nurburgring suzuka tsukuba fuji speedway mondello park e claro le mans o que estes seis circuitos historicos espetaculares possuem em comum alem de o fato de serem tradicionais locais de peregrinaçao de petrol heads de todo o mundo a resposta esta no titulo a dunlop batizou em todos estes traçados ao menos uma curva marcante com o seu nome e ha todo tipo de desenho chicanes cotovelos variantes de raio constante e curvas de altissima velocidade neste post voces irao descobrir os detalhes e os desafios tecnicos destes trechos ao redor do globo aperte os cintos aumente o volume e prepare o seu pescoço para a força g lateral nurburgring dunlop kehre o complexo de nurburgring e uma verdadeira meca para os fas de autodromos desafiadores quem e o fanatico por carros que nunca sonhou em acelerar nos mais de 20 quilometros de nordschleife o monstruoso autodromo construido na decada de 1920 ou que nao se impressionou com o desempenho de ayrton senna na corrida de inauguraçao do traçado moderno conhecido gp strecke a bordo de um mercedes benz 190e 2 3 16 a dunlop kehre curva dunlop em alemao faz parte do gp strecke e e um dos pontos favoritos tanto do publico quanto dos fotografos as imagens abaixo dispensam maiores explicaçoes trata se de uma longa curva de 180º a direita com aproximaçao em forte descida um bom ponto de ultrapassagem para carros de turismo e que faz a ligaçao com a parte rapida do circuito embora pareça simetrica tanto a dunlop kehre quanto a forma mais veloz de contorna la sao assimetricas note o rastro dos farois e lanternas na foto acima a longa descida que a antecede forma um arco para a esquerda no momento mais forte da freada traça se uma linha reta o que faz o carro cortar o traçado e entrar na curva pelo centro da pista e nao pelo lado de fora como levaria a pensar o senso comum o piloto começa a aliviar o pedal do freio enquanto começa a esterçar para a curva e desta forma e possivel prolongar a frenagem ate quase a metade da dunlop kehre como em toda curva longa ha um certo dilema sobre o momento e a intensidade de voltar a pisar no acelerador muito cedo e a frente espalha; muito tarde e repentino e a traseira e que escorrega para visualizar o paragrafo acima a bordo de nada menos que um dodge viper de corrida assista ao video a seguir caso queira adiante diretamente para 1 32 [youtube id= leugouxtgqa width= 620 height= 349 ] ah por ser uma curva muito longa e com velocidade de contorno relativamente baixa ela tambem e prato cheio para pilotos de track days que gostam de derrapar de lado em dias chuvosos [youtube id= xz4xjseb_ve width= 620 height= 349 ] suzuka dunlop curve o autodromo de suzuka e parte integrante da historia da formula 1 e da carreira de ayrton senna e o local onde ele conquistou os seus tres titulos mundiais na categoria e onde foram filmados os seus videos a bordo do honda nsx carro que ele ajudou a desenvolver os ajustes dinamicos com 5 8 km muita variaçao topografica e um traçado absolutamente tecnico fluido e veloz; suzuka e uma das pistas favoritas dos pilotos e entusiastas em todo o mundo ao lado de outros mitos como spa francorchamps brands hatch e laguna seca a dunlop curve de suzuka e a cereja do bolo que encerra o primeiro trecho da pista os famosos esses trata se de uma curva extremamente longa a esquerda com dois pontos de tangencia e que se inicia em subida mas termina em um suave declive esta transiçao de relevo deixa a saida da primeira parte absolutamente cega; fazendo da dunlop curve um trecho no qual os pilotos mais ousados e tecnicos conseguem ganhar bastante tempo sua entrada tambem e complicada pois os carros chegam desequilibrados da ultima perna dos esses para mostra la ninguem melhor do que ayrton senna pegue uma carona a bordo do honda nsx a dunlop rola entre 1 27 e 1 41 do video abaixo e fique atento ao contraesterço na saida da primeira perna [youtube id= usjuwxytwte width= 620 height= 465 ] le mans dunlop curve e dunlop chicane com mais de 100 anos de historia a primeira ediçao rolou em 1923 35 anos apos a fundaçao da dunlop tyres a corrida de 24 horas em le mans e a prova mais tradicional do automobilismo de endurance o flatout esteve la neste ano confira nosso especial de le mans clicando aqui a dunlop curve de le mans e o local onde nasceram duas tradiçoes da dunlop a de batizar curvas em autodromos e a de construir os enormes arcos que simulam um pneu gigante enterrado obras que acabam se tornando parte integrante da paisagem dos circuitos falaremos destas pontes em breve a dunlop curve de le mans uma variante de altissima velocidade a direita que inicia os atuais 13 62 km do circuito que mescla um autodromo e as rodovias da regiao nasceu em 1951 atualmente os prototipos mais velozes a contornam a 270 km/h contudo a sua sequencia sofreu modificaçoes ao longo das decadas em 1987 nasceu a dunlop chicane um s de baixa velocidade instalado algumas centenas de metros apos a dunlop curve com o intuito de reduzir a velocidade para o trecho seguinte em 1987 em 1997 em 2002 e em 2006 a sequencia de curvas sofreu sutis modificaçoes com o intuito de se aumentar a area de escape e deixar o local mais seguro caso queira ler um guia completo com o traçado de le mans clique aqui sao poucos os autodromos que atualmente possuem curvas tao velozes ao lado da blanchimont de spa francorchamps da 130 r de suzuka e da the chase no autodromo australiano de bathrust a dunlop curve de le mans faz parte dos trechos que separam os meninos dos homens veja como era a curva em 1956 aos 54 s com o jaguar d type de mike hawthorn [youtube id= rqehzezjy68 width= 620 height= 349 ] em 1977 aos 6 s com o porsche 936 de jurgen barth [youtube id= pd9f9sibjfs width= 620 height= 349 ] e hoje em dia com o modelo que venceu as 24 horas de le mans deste ano o audi r18 [youtube id= u6cilhyhgdc width= 620 height= 349 ] tsukuba dunlop corner misture o nanismo do oval bristol motor speedway o desafio de curvas apertadas e agressivas de oschersleben e de uma pitada do tempero kamikase dos street racers japoneses eis alguns dos temperos que fazem de tsukuba um dos autodromos favoritos dos entusiastas com infimos 2 km de extensao e 14 curvas tsukuba e um dos berços da cultura do track day graças aos mitologicos eventos de time attack que concentram carros de corrida e de rua com equipamentos de segurança de pista em disputas de voltas lançadas pelo melhor tempo um dos melhores representantes de time attack e o monstruoso lancer evo ix da tilton interiors racing video abaixo com motor cosworth de 2 2 litros e 850 cv casado a um cambio sequencial holinger de seis marchas a dunlop corner rola aos 5 minutos do video cuidado para nao perde la de vista [youtube id= eiwisdn6xky width= 620 height= 349 ] a curva dunlop de tsukuba e relativamente facil mas e muito importante para o tempo de volta trata se de uma perna de 90º a direita que faz ligaçao com um trecho veloz curvas 8 e 9 o desafio ali e tentar acelerar ao maximo sem se adiantar demais e espalhar na saida fuji speedway dunlop corner 15r o autodromo de fuji ficou novamente famoso ao publico por ter sediado a ultima prova do campeonato de 1976 a primeira corrida de formula 1 disputada no japao representada no epico filme rush que reconta a rivalidade entre james hunt e niki lauda video abaixo infelizmente a festa durou apenas dois anos em 1977 um tragico acidente envolvendo gilles villeneuve e ronnie peterson uma combinaçao que nao tinha como dar certo acabou resultando na morte de dois espectadores e um hiato de 30 anos sem formula 1 no circuito [youtube id= tumz4vhuvqw width= 620 height= 465 ] a curva dunlop 15r do fuji speedway e um grampo para a direita apos um trecho de alta velocidade na parte norte do traçado o 15r descreve o raio da variante em metros ou seja e pra la de apertado pegue uma carona com kimi so gimme more power raikkonen nos 4 5 km do autodromo e fique atento aos 44 s [youtube id= 0ozzybnwy7q width= 620 height= 349 ] como voce pode ver ha uma versao de pouco menos de 90º desta curva que e feita para categorias de acesso e algumas provas de motociclismo mondello park dunlop curve o autodromo irlandes mondello park e como aquele pub escondido e meio obscuro nao e todo mundo que conhece alguns ja ouviram falar mas quem ja o provou nem que seja virtualmente caso do simulador gt legends ou do game need for speed pro street se encanta na hora e vira frequentador assiduo pense em uma versao mais longa e com mais area de escape de tsukuba e voce acaba de descobrir o basico de mondello park que tambem e conhecido por sediar provas de carros classicos e preparados competiçoes de drift de kart do campeonato britanico de turismo btcc e corridas de categorias amadoras e de acesso coraçao grande este a dunlop curve de mondello park e a ultima do autodromo e uma longa curva de pouco menos de 180º a direita que tanto serve como ponto de ultrapassagem como tambem define as ultrapassagens que ocorrerao no fim da reta dos boxes veja o caos que e uma corrida de btcc disputada no estreito autodromo irlandes a dunlop curve aparece entre 1 17 e 1 33 [youtube id= 7jtdy92rtxm width= 620 height= 349 ] ja que falamos no gt legends por que nao matar as saudades deste belo simulador se voce nunca experimentou corra atras dele agora mesmo veja a dunlop curve logo no começo do video [youtube id= xogfqzm3cjq width= 620 height= 465 ] da mesma forma que a dunlop kehre de nurburgring o raio longo e constante da dunlop curve de mondello park serve um prato delicioso aos pilotos e fas do drifting [ fotografias tom banks destaque / dr archives aco / nagisa auto /jamie harbour / kevin balanda / pdxa4 devian art / freshfix adam / kevin collins / rymus ]
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