Se há uma fabricante que sabe valorizar seu legado, esta fabricante é a Porsche. Temos certeza de que, em todos os momentos, há pelo menos uma pessoa em Stuttgart pensando em alguma forma de mostrar ao mundo como o passado da Porsche é cheio de carros sensacionais. Alguns deles, jamais vistos pelo público.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
A última amostra disto é o livro Porsche Unseen, anunciado ontem pela lendária fabricante alemão. Como o nome diz, a publicação traz conceitos e protótipos que a Porsche fez nos últimos 15 anos e nunca mostrou a ninguém. Todos eles inspirados pelo legado que a fabricante construiu ao longo de mais de sete décadas.
No total, o livro mostra 15 carros, todos com alguma associação às atividades da Porsche no esporte a motor – carros de corrida antigos e recentes, e também algumas surpresas.
A Porsche aproveitou para explicar o processo de criação de cada um dos carros – apesar de totalmente distintos entre si, todos passaram pelo mesmo processo. “Tudo começa com um rascunho. O passo seguinte é transformá-lo em um modelo em 3D. Então, assim que a ideia recebe aprovação para ser desenvolvida, são feitos modelos em escala 1:3, seguidos de modelos em escala 1:1”, conta Michael Mauer, vice-presidente do departamento de estilo da Porsche. “O mundo virtual é o primeiro passo, mas é preciso trazer os carros mais inusitados à realidade para entender suas proporções – se são pequenas, grandes ou surpreendentes.”
Os carros ficaram guardados no departamento de design da Porsche por anos antes de serem resgatados e preparados para o ensaio fotográfico, e em breve serão colocados em exposição no Museu Porsche em Stuttgart, para quem quiser ver.
Quem não tiver a oportunidade de visitar a Alemanha, porém, pode conferir por aqui mesmo, em ordem cronológica.
Porsche 906 Living Legend
O Porsche 906 Living Legend foi inspirado pelo clássico 906 que correu na Targa Florio em 1966. Criado em 2005, ele é o mais antigo dos unseen Porsche, e também o que menos se assemelha a um automóvel que pode ganhar as ruas.
Segundo a Porsche, o 906 Living Legend é interessante porque parece o resultado da fusão entre dois carros – e a fenda entre as duas metades serviria para levar ar fresco ao hipotético motor boxer central-traseiro.
Porsche Vision Safari
O Vision Safari foi criado com inspiração nos Porsche 911 que competiram em ralis nas décadas de 1970 e 1980 – geralmente com as cores da Martini, que também foram reproduzidas no conceito.
Ele usa como base o Porsche 911 da geração passada e, assim, é um dos únicos que realmente podem rodar – a maior parte deles é mesmo de modelos estáticos em escala 1:1.
Porsche Macan Vision Safari
Lá em 2013, quando o Macan ainda era novidade, a Porsche também aplicou nele o tratamento Safari, com molduras nos para-lamas, suspensão elevada e equipamentos off-road.
A fabricante diz que a inspiração forma os Porsche 959 que competiram no Rally Dakar. Seu detalhe mais interessante, porém, é o fato de a Porsche tê-lo transformado em um SUV de duas portas.
Porsche 917 Living Legend
Este aqui é um dos poucos Porsche unseen que na verdade já foram seen – a fabricante divulgou fotos do 917 Living Legend em março de 2019. Mas a verdade é que o conceito já existe desde 2013.
O carro é um tributo ao Porsche 917K de nº 23 que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1970 com Hans Herrmann e Richard Attwood revezando ao volante. Embora use o monocoque do Porsche 918 Spyder como base (o que fica claro pelo desenho da área envidraçada e pelas linhas na lateral, o 917 Living Legend também é apenas um modelo estático.
Porsche 904 Living Legend
Como você deve ter notado, a série “Living Legend” trata dos Porsche de corrida clássicos reimaginados para o século 21. E o 904 Living Legend provavelmente é o mais interessante deles. Também feito em 2013, o carro é um tributo moderno ao 904, “clássico cult” da Porsche que foi equipado com motores de quatro, seis e oito cilindros ao longo de sua curta carreira, que só durou entre 1964 e 1964.
Para criar o 904 Living Legend, a Porsche usou como ponto de partida o curioso Volkswagen XL Sport, versão apimentada (e experimental) do XL1 – que, para quem não lembra, foi um veículo experimental de produção limitada que usava um motor turbodiesel e materiais superleves para reduzir o consumo de combustível.
O XL Sport trocava o motor a diesel pelo V4 de 1.199 cm³ da Ducati, capaz de entregar 200 cv e de levar o carro de zero a 100 km/h em 5,7 segundos. Mas o mais curioso é que a Porsche não tinha intenção de fazer o carro como um tributo ao 904 – a semelhança foi acidental, mas os engenheiros e projetistas da Porsche captaram a referência e seguiram com ela.
Porsche Boxster Bergspyder
Este aqui também é um rosto conhecido. Em 2014, a Porsche decidiu usar o Boxster como base para um one-off mais leve e mais radical – criando assim o Porsche Bergspyder. O carro, que não tinha qualquer tipo de teto e era consideravelmente mais leve que qualquer outro Boxster, foi mantido em segredo até os últimos dias, quando a fabricante decidiu revelá-lo ao público em 2019.
A inspiração foi o Porsche 909 Bergspyder, que foi construído em 1968 e projetado especialmente para corridas de subida de montanha. Ele tinha estrutura tubular e carroceria de plástico, foi o carro mais leve já construído pela fabricante – ele pesava inacreditáveis 385 kg! O motor era um flat-8 de dois litros e 280 cv, que rendia ao 909 Bergspyder uma uma relação peso/potência de 1,37 kg/cv. O protótipo era capaz de ir de zero a 100 km/h em cerca de dois segundos.
Porsche Vision 916
Alguns conceitos são criados puramente como exercício de design – vitrines para soluções e tendências estilísticas que servem como referência para produtos futuros. O Vision 916 é interessante porque, apesar de ser um tributo ao Lohner-Porsche, carro elétrico criado por Ferdinand Porsche nos anos 1900, sua aparência não tem nada a ver com aquele carro – ele lembra mais uma interpretação futurista do Porsche 911.
Não que vejamos qualquer problema com isto, claro.
Porsche Le Mans Living Legend
O número 154 estampado na carroceria dá a dica: o Porsche Le Mans Living Legend, de 2016, é um tributo ao 550 Coupé, versão de competição que, segundo a Porsche, foi seu primeiro carro projetado especificamente para as 24 Horas de Le Mans.
Usando como base o Porsche Boxster, o carro recebeu uma carroceria totalmente nova, portas tesoura e uma cobertura para o motor – um flat-8 feito a partir de dois flat-4 – que envolve o vigia traseiro bipartido e os arcos de roda traseiros.
É uma verdadeira obra de arte funcional sobre rodas, que certamente influenciou até mesmo o visual do atual 911 992.
Porsche Vision Turismo
Este aqui é interessantíssimo e nos deixa com aquela sensação de “e se…?” Criado em 2016, o Vision Turismo foi o conceito que deu origem ao Porsche Taycan – dá para notar pelas proporções, não dá? Acontece que em vez de um conjunto propulsor elétrico, ele usa um motor central-traseiro (que a Porsche não diz qual é).
A Porsche descreve o Vision Turismo como sendo, em essência, um Porsche 911 de quatro portas com a dianteira do 918 Spyder. Embora seja uma descrição até que precisa, achamos que ela não faz justiça ao visual extremamente bem resolvido do conceito. Aliás, a fabricante não descarta uma versão de produção!
Porsche 919 Street
Não, a semelhança não é por acaso: o Porsche 919 Street é mesmo uma versão “de rua” do 919 Hybrid, vencedor de Le Mans em 2015, 2016 e 2017. A Porsche só construiu este carro para comemorar a terceira vitória do carro no Circuito de La Sarthe, mas jamais considerou de forma séria a ideia de disponibilizá-lo ao público. O que é uma pena – seria o sucessor perfeito para o incrível Porsche 911 GT1.
Também é uma pena o fato de este exemplar ser apenas um modelo estático, sem um motor de verdade. Contudo, com os boatos recentes de que a Porsche poderia voltar a Le Mans com um Hypercar movido por um motor V6, é difícil não ter ao menos uma pontinha de esperança.
Porsche Vision Renndienst
O mais inusitado de todos os conceitos apresentados pela Porsche em seu livro é o Vision Renndiest – “Serviço de Pista”, em tradução livre. A inspiração veio das Kombi modificadas que a Porsche utilizava como veículo de apoio nas corridas durante a década de 1960.
O conceito também serve como proposta de um veículo familiar feito pela Porsche – por isso o interior tem o banco do motorista ao centro e os passageiros ao lado, em posição recuada. Incrível como até um furgão futurista consegue ficar atraente e até desejável quando feito pela Porsche.
Porsche Vision E
Um dos quatro conceitos feitos em 2019, o Vision E é como uma mistura de monoposto da Fórmula E com o Taycan – tanto em estilo quanto em conjunto propulsor, visto que ele traz os mesmos motores e sistema elétrico de 800V do super-sedã.
Com apenas um banco, o Vision E seria um hipercarro extremo para uso exclusivo em pista. E, assim como outros carros presentes no livro, ainda pode dar origem a algo mais concreto no futuro.
Porsche Vision 918 RS
Embora o 918 já tivesse saído de linha em 2019, a Porsche não havia esgotado suas ideias com ele. Tanto que criou o 918 RS, uma reinterpretação extrema do hipercarro.
O conjunto mecânico seria exatamente o mesmo – um V8 naturalmente aspirado mais dois motores elétricos para chegar aos 887 cv. Contudo, as linhas do carro foram inspiradas pelo 919 de competição, com porporções mais radicais e aerodinâmica mais refinada.
Porsche Vision 920
Este carro pode ser encarado como uma versão ainda mais extrema do 918 RS – a identidade visual na dianteira é bem semelhante, com os faróis verticais, e as proporções também são parecidas. A inspiração nos protótipos de Le Mans, porém, fica ainda mais evidente nas linhas da carroceria e nas cores.
A ideia original da Porsche era oferecer o 920 como um track toy exclusivo para seus melhores clientes – não muito diferente do que fazem Ferrari, Lamborghini e Aston Martin. Infelizmente, porém, a ideia deixou de ser uma prioridade com a pandemia que atingiu o mundo neste ano. Quem sabe o que é reservado para o futuro?
Porsche Vision Spyder
Por fim, um carro que ainda pode dar pano para a manga: o Vision Spyder. Claramente inspirado pelo Porsche 914, o conceito é pequeno, leve e traz um visual ousado, com linhas retas e vincos marcados – além de um santo-antônio externo igualmente retilíneo.
O Vision Spyder é um dos conceitos que tem mais chances de dar origem a um carro de rua no futuro – ou ao menos de ter alguns de seus elementos aproveitados em modelos que a Porsche lançará nos próximos anos.