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Car Culture

Dekotora : a história dos caminhões decorados e reluzentes do Japão

Sempre postamos uma coisa ou outra sobre a cultura automotiva japonesa no FlatOut — os nipônicos têm diversas vertentes entusiastas, que vão da prepração extrema ao puro exibicionismo, com uma infinidade de outras subculturas no meio. E todas elas têm seu valor, mesmo que nem todas sejam o que se considera "de bom gosto" ou "bonito". De qualquer forma, os caras que fazem parte da subcultura dos Dekotora não estão nem aí para isto. Dekotora é o modo como os japoneses abreviaram a expressão decorated trucks, que você não precisa de inglês avançado para deduzir que significa "caminhões decorados". A moda toda começou na década de 1970, quando a economia do Japão começou a crescer de forma vertiginosa. As pessoas tinham mais dinheiro, o comércio se aqueceu e a indústria acompanhou. Logo viam-se mais carros nas ruas, e os entusiastas começaram a procurar formas de se destacar, o que aumentou a tendência de se juntarem em tribos. Os motoristas de caminhão — que, afinal, são