restaurei o carro com todo o cuidado e amor que pude mas logo descobri que era mais do que apenas um carro era uma maquina em grande parte construida a mao com muitos sistemas inteligentes mas de construçao leve que exigiam habilidade para faze los funcionar alem disso muito poucas peças de reposiçao pareciam se encaixar corretamente pelo menos nao sem problemas e uma certa quantidade de coerçao os suportes do motor quebraram no minuto em que os instalei meu novo coletor de escapamento interferia no chassi e por ai vai foi a restauraçao mais dificil demorada e cara que ja fiz mas finalmente consegui e a velha magia estava la nada roda como um lotus imediatamente depois de restaura lo minha esposa barbara e eu viajamos do wisconsin para o alabama na pratica um shakedown extremamente longo foi preciso fazer muitos pequenos ajustes e reparos pelo caminho um dos braços do limpador de para brisa por exemplo saiu voando durante uma tempestade noturna encontramos ele depois de muito procurar mas ai o motor do limpador parou pouco antes de os farois se apagarem quando chegamos em casa consertei todos esses pequenos problemas mas problemas ainda apareciam em quase todas as vezes que andava com ele depois de mais ou menos um ano finalmente me cansei desses rituais de beira de estrada e vendi o carro peter egan editor da revista road & track em sua coluna de dezembro de 2012 esta ai explicada em poucas palavras a experiencia de se ter um carro ingles tradicional muitas vezes falamos aqui de fama injusta; de problemas dos donos e dos mecanicos que resultam numa fama injusta mas nao hoje o carro ingles enquanto era ingles de verdade sempre foi algo para quem gosta mesmo de consertar coisas as vezes nem eles; nem peter egan famoso consertador emerito que por decadas contou suas aventuras nas paginas da road & track americana conseguiu aguentar um lotus elan serie 1 ha um limite para tudo hoje nao existem mais carros ingleses alemaes chineses indianos malaios arabes e gente que nao se sabe de onde veio compraram tudo que sobrou da industria daquele pais e hoje produzem simulacros do que acreditam ser o melhor deles land e range rover minis rolls royce lotus o que sobrou e design uma visao aproximada de sua missao e so caricaturas exageradas nos detalhes mais proeminentes que distorcem o que foram os originais como explicar uma lotus que nao tem vergonha de lançar um carro esporte de dois lugares que pesa quatro vezes o peso do elan de egan quatro vezes ao que muita gente diria graças a deus se nos mesmos estamos aqui dizendo que os carros ingleses eram inerentemente problematicos desde novos o que perdemos entao pelo menos os mini alemaes funcionam direitinho e duram bastante [caption id= attachment_322257 align= aligncenter width= 999 ] dies ist ein traditionelles englisches auto[/caption] a gente tem que antes de entrar no assunto dos problemas dos carros ingleses falar o motivo de nao terem sido motivo de piada e esquecidos completamente vamos usar de novo o exemplo de egan mesmo conhecendo a fundo os motivos dos problemas dos carros depois desta historia teve outras elan claro gente nada e como um lotus atras do volante depois que dirigi um lotus elan todos os outros carros que dirigi em minha vida inteira instantaneamente passaram a parecer caminhoes caminhoes mesmo tipo um traçado do exercito disse egan sim hoje podemos ter 90% do elan com confiabilidade num mazda miata mas 90% nao e 100% sob o risco de parecer obvio nada e igual ao roadster de 500 kg com um 1 6 litro dohc gritador e suspensao e direçao perfeitas; mesmo gordon murray diz que nenhum carro tem a direçao e a resposta do elan original e tudo a mesma coisa um pacote nao da para ter as sensaçoes do elan sem ter tambem ter os problemas dele por isso seu apelo permanece dificil de aceitar para muitos criados nas facilidades de nosso tempo atual mas e isso nao ha almoço de graça ja contei aqui esta historia mas aqui ela vale de novo no filme jurassic world quando o geneticamente modificado predador indominus rex inevitavelmente foge e começa a devorar gente o executivo indiano dono do parque fica furioso confronta seu cientista chefe como fomos criar um monstro tao poderoso impossivel de deter quem lhe deu permissao quem autorizou o calmo e pragmatico dr wu responde logicamente voce autorizou pediu algo maior mais assustador maneiro acredito foi a palavra que voce usou em seu memorando voce nao pode ter um animal com exageradas caracteristicas de predador sem as caracteristicas comportamentais correspondentes da mesma forma nao da para pedir um lotus elan sem ficar parado de vez em quando no meio da estrada e so o jeito que a realidade funciona desta vez nao divaguei; esta explicaçao e necessaria porque nao existe nada no mundo do automovel tao sensacional quanto o conjunto das criaçoes inglesas mesmo que muitos queiram distancia deles mesmo os italianos e franceses empalidecem os ingleses sabem fazer carros sensacionais mas eles vem com um preço e um que nao e pago em dinheiro existem muitos motivos para o carro ingles tradicional ser realmente um pesadelo em confiabilidade eletrica vamos tentar cobrir todos começando claro pelo principe das trevas no meio da sala joseph lucas the prince of darkness praticamente todos os carros motocicletas e caminhoes ingleses enquanto a industria daquele pais existiu usavam sistemas eletricos das industrias lucas farois botoes alternadores baterias limpadores de para brisa e todo tipo de material eletrico era fabricado na lucas a empresa chegou a ser gigante na epoca de ouro da industria inglesa anos 1950 1960 fazendo injeçao de combustivel depois de compar a empresa cav freios girling e varios outros componentes mas junto com a industria inglesa entrou em decadencia a partir dos anos 1970 em agosto de 1996 lucas se fundiu com a american varity corporation para formar a lucasvarity depois que a lucasvarity foi vendida para a trw a marca lucas foi licenciada por seu valor de marca para a elta lighting para autopeças de reposiçao no reino unido a marca lucas pertence atualmente a zf friedrichshafen e existe apenas para fornecer peças para os classicos ingleses e mais nada lucas e hoje fonte de piadas infinitas o criador joseph lucas e o principe da escuridao pronto para colocar em perigo qualquer um que entre no seu reino de trevas os donos de veiculos ingleses tinham o costume de encarar seus problemas com bom humor o que era melhor que o suicidio e eles mesmo criaram a maioria das piadas algumas delas sao realmente engraçadas lucas inventores dos limpadores de para brisa intermitentes a melhor proteçao contra roubos de automoveis ja criada produtos eletricos lucas eu tenho um marcapasso lucas e nunca tive nenhum probl se a lucas fizesse armas guerras tambem parariam de repente if lucas made guns wars would not start either um amigo meteu a cabeça dentro do meu land rover e perguntou como voce sabe qual botao apertar de noite sao todos iguais resposta nao importa qual botao voce aperte nada acontece mesmo por que os ingleses bebem cerveja quente porque a geladeira e lucas alexander graham bell inventou o telefone thomas edison inventou a lampada incandescente joseph lucas inventou o curto circuito procedimento de reparo de equipamento lucas cheque a posiçao das estrelas mate uma galinha preta ande em volta de seu carro tres vezes cantando oh poderoso principe da escuridao perdoe seu humilde servo por que alemaes nao jogaram bombas nas fabricas da lucas na segunda guerra porque eles consideraram lucas um aliado por que nao existem arranha ceus em londres porque os elevadores sao lucas por que nao ha pena de morte na inglaterra porque a cadeira eletrica e lucas as piadas continuam ate hoje outro dia li um comentario de alguem que sabia como fazer o covid desaparecer sem vestigio da face da terra e so dar um part number lucas para ele o fato e que eram realmente precarios; numa epoca em que eram tratados como itens secundarios nunca sobrava muito dinheiro ou tempo de desenvolvimento para os equipamentos eletricos; como o carro andava o motor suspensao e coisas do tipo eram o que interessava assim eram pouco testados antes de lançamentos e eram criados por um preço baixo e exigencia menor ainda; lucas nunca fez muita pesquisa e desenvolvimento por isso mas o mais engraçado e que o fundador joseph lucas tinha muito pouco a ver com isso na decada de 1850 era um pai de seis filhos desempregado que vendia oleo de parafina em um carrinho de mao pelas ruas de hockley em 1860 fundou a empresa que se tornaria a lucas industries morreu em 1902 sem nunca ter visto um alternador automotivo na vida mas virou o infame principe da escuridao de qualquer forma baixo volume e pouco teste a industria inglesa era extremamente pulverizada em milhares de empresas pequenas de volume baixo desta forma nunca conseguia a escala necessaria para que um produto recebesse investimentos em equipamentos mais precisos de produçao muito trabalho manual era empregado e o conceito de qualidade ingles era enraizado em coisas como rolls royce ajuste manual individual em tudo o tal feito a mao tao reverenciado hoje era na epoca uma maldiçao como as peças de reposiçao que nao encaixam na lotus de egan provam alem disso os ingleses sempre foram muito bons em criar conceitos sensacionais mas tinham muito pouca paciencia para com o entediante maçante caro e longo processo de validaçao por testes pouca gente criativa gosta disso por isso os logicos metodicos e incansaveis alemaes e japoneses dominaram o mundo eles testavam e validavam tudo antes de vender dizem que a frota de testes da lotus era um departamento chamado clientes mas isso e uma injustiça para com a lotus todo mundo era assim a industria inglesa acaba numa tentativa crescente de atingir volumes maiores e menos variedade de marcas e modelos se juntando o que se segue e confuso e so piora as coisas culminando com seu fim em 1952 as duas maiores empresas inglesas austin e morris que detinha as marcas mg riley e wolseley se juntam na bmc; em 1965/1966 a bmc compra a jaguar e o fornecedor de peça estampadas pressed steel em maio de 1968 depois de se juntar com a leyland motor corporation limited que fabricava caminhoes e onibus e era proprietaria da standard triumph formando a british leyland corporation eventualmente toda industria inglesa acaba neste conglomerado que ao inves de juntar tudo ainda operava em silos; nos anos 1980 ainda existiam morris e austin diferentes e concorrentes nao podia dar certo mesmo; os ingleses falharam em se manter relevantes em industria de massa; ate hoje sao bons mesmo em produçao artesanal de baixo volume gente como morgan ariel caterham o que restava da bl o rover group e comprado em 1994 pela bmw que quase e carregada para o fundo do poço pelos ingleses; em 2000 vende tudo e o grupo entra em falencia em 2005; hoje as marcas sao da chinesa saic jaguar e land rover sao vendidos para a ford e hoje sao da tata motors indiana entao nesse caso a fama e real realmente e dificil um carro ingles que nao seja uma dificuldade imensa para se manter andando especialmente na parte eletrica os de verdade; os desenvolvidos por alemaes quando tem problemas sao por sua imensa complexidade e preço mas isso ja e historia para outro dia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.