durante os anos 1960 o automovel viveu sua ultima decada de liberdade de expressao a ultima decada sem que fossem colocados nele todas as mazelas da sociedade; antes de se tornar o vilao preferido da populaçao urbana das grandes cidades depois dos anos 1970 passou a ser legislado bem de pertinho e nunca mais parou sendo assim e uma decada que ainda nos impressiona foi quando apareceu a lamborghini e quando o miura inaugurou a era do supercarro foi quando nasceu o 911 o alpine a110 o bmw 2002 o seda mercedes benz potente na forma do 300 sel 6 3 quando a lotus mostrou ao mundo das competiçoes que leveza suspensao bem feita e aerodinamica podiam ser mais importantes que um motor potente e ai a ford mostrou com seu gt40 que sete litros ainda podiam ser importantes para ganhar corridas ao seu final a fiat mostrou o 128 e os ingleses o range rover; ainda vivemos num mundo criado por esses dois carros e e nos anos 1960 que a nossa historia de hoje acontece justamente na epoca em que ford desafiou ferrari; mais que isso quando a ford embalada pelo desejo de henry ii embarcou na aventura da total performance nao era so ganhar da ferrari esta e apenas uma parte pequena da historia ainda que epica e importante como seu avo henry ii tambem queria se cobrir de dust and glory ; queria vencer onde queria vencer bem em absolutamente tudo e incrivel lembrar que naquela epoca ainda basicamente amadora a empresa tenha se dedicado tao profundamente a ganhar em todo e qualquer tipo de competiçao nos anos 1960 a ford competiria na f1 com o cosworth dfv; nas 24 horas de le mans com o gt40 e os cobra; nos ralis com o escort cosworth; em arrancada em indianapolis nas corridas de deserto em tudo e de forma vitoriosa ainda parece incrivel tanto tempo depois esta nossa historia de hoje e tambem senao um singelo capitulo desta historia maior isto porque o impeto de competiçao deu luz a carros de rua sensacionais e carros de competiçao memoraveis e uma quantidade incrivel desses carros memoraveis tiveram um so motor a versao de alto desempenho do v8 pequeno da ford o 289 hipo algumas vezes conhecido como k code esta familia nasce em 1962´nos eua para ser usado no novo fairlane e nas versoes mais potentes do falcon e um motor menor que os grandes v8 da marca de entao; uma tentativa de algo mais leve mas ainda potente nos moldes do revolucionario v8 small block da chevrolet que desde 1955 se mostrava o caminho do futuro a ford tinha como objetivo inicial algo em torno de 230 cid 3 8 litros em um motor leve e compacto com curso curto para alta rotaçao mas duravel e parrudo o primeiro deles tinha 221 cid 3 6 litros a partir de 89 x 73 mm e 145 cv a 4400 rpm mas logo seria aumentado para 260 cid 4 3 litros por meio de um diametro maior de 96 5 mm mas e como um 289 cid 4 7 litros de novo aumento de diametro de pistao para 101 6 mm que ficaria famoso este motor teria vida longa conhecemos ele como o 302 cid /4 9 litros canadense do maverick e landau tambem por decadas seria o motor principal dos mustang ate meados dos anos 1990 mas ate hoje sua versao mais famosa e o 289 sua lenda esta intrinsicamente ligada ao sucesso monstruoso do primeiro mustang; mas e um motor que esteve em uma serie de carros sensacionais tambem sua versao de alto desempenho e ainda hoje algo incrivel de se experimentar; apesar de grande e com comando unico no bloco e valvulas no cabeçote operadas por varetas e balancins nao era preguiçoso pelo contrario era liso e girador como um motor europeu e o barulho que faz e algo de sensacional https //www youtube com/watch v=qhqsezv8yiw leve e pequeno mas com alto deslocamento torcudo mas girador e alegre o 289 hipo e um dos grandes motores da historia uma lenda tao grande como qualquer outra talvez mais e muito desta lenda vem claro dos carros em que foi montado aqui estao dez deles ford fairlane embora existisse em outro tipo de carro o nome fairlane aparece em 1962 como um carro intermediario em tamanho abaixo do galaxie mas maior que os falcon e nele que aparece esta nova familia de motores por um tempo conhecida por isso como fairlane v8 no meio de 1962 e a primeira casa tambem do 289 hipo conhecido tambem por k code devido a esta letra aparecer no vin dos carros equipados com ele o pacote contava com tuchos mecanicos comando mais agressivo taxa de 10 5 1 coletores de escape menos restritivos e um carburador de corpo quadruplo autolite 4100 de 595 cfm a bomba d agua bomba de combustivel e polias do alternador/gerador foram alteradas menos palhetas mola extra e diametro maior respectivamente; para ajudar a lidar com as velocidades mais altas do motor ate o ventilador do hipo era unico mesmo o bloco e virabrequim eram exclusivos com mancais e contrapesos diferentes e material do bloco exclusivo era um motor otimizado para girar e dava 275 cv a 6 000 rpm e 43 mkgf a 3 400 rpm no fairlane nao fez muito sucesso porem; logo seria abandonado por motores de bloco grande de 390 e 428 cid 6 4 e 7 litros seu sucesso estaria em carros que valorizavam seu baixo peso ford mustang 2+2 a versao fastback do mustang com bancos traseiros rebativeis foi a primeira grande casa do 289 hipo nele a aparencia de carro esporte europeu finalmente era acompanhada de um desempenho decente principalmente quando acoplado ao cambio manual de quatro marchas com alavanca no assoalho o mustang foi um grande sucesso por ser um carro para todos; com o 289 mais manso e cambio automatico era um carro de luxo quando com os seis em linha commuters economicos mas e por causa dos fstback k code que o sucesso era possivel todos eles refletiam a imagem de alta performance que somente este motor dava realmente shelby mustang gt350 o carro de corrida desenvolvido por ken miles e phil remington em cima do mustang fastback alem de uma serie de modificaçoes de suspensao freios e direçao para aguentar o peso das competiçoes vinha tambem com versoes ainda mais bravas do v8 289 k code por meio de coletores de escape especiais um coletor de admissao de aluminio e um carburador holley de 715 cfm no gt 350 o motor dava 310 cv a 6 000 rpm e 45 mkgf a 4 200 rpm o motor shelby tambem tinha um carter de oleo maior com defletores para reduzir a falta de oleo em curvas fechadas a shelby tambem substituiu os bujoes internos da galeria de oleo de pressao frontal por um bujao do tipo rosqueado para reduzir as chances de falha de 1966 a 1968 shelby foi mais adiante ofereceu um supercharger paxton opcional para o motor aumentando sua potencia para cerca de 390 cv lotus 29 esta talvez seja a mais exotica variante do 289 hipo; certamente nem deve ser chamado como tal por ter 255 cid 4 2 litros mas foi desenvolvido junto com o 289 e compartilha de tanta coisa que nao podia ficar de fora desta lista foi desenvolvido para ganhar a indianapolis 500 de 1963 e quase conseguiu ficou em segundo lugar competindo com motores de corrida dedicados mostrou o potencial do pequeno ford o motor pesava apenas 170 kg e com quatro weber 58 e taxa de 12 5 1 dava 376 a 7200 rpm lubrificaçao e o trem de valvula foram extensamente modificados para aguentar as extremas forças g da corrida e uso continuo perto do limite de giro de 7500 rpm guias de valvula e vareta em teflon molas duplas e valvulas ocas mais leves recheadas de sodio para refrigeraçao talvez o mais exotico motor desta familia shelby cobra o primeiro cobra a primeira vez que carrol shelby juntou o ac ace e o motor ford v8 bem como os 75 carros seguintes usavam a versao de 260 cid deste motor ford mas o carro de maior sucesso e segundo os amantes do modelo o melhor deles sempre foi o 289 hipo no cobra primeiro o v8 fez um vencedor de corridas seria multiplas vezes vitorioso e campeao em provas nos eua e na europa mas era tambem um dos mais equilibrados e deliciosos carros esporte ja criados junte um peso de somente uma tonelada com os 300 cv do 289 e um chassi extremamente controlavel e divertido e se tem materia prima de lenda o cobra permanece um dos mais famosos carros esporte do mundo podia se comprar o cobra com um 289 hipo original ford de 275 cv ou varios outros tipos de preparaçao ate 350 cv do motor mais bravo com quatro webers duplos essencialmente um motor de corrida shelby cobra daytona coupe apesar de pelas regras da fia ser o mesmo carro com uma carroceria diferente o cupe daytona e outro carro mais baixo motorista mais baixo e recuado e muito mais aerodinamico criado pelo jovem peter brock o daytona possibilitou nas pistas de alta velocidade europeias que shelby e a ford conquistassem o campeonato mundial de marcas em 1965 apenas seis carros foram feitos um classico imortal e junto do cobra roadster um dos mais replicados carros da historia ford gt40 mk iii sim o mais caro e mais avançado carro de competiçao de sua epoca o mitico ford gt40 que venceria a ferrari em le mans tambem era propelido por um 289 de competiçao pelo menos inicialmente; a vitoria da prova francesa so viria com o mk ii com um big block de sete litros no lugar do pequeno 289 mas todos dos mkiii os gt40 homologados e vendidos para o uso em ruas usavam o 289 k code o que torna este um dos mais exoticos carros de rua ja criados mais um modelo a levar o sensacional ford v8 de tomaso mangusta o mangusto e o inimigo natural da cobra e e por isso que o indefectivel argentino alejandro de tomaso nomeou seu primeiro supercarro de motor central mangusta o chassi era derivado do anterior vallelunga um dos pimeiros carros de rua com motor central traseiro; usava um ford ohv de 4 cilindros e 1600 cm³ o chassi era uma espinha dorsal de chapa de aço soldada no mangusta foi reforçado e aumentado em tamanho mas manteve o mesmo desenho com suspensoes independentes nas quatro rodas freios a disco um transeixo longitudinal zf manual de cinco marchas e o 289 k code de 300 cv o carro era um competidor de menor preço do lamborghini miura e do maserati bora muita gente achou o motor ford pobre frente aos exoticos v12 e v8 dohc italianos mas testes da epoca nao falhavam em colocar o pequeno potente e girador motor v8 vareteiro no mesmo nivel dos italianos uma revista disse ate que o motor era bem mais alegre e girador que o v8 maserati do bora de deslocamento similar ajudava o desenho do mangusta talvez o mais belo supercarro desenhado por giugiaro; algo que por si so e algo impressionante se existia um problema no mangusta nao era o 289; era o chassi que alguns consideraram flexivel demais os carros modernos restaurados todos receberam reforços no chassi e parecem ser algo realmente interessante sunbeam tiger muita gente nao se lembra mas carrol shelby nao colocou os v8 260 e 289 em ac somente o sunbeam alpine o carro esporte ingles que originalmente era quatro cilindros e 1600 cm³ tambem recebeu o tratamento texano fazendo aparecer o tiger mas este carro era um produto oficial da sunbeam e nao um shelby como o cobra carrol shelby aqui foi um consultor de engenharia apenas ainda assim o esquecido sunbeam tiger permanece um escondido cobra de pobre custando no mercado de classicos uma infima fraçao do preço de um cobra original tvr griffith jack griffith teve a ideia do carro em 1964 em um jantar com carrol shelby pensou que seu tvr grantura de competiçao com suspensoes independentes e motor ford ingles de 1600 cm³ podia ficar tao bom quanto um cobra apenas fazendo como shelby fazia comprando um v8 da ford assim fez e com isso mudou futuro da pequena empresa inglesa os griffith v8 viraram um sucesso de vendas tanto em competiçao como nas ruas e tiraram a pequena empresa do buraco a tvr cresceria muito e se tornaria famosa nos anos 1980 ainda aderindo a mesma formula motores grandes em carros pequenos com carroceria de fibra de vidro e de novo tudo começou com o ford 289 hipo nao e incrivel
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.