A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História Projetos Gringos

Riva Aquarama: a superlancha de 700 cv com dois motores V12 de Ferruccio Lamborghini

À menção do nome Lamborghini, a maioria de nós pensa em clássicos como o Miura, o Countach e o Diablo; ou nos modernos supercarros que, na contramão da tendência mundial, continuam movidos por grandes motores V10 e V12 naturalmente aspirados. Os mais ligados à história das coisas pensam nos tratores feitos por Ferruccio que, provocado por Enzo Ferrari, decidiu provar que fazia carros melhores que "Il Commendatore". Sabe no que a gente não pensa? Em barcos — afinal, a Lamborghini jamais construiu barcos. Contudo, o homem por trás da companhia gostava deles, a ponto de encomendar em 1968 um exemplar da Riva Aquarama, movida originalmente por dois motores V8 Chevrolet de 454 pol³ (7,4 litros) e capaz de chegar à velocidade máxima de 40 nós, ou 74 km/h. A diferença é que, em vez dos motores V8, a Aquarama de Ferruccio Lamborghini tinha dois motores V12... Lamborghini, claro! A Riva Aquarama foi produzida entre 1962 e 1996 e, ao longo destes 34 anos, vendeu quase 800 unidades. Pode nã

Matérias relacionadas

Mazdaspeed: como uma equipe de corridas dos anos 60 tornou-se a divisão de performance da Mazda

Dalmo Hernandes

Bimota: a história das motos fora-de-série que quebraram paradigmas – parte 1

Dalmo Hernandes

Charlie Whiting: a trajetória do carismático diretor de provas da Fórmula 1

Dalmo Hernandes