ola caros amigos eis aqui apos longo periodo sem noticias mais um capitulo da saga do pangare esse humilde porem valente guerreiro que aguenta minhas loucuras no meu ultimo post falei sobre um rebuild inesperado de motor apos o hot lap limeira 11 hll11 onde fiz a opçao de manter quase tudo como antes da falha de lubrificaçao com exceçao da taxa de compressao que foi aumentada dos antigos 8 0 1 para 9 6 1 o objetivo do aumento foi melhorar a resposta do motor em saidas de curva alem de poder tirar a mesma potencia/torque com menos pressao de turbo tudo isso visa a minimizaçao do famoso lag que os motores antigos sobrealimentados possuem que no caso de uso para track days e hot laps vem muito bem a calhar e apos o rebuild o fato e que tudo foi feito o carro andou bem no hll21 e depois fui para curitiba/pr em dezembro de 2014 para correr no aic em um evento do trackday in ate ai tudo certo cheguei no autodromo troquei os pneus fiquei boa parte da manha seguindo alguns carros para entender melhor o traçado conheci o pessoal do sul tudo beleza ate que resolvi entrar na pista proximo do horario do almoço com o objetivo de pegar pista mais livre e tentar fazer uma volta rapida de fato foi uma volta rapida para o motor que antes de completar a volta apagou em quinta marcha de pe embaixo e a mais de 200 km/h nao nao havia temperatura excessiva de motor perda de pressao de oleo algum alarme da injeçao tocando nada foi apenas aquela sensaçao da perda repentina de potencia o reflexo de tirar o pe e em seguida vi uma nuvem de fumaça branca no retrovisor fumaça que se extinguiu rapidamente evidenciando vapor de agua o motor morreu pisei na embreagem e levei o carro para a grama prestando atençao se tinha deixado algum rastro de oleo no percurso nao havia nada desci do carro abri o capo e logo notei a correia dentada fora da polia mau sinal em seguida tirei a vareta de oleo para verificar se tinha agua misturada nada ali somente oleo depois fui em busca de mangueiras estouradas ou agua faltando no reservatorio nada esperei entao o reboque e fui levado aos boxes removi a vela do primeiro cilindro estava com boa coloraçao e seca pensei entao em colocar a correia no lugar o chamado botar o motor no ponto — e tentar dar a partida bastou bater na chave e ouvir o motor girando leve sem compressao para constatar que havia algo mais nesse apagao cheguei a pegar emprestadas algumas ferramentas para remover o cabeçote ali mesmo comecei a desmontar mas ai caiu a ficha ue se eu andei essa distancia toda de sao paulo a curitiba ja andei com o pangare de manha vou ficar aqui perdendo o resto do dia fazendo diagnostico da falha eu nao [youtube id= qfwokuyyszg width= 620 height= 350 ] para minha felicidade o carro que puxava a carretinha era um focus duratec 2 0 16v todo original e ali na minha frente so esperando para ser levado ate a pista e foi vejam acima o video que fiz de algumas voltas no meio da tarde de volta ao estaleiro voltei para sp e encostei o carro; fui viajar com a familia no final do ano e deixei para 2015 a analise da falha e do tamanho do estrago consegui desmontar no final de janeiro o cabeçote e achei um estrago bem maior do que imaginava; os pistoes do segundo e terceiro cilindros derreteram parcialmente indicando que houve algum problema de superaquecimento mas por que isso nao apareceu nos sensores nos alarmes nao houve perda de rendimento surpresa na desmontagem do motor terceiro cilindro com sinais desastrosos alem do pistao derretido marcas das valvulas que foram atropeladas esse agora so serve para decoraçao fiquei algum tempo ali pensando no que poderia ter causado essa variaçao de ponto de igniçao fazendo com que as velas chegassem a derreter se no meu mapa de avanço sempre trabalhei de maneira conservadora tanto pelo fato de ter uma taxa razoavelmente alta para um ap turbo quanto por nao utilizar intercooler existem n teorias n fatores que podem ter influenciado mas apos desmontar o motor e verificar todos os componentes constatei que justamente os injetores bicos dos dois cilindros que derreteram estavam com uma vazao abaixo dos demais por alguma pequena obstruçao/sujeira/seja la o que possa ter causado agora imagine um motor turbo nessas condiçoes taxado sem intercooler e com dois cilindros trabalhando pobres nao precisa imaginar o que ocorreu e o que voce viu nas fotos a sonda nao acusou empobrecimento da mistura porque ela so mede a saida do escape apos a turbina quando ja estao misturados os gases da queima de todos os cilindros precisaria ter um monitoramento dos cilindros individualmente para que eu conseguisse enxergar essa diferença e possivel medir a mistura individual nesses casos com sondas ou pirometros ainda chego la sonda wideband aem de quatro canais cerca de us$ 600 nos eua sondas instaladas por cilindro maior precisao na leitura e detecçao de falha individualmente portanto a mecanica da falha pode ser atribuida ao superaquecimento dos cilindros dois e tres pelo empobrecimento da mistura que causou o fenomeno da pre igniçao detonaçao e acabou derretendo os pistoes em condiçoes normais em um carro de rua provavelmente essa diferença de vazao dos bicos nao fosse derreter o motor tao cedo ja que o uso e menos severo a gente tende a dar umas puxadas e aliviar o pe depois se bem que eu conheço uns cupins de aço que derretem qualquer coisa que dirijam hehehehe na pista o papo e outro a todo o momento em voltas rapidas voce esta exigindo do motor pe embaixo so alivia para entrar na curva e logo e pe embaixo de novo e depois da tempestade alguns podem estar pensando coisas como mas que vacilo como que o cara deixa isso acontecer dava para ter feito isso e aquilo prevenido assim e assado como costumo dizer e facil ser engenheiro de obra pronta ou seja depois do fato ocorrido e entendido qualquer um tem explicaçoes e maneiras de fazer diferente obviamente dava para ter feito diferente mas se formos considerar todos os riscos e possibilidades de falha que um motor preparado para este fim esta sujeito seja vw gm ford etc a conclusao sensata seria nao monte ou entao nao use para isso simples assim mas quem tem alguns parafusos a menos na cabeça e pouco juizo como nos gearheads o caminho e tentar evitar cair no mesmo buraco aprender algo com o episodio e montar outro mais forte e confiavel apos a desmontagem total do motor mandei tudo para a retifica medi todas as peças comprei um novo jogo de pistoes cabeçote original do motor 2 0 e amansei o comando de valvulas passando a utilizar a partir de agora o bom e velho 49g mudei tambem o modulo de injeçao para uma ft 300 que ja faz a funçao de igniçao por roda fonica sem necessidade de modulo adicional e como agora o projeto e minimizar riscos com temperatura investi no intercooler escolhi o modelo que vai instalado na frente do radiador de agua por nao ter que realizar mudanças drasticas na estrutura frontal do pangare vamos ver como se comporta o carro na pista agora sei que na teoria os frontais estilo velozes e furiosos sao mais eficientes alem de nao jogarem ar quente para o de agua mas no meu carro ficaria muito baixo e mais exposto a danos colisoes pedras etc existe um modelo que podemos montar atras da grade frontal que evita jogar calor no radiador de agua; por outro lado vai diminuir o fluxo de ar frio que vai para o motor enfim nada e perfeito a vida e feita de trade offs de escolhas se nao der certo eu mudo acertando a posiçao da tubulaçao do intercooler agora o pangare vai esfriar a cabeça vista frontal montagem do intercooler com esse novo setup de motor eu optei por uma margem de segurança maior quero apenas andar andar andar com o carro e nao me preocupar com potencias estratosfericas com numeros de performance absurdos; se eu tirar 300 cv de pico esta otimo para o que eu quero vou correr novamente em curitiba agora em julho; a meta e usar o dia para encontrar os amigos na pista buscar um ajuste fino do acerto do carro dar boas risadas e voltar com o voyage inteiro para casa pangare no aic em dezembro de 2014 foto papoecarro com br depois vou parar o carro novamente so que dessa vez para instalaçao da famosa rollcage/gaiola/santo antonio e em seguida iniciar a fase de projeto de uma suspensao decente para pista e seu consequente acerto para trackdays mas isso e assunto para o proximo post agradeço a paciencia na leitura e vou voltar para o estaleiro e terminar logo esse carro #partiuaic por leo ceregatti project cars #94
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