por um lado eram pessoas muito parecidas os dois tinham sido pilotos de competiçao ativos mas que abandonaram suas carreiras para construir automoveis de competiçao e de rua com forte vies de alto desempenho ambos tiveram sucesso nas duas carreiras [caption id= attachment_329324 align= aligncenter width= 999 ] alejandro de tomaso 1928 2003[/caption] eram claramente gente de genio forte lideres natos tambem cada um de seu jeito sabiam exatamente onde queriam chegar e tinham poucos escrupulos para chegar la ambos eram entusiastas do automovel gente que dedicou a vida aos carros esporte e de competiçao que elevaram o patamar do prazer ao volante ambos eram amigos de lee iacocca e o acompanharam tanto na ford quanto na chrysler a ligaçao com a ford porem era a mais forte em ambos os dois sao famosos ate hoje basicamente pelos carros esporte que criaram a partir de motores ford [caption id= attachment_329359 align= aligncenter width= 900 ] carrol shelby 1923 2012[/caption] ambos tambem quando jovens eram altos bonitos e mulherengos inveterados colecionando conquistas tanto quanto a fama a fortuna e os podios mas as semelhanças param ai; na verdade voce nao podia encontrar duas pessoas tao diferentes quanto alejandro de tomaso e carrol shelby nao e a toa que a historia de hoje e uma de conflito as carreiras semelhantes os colocaram juntos em 1965 e isso e claro nao deu certo shelby era americano texano e ex piloto na segunda guerra mundial pilotar carros de competiçao era para ele um emprego uma forma de ficar famoso e conhecido e elevar se financeiramente e socialmente corria com carros de outros como empregado contratado [caption id= attachment_329356 align= aligncenter width= 800 ] de tomaso o rotundo merdado fantuzzi e o p70 1965 [/caption] ja de tomaso era um argentino aristocrata e dono de fazendas de gado e com ligaçoes politicas corria como diversao com carros seus foi para a europa tentar a sorte e la se casou com uma piloto americana riquissima elisabeth haskell depois isabelle de tomaso que financiou sua entrada na fabricaçao de carros esporte shelby era um americano tipico bruto sem muita sofisticaçao mas capaz de olhar como ninguem para o resultado que desejava e chegar nele casou varias vezes tendo ele mesmo pouco respeito por elas [caption id= attachment_329360 align= aligncenter width= 800 ] pete brock e sua maior criaçao o daytona[/caption] tudo indica que de tomaso foi devotado a sua esposa depois que se casou e era um gentleman fora de suas empresas; no sentido de ter educaçao europeia e aparencia impecavel shelby corria de macacao de fazendeiro e fazia festas gigantes onde cozinhava se chili e bebia se muito de tomaso era dono de um hotel 5 estrelas em modena onde morava com a esposa na cobertura gente diferente mas parecida era inevitavel porem que entrassem em conflito eram ambos donos de seus respectivos narizes orgulhosos e com um ego gigante duas pessoas assim nao conseguem conviver juntas muito tempo [caption id= attachment_329358 align= aligncenter width= 999 ] de tomaso vallelunga[/caption] no periodo de 1964 1966 para se colocar em contexto as coisas de tomaso depois de fazer alguns carros de competiçao lança o seu primeiro carro de rua o vallelunga trata se de uma primeira tentativa genial um pequeno e leve cupe de dois lugares e motor central traseiro equipado com um motor ford ingles um quatro em linha ohv de cortina com 1500 cm³ e dois weber 40dcoe2 duplos para 104 cv a 6200 rpm o carro era um desenho genial usava transeixo de vw refrigerado a ar e um chassi espinha dorsal de chapa reta soldada parecido com os dos lotus e suspensao independente por duplo a sobreposto nas quatro rodas a carroceria criada pela fissore em chapa de aluminio entrou em produçao na ghia em fibra de vidro de novo como os lotus medindo apenas 3840 mm num entre eixos de 2273 mm pesava apenas 730 kg [caption id= attachment_329364 align= aligncenter width= 999 ] o cobra[/caption] shelby tambem estava criando carros na mesma epoca os famosos shelby cobra 289 criados usando se um chassi de um roadster da ac inglesa e o novo v8 pequeno da ford em versao de alto rendimento o 289 hi po o cobra era um tremendo sucesso nas pistas e nas ruas e junto com seus amigos ken miles e phil remington shelby estava tocando tambem o desenvolvimento do gt40 para a ford alem disso criaria o mustang gt350 fazendo do famoso cupe da ford finalmente um carro esporte de verdade shelby estava com tudo [caption id= attachment_329365 align= aligncenter width= 999 ] brock e o p70 reunidos [/caption] o primeiro funcionario full time da shelby american um jovem designer chamado pete brock tambem estava na turma de shelby brock e a ligaçao entre de tomaso e shelby empurrada em parte pela ford de iacocca https //flatout com br/pete brock a incrivel historia do pai do cobra daytona/ pete brock vai para a italia depois do desastre de le mans 1965 quando os gt40 todos quebraram pete brock encontra shelby no cafe da manha do hotel que lhe da as chaves do gt350 que estava usando na frança sua missao ir para o hotel real fini em modena onde ficaria para supervisionar a criaçao de um carro de corrida com de tomaso a ideia era fazer algo para shelby substituir os king cobra na verdade cooper monaco com o v8 ford que estavam ficando obsoletos nas competiçoes americanas [caption id= attachment_329354 align= aligncenter width= 999 ] o chassi do p70[/caption] brock faz uma viagem sensacional ate modena com o mustang gt350 descrevendo a depois como um wild ride o mustang seria dado para de tomaso em modena; o argentino prontamente colocou o seu compatriota juan manual fangio no volante e bateu alguns recordes em pistas italianas mas o que interessa aqui e o carro que brock faria em modena trabalhando a partir de um chassi de tomaso com ajuda de medardo fantuzzi e sua empresa era um carro que seria chamado de p70; teria um motor v8 ford de sete litros e correria nos eua como shelby e na europa como de tomaso o chassi era espinha dorsal de chapa soldada muito parecido com o vallelunga mas maior e com o v8 agora o desenho da carroceria era todinho de brock que fez um dos carros de corrida mais proximos do mundo de speed racer que ja se viu o spoiler traseira era algo que queria ter feito desde o tempo do cupe daytona mas que nao conseguiu la por falta de tempo habil mas o projeto nao dura muito de tomaso era conhecido por prometer muito e neste caso prometeu um cabeçote novo carter seco e 7 litros a partir do bloco pequeno do 289 hi po shelby e homem de resultados e a briga entre os dois começa um dia shelby perde a paciencia e abandona o projeto; liga para brock voltar para casa no primeiro voo que conseguisse pegar e ai que alejandro aparece na fantuzzi para tomar posse do seu novo carro de acordo com brock e a primeira vez que aparece brock volta para os eua e o carro e apresentado como o ghia de tomaso sport 5000 com um motor de cinco litros e nao sete a ghia nao tinha nada a ver com o projeto mas leva a fama de tomaso tinha acabado de comprar a casa de turim o mangusta [caption id= attachment_329331 align= aligncenter width= 800 ] o prototipo repare no logo na grade [/caption] o projeto de carro de corrida sem patrocinadores ou parceiros agora acaba mas de tomaso anda adiante com uma ideia genial que apareceu durante o projeto com giugiaro ainda na ghia ve a chance de criar um supercarro de motor central traseiro como a lamborghini estava fazendo com o miura mas agora sem a participaçao de shelby o nome do carro vem direto do jungle book de rudyard kipling; mangusta era um animal que matava cobras uma provocaçao gratuita para seu ex parceiro agora inimigo carrol shelby o motor seria o mesmo dos cobra o excelente 289 hi po v8 da ford com 4 7 litros acoplado a um transeixo zf de cinco velocidades o chassi claro era o mesmo do p70 nos carros iniciais de 1967 uma versao de 306 cv do v8 era oferecida; a maioria dos carros porem vinha com o k code v8 da ford sem modificaçao com 270 cv mais tarde um v8 302 cid com 4 9 litros e 230 cv foi oferecido alem da novidade do motor central traseiro o mangusta tinha freios a disco girling nas quatro rodas suspensao independente sofisticada direçao pinhao e cremalheira ar condicionado e vidros eletricos e era mais barato que por exemplo um miura fabricado pela ghia em aliuminio o carro media 4275 mm num entre eixos de 2500 mm e pesava 1300 kg; foi cronometrado a mais de 250 km/h apesar de criticado pela imprensa americana por ter um chassi flexivel e baixa qualidade de construçao esta critica nao aparece na europa onde o veiculo era muito elogiado talvez alguma ajuda para shelby notadamente amigo da imprensa quem pode saber o fato e que alem da mecanica interessante existia algo a mais no mangusta uma carroceria simplesmente sensacional e uma das obras primas do genio giugiaro talvez a maior delas tudo ali e original limpo e belissimo na traseira o capo do motor sao na verdade duas portas asa de gaivota o desenho do carro e limpo ao extremo apenas os paralamas abaulados em cima das rodas largas se destacando parece andando mesmo parado e perfeito e um desenho de uma nitidez e de linhas tao perfeitas em qualquer angulo que deixam todo mundo de queixo caido na briga da sofisticaçao europeia com a brutalidade e simplicidade americana talvez a ultima palavra nao seja sem do oleoso argentino de tomaso nem do brigao e bronco texano shelby; quam ganhou fomos nos por trazerem a tona mais uma magnifica criaçao do italiano giugiaro [gallery ids= 329346 329337 329336 329342 329344 329350 329330 329332 329329 ] de tomaso e shelby afinal de contas nunca passaram de coadjuvantes no grande esquema das coisas giugiaro por outro lado criaria a vw moderna com o golf/scirocco/passat em 1974 criaria a hyundai com o pony ajudaria os japoneses da mazda isuzu e toyota a criar carros bonitos a seat espanhola a ser mais que fiat e o mais influente designer de automoveis que existe [caption id= attachment_329325 align= aligncenter width= 999 ] giorgietto giugiaro[/caption] na briga entre de tomaso e shelby quem ganhou foi giugiaro; e nos que podemos ver algo tao sensacional quanto o de tomaso mangusta
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