FlatOut!
Image default
Vídeo

Deslizando de lado em Jacarepaguá: mate as saudades da pista com os carros de turismo carioca de 1997


Houve uma época em que o Rio de Janeiro tinha um autódromo. E este autódromo recebeu corridas de quase todas as categorias mundiais. A Fórmula 1 passou por lá entre 1981 e 1989, assim como Indy entre 1996 e 2000 e MotoGP de 1995 a 2004, e enquanto os gringos não aceleravam por ali, o espaço era todo dos pilotos locais, que disputavam a ferro e fogo seus campeonatos regionais e nacionais.

Esses campeonatos eram transmitidos pela TV, que armava uma estrutura completa de transmissão, com direito a câmeras onboard quando elas não eram acessíveis como as GoPro. Este vídeo, publicado no YouTube por um dos pilotos, Leonardo Rocha, e enviado pelo leitor Marcos Amorim, parece ser uma dessas transmissões, e traz pouco mais de oito minutos de um automobilismo, uma cobertura automobilística e um autódromo de Jacarepaguá que não existem mais.

autodromo_de_jacarepagua

Não há muitas informações sobre o campeonato, nem os carros, e não restou nenhum site de 1997 para nos contar a história toda, mas sabemos que trata-se de uma edição das duas últimas baterias do Grupo N do Campeonato Carioca de Turismo de 1997, com um grid formado quase todo por Volkswagen Voyage.

O grid cheio e formado por carros iguais garantia boas disputas de posição. Para compensar a tendência aos sub-esterços das curvas planas e longas de Jacarepaguá os caras usavam muita cambagem e cáster. Como resultado os carros faziam todas as curvas praticamente deslizando de lado, como você pode ver no vídeo:

Desta prova até hoje foram apenas 17 anos, e isso só reforça os rumos que o automobilismo brasileiro tomou. Jacarepaguá não existe mais, assim como Estadual de Turismo. A página da FAERJ foi atualizada pela última vez em 2013, e o único campeonato com calendário para 2014 é o de kart. Não é para menos: o Rio de Janeiro não tem  mais — e nem terá, ao menos por enquanto — um autódromo para seus pilotos e amantes da velocidade.

vila-autodromo-1374789514944_1920x1004

[ Fotos: A mil por hora, Globo Esporte ]

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora