e uma pena que o delorean seja tao dificil de se produzir neste momento porque as nossas primeiras impressoes sao extremamente positivas a escultura de giugiaro parece magnifica em carne e osso e o maquinario e bom o suficiente para desencadear um caso de amor ardente depois de uma rapida volta no quarteirao o delorean nao e uma resposta contundente ao porsche 911 nem e outro clone tolo do corvette e embora nao estenda nem um pouco o desempenho estabelecido de um carro esportivo este carro esta pelo menos feliz consigo mesmo o comportamento e seguro e satisfatorio o motor v 6 surpreendentemente suave em sua mais nova missao o interior e espaçoso confortavel e razoavelmente bem pensado mais importante ainda o delorean passa no teste do entusiasta critico e divertido de dirigir don sherman car and driver julho de 1981 [caption id= attachment_365769 align= aligncenter width= 999 ] de lorean e seu carro ainda um prototipo em 1979[/caption] era mesmo bom de dirigir mesmo como o jornalista deixava entender ali nao era exatamente um carro esporte veloz; tanto o porsche quanto o corvette eram mais velozes ponto sempre critico em carros esporte e era mais caro que os carros de marcas estabelecidas mas procurava se olhar o lado bom neste momento todo mundo torcia para que de lorean mostrasse aos quadradoes da gm como era o modo correto meio como musk fez na tesla com mais sucesso https //www youtube com/watch v=nvids3not0s o fracasso do de lorean tem muitas facetas que se juntaram para acabar com john z de lorean numa camera escondida do fbi dizendo essa e da boa depois de experimentar uma amostra de um pacote de cocaina que pretendia traficar para tentar salvar sua empresa todo mundo conhece a historia do enorme investimento do governo ingles que acaba todo perdido em pouco tempo e as acusaçoes de fraude que se seguiram todo mundo sabe da conveniente morte de colin chapman a furia dos ingleses depois disso e tudo mais https //flatout com br/como o fundador da lotus morreu e veio se esconder no brasil/ todas as teorias de como esse incrivel imbroglio aconteceu nao escondem a realidade mais prosaica john de lorean que seria presidente da gm se tivesse conseguido conter seu ego se preocupou mais com a grandiosidade e a imagem de seu projeto que com o carro em si o resultado e um carro sem missao realmente definida com serios problemas de qualidade no inicio e alto preço nao vendeu por isso e a empresa montada todinha com dinheiro de investidores e do governo ingles faliu rapidamente incapaz de continuar pagando suas contas [caption id= attachment_365770 align= aligncenter width= 999 ] parece reuniao da mafia [/caption] verdade seja dita so lembramos ainda dele pelo seu uso como maquina do tempo de doc brown na serie de filmes de volta para o futuro nao fosse ela lembrariamos do escandalo apenas e a historia desse escandalo ja foi contada inumeras vezes; hoje vamos focar nao no homem ou na empresa e sim no carro era o de lorean realmente um otimo carro apenas criado por uma empresa ruim ou realmente foi ele que causou seu fracasso de lorean faz um carro parece realmente que de lorean queria primeiro fundar uma nova empresa com seu nome; todo resto veio em segundo plano o carro nao parece ter sido a ideia original e sim os meios para que conseguisse o que queria [caption id= attachment_365773 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro prototipo 1976[/caption] mas precisava de uma ideia original uma proposta unica de venda que tornasse tudo possivel escolheu primeiro o nicho de carro esporte onde menor volume e maior lucro por unidade viabilizaria o inicio da empresa e a proposta de venda o carro esporte etico de lorean queria dar a entender que a industria era maquiavelica e nao dava valor para o consumidor; uma ideia muito em voga nos anos 1970 dizia se preocupar com segurança passiva e ativa e que por meio de uma carroceria de aço inoxidavel imunidade a corrosao mas na verdade tudo balela por mais que de lorean quisesse projetar uma imagem diferente da gm agia igual a ela era tudo que ele sabia ser na verdade so nao aguentava a imagem de malvada da gm nos anos 1970 o que o fez abandona la em 1973 ou ser demitido; relatos variam mas enfim prometi falar do carro so disse isso para que entendamos de onde saiu e como foi feito usando um engenheiro ex gm bill collins e a jogada de mestre de contratar o desenho da carroceria para giugiaro o projeto começou prometendo tudo que era moda entao um monobloco de plastico criado por um novo metodo chamado elastic reservoir moulding erm um layout de motor central rotativo wankel da colmotor airbag para choques indeformaveis ate de 10 mph 16 km/h e pneus pirelli p7 ultralargos nada disso se materializaria no veiculo de produçao mas uma coisa permaneceria exterior em aço inoxidavel sem pintura que seria imune a corrosao e duraria para sempre lembre se que em 1976 corrosao ainda era um problema; hoje a industria sabe fazer carros virtualmente imunes a corrosao para todos os efeitos praticos mas a ideia de de lorean tinha apelo entao [caption id= attachment_365783 align= aligncenter width= 999 ] o chassis backbone de chapman[/caption] mesmo que a realidade era apenas cosmetica o carro seria basicamente de materiais plasticos desde o inicio apenas com as chapas externas em aço inox com o dinheiro e a fabrica na irlanda do norte financiada pelo governo ingles o carro mudaria muito a partir de 1978 com a entrada de colin chapman e a lotus no projeto e a saida de collins se tornaria o carro que conhecemos hoje chapman e quem cria realmente o carro ate ali uma ideia vaga nunca totalmente realizada; e ele o faz colocando um lotus debaixo do desenho de giugiaro com um chassi tipo espinha dorsal duplo y para segurar toda a mecanica e uma carroceria plastica em fibra de vidro; apenas o revestimento externo seria em inox qualquer dono de lotus com esse tipo de chassi vai lhe dizer que toda a historia de imune a corrosao foi por agua abaixo ai ha gente ganhando a vida ate hoje na inglaterra fazendo chassi de reposiçao para os lotus com chassi desse tipo mas o chassi lotus trouxe o carro para a realidade bem projetado tinha suspensao traseira independente com longos braços inferiores de controle muito parecidos com o da lotus esprit na frente duplo a sobreposto bem na linguagem lotus de componentes leves e geometria bem pensada a direçao e de pinhao e cremalheira sem assistencia frente leve lembre com uma relaçao geral de direçao de 14 9 1 dando 2 65 voltas de batente a batente o radiador ficava na frente do carro para ajudar um pouco a distribuiçao de peso [caption id= attachment_365784 align= aligncenter width= 760 ] o prv em corte[/caption] como deve ser o motor traseiro um prv v6 e transeixo de renault 30 com opçoes de manual de cinco marchas ou automatico de tres marchas exigia rodas grandes atras e menores na frente; foram usadas rodas de liga leve 14 x 6 polegadas na frente e 15 x 8 polegadas na traseira nao foram equipados nao com os entao famosos e desejaveis pirelli p7 como prometido mas provavelmente por custo e motivos comerciais goodyear nct 195/60 14 e 235/60 15 a distribuiçao de peso era bem traseira 35/65% mas pelo menos o prv sendo todo de aluminio e com 90° entre bancadas era leve e razoavelmente baixo nao baixo e leve como o flat 6 do 911 claro mas baixo de qualquer forma os freios eram a disco assistidos em todas as rodas com discos de 10 polegadas na frente e 10 5 polegadas atras https //flatout com br/motores lendarios prv o v6 bastardo/ o motor v6 sohc de aluminio prv era uma unidade de 2 85 litros aspirada com injeçao eletronica medindo exatos 91 × 73 mm e 2849 cm³ com catalisadores e ajustado para as legislaçoes de emissoes americanas dava apenas 132 cv a 5500 rpm e 21 mkgf a 2750 rpm empurrava um carro proximo em tamanho a um 911 contemporaneo mas mais baixo media 4270 mm num entre eixos de 2400 mm [caption id= attachment_365777 align= aligncenter width= 999 ] o prv num de lorean[/caption] na europa era um motor de 156 cv; no de lorean para os eua ficou um pouco aquem do ideal para o carro esporte de 1230 kg fazia o 0 96 km/h em 9 segundos e chegava proximo dos 200 km/h; nao exatamente pessimo mas ruim frente aos corvette e 911 que superava em preço a carroceria era feita em fibra de vidro basicamente duas metades coladas criadas pelo processo vari de transferencia automatica de resina ao molde patenteado pela lotus nele iam parafusadas as peças de aço inoxidavel sem pintura apenas aço escovado o capo dianteiro era inox mas so na folha externa; o reforço inferior era de fibra tambem ja a tampa traseira do motor era em fibra de vidro e os para choques dianteiros e traseiros integrados em pu rim as portas tipo asa de gaivota eram construidas a partir de tres peças estampadas em inox e soldadas uma barra de torçao em cada porta mantinha elas abertas e amortecedores a gas garantiam funcionamento suave de abertura e fechamento era basicamente um carro de fibra e o inox apenas decoraçao; de lorean citava que eles o fizeram economizar uma instalaçao de pintura na fabrica sempre enorme e carissima mas a carroceria era tao intensiva em ferramental e trabalho manual e tao complexa e demorada para se fazer que e discutivel o ganho aqui e os problemas que gerou nao eram pequenos os ajustes de tolerancias misturando se o aço e a fibra e com tantas peças montadas e coladas eram dificilimos e a necessidade de vender carros tao premente que a qualidade do produto final sofreu muito portas sao reputadas serem impossiveis de ajustar por exemplo em todos os carros produzidos disse a car & driver no primeiro teste instrumentado os primeiros 500 conjuntos de portas foram feitas em ferramental provisorio eles simplesmente nao podem ser ajustados adequadamente em nossa opiniao se fossemos john z os primeiros 500 carros com essas portas teriam a venda permanentemente proibida em vez disso eles se espalhariam por todos os revendedores do pais para se tornarem exibiçoes estaticas com as portas abertas para que os ajustes nao pudessem ser verificados isso daria a john z a agitaçao de que ele precisa tempo para se reagrupar e a oportunidade de aprender como construir corretamente seus carros o que mostra um grande problema do carro de fundo organizacional e que parece incrivel ter sido deixado de lado por de lorean nao existia um departamento de estilo aprovando a aparencia do carro vendido nem muito menos controle de qualidade com força suficiente para lacrar um patio coisa que a gm praticamente inventou e que de lorean nao podia ter se esquecido um exemplo claro disso e a diferença de cor e textura dos para choques em pu cinza e a carroceria em inox escovado algo nada profissional em execuçao que um estudio vetaria veementemente outra; o carro de produçao tinha uma frente alta demais e um vao entre roda e paralama grande demais por isso tambem deveria ter sido arrumado mas nunca foi os farois na frente parecem perenemente desalinhados tambem [caption id= attachment_365785 align= aligncenter width= 999 ] repare como os parachoques sao diferentes da carroceria[/caption] o design foi comprado de giugiaro que fez um excelente trabalho o carro e realmente bonito bem no estilo da epoca e do mestre que criou o golf e o passat originais alem disso fez a posiçao de dirigir e ergonomia do carro modernas para a epoca e ideal em carro esporte mas um departamento de design nao lida so com o desenho original mas tambem com cores e a aparencia final do veiculo vendido; aqui nao existia esta preocupaçao parece certamente giugiaro foi pago por um desenho e depois se mandou; gente precisava cuidar dele depois e nao houve gente assim [caption id= attachment_365793 align= aligncenter width= 999 ] o desenho de giugiaro[/caption] mas como era o carro andando disse jose luis vieira na motor 3 os quatro freios a disco servoassistidos sao obviamente potentes as suspensoes mantem a transferencia de peso da traseira para a frente a limites bem razoaveis e os enormes pneumaticos agarram o chao excepcionalmente bem o trabalho de colin chapman na definiçao mecanica de chassi/suspensoes/freios/sistema de direçao parece ter sido muito bem feito carros de motor traseiro nao costumam parar muito em linha reta nessas condiçoes mas o de lorean nem se tocou a entrada na curva estreita e fechada com o carro em maxima aceleraçao tambem deixou a melhor das impressoes disse a car and driver o v 6 e provavelmente a parte mais bem comportada do carro ele e muito docil e invisivel a baixa rotaçao a maioria dos ruidos desagradaveis ou nao existe ou esta tao distante de seus ouvidos que o que passa e o som agradavel de maquinas finas flexionando seus musculos o v 6 de pequena cilindrada todo em aluminio anda feliz avançando no transito ou zunindo ate o redline aos 6000 rpm e lamentavel que nem o manual de cinco marchas nem o automatico de tres marchas compartilhem o entusiasmo as marchas sao muito longas e as retomadas sao letargicas a relaçao final longa era outro artificio de homologaçao e todos reclamaram o fato e que o carro nao parecia rapido de verdade e depois o preço mais caro que um 911 que por sua vez era tambem bem mais caro que um corvette o 911 com todo barulho e cacofonia de seu seis contraposto la atras fazia o 0 96 km/h em 5 9 segundos e chegava a 230 km/h e era solido e bem construido bem como um porsche ne o corvette era mais lento que o 911 7 segundos e 210 km/h mas ainda assim tinha otima resposta de seu v8 de 5 7 litros e era barato pacas em comparaçao o chassi do de lorean parece ser bem ajustado e essa a impressao final mas todo o resto era ruim baixa potencia relaçoes longas demais qualidade baixa e nem as portas fechavam direito a empresa rapidamente entrou em uma espiral de autodestruiçao e acabou ja em 1982 os funcionarios da de lorean tentavam colocar em produçao uma versao turbo do motor prv o que sem duvida faria um carro melhor; mas e duvidoso se um carro ainda mais caro e com os mesmos problemas de qualidade faria sucesso [caption id= attachment_365791 align= aligncenter width= 999 ] o maior sucesso do carro e a 88 mph[/caption] uma pena na verdade desde o inicio o carro etico de de lorean visava apenas alimentar seu ego gigante seu carisma garantiu que ele existisse mas nao que gente normal gastasse seu dinheiro naquilo inevitavel eu diria mas se de volta para o futuro tivesse estreado em 1981 as coisas seriam diferentes quem pode saber
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