uma das noticias mais quentes do dia veio da mercedes amg a divisao esportiva da estrela de tres pontas decidiu revelar a potencia dos novos a45 e cla45 a serem revelados muito em breve 387 cv na versao normal e 421 cv na versao s sim mais de 400 cv em um motor 2 0 turbo de quatro cilindros estamos mesmo vivendo no futuro nao e ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a mercedes amg esta bem orgulhosa do novo motor e deveria estar mesmo a usina de força e completamente nova a fabricante diz que so compartilha algumas porcas e a parafusos com o motor da geraçao passada e tem potencia especifica de quase 211 cv por litro como todo motor amg ele sera construido artesanalmente na fabrica da amg em affalterbach seguindo a filosofia one man one engine da empresa ou seja cada motor sera feito individualmente por um unico funcionario na verdade a mercedes amg ficou tao empolgada que anunciou o novo motor 2 0 turbo de ate 421 cv como o mais potente quatro cilindros produzido em serie acontece que tecnicamente nao e bem assim ha exatos cinco anos outra fabricante desenvolveu e produziu em serie limitada e verdade um 2 0 turbo de nada menos que 446 cv 223 cv por litro esta fabricante foi a mitsubishi e o carro em questao era o lancer evolution fq 440 mr ediçao especial desenvolvida pela divisao ralliart e lançada para comemorar os 40 anos da mitsubishi no reino unido quem acompanhou a serie rest in power certamente vai lembrar da mençao que fizemos ao fq 440 mr no post dedicado ao evo x agora e hora de falar um pouco mais a seu respeito f*cking quick o mitsubishi lancer evolution fq 440 mr foi o ultimo representante da linhagem mr introduzida em 2002 com o evo vii fq 300 o numero fazia referencia a potencia em hp equivalente a 305 cv no motor 4g63 ja o fq queria dizer simplesmente fucking quick ou rapido pra c*ralho em bom portugues nem a mitsubishi e nem a ralliart chegaram a confirmar o significado da sigla mas os entusiastas da marca acreditam que e isto mesmo e o fq 300 era rapido mesmo para a epoca cumpria o zero a 100 km/h em 5 1 segundos e chegava aos 252 km/h https //www youtube com/watch v=kgmpgs1ezc8 todas as versoes fq do evo foram desenvolvidas no reino unido pela ralliart europe a divisao de rali da mit foi a responsavel pela maior parte de suas incursoes no wrc desde que foi fundada em 1983 pelo piloto e engenheiro escoces andrew cowen este responsavel pela primeira vitoria da mitsubishi em um rali fora do japao o southern cross rally em 1972 depois do evo vii fq 300 as geraçoes seguintes do seda esportivo tambem ganharam versoes fucking quick varias delas na verdade sempre batizadas de acordo com a potencia em hp foi assim com o evo viii fq 260 a fq 300 fq 320 fq 340 e fq 400 ; com o evo ix fq 300 fq 320 fq 340 e fq 360 ; e claro com o evo x fq 300 fq 330 fq 360 fq 400 e fq 440 na pratica a mitsubishi passou mais de uma decada se dedicando a extrair quantidades enormes de potencia de seus motores 2 0 turbo mas vamos falar do fq 440 afinal ou melhor chamando o por seu nome completo do mitsubishi lancer evolution x fq 440 mr o ultimo grande evo [caption id= attachment_230450 align= aligncenter width= 1600 ] lancer evolution x fq 400[/caption] o ponto de partida era o fq 400 lançado em 2009 com motor de 410 cv e 55 2 mkgf cambio manual de cinco marchas pinças de freio de seis pistoes roda de 18 polegadas com pneus toyo proxes r1r e um novo kit aerodinamico com dutos de arrefecimento adicionais e tomada de ar maior no capo com 115 cv a mais que o evo x normal que na epoca vinha com 295 cv o fq 400 tinha desempenho absurdo para um esportivo feito com base em um seda de familia zero a 100 km/h em 3 8 segundos e maxima limitada eletronicamente a 250 km/h a receita era relativamente simples pegar o motor 4b11t e dar a ele um jogo de injetores mais parrudos um novo turbocompressor mais resistente e capaz de girar mais rapido um intercooler redimensionado e uma reprogramaçao na ecu para aproveitar tudo ao maximo e o conjunto era robusto o bastante para que o carro ainda fosse coberto pela garantia de tres anos ou 60 000 km que a mit oferecia na epoca a versao fq 440 mr veio cinco anos depois como ja dito em comemoraçao aos 40 anos da mitsubishi uk celebrados em 2014 de certa forma ele era uma serie especial da serie especial sendo baseado no fq 400 porem com novas modificaçoes [caption id= attachment_230452 align= aligncenter width= 1280 ] foto autogespot[/caption] com um turbocompressor hks sistema de escape janspeed com catalisador de alto fluxo coletores de admissao e escape janspeed um intercooler ainda mais eficaz injetores iguais aos usados pelos evo de competiçao e uma nova ecu o 4b11t do evo x fq 440 chegava aos 446 cv a 6 800 rpm e 57 kgfm de torque a 3 100 rpm assim como o fq 400 o fq 440 tinha outras modificaçoes alem do aumento de potencia freios alcon na dianteira e na traseira; amortecedores retrabalhados e molas eibach a frente e atras reduzindo a altura da suspensao em 35 mm e 30 mm respectivamente; e detalhes esteticos como rodas bbs forjadas de 18 polegadas farois de xenonio com ajuste automatico geradores de vortice na traseira e um capo de fibra de carbono mais leve com respiros adicionais por dentro o fq 440 vinha com partida keyless bancos recaro revestidos com couro e microfibra som rockford fosgate com oito alto falantes e subwoofer e uma central multimidia com navegador por gps conexao bluetooth e tela sensivel ao toque de 7 polegadas todos os carros foram feitos com cambio de dupla embreagem e seis marchas disponivel apenas na cor branco frost white o evo x fq 440 mr custava £ 50 000 o equivalente a r$ 246 000 em conversao direta mesmo com apenas 40 unidades fabricadas o evo fq 440 pode ser considerado sim um modelo produzido em serie afinal se a fia estabelece que para a homologaçao em provas de turismo um carro precisa ter pelo menos 25 exemplares fabricados para ser considerado um modelo produzido em serie quem somos nos para discordar o fq 440 certamente foi um ponto alto na carreira do lancer evolution nao apenas na decima geraçao mas em toda a sua historia e falar dele significa automaticamente lembrar que a mitsubishi decidiu nao fabricar novos modelos esportivos daqui para a frente por outro lado a mercedes amg segue firme e forte eles podem nao ter criado tecnicamente o 2 0 turbo produzido em serie mais potente da historia mas o futuro a45/cla45 ainda tera o 2 0 turbo mais potente da era contemporanea e o mais potente fabricado em grande volume o que nao deixa de ser um merito especialmente nestes tempos de restriçoes de emissoes e consumo de combustivel alem disso os alemaes ao menos estao mantendo a chama acesa ja a mitsubishi
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