recentemente a federation internationale de l automobile pressionou a mercedes benz a tirar de cena um recurso inovador de seus carros — seu sistema de suspensao integrada que para a organizaçao representa uma vantagem injusta sobre os as outras equipes nao seria a primeira vez — a fia tem um historico razoavel de banir inovaçoes na formula 1 e nos separamos algumas delas neste post se voce acompanha a formula 1 entao sabe que a mercedes esta virtualmente imbativel neste ano — das 11 provas disputadas ate agora nove ficaram com a equipe de nico rosberg e lewis hamilton e provavel que uma das razoes seja o sistema de suspensao integrada empregado pela mercedes no w05 — o chamado fric front and rear interconnected ou dianteira e traseira interconectadas por meio de um sistema hidraulico que liga as suspensoes dianteira e traseira e possivel nivelar a altura das duas extremidades do carro a propria formula 1 explica melhor o fric integra as suspensoes dianteira e traseira com um sistema hidraulico e pode ser ajustado de uma maneira semelhante ao fluido de freio com este sistema de suspensao ha deslocamento deste fluido dianteiro de uma extremidade a outra do carro a fim de manter uma altura de rodagem constante e melhorar o equilibrio aerodinamico segundo o autosport sistemas de suspensao integrada nao sao exatamente novidade na f1 — a renault foi a primeira ao utiliza lo em 2008 — mas agora a fia decidiu investiga los para verificar se sao compativeis com o regulamento atual aparentemente a mercedes tem o fric mais sofisticado de todos o que levanta a possibilidade de que a equipe alema seja a que mais sofra com um eventual banimento do sistema nao seria a primeira vez que isto aconteceria — ao longo dos anos a fia ja baniu algumas tecnologias muito interessantes da f1 algumas delas inovadoras e eficientes traçao integral na era moderna da formula 1 que começou em 1950 apenas oito carros utilizaram traçao nas quatro rodas o primeiro foi o climax ferguson p99 que foi construido por harry ferguson dono da fabricante de tratores massey ferguson com ele sir stirling moss venceu uma corrida em 1961 — ainda que fosse um evento fora do campeonato foi o suficiente para que o p99 se tornasse tambem o ultimo carro com motor dianteiro a vencer na f1 e um dos favoritos de moss depois dele outros carros como os lotus 63 e 56b e mclaren m9a utilizaram traçao integral ate ser banido em 1983 carros com mais de quatro rodas certamente voce conhece o tyrrell p34 — o famoso carro de seis rodas com duas atras e quatro na frente mas a march e a williams tambem tiveram os seus — o 2 4 0 e o williams fw08d mas estes tinham quatro rodas motrizes na traseira embora fossem caros e complicados os carros de seis rodas tambem eram bem rapidos nos testes — ate demais a ponto de a fia bani los a partir do ano seguinte na verdade a proibiçao era de carros que tivessem mais de quatro rodas e traçao em mais de um eixo o que acabou limando tambem os carros de traçao integral asa movel ate o fim da decada de 60 poucos carros de formula 1 tinham aerofolios — suas propriedades aerodinamicas ainda nao haviam sido completamente exploradas ate entao gerando mais downforce na dianteira e na traseira os carros conseguiam contornar as curvas mais rapido mas tambem ficavam mais lentos nas retas por causa do arrasto aerodinamico para anular este efeito nao demorou para que as equipes instalassem sistemas de asas moveis que por meio de cabos tinham seu angulo alterado de modo que nao comprometessem a velocidade final dos carros em retas o problema e que os primeiros sistemas de asas moveis ainda eram primitivos e frageis a fia os considerou perigosos e os baniu quaisquer elementos aerodinamicos moveis em 1970 — proibiçao que perdura ate hoje efeito solo se as asas criam downforce mas tambem geram arrasto aerodinamico a soluçao e o efeito solo introduzido na formula 1 pelo lotus 78 de colin chapman a ideia era criar uma zona de baixa pressao sob o carro de modo que a pressao atmosferica empurre o carro contra o solo no lotus 78 o formato do assoalho e as saias laterais canalizavam para cima o ar que passava sob o carro em movimento de modo que o fluxo do ar era acelerado e sua pressao reduzida o efeito solo do lotus 78 e considerado um dos responsaveis por suas nove vitorias nas 15 corridas da temporada de 1978 o problema e que em curvas de alta a estabilidade dos carros ficava comprometida o que aumentou o numero de acidentes alguns deles fatais como o de gilles villeneuve em 1982 e levou a fia a banir o efeito solo em 1983 fan car nao e um carro para fas de formula 1 — fan car ou carro ventoinha em uma traduçao livre era o apelido do brabham bt46b introduzido em 1978 como resposta ao assoalho do lotus 78 gordon murray colocou uma enorme ventoinha na traseira do brabham bt46 esta ventoinha ligada diretamente ao motor sugava o ar que passava por baixo do carro reduzindo a pressao e gerando downforce quanto mais rapido o motor girava maior o poder de sucçao na pratica seria como um efeito solo induzido mecanicamente o sistema acabou por se mostrar extremamente eficiente e conta se que niki lauda e john watson chegaram a reduzir o ritmo nos treinos de classificaçao para nao levantar suspeitas a brabham ja sabia que cedo ou tarde o sistema seria banido — afinal peças aerodinamicas moveis eram proibidas — mas isto nao impediu que bolassem um esquema para retardar a açao da fia a ventoinha tambem era usada para direcionar o ar para um radiador e a brabham disse que esta era a funçao principal da ventoinha — claro mas nao adiantou e o carro ventoinha foi banido depois de sua unica corrida o gp da suecia de 1978 suspensao ativa outra vez a lotus estreou uma tecnologia que mais tarde foi banida o lotus 99t de 1987 foi o primeiro formula 1 a empregar suspensao ativa cuja altura em relaçao ao solo era ajustada eletronicamente e permanecia a mesma em qualquer situaçao fosse uma curva acentuada ou freada forte desta forma o angulo de ataque da carenagem e dos apendices aerodinamicos permanecia estavel maximizando a sua eficacia contudo quem se aproveitou melhor do sistema foi a williams com o fw14b e o fw15c — os carros que dominaram a categoria em 1992 e 1993 projetados por adrian newey ambos sao considerados os carros de f1 mais avançados de todos os tempos e foram banidos por vencerem todo mundo leia mais sobre eles aqui amortecedores de massa em 2005 a renault apresentou um segredo que mais tarde seria empregado por outras equipes um amortecedor de massa no bico do carro que usando um contrapeso de cerca de 10 kg contrabalanceava o sistema de suspensao e absorvia vibraçoes de modo que o carro ficasse mais estavel quando passasse sobre imperfeiçoes na pista especialmente zebras a modificaçao se mostrou eficiente e nao tardou a ser adotada por outras equipes no ano seguinte — com permissao da fia e tudo porem ao final da temporada a fia revogou sua decisao passando a considerar o amortecedor de massa um dipositivo aerodinamico movel ou seja ban nele difusor duplo [youtube id= gouumbsdpwy width= 620 height= 350 ] em 2009 foi a vez do difusor duplo na traseira com dois andares o difusor aumentava substancialmente o downforce e deu vantagem a equipes como a toyota a williams e a brawn gp que conquistou o titulo com jenson button naquele ano as outras equipes que nao empregaram o recurso por acreditar que seria banido nao foi protestaram mas acabaram adotando o difusor duplo em 2010 so para no ano seguinte ve lo banido f duct o duto f tinha este nome pois ficava no f no vodafone estampado no nariz dos carros da mclaren em 2010 sua funçao era anular o arrasto aerodinamico na traseira do carro mas nao se sabe exatamente como — a mclaren nunca revelou o segredo mas especula se que tenha algo a ver com mudanças de pressao nos dutos e o desenho da asa traseira o sistema era ativado quando o piloto colocava a perna esquerda sobre um buraco no cockpit e mudava o fluxo do ar o resultado era um ganho de ate 6 km/h nas retas por nao se tratar de um dispositivo aerodinamico movel o sistema nao foi banido ate que as outras equipes protestaram e acabaram convencendo a fia de que o modo de ativaçao do sistema oferecia um risco a segurança na conduçao a entidade proibiu o f duct no fim daquela temporada
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