas nascida la a primeira geraçao avos voltou ao brasil para resolver questoes pessoais e por conta disso acabaram escolhendo araçoiaba da serra ao lado de sorocaba como local de morada tambem seguindo o desvio passei por piracicaba para encontrar o felipe bitu colunista de classicos da revista quatro rodas e diretor da fbva outro que eu conheci naquele forum que mencionei anteriormente essas eram as duas visitas programadas para o dia porem ao examinar o roteiro que faria para alcançar eles percebi que a famosa estrada dos romeiros era uma rota possivel praticamente paralela a br 374 impossivel deixar de perder essa oportunidade de percorrer uma estrada linda e bem divertida de dirigir a moda da casa assim as tres visitas foram programadas estrada dos romeiros almoço em araçoiaba da serra cafe em piracicaba e dai dependendo do horario eu escolheria o local de pouso em algum local entre ribeirao preto e uberlandia as sete em ponto deixei o hotel e segui oeste na br 374 um pouco antes de chegar em araçariguama divergindo a direita tomamos a estrada para pirapora do bom jesus ali ainda nao e a famosa romeiros mas e uma otima amostra bom asfalto curvas bem gostosas de se tomar numa conduçao mais espirituosa paisagem belissima algumas paradas para fotos uma delas em uma curva tornada famosa por outro blog e chegamos em pirapora como era um dia util a estrada estava praticamente vazia o que deixou a experiencia ainda melhor mais fotos em pirapora e entramos na romeiros eu ja percorri varias estradas marcantes com paisagens deslumbrantes e condiçoes impecaveis entao posso dizer de catedra que a romeiros entra no rol dessas estradas dirigir acompanhando o curso do rio tiete e apreciando a paisagem acidentada da regiao e sensacional o unico penalti fica por conta do rio poluido e o cheiro caracteristico e desagradavel essa e uma estrada que da vontade de dirigir devagar com os vidros abertos e admirando o caminho porem ao fazer isso voce acaba se arrependendo subindo os vidros e ligando a recirculaçao interna do ar condicionado fora isso quando eu me pegava focado e explorando os limites do carro eu olhava para o horizonte e imediatamente reduzia o ritmo a estrada e realmente muito bonita e vale a pena tirar o pe um pouco como aquela cena de carros onde o relampago marquinhos mcqueen sai para passear com a sally carrera começa a correr pela estrada mas quando olha para os lados imediatamente desacelera e passa a apreciar o passeio apos breve parada em itu cheguei pontualmente ao meio dia para o almoço com o casal de amigos em araçoiaba apos comer e matar a saudade deles ja que havia quatro anos que nao nos viamos segui para piracicaba infelizmente o tempo do bitu era curto mas foi o suficiente ele guiou o carro e me levou por um tour relampago pela orla do rio piracicaba mais uma vez uma constante ele adorou o carro achou bem divertido de guiar ponderou que essa ja era uma geraçao de carros que a mercedes projetou o rodar ao estilo classe s mesmo com o pacote opcional de suspensao esportiva e o carro possuindo altura similar a c36 amg ele constatou que o rodar e macio no geral e quando provocado o carro entrega uma estabilidade impar sendo neutro e mantendo a compostura com tendencia leve e controlada ao sobresterço no limite da aderencia a carroceria rola nas curvas mas nada demais para um carro de quase 30 anos de idade pelo contrario ha uma inclinaçao mas ela e menor do que se supoe de um automovel que roda tao macio tambem surpreendeu a ele um carro com apresentaçao tao solida a embreagem e macia o freio possui potencia e modulaçao excelentes e o acelerador e pesado na medida certa a direçao e macia e passa bom feedback ao motorista o cambio sem nenhum tipo de folga na alavanca possui engates surpreendentemente curtos e precisos apenas pelo tato voce consegue saber em qual canal a alavanca esta e por consequencia o comando da proxima marcha fica facil de ser executado alem disso os botoes de comando do acionamento dos bancos vidros eletricos teto solar ar condicionado e som estao em posiçao de facil alcance onde se espera que eles estejam e possuem tanto feedback tatil quanto sonoro impecaveis voce ouve e sente um click claros como agua nao restando duvidas que o carro entendeu a ordem que e executada imediatamente sem hesitaçao um automovel assim em caixa alta nao um eletrodomestico como ele bem disse apos me despedir do amigo segui em direçao a ribeirao preto onde pernoitei dessa vez preferi nao continuar noite adentro como iniciei o dia mais cedo do que o habitual e ele fora cheio preferi encerrar mais cedo tambem dirigir a noite por uma estrada reta e monotona somente para adiantar algumas centenas de quilometros e uma conta que nao fecha para alguem de ferias e aproveitando o passeio sai cedo de ribeirao preto no sabado e cheguei a tempo de comer a sobremesa com minha mae ela costuma comemorar o dia das maes no sabado porque no domingo os restaurantes ficam lotados e a fila de espera e enorme mas melhor do que pegar o fim da comemoraçao antecipada com minha mae foi ver a reaçao do meu pai quando abri a mercedinha ele ja foi logo se sentando na posiçao do motorista para ver melhor o carro por dentro eu fiquei realmente emocionado pela alegria dele afinal de contas havia realizado um sonho dele mesmo que com 30 anos de atraso me perguntou sobre o motor achou que era um seis em linha dadas as dimensoes externas incomuns para um quatro cilindros do m111 perguntou onde ficava o tal do compressor com k ajustou o banco eletrico para a posiçao de pilotagem dele e a cada descoberta nova ele abria um sorriso genuino aqui assim como quando o caue e o bitu dirigiram o carro e se entusiasmaram ou quando meus amigos viram o carro e me parabenizaram pela compra eu ficava mais feliz por ve los felizes do que pelo bem material nao se enganem no entanto em acharem que eu nao estava feliz pela compra estava muito feliz e a viagem de volta constatando na pratica que o carro e fantastico apesar da idade misturado ao sonho de adolescencia me deixou genuinamente satisfeito realizado no fim aquele amontoado de metais plasticos couro e outros materiais inflamaveis cuidadosamente arranjados para se moverem aos nossos comandos trouxe para casa uma bagagem muito maior que seu novo dono sua mala de mao e algumas peças sobressalentes a satisfaçao do vendedor em ver que o carro que ele tanto cuidou bem tera outro dono zeloso a alegria em rever amigos em outros estados a alegria dos amigos em ver a lasanha nova poder dirigi la e se divertirem tanto quanto eu a saudade aplacada ao rever pessoas tao importantes na minha vida no fim das contas essa bagagem eterea mas com todo o peso do mundo e o que importa de verdade isso faz esse tipo de loucura valer a pena de verdade o carro e apenas o catalisador de momentos e lembranças muito maiores do que ele e quem ousar discordar esta errado antes de me despedir fiquem com o vt da etapa de interlagos da itc reparem que nao tem nenhum bobinho no grid so gente da pesada andando ali e o rodo das mercedes https //www youtube com/watch v=27c ch0pz4q https //www youtube com/watch v=skvd 0ustom
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.