FlatOut!
Image default
Lançamentos

O Lada Niva mudou e continua igual, só que melhor

Certas coisas são tão perfeitas que não precisam ser modificadas. Você sabe há quanto tempo o utilitário russo Lada Niva não muda quase nada? Desde 1977, quando começou a ser produzido. São 37 anos, cara. E agora ele mudou. Na verdade ele continua quase a mesma coisa (o que é muito bom), só que melhor. Como isto é possível? Veja bem, o Lada Niva é um utilitário que compartilha boa parte de seus componentes mecânicos com o nosso adorado Laika, que por sua vez é baseado no Fiat 124, lançado na Europa em 1966. Contudo, sua carroceria, sistema de tração integral e suspensão dianteira foram desenvolvidos pela própria AutoVAZ — e, sem querer, os soviéticos acabaram criando a base para o que chamamos hoje de SUVs, ou utilitários esportivos. "Como?", você pergunta. Simples: o Niva foi o primeiro utilitário produzido em massa a usar estrutura monobloco em vez de carroceria sobre chassis, suspensão dianteira independente e molas helicoidais em vez de feixes de molas — o princíp