safety car pace car carro de segurança carro madrinha nao importa como voce o chame ninguem espera ansiosamente para ve lo na pista o safety car ou pace car sua funçao e simples colocar ordem na casa quando ha baixa visibilidade ou um acidente o que na melhor das hipoteses significa alguns minutos de lentidao e na pior delas que alguem sofreu um acidente e alguem pode ter se machucado ou pior ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] apesar disso a posiçao de pace car e assumida com honra pelas fabricantes por mais que todos torçam para nao precisar dele a exposiçao e maciça ao publico tem seu valor tanto que nas provas da indycar nos eua o pace car e quase uma atraçao a parte rendendo series especiais cobiçadas e memoraveis especialmente entre os carros da gm na formula 1 sua presença e mais discreta porem ainda imponente afinal um automovel precisa ter credenciais para dividir o asfalto com os monopostos da mais alta categoria do automobilismo pre historia https //youtu be/x5v9zrckzfa t=426 desde 1996 este papel e da mercedes benz e disso todo mundo lembra o que nem todos lembram e que antes disso o pace car sequer marcava presença em todas as corridas fazendo apariçoes esporadicas no gp de monaco de 1967 o conceito lamborghini marzal acompanhado de um miura entrou na pista antes da corrida com ninguem menos que o principe rainier e grace kelly desfilando para o publico e mostrando os carros nao foi um pace car per se mas sim uma exibiçao antes da primeira volta e possivel ve los na marca dos 7 05 do video acima que por acaso e a integra da corrida o safety car de fato foi introduzido nos anos 1970 e so foi usado duas vezes naquela decada em ambas no grande premio do canada a primeira foi na ediçao de 1973 da corrida canadense tambem a primeira vez na historia em que o safety car foi usado na formula 1 a corrida começou sob chuva no circuito de mosport park em ontario e isso afetou a prova toda na 32ª volta françois cevert e jody scheckter que usava o primeiro carro de numero 0 na f1 colidiram e o 914 amarelo conduzido pelo ex piloto eppie wietzes foi acionado a estreia do safety car tambem foi marcante por causa de uma trapalhada wietzes ficou na frente do carro errado por engano e com isso varios pilotos percorreram uma volta completa sem a restriçao do safety car o que em ultima instancia permitiu que peter revson da mclaren fosse o vencedor da corrida tambem foi uma confusao danada na reta dos boxes que ficou superlotada e atrasou a vida de muita gente na epoca a logistica de segurança na formula 1 ainda engatinhava e nao havia procedimentos padronizados para situaçoes de emergencia mesmo coisas basicas como limites de velocidade nos boxes nao existiam o proprio safety car era mais para exibiçao entretenimento e divulgaçao do que de fato para segurança https //www youtube com/watch v=9_oc6twa0to tres anos depois em 1976 no mesmo circuito o porsche 911 turbo 930 foi usado como safety car ele ainda era novidade e viajar o mundo com o circo da formula 1 era boa publicidade tanto que o carro fez voltas de exibiçao em outros gps como ilustrado por este belo registro do gp de monaco parte do acervo motorsport images nao era exatamente a volta da porsche a formula 1 que os fas queriam porem ela so veio nos anos 80 com quando correram e venceram os mclaren com motor tag porsche tambem foi em monaco que o lamborghini countach vestia um giroflex no teto e era usado como pace car na decada de 1980 em diferentes anos mas era um arranjo local entre a organizaçao da corrida em monte carlo e a lamborghini sem carater oficial mas que o countach ficava bem de pace car ah se ficava tambem nos anos 80 o gp do brasil teve um carro madrinha exclusivo o ford escort xr3 que participou de uma corrida de abertura com outras 20 unidades do carro todas pintadas de preto na temporada de 1984 novamente uma bela publicidade o xr3 branco com detalhes azuis e luzes no teto chamava bastante a atençao e ate inspirou uma serie especial com a mesma decoraçao apenas 350 unidades foram feitas e 30 delas foram entregues a pilotos e outros membros importantes da organizaçao da formula 1 para seus deslocamentos pelos arredores do autodromo de jacarepagua no rio de janeiro tecnicamente o escort xr3 nao era um pace car oficial da formula 1 seu uso na corrida foi um esforço local e independente tanto que durante a corrida ele ficou atras do pelotao de largada e nao a frente como e o procedimento padrao mas fora estas expediçoes esporadicas foi so em 1993 que a fia tornou oficial e obrigatoria a presença do safety car na pista sempre a postos e do brasil o primeiro safety car usado pela formula 1 apos a oficializaçao e bem conhecido dos brasileiros foi o fiat tempra 16v em uma parceria entre fiat e formula 1 para a temporada de 1993 por coincidencia ele foi usado pela primeira vez no grande premio do brasil daquele ano em interlagos que entrou para a historia como cenario da ultima vitoria de ayrton senna no brasil foi na volta 27 sob chuva forte quando o carro de aguri suzuki da equipe footwork rodou bloqueou a pista e exigiu a intervençao safety car ao fim da corrida senna foi carregado pelo publico e depois desfilou no seda vinho da fiat para sauda lo [caption id= attachment_284024 align= aligncenter width= 924 ] foto globo[/caption] em 2018 o tempra foi encontrado pelo colecionador baiano ivan gusmao que conseguiu rastrea lo ao longo de tres anos depois do gp o carro foi exposto em algumas concessionarias fiat em sao paulo foi vendido como seminovo e depois de passar por alguns donos foi parar em sao roque no interior do estado gusmao comprou o carro colocou para rodar transferiu para seu nome e o restaurou totalmente agora o tempra esta exatamente como era no dia da corrida vectra prelude clio e a volta da porsche a partir de 1994 começou um revezamento entre fabricantes no fornecimento dos pace cars naquele ano por exemplo outro conhecido nosso foi o pace car o opel vectra a um carro identico a qualquer vectra preto de primeira geraçao que circulava pelo brasil na epoca porem com emblemas da opel em seus tempos de gm debaixo do capo havia o motor 2 0 16v da gm parecidissimo com o c20xe porem calibrado para render mais de 200 cv e a traçao era nas quatro rodas uma versao que os entusiastas certamente gostariam de ter visto no brasil apesar da qualidade do nosso gsi contudo a lembrança que os brasileiros tem do vectra na formula 1 e triste o carro foi chamado a pista no gp de san marino de 1994 quando senna sofreu o acidente que lhe tirou a vida logo apos a largada e liderou o pelotao por cinco voltas antes de ser recolhido duas voltas depois senna bateu na tamburello o vectra porem nao foi o unico safety car usado pela formula 1 em 1994 no grande premio do japao a honda fez um retorno a formula 1 com o prelude de quarta geraçao provavelmente a favorita dos fas mas que ja estava de saida no papel de safety car a fabricante japonesa que havia conquistado 71 vitorias na formula 1 fornecendo motores para diferentes equipes entre 1983 e 1992 estava afastada e so retornaria em 2000 quem tambem retornou brevemente a formula 1 nos anos 1990 foi a porsche que em 1995 emprestou o 911 gt2 da geraçao 993 o primeiro da linhagem ainda com um flat six a ar de 3 6 litros e 450 cv para a formula 1 foi a ultima vez de fato que um porsche participou da formula 1 ensaios acontecem de tempos em tempos mas ate agora nada foi concretizado de todo modo em 1996 foi a primeira e ultima vez que um hot hatch esteve na formula 1 isso por que o pace car usado no gp da argentina daquele ano foi o renault clio williams sim mais um carro bacana que os hermanos tiveram e a gente nao ele tinha um motor 2 0 16v de 150 cv exatamente como o sandero rs alias e foi usado apos um contato entre os carros do brasileiro pedro diniz da ligier e luca badoer italiano que defendia a nanica forti logo atras na primeira fila estavam damon hill da williams e michael schumacher ja com a ferrari em 2017 como conta o argentina autoblog o carro em questao foi anunciado na internet por us$ 50 000 o equivalente a quase r$ 180 000 em valores atualizados exatamente com o mesmo visual de quando foi para a pista e com 46 000 km marcados no hodometro a evoluçao na era mercedes e o possivel fim durante a temporada de 1996 foi assinado um contrato que mudaria para sempre a trajetoria dos safety cars na formula 1 em vez de um revezamento entre fabricantes como se fazia antes apenas a mercedes benz forneceria os carros madrinha invariavelmente modelos amg do c36 em 1996 e 1997 ao mercedes amg gt r que estreou em 2018 e permanece na posiçao agora na companhia da aston martin que estreia em 2021 o acordo era de interesse mutuo de um lado a mercedes benz ganharia constante exposiçao dos mercedes amg durante as corridas e ao mesmo tempo a formula 1 poderia dispor de uma logistica mais robusta para o uso dos safety cars e ambulancias que tambem sao fornecidas pela mercedes benz pois apenas uma fabricante ficaria responsavel por todo o processo aperfeiçoando o com o passar dos anos e isso fica evidente na quantidade de vezes em que cada safety car da mercedes benz foi colocado na pista maior a cada novo modelo o classico c36 amg foi usado apenas duas vezes em dois anos percorrendo 11 voltas em 2003 unico ano em que o clk 55 amg foi utilizado o safety car foi para a pista 12 vezes e percorreu 29 voltas ja o sls amg atuante como carro madrinha por cinco anos entre 2010 e 2014 liderou o pelotao em 68 ocasioes diferentes rodando um total de 253 voltas isso quer dizer que ocorrem mais colisoes nao ao contrario mostra que os padroes de segurança da formula 1 aumentaram radicalmente nos ultimos 25 anos ficaram mais rigidos com o safety car julgado necessario em mais ocasioes e com melhores condiçoes de servir a seu proposito com isso claro que se perde um pouco da graça saber que tudo ficou mais automatico e rigido ainda que claro mais eficaz recentemente na temporada de 2014 começou a ser testado na formula 1 o safety car virtual virtual safety car ou vsc que na pratica e sinalizado por um aviso no painel dos pilotos e um fiscal eletronico na beira da pista introduzido oficialmente em 2015 o vsc tambem aciona um mapeamento mais suave e cerca de 30% mais lento na ecu dos carros e faz piscar um lembrete a frente do piloto a cada vez em que ele esta mais lento ou mais rapido que a velocidade recomendada o sistema causou algumas controversias por permitir em tese a manipulaçao da ecu dos carros remotamente e tambem por causar distraçao nos pilotos o uso do vsc ainda divide opinioes mas ao que tudo indica ainda vai demorar para que ele possa substituir um safety car fisico dentro da pista
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