o dia 11 de setembro de 2018 foi um dia triste para os fas de automobilismo morreu don panoz aos 83 anos de idade vitima de um cancer no pancreas os fas das corridas de longa duraçao conhecem bem seu legado depois de decadas a frente de empresas bem sucedidas no ramo farmaceutico don panoz decidiu financiar um projeto de seu filho dan panoz e fundou uma fabricante de carros esportivos em 1989 a panoz llc [gt40 content search= carro de corrida widget= 1 ] seu carro mais conhecido e o panoz esperante um roadster com motor v8 dianteiro e traçao traseira com um v8 ford modular de 4 6 litros na dianteira que podia ser naturalmente aspirado com 309 cv ou usar um supercharged para entregar 420 cv e ir de zero a 100 km/h em 4 9 segundos sua versao de corrida o panoz esperante gtr 1 estreou nas 24 horas de le mans de 1997 e tornou se imediatamente exotico por seu motor em posiçao central dianteira entre o cockpit e o eixo dianteiro um v8 ford/roush de cinco litros e 480 cv naturalmente aspirado [youtube id= 76sa1ro5u1k width= 620 height= 350 ] por seu design inusitado com uma loooooonga dianteira e cabine recuada o panoz esperante tornou se uma especie de atraçao a parte nas 24 horas de le mans participando de todas as ediçoes entre 1997 e 2007 e seu melhor desempenho aconteceu nas ediçoes de 2000 e 2003 nas quais o carro chegou na quinta colocaçao de inicio don panoz estava meio cetico com a ideia do filho mas nao demorou para que ele enxergasse o potencial da panoz llc e entrasse de cabeça no automobilismo tanto que em 1999 ele fundou a american le mans series alms com o intuito de levar as corridas de longa duraçao para os estados unidos hoje em sua homenagem vamos falar da ultima investida de don panoz no automobilismo o delta wing um dos carros de corrida mais ousados dos ultimos anos que apesar de nao ter sido o sucesso previsto por seus criadores certamente ja entrou para a historia do automobilismo somente por sua coragem em desafiar a formula tradicional dos prototipos le mans don panoz e o deltawing como ele fez isto e obvio visto de cima o deltawing de fato tinha o formato de um triangulo como uma asa delta e era esta a razao para seu nome mas a historia do deltawing e por si so tao interessante quanto o proprio carro tudo começou em 2009 quando o projetista ben bowlby fez uma proposta de design para temporada de 2012 da indycar lights o carro que ja traia as caracteristicas basicas do deltawing foi apresentado a organizaçao da indy em 2010 quando um prototipo foi apresentado no salao de chicago no entanto um design da dallara foi escolhido um carro bem mais conservador com proporçoes normais de monoposto o conceito de ben bowlby para a indycar bowlby entao colocou a prancheta ou mais provavelmente o laptop debaixo do braço e saiu a procura de alguem interessado e investir em um novo carro de corrida diferente de qualquer coisa que havia sido feita ate entao em algum momento bowlby entrou em contato com don panoz que curtiu a ideia e se dispos a apoiar o projeto com fundos e recursos a logica do deltawing era inspirada pelos carros que competiram na formula 1 entre 1977 e 1982 periodo conhecido como a era do efeito solo o começo de tudo foi o lotus 78 que foi o primeiro a modificar o assoalho de modo a dar a ele o formato de uma asa invertida que criava uma zona de baixa pressao sob o carro e consequentemente um vacuo parcial que efetivamente sugava o carro para mais perto do solo e desta forma fazia com que os pneus fossem forçados de encontro ao asfalto aumentando assim a aderencia a estabilidade e a velocidade nas curvas o melhor de tudo dispensando assas adicionais o sistema nao aumentava o arrasto aerodinamico e assim nao prejudicava o desempenho do carro em linhas retas o lotus 79 que apresentava uma versao mais refinada do conceito foi praticamente invencivel em 1978 rendendo o titulo dos construtores a equipe e o titulo dos pilotos a mario andretti mas nos anos seguintes o uso do efeito solo saiu do controle e acabou banido pela fia apos a temporada de 1982 o deltawing aplicava uma evoluçao do conceito adotando dutos venturi a frente das rodas dianteiras nos pods que formavam o triangulo visto de cima com isto dispensava se os tradicionais spoilers e asas traseiras ficando apenas uma barbatana na traseira para ajudar o carro a ficar mais estavel nas retas a bitola estreitissima na dianteira de apenas 600 mm ajudava a manter o peso do carro mais baixo reduzia o uso de materiais e ainda ajudava a reduzir a turbulencia sobre a carroceria a bitola traseira mais larga era de 1 700 mm outras medidas 4 650 mm de comprimento 2 000 mm de largura maxima 1 030 mm de altura e 3 070 mm de entre eixos na epoca da estreia no salao de chicago de 2010 o deltawing foi descrito como um carro de corrida que tivesse o dobro da eficiencia em todos os aspectos como usando metade do combutivel custando a metade do valor usando metade da potencia e tendo metade do peso e ainda assim sendo tao rapido quanto um indycar ou ate mais o projeto feito com apoio da panoz era outro disputar as 24 horas de le mans de 2012 em uma classe especial chamada garage 56 com apenas uma vaga para veiculos experimentais apesar da mudança de categoria a formula de bowlby ainda poderia ser aplicada de fato o carro pesava apenas 475 kg seco sem fluidos ou piloto um lmp2 pesa cerca de 930 kg o deltawing era fisicamente menos carro de modo que empregava menos materiais em sua construçao e pesava menos com isto tambem custava menos e ate permitia gastos extras com partes como as rodas dianteiras que tinham de ser feitas sob medida com 15x4 polegadas e tres furos para acomodar pneus slick apropriados tambem feitos especialmente para o carro outros parceiros se envolveram no projeto para que o deltawing ficasse pronto a tempo de competir nas 24 horas de lemans de 2012 chip ganassi com sua equipe chip ganassi racing; e a all american racing aar equipe lendaria fundada por dan gurney em 1970 que ate hoje compete na formula indy a aar realizou a maior parte do trabalho de construçao do carro que usava um monocoque de fibra de carbono fornecido pela aston martin um dos varios que sobraram de seu prototipo lmp1 de 2011 o amr one que foi abortado em 2012 para que a aston se focasse nos carros de turismo o aston martin amr one quem entrou no jogo para fornecer um motor e conseguir exposiçao foi a nissan o deltawing assim recebeu um quatro cilindros turbo de 1 6 litro derivado daquele usado por alguns de seus modelos de rua como o altima e o juke na versao nismo rs o chamado nissan dig t direct injection gasoline turbocharged tinha 1 618 cm³ com diametro×curso de 79 7×81 1 mm comandos de valvula variaveis na admissao e no escape intercooler e entregava cerca de 300 cv no entanto dizer que o motor era construido pela nissan era meio que forçar a barra embora de fato usasse componentes de admissao do nissan juke o motor que foi colocado no deltawing em sua primeira encarnaçao foi construido por uma empresa britanica chamada ray mallock engineering que fez diversas alteraçoes no projeto e incorporou diversos componentes chevrolet de todo modo era um motor leve compacto duravel e com baixa fricçao entre os componentes com 300 cv ele foi considerado perfeito para ser usado no deltawing a transmissao era uma caixa semi automatica de cinco marchas fabricada pela emco que pesava apenas 33 kg ou metade do peso de uma transmissao de seis marchas usada pelos lmp2 [youtube id= dois24_cfjw width= 620 height= 350 ] a potencia relativamente baixa era compensada pelo baixo peso e na economia de combustivel durante os testes em pista o quatro cilindros consumiu 55% do que o motor v8 que a nissan tambem fornecia a equipes de corrida o deltawing foi a le mans em 16 de junho de 2012 com a missao de mostrar que era possivel colocar um carro estranho daqueles na corrida de longa duraçao mais importante do calendario e nao apenas terminar a prova mas ser competitivo infelizmente porem nao ha uma batalha epica para contar aqui os pilotos marino franchitti michael krumm e satoshi motoyama revezarao ao volante do the deltawing em le mans o carro se classificou na 29ª posiçao de 55 carros no grid com um tempo de 3 42 612 ou 18 825 segundos mais lento que o lider o audi r18 e tron quatro nº1 que venceu a prova o deltawing se mostrou extremamente veloz nas retas e de acordo com os pilotos capacidade de fazer curvas tao bem quanto um lmp2 convecional mas uma colisao na volta 75 primeiro com ts030 hybrid e depois com o muro acabou com quaisquer chances de tentar um podio [youtube id= r_kdcbxeybg width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mas nao era o fim da historia o carro foi reconstruido a tempo de participar da petit le mans prova de longa duraçao para prototipos lmp organizada pelo proprio don panoz em seu proprio circuito road atlanta o carro entrou como participaçao especial sem fazer parte de nenhuma categoria e seu desempenho foi muito melhor depois de largar em 42º a ultima posiçao preço a se pagar pela permissao especial o deltawing conseguiu se colocar entre os dez primeiros na ultima hora e terminou a corrida em quinto lugar a vitoria deu animo ao time mas um novo obstaculo surgiu divergencias internas levaram don panoz a anunciar que em 2013 o deltawing correria novamente porem nao haveria a participaçao da aar da nissan ou mesmo do proprio ben bowlby a panoz tocaria o projeto sozinha dali para a frente um novo deltawing foi feito um carro que agora usava um monocoque feito sob medida e tinha a carroceria fechada era um cupe portanto e ele competiria apenas nos estados unidos em provas da alms incluindo as 12 horas de sebring e a petit le mans em road atlanta o novo carro tambem usava um motor diferente um quatro cilindros de dois litros om turbo e injeçao direta desenvolvido e construido pela elan motorsports technologies empresa que pertencia ao proprio panoz a partir de um projeto da mazda aquele porem foi o ultimo ano da alms que a partir de 2014 se fundiu a grand am series e deu origem ao united sportscar championship hoje weathertech sportscar championship do qual tambem fazem parte as 24 horas de daytona as 12 horas de sebring e as 6 horas de watkins glen [youtube id= ngh8rijmq i width= 620 height= 350 ] no total o deltawing coupe participou de 29 corridas sem conquistar nenhuma vitoria podio ou pole position ate o fim de 2016 em fevereiro de 2017 a panoz anunciou que o carro estava a venda por us$ 375 000 o equivalente a r$ 1 577 000 em conversao direta mas nao se sabe o que aconteceu com o carro depois disto o deltawing podia ate ser um carro ruim no fim das contas mas ele sempre foi um dos favoritos dos fas nas corridas que sempre ovacionavam aquele prototipo meio alienigena e ele ate serviu de inspiraçao para que a nissan anunciasse ainda em meados o zeod rc olha so para ele familiar de fato a nissan admitiu que o deltawing serviu como ponto de partida para o projeto e ate chamou ben bowlby para participar do processo de design o zeod rc fosse um esforço exclusivo da nissan que deu a ele um motor 1 5 turbo de tres cilindros e 400 cv mais um par de motores eletricos que entregavam potencia combinada equivalente a 300 cv lembra das divergencias internas que citamos ha pouco elas provavelmente tiveram a ver com o zeod rc que recebeu do automobile club de l ouest aco os organizadores das 24 horas de le mans a permissao para correr na categoria garage 56 panoz nao gostou nada disso e processou bob bowlby e a nissan por danos morais e financeiros roubo de informaçoes confidenciais obtençao indevida de segredos comerciais quebra de contrato enriquecimento injusto fraude e negligencia independentemente disto o zeod rc correu nas 24 horas de le mans de 2014 e por mais que tenha sofrido uma pane e deixado a prova ainda nas primeiras voltas conseguiu algumas conquistas deu uma volta completa e passou dos 300 km/h no circuito de la sarthe usando apenas energia eletrica o processo foi encerrado fora da corte em março de 2016 em um acordo confidencial
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