nos ultimos anos o mercado automotivo brasileiro teve mais de um lider de vendas em uma unica decada primeira vez desde os anos 1980 acredite se quiser desde 1956 quando o primeiro carro nacional foi lançado isso so aconteceu nas decadas de 1980 e nesta decada de 2010 primeiro o fusca dominou as decadas de 1960 e 1970 ininterruptamente depois nos anos 1990 e 2000 foi seu sucessor o gol quem ocupou o topo do mercado sem deixar a bola cair um unico ano a historia mudou em 2014 quando a volkswagen deixou de vender o gol g4 e o modelo passou a contar apenas com sua atual geraçao com um modelo a menos ajudando na contagem o palio e suas duas geraçoes que conviviam no mercado acabaram tomando a liderança o reinado do fiat contudo durou apenas um ano em 2015 ele foi ultrapassado pelo chevrolet onix que manteve a posiçao em 2016 e tem tudo para repetir a historia do monza nos anos 1980 neste ano se continuar vendendo como esta ate dezembro curiosamente estes tempos de hoje guardam algumas semelhanças com os anos 1980 uma reviravolta economica no meio da decada novos tempos na industria automotiva e novos segmentos preenchidos no mercado automotivo naquela decada o fusca campeao absoluto de vendas nos 20 anos anteriores estava chegando ao final de sua primeira vida ja passando o bastao para o gol que ainda nao tinha todas as qualidades que o consagraram mas ja dava sinais de que tinha potencial campeao tambem foi a decada dos carros mundiais uma tendencia inaugurada pelo chevette mas consolidada a partir de 1982 com a chegada do monza seguido pelo escort e logo depois pelo uno curiosamente ao mesmo tempo em que estes modelos mais modernos chegavam ao mercado boa parcela dos consumidores ainda optava por modelos mais estabelecidos e de concepçao mais antiga como o corcel o opala o 147 e o passat essa miscelanea de geraçoes novas tendencias e velhos habitos foi sem duvida o fator fundamental para a maior alternancia de modelos na liderança do mercado ate hoje e pode ser observada claramente no ranking dos 15 carros mais vendidos dos anos 1980 que iremos relembrar a seguir chevrolet chevette 655 217 unidades [youtube id= nwjc0wxtyvi width= 620 height= 350 ] o primeiro carro mundial da gm entrou na decada de 1980 de cara nova o que garantiu uma boa colocaçao nos tres primeiros anos perdendo apenas para o fusca e para o passat em 1983 ele foi completamente remodelado com um estilo bem mais moderno que o aproximou do monza com a divisao dos clientes da volkswagen entre gol e fusca o chevette vendeu 85 984 unidades naquele ano e se tornou o primeiro modelo a quebrar a hegemonia do fusca na liderança do mercado no restante da decada ele viveu de sua boa fama conquistada por suas qualidades e versoes mais luxuosas volkswagen gol 645 111 unidades [youtube id= 6u6pt5o3pxw width= 620 height= 350 ] o sucessor do fusca chegou com o mesmo motor do seda dos anos 1930 algo que ate destoava de sua bonita carroceria moderna com traços inspirados no esportivo scirocco embora seu desempenho e seu motor nao fossem la uma qualidade do gol o maior espaço interno e sua concepçao moderna foram suficientes para tirar cada vez mais compradores do fusca ate que em 1983 ele finalmente ultrapassou seu antecessor e tambem o irmao passat o fato de ser o volkswagen mais vendido do brasil nao foi suficiente para conquistar a liderança de mercado isso so aconteceu em 1987 quando a fabricante matou o fusca e deu inicio a aposentadoria do passat antes de isso acontecer contudo foi um sujeito engravatado de origem europeia quem dominou o mercado brasileiro chevrolet monza 507 678 unidades [youtube id= 39arw2qqsz0 width= 620 height= 350 ] sim foi o monza quem antecedeu o gol na liderança do mercado ele chegou em 1982 com um novo motor 1 6 e carroceria hatchback de duas portas exclusiva do brasil inspirada no opel monza europeu que era um carro bem maior mas deslanchou mesmo a partir de 1983 quando se tornou um seda e ganhou novos motores de 1 8 litro com opçoes de duas ou quatro portas um projeto moderno e um nivel de acabamento raramente visto por aqui ele faturou a liderança do mercado em 1984 1985 e 1986 foi a unica ocasiao em que um modelo nao popular foi o mais vendido do brasil volkswagen fusca 480 931 unidades [youtube id= p m_lfmmr2g width= 620 height= 350 ] o velho fusquinha perdeu a liderança de mercado em 1982 mas se dependesse apenas de seus fieis seguidores ele continuaria la ate hoje prova disso e que mesmo com as vendas em queda a partir de 1980 e com o encerramento da produçao em 1986 ele ainda foi o quarto carro mais vendido dos anos 1980 superando modelos que foram vendidos durante a decada inteira como a belina o opala e a kombi ford escort 369 504 unidades [youtube id= lhpftyxpcgs width= 620 height= 350 ] ele chegou em 1983 um ano depois do monza e representou um salto evolutivo imenso em relaçao ao corcel pudera o escort era identico ao modelo vendido na europa exceto pelos motores de origem francesa era moderno bem acabado e tinha ate uma versao esportiva e outra conversivel algo que nao se via em um carro nacional desde o fim do karmann ghia logo de cara o escort superou o corcel e suas vendas so aumentaram nos anos seguintes volkswagen passat 340 406 unidades [youtube id= _n vvz84p8q width= 620 height= 350 ] o passat tambem começou a decada com um visual novo para os novos tempos e era a unica alternativa moderna ao fusca na volkswagen — ainda que bem mais caro que o besouro mas ai veio o gol oferecendo a mesma modernidade por um preço mais em conta tanto que foi preciso apenas dois anos para que o gol superasse o passat em volume de vendas em 1984 ele passou a dividir a clientela com sua nova geraçao vendida aqui como santana no ano seguinte o gol passou a usar o mesmo motor 1 6 e a diferença de vendas entre ambos aumentou a cada ano ate que em 1988 o passat foi tirado de linha abrindo espaço tanto para as versoes mais luxuosas do gol quanto para o santana volkswagen voyage 338 987 unidades [youtube id= djkrhrcj 3e width= 620 height= 350 ] o seda do gol chegou um ano depois do hatch mas diferentemente de seu irmao ele foi lançado logo com o motor a agua do passat como sua produçao foi iniciada na metade de 1981 as vendas naquele ano foram relativamente timidas apenas 18 710 unidades o que o colocou atras ate mesmo da picape chevrolet c 10 em 1982 contudo ele arrebentou vendeu mais que passat e fusca e mostrou que o pacote formado pelo visual moderno e motor a agua eram a receita certa para aquela familia fiat 147 281 028 unidades [youtube id= uoanq0a6ujq width= 620 height= 350 ] em 1980 o fiat 147 tambem ganhou uma cara nova que somada a sua concepçao moderna bom aproveitamento do espaço interno e economia de combustivel garantiram ao pequeno fiat a quarta posiçao no mercado naquele ano nos tres anos seguintes suas vendas cairam quase pela metade mas ele permaneceu firme entre os cinco mais vendidos ate a chegada do uno em 1984 dali em diante as vendas foram reduzindo progressivamente ate 1987 quando somente 490 unidades foram vendidas ford del rey 259 039 unidades [youtube id= hxmj8l7tlre width= 620 height= 350 ] o del rey chegou em 1981 com a missao de ser uma variante mais luxuosa do corcel na pratica era um corcel com visual diferente duas portas a mais e uma lista de equipamentos mais refinada — ela incluia cambio automatico rodas de liga leve ar condicionado vidros eletricos e teto solar ao longo da decada o del rey jamais chegou perto da liderança mas tambem nunca deixou de figurar entre os dez mais vendidos tambem jamais ameaçou o monza mas praticamente dividiu a vice liderança dos sedas com o santana de 1985 em diante volkswagen kombi 220 398 unidades [youtube id= d7ylnejdozk width= 620 height= 350 ] nos anos 1980 a kombi ja nao era mais comprada por taxistas e familias numerosas mas ainda era a unica opçao de van do mercado brasileiro de conventos a escolas agencias de turismo e clubes — quem precisasse de um veiculo para transportar mais de cinco passageiros ou grandes volumes mas nao queria uma picape ou um microonibus tinha na kombi a escolha certa e essa conta nao inclui o modelo picape ford corcel 219 562 unidades [youtube id= uecxblojfg width= 620 height= 350 ] renovado em 1978 o corcel nao tinha grandes novidades para os anos 1980 exceto o motor 1 6 e suas versoes a alcool antes do escort era ele a opçao para quem queria um ford relativamente barato e simples a partir de 1984 suas vendas começaram a cair vertiginosamente dado que ele deixara de fazer sentido com a chegada de escort e del rey mesmo assim seus quatro primeiros anos foram tao bons que ele conseguiu ser o 11º carro mais vendido de seu tempo ford belina 213 210 unidades [youtube id= rkpz_kldb6i width= 620 height= 350 ] a perua do corcel teve uma historia diferente foi vendida durante toda a decada pois a ford a transformou na perua do del rey em 1986 — sem contar que tambem era oferecida como scala em 1983 e 1984 espaçosa confortavel e economica ela vendeu quase dez vezes mais que a marajo em 1980 e superou novamente sua rival direta em 1981 no ano seguinte a gol parati deu as caras mas abocanhou os compradores da perua chevrolet; como o del rey a belina se manteve estavel ate o fim da decada fiat uno 203 497 unidades [youtube id= mrcnz aarbi width= 620 height= 350 ] a botinha ortopedica deu as caras em 1984 como alternativa ao gol porem com um aproveitamento do espaço interno muito superior ao volkswagen motor transversal linhas retas e um estepe deitado sobre o motor garantiam que pessoas com 1 80 m pudessem viajar confortavelmente no banco traseiro e suas malas nao precisavam dividir espaço com um pneu sobressalente assim o uno conquistou um publico cativo nos seis anos daquela decada vendendo o suficiente para superar modelos mais estabelecidos como o chevrolet opala volkswagen parati 196 727 unidades [youtube id= bbeu v21uzy width= 620 height= 350 ] a perua do gol chegou na metade de 1982 batizada voyage parati e mesmo com seis meses a menos de vendas ela praticamente empatou em vendas com a chevrolet marajo em 1983 e 1984 ela dividiu o mercado com a belina deixando a marajo para tras no ano seguinte ela tomou a dianteira e ali ficou ate o final da decada chevrolet opala 195 219 unidades [youtube id= dhjk4ykphqq width= 620 height= 350 ] o opala tambem chegou a 1980 de cara nova e mudou novamente em 1987 por baixo do visual modernizado contudo ele ainda era o mesmo carro de 1968 mas aparentemente isso nao era problema para os endinheirados que podiam bancar o modelo mais luxuoso da epoca especialmente depois de 1986 quando o alfa romeo 2300 saiu de linha nota os numeros de venda utilizam dados divulgados pela anfavea e pela revista quatro rodas em seus respectivos anos por esse motivo a ausencia de uma fonte unificada de dados pode haver variaçoes no total de veiculos vendidos ao longo da decada registrado por outras fontes tambem e importante notar que o numero de produçao anual nao tem relaçao direta com numero de modelos vendidos por ano uma vez que ha produçao para exportaçao e tambem adequaçao da produçao a demanda
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.